Como é voar na Qsuite da Qatar Airways no Airbus A350-1000

como é voar na Qsuite da Qatar Airways

Eu estava muito ansioso para ter a oportunidade para saber como é voar na Qsuite da Qatar Airways. Para quem não sabe, a Qsuite é a nova classe executiva que a Qatar lançou há dois anos e sacudiu o mercado.

A Qsuite trouxe o padrão de primeira classe para a executiva e seu lema é justamente este, “First in Business”. As poltronas ficam em pequenas suítes individuais com portas para total privacidade. Só que o mais bacana é que o layout das poltronas foi projetado de modo que até 4 poltronas podem ser conjugadas, se transformando em um único ambiente. Ideal para casais, famílias ou até mesmo o povo de negócios fazerem as suas reuniões a bordo.

A Qsuite está instalada em toda a nova frota de Airbus A350-1000. A empresa também está equipando a sua frota de Boeings 777-300ER com a cabine e os Boeing 777-200LR, aeronave que voa para o Brasil. E a boa notícia é que desde dezembro de 2018 a Qatar vem oferecendo a Qsuite nos voos de São Paulo para Doha e Buenos Aires.

Das novas aeronaves da Qatar, somente os Boeing 787 Dreamliner não receberão a Qsuite por conta da largura da cabine. Uma pena, mas a executiva dessas aeronaves é muito boa também. Eu voei nela no ano passado, veja aqui.

Como é voar na Qsuite da Qatar Airways: Airbus A350-1000

Como eu estava morando em Bangkok, eu poderia testar a Qsuite entre Bangkok e Doha, rota operada pelo Boeing 777-300ER. Mas como eu tinha planos de passar por Singapura, achei mais interessante pegar a Qsuite entre Singapura e Doha, um voo mais longo e operado pelo moderníssimo Airbus A350-1000. Assim eu teria uma experiência melhor, já que o voo entre Bangkok e Doha tem 6 horas de duração, contra as 8h da viagem entre Singapura e Doha.

Eu já escrevi várias avaliações da Qatar e vocês podem ser todas elas aqui.

Leia outras avaliações aqui

Qsuite configurada para 4 passageiros (imagem: Qatar Airways)


Como é voar na Qsuite da Qatar Airways


Eu cheguei no Terminal 1 do Aeroporto Changi em Singapura faltando 4 horas para o meu voo. O Check-in não estava “oficialmente” aberto, mas havia uma funcionária da Qatar fazendo o check-in antecipado para passageiros voando em classe executiva. Confesso que nunca vi isso na vida, mas veio a calhar, pois eu fiz o meu check-in, despachei a mala e pude ir para a sala vip.

Para essa rota, a Qatar oferece uma franquia de bagagens de uma mala de até 40 quilos, mais uma mala de cabine e um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila.

Logo após o checkin eu segui para o controle de segurança e rapidamente localizei a sala vip usada pela Qatar, a SATS Premier Lounge. Eu não sei se existe mais de um lounge no Terminal 1, mas achei a sala vem acanhada. Tinham todas as comodidades de um lounge VIP, mas achei o espaço um pouco apertado e a sala estava lotada.

Aproveitei para tomar um banho e me trocar, pois tinha passado o dia batendo perna em Singapura naquele calorão insano. Os banheiros eram simples, não tinham nenhum amenity, mas serviu.

Faltando aproximadamente 20 minutos para o início do embarque eu fui para o portão, depois de uns 15 minutos caminhando, o embarque ainda não tinha começado.

O A350-1000 no portão de embarque em Singapura

Embarque

Em Singapura, como em muitos aeroportos, acontece uma espécie de pré-embarque, onde passamos pelo raio-x e aguardamos em uma sala ao lado do portão de embarque. Passageiros voando em classe executiva, membros elite dos programas de fidelidade da Qatar e da Aliança OneWorld tiveram prioridade de embarque.

Eu fui um dos primeiros a entrar no avião para fazer algumas fotos sem incomodar ninguém. Mas a cabine escura não facilitou em nada e as fotos ficaram bem ruins, infelizmente. Por isso eu apelei para algumas fotos de divulgação da Qatar para vocês verem melhor a cabine.

Passageiros da executiva embarcaram pela primeira porta, eu fui recebido pela chefe de cabine e uma comissária muito simpática que me levou até a minha poltrona.

Ela perguntou se era a minha primeira vez na Qsuite, fez a apresentação da cabine e me explicou como tudo funcionava. Muito profissional e prestativa, como não amar a tripulação da Qatar?

A aeronave

Como eu disse acima, o voo foi operado por um Airbus A350-1000, a maior variante do modelo e foi justamente a Qatar que lançou esse avião. A aeronave que operou o voo QR945 tinha o prefixo A7-ANA e foi entregue novo para a Qatar em fevereiro de 2018 e na ocasião tinha menos de 1 ano de uso.

