Tudo que você precisa saber para usar o metrô de Cingapura

metro de Cingapura

Cingapura é uma cidade onde tudo funciona muito bem, um verdadeiro case de sucesso para um lugar que surgiu praticamente do nada. E claro, o metrô de Cingapura funciona super bem e com certeza é a melhor forma de se locomover pela cidade-estado.

O MRT, abreviatura de Mass Rapid Transit é formado por cinco linhas que cobrem a cidade inteira e faz ligação com o Aeroporto Internacional Changi. As linhas são: Circle Line (amarela), Downtown Line (azul), East West Line (verde), North South Line (vermelha) e a North East Line (roxa).

Além do MRT, existem outras três linhas integradas do LRT, um monotrilho que circula pelas regiões periféricas da cidade. Ao todo, o sistema tem mais de 100 estações, em um território relativamente pequeno. Certamente você terá uma estação por perto em qualquer canto da cidade.

Honestamente, o metrô de Cingapura é um dos mais perfeitos que eu já vi, seja pela abrangência, facilidade de uso e limpeza.

Mapa atualizado do metrô de Cingapura

Mapa atualizado do metrô de Cingapura


Como usar o metrô de Cingapura


As passagens para o metrô de Cingapura são vendidas nas máquinas de autoatendimento nas estações, o sistema está disponível nos idiomas oficiais da cidade, incluindo o inglês.

As máquinas aceitam alguns cartões de crédito, moedas e notas de baixo valor, até 10 Dólares de Cingapura. Se você não tiver novas menores, o pessoal dos balcões de atendimento do MRT podem trocar para você, é um serviço que eles oferecem normalmente.

Máquinas de venda de bilhetes do metrô de Cingapura

Máquinas de venda de bilhetes do metrô de Cingapura

Para comprar o bilhete você precisa informar a sua estação de destino na opção “Buy Standard Ticket” de duas formas: pelo mapa da rede ou digitando o nome da estação, é muito prático.

O valor é de acordo com o trecho percorrido, diferente de outros lugares onde a tarifa é fixa independente da distância da viagem. Você pode optar também por comprar já a ida e a volta, considerando voltar pela mesma estação de destino.

Depois é só fazer o pagamento pelas opções que eu disse acima, uma luz verde vai piscar no dispenser e liberar o bilhete em forma de cartão e o troco, caso tenha.

Esse cartão do metrô de Cingapura custa 10 centavos e o preço já é cobrado na tarifa, ele é recarregável, mas a validade é pequena, só 6 viagens durante 30 dias. Vale dizer que esse valor pago, apesar de pequeno, é reembolsado automaticamente na tarifa na terceira viagem e vira desconto na sexta viagem.

Também existem passes ilimitados, o Singapore Tourist Pass, para 1 dia (10 SGD), 2 dias (16 SGD) e 3 dias (20 SGD). Para que for andar muito pelo sistema e ficar mais de um dia na cidade, vale a pena. Mais informações, clique aqui.

A gente precisa passar o cartão no leitor da catraca para entrar na plataforma e também para sair da plataforma na estação de destino. É legal ter o cartão em um lugar de fácil acesso para não atrapalhar as outras pessoas e criar filas.

Estação Rochor

Estação Rochor

Usar o metrô de Cingapura é muito fácil, as estações tem vários mapas, displays informativos nas plataformas e dentro dos vagões. O site da SMRT ( Singapore Mass Rapid Transit) tem uma página onde a gente consegue planejar a viagem, inserindo a origem e o destino, e o site mostra quais linhas usar. Clique aqui.

Também existe o APP oficial do sistema, é facinho de baixar, só procurar na loja virtual do sistema operacional do seu smartphone e baixar, é de graça.

As estações são enormes e lindas

As estações são enormes e lindas

O metrô de Cingapura tem algumas regras e que se não forem cumpridas geram multas, é proibido comer e beber dentro do metrô (500 SGD), fumar (1000 SGD), transportar líquidos inflamáveis (5000 SGD) e transportar Durians, que é uma fruta típica dessa região da Ásia e que tem um dos cheiros mais desagradáveis que eu já senti. O sabor também é horrendo e não entendo como as pessoas podem comer aquilo.

Como vocês leram, usar o metrô da cidade estado é muito fácil, as estações além de fáceis de usar, são lindas e cheias de obras de arte. Além disso, o ar condicionado poderoso delas é um belo refresco no calorão de Cingapura.


Procurando hospedagem em Cingapura?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar