Chegando no Marrocos: visto, imigração e transporte

Chegando no Marrocos

Em novembro de 2016 eu visitei o Marrocos, cheguei por Marrakech em um voo vindo de Lisboa e saí por Casablanca de volta para Portugal. De todas as minhas andanças, certamente o Marrocos foi o país em que eu mais vi aparatos de segurança nos aeroportos.

Para começar, só entra nos terminais quem for viajar, pessoas acompanhando amigos ou parentes ficam na porta. E nem tem conversa, como um rapaz que acompanhava uma senhora idosa que levava uma mala pesada e teve que ficar do lado de fora.

Em todas as partes existiam soldados com armas pesadas em punho e eu ví em mais de uma ocasião eles abordando pessoas dentro do terminal por razões que eu não faço ideia.

Mas vamos por partes…


Chegando no Marrocos (Marrakech e Casablanca)


Visto e imigração

Cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar no Marrocos, também não é cobrada nenhuma taxa como acontece em alguns países. Como dito acima, eu entrei no Marrocos via Marrakech.

Desembarque na pista

Chegando no Marrocos: Desembarque na pista

O desembarque foi na pista, Marrakech não tem fingers e seguimos de ônibus até o terminal e logo em frente já ficam os balcões de imigração e um balcão com o formulário de desembarque, que deve ser preenchido e entregue ao oficial de imigração.

Certifique-se de preencher com todas as informações pedidas, eles são bem rigorosos. Por exemplo, na entrevista eu disse que era blogueiro e o policial quis que eu colocasse no formulário a URL do Vou na Janela.

Sobre a entrevista, eles só me perguntaram a minha profissão e o motivo da viagem, os policiais falam francês e árabe, mas dão uma arranhada bem mais ou menos no inglês, o que é o suficiente para se comunicar.

No meu caso, esse procedimento durou pouco mais de um minuto, mas vi que algumas pessoas ficavam mais tempo no balcão. Não sei se em razão da barreira idiomática ou por algum outro motivo.

Ficha de desembarque ou embarque

Chegando no Marrocos: Ficha de desembarque ou embarque

Logo depois do controle ficam as esteiras de bagagens, nesta mesma área do aeroporto de Marrakech existem alguns balcões com serviços de transfer e casas de câmbio, a cotação é boa e vale a pena trocar o dinheiro ali mesmo.

Se você não contratou um transfer, também é uma boa ideia já contratar de uma vez pois do lado de fora tanto o transfer, quanto os taxis, são mais caros.

Apesar dos aeroportos terem um controle rígido, não precisei passar com a minha mochila no raio-x na saída, só a mala e já estava livre para sair do terminal.

Os transfers ficam do lado de fora, na calçada, como disse, só entram nos terminais quem for viajar.

Transporte para as cidades

Em Marrakech as opções de transporte até a cidade são os taxis e transfers, vale contratar junto a sua hospedagem ou dentro do aeroporto na área de restituição de bagagens.

Existe um ônibus que faz a ligação do Aeroporto com a cidade, mas os horários são poucos e a menos que você saiba exatamente onde fica a sua hospedagem, seria uma boa opção.

Marrakech é um labirinto, achar um riad no meio da Medina não é uma tarefa fácil, por tanto, vale mais pagar um transfer do que ter a dor de cabeça de ficar perdido, principalmente se você chegar a noite. O preço médio de um serviço de transfer é de 150 Dirhams ou 15 euros.

Em Casablanca a boa notícia é que tem uma estação de trem dentro do aeroporto. O trem é antigo, meio sucateado, mas atende bem e vai da estação que fica no subsolo do Terminal 1 até as estações Casa Oasis e Casa Voyagers, que é a estação principal da cidade. A passagem custa 46 Dirhams, ou 4.60 Euros.

Bilhete do trem de Casablanca ao aeroporto

Bilhete do trem de Casablanca ao aeroporto

A Estação Casa Voyagers é bem antiga, mas a sinalização é boa. Existem painéis espalhados pelo saguão principal e pelas plataformas indicando qual o próximo trem. Uma nova estação está sendo construída ao lado da atual, mas está bem longe de ficar pronta.

Na porta da estação passa a única linha de tram da cidade, mas apesar de ser só uma linha, ela circula por uma boa parte de Casablanca e pode ser uma opção até o seu hotel.

Casablanca é uma cidade de passagem, é bem provável que você desembarque lá para ir até Marrakech ou Fes, que são destinos mais procurados e todos os trens partem da Casa Voyagers.

marrocos_aeroporto_4

Estação de trem do aeroporto


Embarcando em Casablanca ou Marrakech


Eu embarquei em Casablanca, mas o procedimento é exatamente o mesmo para todos os aeroportos marroquinos.

Antes mesmo de entrar no terminal, a gente já passa por uma conferência de passaporte e e-ticket ou cartão de embarque e tem que ser impresso, eles não aceitam formato digital apresentado no celular ou tablet.

Após a conferência, passamos pelo primeiro raio-x e só depois conseguimos acessar a área aberta dos terminais.

O check-in não tem nenhuma diferença mas antes de entrar na sala de embarque, precisamos preencher o formulário de embarque, que é o mesmo formulário do desembarque, esse da foto acima.

Antes de entrar na área fechada, um oficial confere novamente o passaporte, cartão de embarque e verifica se preenchemos o tal formulário.

O controle de passaporte é extremamente lento, tinham umas 15 pessoas na minha frente e fiquei uns 40 minutos na fila, a dica é não chegar no aeroporto em cima da hora do seu voo.

Em geral, nesse momento o oficial de imigração de outros países só carimbam o passaporte constando a sua saída do país, mas no Marrocos eles fazem uma entrevista. Perguntam onde você foi, onde se hospedou, o motivo da viagem, etc. Conferem todos os dados do passaporte, do formulário e só depois carimbam a saída do país.

Pra minha sorte o oficial era uma figura, brincava, fazia piadinhas, me ensinou algumas palavras em árabe e ainda puxou assunto de futebol, que eu acho que é a única coisa que eles conhecem do Brasil.

Depois do controle passamos por mais um raio-x, esse bem criterioso. Tivemos que tirar os sapatos, casaco, cachecol, notebook e ainda teve a revista física.

Para os voos que partem do Marrocos para os Estados Unidos, ainda existe uma terceira revista e pelo que eu vi, era bem criteriosa.

Um ironia: os caras são tão rigorosos mas deixaram passar uma garrafa de água de 500ml na minha mochila que eu tinha esquecido de retirar. Lembram da regra de líquidos com mais de 100ml que são proibidos? Então.

Apesar dos procedimentos de desembarque e embarque serem mais rigorosos no Marrocos, o processo funciona e é como uma amiga me disse, é pra nossa segurança mesmo que eles são assim.

Imagem de capa: Shutterstock


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

67 Comentários

  • Responder janeiro 2, 2017

    Lilian

    Olá Fabrício! Muito legal seu site!
    Tenho uma escala em Casablanca de quase 6h. Meu voo chega 10 da manhã e o outro só sai 15:55. Será que é seguro sair do aeroporto para conhecer alguma coisa? Queria ao menos almoçar em algum lugar local ou conhecer qualquer coisinha por lá. Obrigada.

    • mm
      Responder janeiro 11, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Lilian, tudo bem? Casablanca não tem muita coisa pra fazer, o mais legal é a Mesquita Hassan II, no mais, é uma cidade feia. O trem do aeroporto ao centro da cidade demora uns 40 minutos + tempo de imigração e desembarque, talvez, não sobre muito tempo para ver alguma coisa.

  • Responder janeiro 8, 2017

    Fábio

    Fabricio,

    Vou para Paris pela Royal Air Maroc com conexão em Casa Blanca, saindo de SP, a imigração será feita em Marrocos? Terei que preencher esse formulário tanto na ida como na volta? Pois meu vôo de volta tem conexão em Casa Blanca também. Como não falo nada de inglês nem Francês,.como farei na Imigração e no preenchimento do formulário, tem alguém pra te auxiliar? Ao descer do avião todos são encaminhados a Imigração ? Como não sei outro idioma, fico com medo de me atrapalhar nesse tramites .

    Grato pela atenção.

    • mm
      Responder janeiro 11, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Fabio, seu voo é só de conexão, se você não sair do aeroporto de Casablanca, não precisa fazer a imigração. Vai sair do avião e seguir para a área de conexões, passar novamente no raio-x e entrar na sala de embarque para pegar o seu voo para Paris. É simples.

  • Responder janeiro 9, 2017

    Tatiana

    Oi Fabrício, obrigada pelas dicas, adorei! Farei uma conexão em Casablanca, indo para Portugal e depois, Luxemburgo e França, de onde voltarei ao Brasil, você saberia me dizer se preciso apresentar a passagem de volta ao BRASIL, em Casablanca? Eu tenho as reservas, cartas convites, enfim todas as comprovações dos outros destinos, mas a passagem de volta, pretendo comprar com as milhas. Em Portugal sei que terei que comprovar a saída, enfim, tenho todas as comprovações…

    • mm
      Responder janeiro 11, 2017

      Fabricio Moura

      Em Casablanca você vai ter que apresentar a saída do Marrocos, mas como vc mesma disse, em Portugal eles podem pedir o comprovante de volta ao Brasil.

  • Responder janeiro 11, 2017

    Fábio

    Valeu Fabrício, fico “um pouco ” mais tranqüilo agora rsrs.

    Abraços.

  • Responder janeiro 31, 2017

    Felipe

    Oi, Fabrício. Tive uma experiência péssima no aeroporto de Marrakesh. Eu e minha esposa tínhamos uma conexão lá e seguiríamos para Londres 3 horas depois. Não consegui a opção de não fazer a imigração, eu precisava passar por lá para passar pela imigração de volta para pegar o voo para Londres. Preenchi o formulário que você postou e deixei “endereço no Marrocos” em branco. O policial começou a questionar por que eu não ficaria no Marrocos, e quando eu disse que era só conexão ele nos levou para uma sala para ser questionado por um outro policial. Parecia interrogatório de filme. Saindo de lá, tivemos que passar na imigração novamente para ir para o embarque internacional, e aí foi a mesma história outra vez: questionamentos sobre por que não ficamos no Marrocos, por que fizemos conexão em Marrakech, etc. Ficamos com muito medo e foi uma experiência bem ruim. Isso é comum lá? Eles simplesmente não aceitavam deixar a parte de “endereço no Marrocos” em branco, parece que nínguem nunca tinha feito conexão lá.

    • mm
      Responder fevereiro 1, 2017

      Fabricio Moura

      Nossa, que desagradável. Mas olha, em se tratando de Marrocos nada me surpreende. No dia em que eu fui embora o cara da imigração só deveria carimbar o meu passaporte, mas ele ficou fazendo mil perguntas sobre o que eu vi, o que eu fiz, os lugares que eu visite no Marrocos, pq eu fiquei só 1 dia em Casablanca, um horror.

  • Responder fevereiro 18, 2017

    Marcia Cristina Soares

    Oi Fabrício tudo bem?
    Vou para Roma, pela Royal Air Marc e pernoito 2 noites em Casablanca.
    Gostaria de algumas sugestões de onde visitar.
    Chegarei lá dia 23/2, imagino que esteja frio.
    Andar de jeans é possível? Tênis ou tenho que usar algo específico.
    No aguardo,
    Obrigada!

    • mm
      Responder fevereiro 19, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Marcia, tudo bem?

      Casablanca é feia e não tem muito o que fazer, é uma cidade de passagem. Acho que o único lugar que vale a pena é a Mesquita Hassan II. Já que você vai ficar 2 dias em Casablanca, dá pra fazer um bate-volta até Rabat, que é a capital do Marrocos e uma cidade muito bonita e cheia de lugares interessantes. A viagem é de trem e demora uns 40min.

      Pode usar jeans sim, não tem problema. Marrocos é bem frio no inverno, eu peguei 5 graus em Marrakech em novembro mas eles me disseram que em Casablanca não faz esse frio e de fato, eu não senti frio em Casablanca.

  • Responder fevereiro 28, 2017

    Margarete Borges

    Oí Fabricio, beleza?
    Chego em Casablanca de Londres as 18:30 h, de 8/07 e fico até dia 10, com vôo de volta pra São Paulo as 16:30 h. Acha que dá pra conhecer o deserto do Saara? A partir de Casablanca?

    • mm
      Responder março 3, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Margarete, acho que não dá. O começo do deserto (parte legal para conhecer) é depois da Cordilheira Atlas. Faz o seguinte, vai até Rabat que você já vai ter uma experiência desértica bacana.

  • Responder março 9, 2017

    Alexandre berto

    Bom dia , Frabricio

    Tudo bem?

    Então estou indo para portugal e as passagens mais baratas é fazendo escala no aeroporto de Casa Blanca. Como vou sozinho minha preocupação é coma imigração, não falo inglês, achas que posso ter algum problemas.

    Abraço

    Alexandre – Brasil

    • mm
      Responder março 9, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Alexandre, tudo bem? Casablanca vai ser trânsito, você só vai sair do avião, passar pelo raio-x e voltar para a sala de embarque. Imigração só em Portugal.

      Abs.

  • Responder março 14, 2017

    Elaine

    Oi Fabrício, tudo bem?
    Me ajuda com uma dúvida: tenho ida e volta para Portugal marcada, onde ficarei pouco mais de 30 dias. Posso ir até o Marrocos e voltar para Portugal, sem problemas? Pretendo ficar alguns dias no Marrocos e voltar para Portugal. Qual seu conselho ?

    • mm
      Responder março 14, 2017

      Fabricio Moura

      Sim, pode! Eu fiz exatamente isso, estava em Lisboa e fui passar uns dias em Marrakesh e Casablanca, depois voltei pra Lisboa, fiz a imigração novamente e deu tudo certo.

  • Responder março 21, 2017

    Denise Brandão da Silva

    Estou indo sozinha a Portugal, com voo saindo de Guarulhos dia 28/03 com conexão em Marrocos, chegando quase as 22hs lá, e partindo a Portugal as 8hs da manhâ do dia 29/03, onde eu deveria se hospedar pra não correr o risco de perder o voo?

    • mm
      Responder março 21, 2017

      Fabricio Moura

      Nos hotéis que ficam no entorno da Estação de trem Casa Voyageurs que é de onde chega e sai o trem para o aeroporto, mas evite o Hotel Al Walid, não é confiável.

  • Responder março 28, 2017

    IGOR BATISTA PEREIRA

    Ola amigo boa noite estarei indo a lisboa ja dia 9 e meu voou tem conexão em marrocos ! A minha pergunta é sera q tem como eu fazer a imigração em Marrocos e nao fazer a tão temida imigraçao de lisboa ? Vc entendeu a pergunta neh tipo como se eu tivesse fazendo a escala por Madri …

    • mm
      Responder março 28, 2017

      Fabricio Moura

      Boa noite, Igor. Eu entendi a sua dúvida e infelizmente não tem jeito, você vai ter que fazer a imigração em Lisboa. Mas olha, a imigração de Lisboa foi mais tranquila do que no Marrocos. Vai tranquilo.

  • Responder abril 7, 2017

    Dayane Costa

    Olá tudo bem?
    Vou viajar esse mês para Marrakech, fazendo conexão Lisboa, gostaria de saber como é o tratamento na alfândega em Marrakech, vou sozinha sou mulher me disseram que eles não tratam as mulheres muito bem, fiquei com receio. O que acha?

    • mm
      Responder abril 12, 2017

      Fabricio Moura

      Olha, no aeroporto é tudo mais “civilizado” nas ruas eu vi muitooooo assédio com turistas e também com mulheres. Achei bem desagradável.

  • Responder abril 18, 2017

    Cláudio Cruz

    Olá querido, vou a Lisboa e tenho uma conexão de 2 horas e meia em casa blanca. E como não falo muito bem inglês , o que devo fazer ao sair do avião ? Tenho que passar pela imigração ? Obrigado

    • mm
      Responder abril 19, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Cláudio, tudo bem? Se o seu destino for a Europa, você só vai seguir as placas de conexão, passar novamente pelo raio-x, entrar na sala de embarque e aguardar o seu voo. É tranquilo.

  • Responder abril 19, 2017

    Marcos

    Olá Fabrício! Gostei de suas dicas e sua experiência. Eu, minha esposa e mais um casal faremos uma viagem em agosto para Londres com conexão em Casablanca de 10h de duração durante a noite/madrugada. (Chegaremos lá às 21:30 e ficaremos até 7:30 do dia seguinte) Claro que vamos usar o serviço de hotel oferecido pela companhia aérea. Mas minha dúvida é: o que me sugere fazer se nós quisermos aproveitar a noite para também conhecer a cidade? É uma ideia possível? Ou acha perigoso ou talvez sem proveito? (Obs: Nossa vibe não é bar/bebida, estamos mais interessados em conhecer algum lugar legal e diferente mesmo.)

    • mm
      Responder abril 19, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Marcos, tudo bem? Casablanca não é uma cidade com muitos atrativos e os poucos que tem (Mesquita Hassan e a Medina) são para ver durante o dia. Como você já deve chegar bem tarde ao hotel, pode tentar visitar o Rick’s Café (se ainda estiver aberto), é um bar-restaurante-café todo inspirado no filme Casablanca. É um lugar muito bacana, vale a visita.

  • Responder abril 26, 2017

    Cleane

    Olá Fabricio desejo ir a Marrocos em Junho, sabes me informar se a imigração é muito rigirosa em perguntas?

    • mm
      Responder abril 26, 2017

      Fabricio Moura

      Oi tudo bem? Fizeram as perguntas habituais, o que achei ruim é que o inglês deles era péssimo e tem entrevista também pra sair do país. É bem chato.

  • Responder maio 2, 2017

    Lorena

    Olá Fabrício. Meu vôo para Lisboa tem conexão em casablanca de mais ou menos 11hrs. Vi que a companhia oferece hotel e transfer e pretendo utilizar esse serviço. Para ir para esse hotel é preciso passar pela imigração? Gostaria de saber mais sobre essa conexão pois estou um pouco pedida.
    Agradeço desde já

    • mm
      Responder maio 7, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Lorena, sim tem que passar pela imigração pois o hotel fica na cidade. Imigração em Casablanca é o mesmo processo que eu coloquei no post acima. Eles são chatinhos mas não complicam.

  • Responder maio 12, 2017

    Rogério Faria

    Que legal Fabrício, Parabéns pela matéria muito bem e escrita e explicativa.

    Você tem redes sociais que possamos seguir?
    Vou voar com a Royal Air Maroc para Roma e consequentemente fazer uma conexão no Marrocos em Casablanca (CMN). Vou ter 55 min para passar pela imigração, talvez despachar as bagagens novamente e embarcar. Acha que vai ser tranquilo? Qual sua dica pra mim e minha namorada?

    • mm
      Responder maio 13, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Rogério, tudo bem? Se for só uma conexão você vai sair do avião, passar pelo raio-x e entrar novamente na sala de embarque. As malas seguem direto do Brasil para Roma e você não faz imigração. Só faz imigração no Marrocos quem for desembarcar lá. Sobre o tempo, é bem justo, se tiver um atraso pode complicar um pouco.

      Ah, o Facebook é facebook.com/vounajanela e o Instagram é @vounajanela

      Abraços!

  • Responder maio 17, 2017

    Nicolas Zenni

    Boa noite Fabrício, tudo bom? Estou indo para Itália, inicio do mês que vem (junho), e minha conexão é por Marrocos (casablanca). Porém meu próximo voo, para Roma, é 55 minutos após meu desembarque em Marrocos.
    Você sabe me dizer se lá, nós que fazemos apenas conexão, teremos que passar pela imigração, ou somos levados diretamente para a sala de embarque?

    • mm
      Responder maio 19, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Nicolas, tudo bem? Só conexão, só faz imigração quem for sair do aeroporto. No seu caso você vai passar pelo raio-x e entrar na sala de embarque. É simples.

  • Responder junho 2, 2017

    Gisele Barcelos

    Olá!

    Eu farei uma conexão em Casablanca para chegar a Londres. Serão quase 15 horas e a companhia oferece hotel e transfer. Então, vou sair do aeroporto e precisarei passar pela imigração, alfândega e tudo mais.

    Estarei com libras para a viagem ao Reino Unido . É preciso declarar isso na hora que passamos pela alfândega? Pode me falar como foi esse processo?

    E só mais uma dúvida, como preencher o formulário de desembarque da imigração em Casablanca, já que a gente só vai saber o endereço do hotel depois no balcão da companhia?

    • mm
      Responder junho 6, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Gisele, não precisa declarar e no hotel você coloca “Hotel provided by Royal Maroc”.

  • Responder junho 5, 2017

    Monica

    Boa noite, ja vi nos outros comentarios q qnd é só conexao em casablanca temos só q ir p sala de embarque, certo! A minha pergunta é como saberei onde é essa sala, nao falo ingles nem frances, é facil se localizar? Descendo do avião tem sinalizaçoes dizendo onde fica o embarque? É minha primeira viajem estou perdida!!!

    • mm
      Responder junho 6, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Monica, a sala de embarque é uma só, não tem erro, é só seguir as placas “connections” ou “Tranfers”, passar pelo raio-x e entrar na sala de embarque internacional, aí é só aguardar o embarque no portão indicado.

  • Responder junho 7, 2017

    Ana cristina

    Adorei suas dicas 😊

  • Responder junho 9, 2017

    Daiana

    Fabricio, bom dia!