Estas aeronaves estão configuradas com 46 poltronas na Qsuite no layout 1-2-1 e 281 lugares na classe econômica no layout 3-3-3.

A Qsuite ocupa a cabine principal na parte da frente do avião, com 38 lugares e uma cabine menor logo atrás com apenas 8 lugares. Essa cabine menor é mais privativa e foi onde eu fiquei. E o melhor é que eu era o único passageiro nessa cabine, mais privacidade impossível, melhor que jato particular.

Como é voar na Qsuite da Qatar Airways: O visual da cabine no A350-1000

Poltrona e conforto

Vamos falar da poltrona que é o que interessa? Para que as suítes possam ser acopladas criando os ambientes maiores, o layout da Qsuite é bem incomum.  A metade das poltronas (incluindo as que ficam mais coladas nas janelas) são viradas para trás, com isso o passageiro voa de costas.

Quando eu marquei a minha poltrona eu achei isso bem estranho, mas a gente nem percebe que está voando de costas, só nas decolagens e pousos que o corpo é ligeiramente projetado para a frente. Mas foi algo que realmente não me incomodou.

Como é voar na Qsuite da Qatar Airways: A segunda cabine do A350 estava vazia

As poltronas são muito bem pensadas, com vários compartimentos e porta trecos, os botões de acesso das posições da poltrona, luzes, chamada de comissários e a luz que acende o “não perturbe” da porta são de fácil acesso. A mesa da poltrona é imensa, cabe um escritório ali em cima.

As poltronas tem, claro, uma tela imensa com o Oryx One, o sistema de entretenimento on-demand da Qatar, a tela é touchscreen, mas com a TV fica longe, a Qsuite conta com um controle remoto interativo. Dá até para assistir a programação pela telinha do controle. As Qsuite tem também várias portas USB e tomadas, achei isso ótimo.

Sistema de entretenimento Oryx One

Como é voar na Qsuite da Qatar Airways: Câmeras para acompanhar o voo

Botões de acesso rápido, tomadas, conexões, controle remoto e mesinha de apoio são de fácil acesso

Controle remoto interativo, parece um iPhone

O acabamento da Qsuite é muito bonito, achei tudo muito luxuoso e de bom gosto. A Qatar realmente está muito na frente das concorrentes diretas com essa cabine.

Nas poltronas tinha um edredom, um travesseiro grande e um pequeno com frases personalizadas e que o passageiro pode levar depois dos voos. Achei isso muito bacana e claro que eu garanti o meu.

Como é voar na Qsuite da Qatar Airways: Travesseiro de cortesia

Compartimento lateral com água, fones de ouvido e as revistas da Qatar

Em um dos compartimentos tinha uma garrafa de água Evian, fones de ouvido com redução de ruído e as revistas de bordo da Qatar.

Nas suítes tinha também um amenity kit, fiquei um pouco decepcionado pois não era o amenity lindão da Brics (que vocês podem ver aqui nesse outro review da Qatar).

A bolsa desse amenity é da Nappa Dori, mas o conteúdo é exatamente igual ao kit anterior. Nele veio meia, máscara, protetor de ouvidos, creme anti idade, spray facial e lip balm da marca italiana Castello Monte Vivbiano Vecchio. A Qatar deixa os kits com escova e creme dental, barbeador e creme de barbear nos banheiros.

Travesseiro, edredom e o amenity kit já ficam na poltrona

Como é voar na Qsuite da Qatar Airways: E esse foi o amenity kit distribuído

Os pijamas vem nesse saco que serve para guardar os sapatos

A comissária me explicou que o amenity era uma edição especial em comemoração ao mês do Qatar (dezembro) e por isso as bolsas foram trocadas por essas colecionáveis que traziam imagens do Qatar estampadas. Acabei acumulando 3 dessas por conta dos meus voos posteriores. Foi pra coleção.

Também é oferecido um pijamas, algo que poucas companhias aéreas oferecem para passageiros voando em classe executiva. Mas estranhei por serem os pijamas antigos, não eram os da White Company que são oferecidos normalmente pela Qatar e não vieram com as pantufas (veja como é esse kit aqui). Mas no fim das contas, não fez diferença nenhuma. Vale dizer que a Qatar só oferece os pijamas para voos noturnos e de longa distância.

Escova de dentes e creme dental, além de barbeador e creme de barbear ficam nos banheiros

Também tem loção hidratante e body mist da Rituals

A aeronave tinha também internet, onde apenas os primeiros 10 minutos são gratuitos, achei bem falho a Qatar não oferecer internet para os passageiros da Qsuite. Mas no meu caso, não fez falta pois eu só queria dormir.

Voo e serviço de bordo

Logo após o embarque, a comissária que ia me atender durante toda a viagem trouxe o welcome drink e toalhas quentes, logo em seguida veio o cardápio com as refeições disponíveis e a carta de vinhos.

