Como conseguir o visto para o Laos, imigração e transporte

visto para o Laos

Cidadãos brasileiros que pretendem visitar o Laos precisam de visto para entrar no país. Não existe representação diplomática do Laos no Brasil, para casos urgentes, a embaixada da Tailândia em Brasília presta serviços para o Laos.  Mas a melhor forma de conseguir o visto para o Laos é na chegada ao país.


Visto para o Laos


O visto para o Laos pode ser emitido nos aeroportos internacionais e em alguns postos de fronteira terrestre e fluvial. Se você vai chegar ao Laos de avião, antes de desembarcar você receberá dois formulários, um para o pedido de visto e outro em duas partes para a imigração, um para a sua chegada e outro para a sua saída do país.

Os formulários não tem muito segredo para preencher, é bem semelhante a maioria dos formulários de visto e imigração que a gente vê por aí.

Passaporte, formulários + foto

Passaporte, formulários + foto

Os formulários precisam ser preenchidos com letras de forma e eles exigem duas fotos 5×3, como está escrito no formulário, se bem que na minha vez eles devolveram uma das fotos. Se você não tem a foto, eles vão cobrar 1 dólar americano para escanear a foto do seu passaporte.

O passaporte precisa ter validade mínima de 6 meses e precisa ter uma folha inteira disponível para colar o visto.

Ao desembarcar basta seguir as placas “Visa on Arrival”. No aeroporto de Luang Prabang, que foi onde eu entrei, o balcão estava logo na entrada da área de desembarque. Na fila o funcionário pegou o meu passaporte, os formulários, fotos e cartão de embarque.

Visto do Laos

Visto para o Laos

Depois a gente precisa esperar em outro balcão para pagar e retirar o visto. Para brasileiros, o visto para 30 dias custa 30 dólares americanos, mais uma taxa de 1 dólar e precisa pagar em moeda, por tanto, tenha esse valor na mão quando chegar ao Laos. Não dá para pagar em outra moeda ou cartão de crédito e antes dessa área não tem casa de câmbio no aeroporto.

Carimbos de entrada e saída

Carimbos de entrada e saída


Imigração no Laos


Após o visto, a gente segue para a imigração, que nada mais é do que um balcão ao lado de onde o visto é emitido. Não me fizeram nenhuma pergunta, só pediram para eu olhar para a câmera para tirar uma foto, carimbaram o passaporte e pronto.

O processo todo demorou uns 15 minutos, mas os caras são lentos, então, não tenha pressa e já vai se desligando da correria e se acostumando com o ritmo mais devagar do Laos.


Transporte do aeroporto para a cidade


Logo no desembarque do aeroporto de Luang Prabang existe um balcão de madeira com serviço de taxi. Só existe ele e esse é o único meio de transporte que você pode contratar para sair do aeroporto. Os taxis são vans compartilhadas que deixam os passageiros porta a porta nos hotéis.

O serviço é cômodo, confortável e barato. Eu paguei 50.000 KIPs (cerca de 19 reais) para um trajeto de aproximadamente 20 minutos. Na volta para o aeroporto o pessoal do hotel chamou a van para mim e o valor foi o mesmo.

Da cidade para o aeroporto você pode ir também de tuk-tuk, são baratos, em média 20.000 KIPs (7 reais) mas é aquela coisa né? Sem conforto e sacudindo no calor e poeira do Laos.

Se você chegar por Vientiane, outra porta de entrada para o país, no aeroporto existem alguns balcões que oferecem o mesmo tipo de serviço.

Postado em:
Terça-feira, 29 de maio de 2017


Procurando hospedagem em Luang Prabang?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar