Como conseguir upgrade para a executiva ou primeira classe

upgrade para a executiva

A primeira coisa que vocês precisam ter em mente é que não existe fórmula mágica para conseguir um upgrade para a executiva ou primeira classe. Se você fizer uma pesquisa rápida, vai achar dezenas de posts com dicas que não funcionam, como viajar na baixa temporada, estar bem vestido, ser simpático com a tripulação, etc. Esqueça tudo isso! Esses posts estão iludindo você.

Outra coisa que você precisa saber, é que o upgrade só acontece contanto que existam lugares sobrando nas classes superiores e não há nenhuma caridade nisso, é uma forma poderosa da empresa fidelizar o passageiro com baixo custo, já que o assento voaria vazio de qualquer forma.


O fator sorte


Você já notou que algumas vezes antes do embarque normal iniciar, os funcionários das empresas chamam o nome de algumas pessoas pelo alto-falante? Se nunca percebeu, fique atento, é nessa hora que a maioria das pessoas ganham por sorteio seu upgrade de classe. Mas o que fez com que essas pessoas ganhassem o desejado upgrade? Em geral são passageiros frequentes, viajando sozinhos e que ainda não conseguiram mudar o status no programa de fidelidade da empresa. Notou como tem um porquê por trás de tudo isso?

Outro ponto do fator sorte é o overbooking. Eu não recomendo ninguém chegar atrasado no aeroporto, mas o seu atraso pode te render um upgrade. Se os lugares na classe econômica acabarem e houver vagas em outras classes, bingo! Você pode ser premiado com um reluzente assento em uma classe superior.

Você também pode ser “parente de alguém”, “conhecer alguém” dentro das empresas e “ganhar” esse upgrade, mas nem todo mundo tem essa sorte, não é mesmo?


Via programa de fidelidade


Essa é a maneira mais garantida de conseguir o upgrade de graça. Quando vagam poltronas nas classes superiores, os passageiros que tenham status elevados nesses programas são automaticamente os primeiros da lista para conseguir mudar de classe. Em empresas como a TAM, United e Lufthansa, esse procedimento é normal e automático. Outra maneira garantida de conseguir o upgrade via fidelidade é usar suas milhas acumuladas.  A TAP por exemplo cobra 25 mil milhas para o upgrade de trechos entre Brasil e Europa.


Pagando um valor simbólico


No ato do checkin, você pode perguntar ao pessoal do balcão se existe algum upgrade para classe superior. Em geral, se existem muitas poltronas livres, eles vendem por um valor bem abaixo do normal. Não é interessante para a empresa ter seus aviões voando com assentos vazios, melhor ganhar algo a mais do que não ganhar nada, não é mesmo? Eu já voei na Economy Confort da KLM de Amsterdã a São Paulo pagando apenas 20 euros.


Dica de ouro: invista em um programa de fidelidade


Seja fiel a uma empresa e invista em seu programa de fidelidade. Evite pontuar em várias companhias e concentre tudo em uma só. Um programa bem interessante para quem está começando é o Smiles, nele você acumula milhas voando pela Gol e pelas empresas parceiras: KLM, Air France, Delta, Qatar, Aerolíneas Argentinas, Etihad, TAP, Alitália e Copa Airlines.  Além de poder transferir as milhas acumuladas no seu cartão de crédito para o Smiles e poder emitir passagens pelas empresas paceiras para qualquer canto do mundo.

Se você já é afiliado a algum programa e está com muitas milhas acumuladas, use para mudar de categoria e ter a sorte de ser premiado com o upgrade ou troque as milhas pelos upgrades, é a forma mais verdadeira e garantida de voar em uma classe superior.

Hoje você consegue acumular milhas sem sequer colocar os pés dentro do aeroporto. O Melhores Destinos tem um ranking com os melhores cartões para acumular pontos e converter em milhas.

Viram como não existe milagre?  A maneira mais garantida de voar em classe superior sem pagar nada ou pagar pouco é planejamento e organização. Esqueça esses posts que povoam a internet com “dicas e maneiras infalíveis”, você está se iludindo, assim como eu já me iludi também.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

3 Comentários

  • Responder maio 24, 2015

    Helio Junior

    O programa Smiles é muito bom, apesar da Gol ser uma empresa chatinha com o lance de snacks pagos e classe confort que na minha opinião não vale os 30 reais cobrados por essa “classe”, considero seu programa de milhagens muito bons. Já emiti algumas passagens por 6000, 5000 e até 4000 milhas e recentemente ganhei milhas simplesmente por comprar uma passagem usando dinheiro + milhas. Ano passado voei 5 trechos com Aerolineas Argentinas e escolhi pontuar com o Smiles, não recebi os pontos e não guardei os cartões de Embarque, achei que nunca mais receberia aquelas milhas, mas fui surpriendido pela atitudes do Smiles de abrir uma exceção sem pestanejar e me creditar as milhas apenas enviando o PDF do comprovante de compras das passagens, bastei escrever pra eles contando minha situação.

    • mm
      Responder maio 26, 2015

      Fabricio Moura

      Eu voei para Buenos Aires na Qatar no ano passado e NUNCA recebi as milhas que eu tinha pedido para serem creditadas no meu Smiles. Mas eu dei bobeira, deveria ter brigado e corrido atrás, mas sabe quando você vai deixando tudo pra depois?

  • Responder novembro 15, 2015

    JRM BENEFÍCIOS

    Olá!
    Gostei muito dos benefícios.
    Proporcionam economia, praticidade e melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta