Como é voar no novo Airbus A330neo da Tap Air Portugal

A330neo da Tap

Viajar em avião novo é sempre muito bom, mas voar no mais novo lançamento da Airbus é melhor ainda. E eu estava super curioso e ansioso para voar nos novíssimos A330neo da TAP desde quando a companhia portuguesa recebeu as suas primeiras unidades no ano passado.

A TAP vem passando por uma intensa transformação desde que David Neelaman, o fundador de empresas como a Azul e a Jetblue assumiu o controle da companhia. E de acordo com a empresa, até a publicação deste post, 35 novas aeronaves já foram entregues. Entre eles os Airbus A320neo, A321neo LR (Long Range) e os A330neo. A TAP foi a primeira companhia do mundo a voar com com esse modelo.

Eu já fiz diversos voos com a TAP, nos A330, A340, A320, A319 e até em ATR e todos esses posts podem ser lidos aqui. E uma das maiores reclamações dos passageiros em relação a TAP era justamente sobre os equipamentos ultrapassados e desatualizados. Como o sistema de entretenimento ruim, cabines antigas, mal cuidadas e desconfortáveis. Outra reclamação constante é por conta da tripulação, que às vezes é bem rude, mas aí é um outra história.

Com a nova frota, pelo menos os problemas em relação ao equipamento estão sendo resolvidos. Até a publicação desse post a TAP já contava com 10 novos A330neo de uma encomenda de 20 unidades. E o bacana é que eles já estão voando regularmente para o Brasil. Aqui em São Paulo, os três voos diários da TAP para lisboa já são operados praticamente com o A330neo.

Leia outras avaliações aqui

Como é voar no novíssimo Airbus A330neo da Tap (imagem: Airbus)


Como é voar no A330neo da TAP


Compra da passagem

Eu comprei a passagem direto no site da TAP, foi uma promoção imperdível que eu encontrei para Frankfurt por pouco mais de R$1.500,00 ida e volta na tarifa light já com as taxas de embarque. Eu não tinha nenhum plano de ir para a Alemanha mas era aquele tipo de promoção que não dava para recusar. 

A tarifa light não permite despacho de bagagem, apenas uma mala de mão de até 10 quilos e um item pessoal que pode ser uma mochila. Para mim, bastava, mas é preciso ficar atento a esses detalhes na hora de comprar a sua passagem.


Check-in e embarque

Eu fiz o check-in no site da TAP e o cartão de embarque foi enviado para o meu email e para o app Wallet do iPhone. Mas chegando no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos eu fui até um dos tótens e imprimi o meu cartão de embarque facilmente. 

Como não tinha nada para despachar, eu segui direto para o controle de raio-x e imigração. O procedimento todo não demorou mais do que 10 minutos.

O embarque começou aproximadamente 40 minutos antes do horário de partida. A TAP organiza o embarque por grupos em 4 filas: prioridades e aqui entram as prioridades por lei e passageiros voando em classe executiva; uma segunda fila com passageiros sem bagagem de mão; e os grupos A e B, onde os passageiros do grupo B correspondem aos lugares na última cabine do avião e os passageiros do grupo A na cabine do meio.

Portão de embarque em Guarulhos


A aeronave

O A330neo é uma aeronave de última geração da Airbus. Onde a designação “neo” significa “new engine option”, ou seja, nova opção de motor e o tal motor é o Rolls-Royce Trent 7000. Um motor mais potente, silencioso e 14% mais econômico em relação a geração anterior.

Airbus A330neo da Tap: Sharklets (winglets) nas pontas das asas

Visualmente, o A330neo tem muitas mudanças em relação a geração anterior do A330, entre as principais estão a máscara negra na janela do cockpit, motores maiores e os novos sharklets (winglets) nas pontas das asas.

Por dentro, o A330neo da TAP vem com a cabine Airspace da Airbus, com novas poltronas na business e na classe econômica, iluminação em led, mais espaço, e um ambiente totalmente novo e muito agradável. De fato, entrando no A330neo da TAP a gente se sente confortável.

Essas aeronaves estão configuradas com 298 poltronas: 34 lugares na classe executiva no layout 1-2-1; 96 na econômica plus e 168 lugares na classe econômica tradicional, ambas no layout 2-4-2.

Airbus A330neo da Tap: Econômica Plus

No meu voo de São Paulo a Lisboa eu voei na classe econômica tradicional e no voo de voltar eu optei pela econômica plus, que eu vou mostrar em breve em outro post.

As poltronas são do tipo slim, mas eu achei mais confortáveis que as poltronas de outras empresas. Todas tem apoio de cabeça articulado que ajuda muito na hora de dormir.

Airbus A330neo da Tap: Econômica tradicional

Todas as poltronas são equipadas com telas individuais de 14 polegadas touch-screen com o novo sistema de entretenimento da TAP. Esse novo sistema representa um salto gigante em relação ao entretenimento dos aviões mais antigos. 

Novo sistema de entretenimento

A navegação pode ser feita na horizontal ou vertical, é tudo bem intuitivo. O conteúdo embarcado também é superior, com uma grande variedade de filmes e séries, além de documentários, noticiários, jogos, música, opções para crianças e os mapas de navegação em 3D que dão um show.

Telas de 14 polegadas

O sistema é muito completo

Os mapas de navegação são em 3D

Todas as poltronas tem com portas USB para recarga dos equipamentos. Estas aeronaves também estão equipadas com internet wi-fi, pago a parte. Mas a conexão permite a troca de mensagens entre aplicativos de celular de forma gratuita, que infelizmente não funcionou em nenhum momento no voo de ida e também estava inoperante no voo de volta.

Mantas, travesseiros e fones de ouvido em todas as poltronas

Nas poltronas tinha um kit com manta e travesseiro, além do fone de ouvido, bem ruim por sinal. Minha dica é sempre levar o seu.


Voo e serviço de bordo

O voo partiu com um atraso de aproximadamente 30 minutos, percebi que ficamos esperando alguns passageiros que provavelmente estavam vindo de alguma conexão.

A decolagem foi muito suave e tranquila, dá pra perceber que o A330neo é realmente uma aeronave mais silenciosa, inclusive na decolagem quando os motores estão em potência máxima.

Iluminação durante a decolagem

Depois da decolagem eu fui explorar o sistema de entretenimento, escolhi um filme para ver enquanto o jantar não era servido. Ainda falando sobre o sistema, a tela tem uma resolução excelente, uma das melhores que eu já vi.

O jantar foi servido na primeira hora de voo, como eu estava perto do fim da última cabine, demorou uma eternidade para eu comer. Quando o trolley chegou ainda tinham opções, massa ou carne. Escolhi a carne que veio acompanhada de arroz com cenoura e alguns brócolis no vapor. Tinham duas entradinhas, uma salada e um frango defumado com manga. A sobremesa era um bolo de limão. Na bandeja tinha ainda um pão e manteiga. Os talheres eram de metal e os copos de plástico. A comida estava até gostosa, para comida de avião.

Jantar

Saladinha

Frango defumado com manga

Bolo de limão

Para beber tinha vinho (tinto, branco ou rosé), cervejas, destilados, refrigerantes, sucos e água. Depois do jantar a tripulação serviu uma rodada de café ou chá.

Depois do jantar as luzes foram baixadas para que os passageiros pudessem dormir. Todo o voo foi muito tranquilo, praticamente sem turbulências e milagrosamente eu consegui dormir por algumas horas.

Café da manhã

As luzes foram acesas faltando 1h30 para o pouso em Lisboa. O café da manhã tinha uma bandeja de frios, uma saladinha de frutas e um pãozinho. Para acompanhar tinha manteiga e geleia. Para beber as opções eram refrigerantes, sucos, água, café ou chá.

Apesar do atraso, pousamos em Lisboa na hora certa, o desembarque foi na remota e bem demorado. Algo muito comum em Lisboa por conta dos problemas de capacidade do Aeroporto Humberto Delgado.

Desembarque remoto

Olha o tamanho desse motor

Desembarque remoto em Lisboa


Conclusão

Voar no A330neo da TAP foi uma ótima experiência, um salto muito grande na qualidade dos serviços da empresa em comparação com os aviões mais antigos. Mas para melhorar de vez a experiência do usuário, a TAP precisa trabalhar muito no treinamento de comissários e pessoal de terra. Além, claro, de resolver as deficiências do aeroporto de Lisboa.


Vídeo


No canal do Vou na Janela no Youtube eu já publiquei um vídeo completo desse voo. Confira abaixo:


Outros flight reports sobre a TAP e imigração em Portugal


Como é voar para Portugal nos Airbus A340 da TAP
Como é voar para Portugal com a TAP no Airbus A330
Como é voar na classe executiva da TAP
Como é voar dentro da Europa com a TAP
Como é voar com a TAP Express para a África
Como é a imigração em Lisboa
Como é a imigração no Porto


Posts com o que fazer em Lisboa


O que fazer em Lisboa em 4 ou 5 dias
O quer em Lisboa em uma conexão de poucas horas
Onde se hospedar em Lisboa
Guia de Lisboa para Download


Onde ficar em Lisboa


Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.



Booking.com

Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Veja a lista completa de hotéis aqui:  Clique aqui


Ingressos de passeios em Lisboa e Sintra


Compre aqui seus passeios em Lisboa e fique livre das filas


Guia de Lisboa para download


Aproveite para baixar a versão em PDF do Guia de Lisboa, para ler no tablet, celular ou computador quando quiser.

O guia para download

O guia para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.