Os cardápios

Assim que eu finalizei o meu drink já começamos o push-back e o longo taxi até a cabeceira da pista. Decolamos pontualmente às 2h da manhã.

Como esse era um voo no meio da madrugada, não foi servido o jantar, mas uma refeição leve. Na real eram umas comidinhas que eles chamam de “one bite”, ou chamaria de tira-gosto hahaha. Mas estava gostoso e acompanhado do vinho que eu tinha escolhido.

A refeição leve

Depois que eu comi a comissária que me atendeu me perguntou se eu gostaria que ela montasse uma cama de casal para mim, já que a cabine estava vazia. Lógico que eu aceitei, né?

Gente, que trampo montar essa cama. Ela baixou a divisória que dividem as poltronas, abriu as divisórias da frente para que eu tivesse mais espaço. Reclinou as poltronas, forrou um colchonete nas poltronas, o que ajuda a deixar a cama mais confortável por conta das emendas da poltrona. Colocou o edredom, travesseiros e eu tive um quarto de casal a 11 mil metros de altura.

Como é voar na Qsuite da Qatar Airways: A cama de casal que montaram para mim

Como é voar na Qsuite da Qatar Airways: Gente, deve ser muito bom ser rico, né?

Foi a experiência mais incrível que eu tive dentro de um avião, algo realmente muito extraordinário.

Depois que ela montou essa cama, eu me troquei e fui dormir. Nem dei bola para o sistema de entretenimento, só queria dormir muito naquela cama. E dormi por umas 5 horas seguidas, até que eu acordei para o café da manhã.

A mesa que a Qatar monta para as refeições é sempre linda. Eles colocam uma luminária super charmosa. Tinha uma cestinha de pães, manteiga, geleias, suco, café, saleiro e pimenteiro. E os talheres da Qatar são lindos, queria ahahaha.

Café da manhã

Como é voar na Qsuite da Qatar Airways: Café da manhã dos fortes

Acho que o Ross e a Phoebe gostaram

Primeiro veio um iogurte com granola, que estava ótimo e diferente de outras empresas, eles colocam em uma tacinha de vidro. O prato principal foi ovos mexidos e veio com um imenso filé, achei estranho para um café da manhã mas eu estava há tanto tempo sem comer carne vermelha que eu amei. Para arrematar, vieram frutas frescas e queijos. Estava tudo muito bom, a Qatar nunca me decepcionou no serviço de bordo.

Logo após o café já iniciamos a descida até o Aeroporto Internacional Hammad em Doha. Pousamos antes do amanhecer, uma pena pois o pouso em Doha de dia é lindo.

Desembarquei e saí direto na sala de embarque do aeroporto, curiosamente em todos os voos que eu fiz vindo da Ásia com a Qatar eu não passei pelo raio-x para acessar o terminal.

Lounge em Doha

Lounge em Doha

Depois eu segui para o lounge VIP Al Mourjan. Eu fiquei lá umas 7 horas até que segui para o embarque do meu voo para Paris. Eu ia sair para dar uma volta em Doha mas precisava trabalhar em alguns posts do blog e deixei o passeio para a próxima viagem para o Qatar.

O famoso urso amarelo do aeroporto de Doha

Conclusão

Voar na Qsuite da Qatar foi a melhor experiência que eu tive em um avião. Certamente é a melhor cabine executiva da atualidade. Seja pelo conforto, atendimento e serviço de bordo. Este ano eu vou fazer o São Paulo x Doha na Qsuite e vou contar tudo aqui para vocês.


Leia mais


Varsóvia x Doha – Qatar Airways (Classe Executiva) – Airbus A330-300
Doha x Hanoi – Qatar Airways (Classe Executiva) – Boeing 787-8 Dreamliner
Hanoi x Bangkok – Qatar Airways (Classe Executiva) – Boeing 777-300ER

Eu já fiz alguns voos na Qatar em classe econômica, vou deixar os links dos posts anteriores aqui embaixo para vocês:

Como é voar de São Paulo para Doha no Boeing 777 da Qatar
Como é voar para a Ásia no Airbus A380 da Qatar
Como é voar para a Ásia no Boeing 777 da Qatar


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder março 21, 2019

    Paulo Sousa

    Fabrício, que experiência, hein? Agora, o que me chamou a atenção é as muitas horas de antecipação que você chega ao aeroporto. Algum motivo especial? Recomendação ou só é cuidado mesmo?

    • mm
      Responder março 22, 2019

      Fabricio Moura

      Geralmente é precaução, principalmente em aeroportos em que eu não conheço bem. Mas neste caso foi porque eu já tinha feito o checkout no hotel e passei o dia batendo perna em Singapura. Eu queria chegar logo na sala vip para tomar um banho e jantar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.