    As malas são despachadas direto para quem vai para a Europa(Londres no caso)?

    • mm
      Responder junho 9, 2017

      Fabricio Moura

      Sim, vão direto.

  • Responder junho 15, 2017

    Juliana Soares

    Ola!!
    Pretendo comprar passagens para Madri, mas pela Royal Air Marroc, terá uma escada em Casablanca de mais de 16H, onde ficarei no hotel oferecido pela cia. Neste caso farei imigracao em Casablanca e em Madri tbm? Agradeço desde ja, sua ajuda!!!

    • mm
      Responder junho 15, 2017

      Fabricio Moura

      Exatamente, no Marrocos e na Espanha.

  • Responder junho 18, 2017

    Juliana Soares

    Muito agradecida pela informação!!

  • Responder junho 20, 2017

    Patricia

    Olá Fabrício!
    Li tudo e adorei as dicas 🙂
    Só uma dúvida vou para Tenerife na Espanha com escala em Casablanca só que vou com uma gata, teve alguma experiência ou viu algo se é tranquilo passar por lá com animal? Desde já agradeço!

    • mm
      Responder junho 21, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Patrícia, tudo bem? Isso não vou conseguir te responder.

  • Responder junho 25, 2017

    Luzinete

    Oi Fabricio!!
    Tenho 3 amigas deficientes auditivas viajando p Lisboa em setembro.
    como faço para conseguir um guia turistico para elas em Lisboa.
    Elas tem conexao de 2 hs em casablanca,mas pelo que li ‘e tranquilo.
    Muito obrigada.
    Luzinete

    • mm
      Responder junho 28, 2017

      Fabricio Moura

      Luzinete, bom dia! Manda um email para o Visit Lisbon, acho que eles podem te ajudar.

  • Responder junho 25, 2017

    Anelise

    Olá Fabrício, estava lendo suas respostas e me tranquilizaram bastante.
    Vou fazer um voo pela Air Marroc em agosto. Ficarei 3 horas em Marrocos com destino a Portugal. No caso, o que acontecerá, é:
    1 – sair do avião
    2 – procurar a placa: “conections” ou “transfers”
    3 – passar pelo Raio-X
    4 – entrar nessa sala de embarque
    5 – aguardar a liberação do meu portão de embarque
    6 – não é necessário pegar malas (são despachadas diretamente, né?)

    Minha dúvida é: nesse Raio-X passo como a mala de mão ou a deixo em algum lugar? É necessário abri-la?

    Obrigada pelas dicas e pelas respostas 🙋

    • mm
      Responder junho 28, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Anelise, tudo bem? Passos corretos, no raio-x você vai passar com sua bagagem de mão e se eles quiserem, vão abrir, não dá para prever.

  • Responder junho 28, 2017

    Adriana

    Bom dia, Fabrício!

    Tudo bem? Vou pra Roma com meu namorado em outubro e, na ida, temos conexão de 10h (noite) em Casablanca e, na volta, de 21h. A gente pega as malas nessas conexões ou elas vão direto?

    Como não falamos Francês e você disse que o Inglês deles é ruim, acha válido já escrevermos e traduzirmos algumas respostas pro Francês pra agilizar? rs

    Abs,

    • mm
      Responder junho 28, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Adriana! Tudo bem?

      As malas seguem direto até o destino final. Se seu francês não é fluente, eu acho melhor arriscar no inglês.

      Abraços

  • Responder julho 9, 2017

    Felipe

    Olá, parabéns pelo Blog. Vou a Lisboa, pela Royal Air Maroc, achei o site da cia bem confuso, sabe se preciso provar algum tipo de vacinação?

    • mm
      Responder julho 10, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Felipe, tudo bem? Nem pro Marrocos e nem para a Europa.

  • Responder julho 13, 2017

    Mariana

    Olá, vou pra Itália em dezembro. Com conexão em Casablanca de 10 horas.. obviamente vou usar o hotEl que a companhia disponibiliza.. nesse caso, sou obrigada a sair do aeroporto.. mesmo assim a imigração é só em Milão? Obrigada desde já.

    • mm
      Responder julho 13, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Mariana, você vai ter que fazer a imigração no Marrocos também (entrada e saída).

  • Responder julho 16, 2017

    Eliz

    Oi Fabrício, TD bem?
    Estou indo pra Barcelona dia 29/12 com escala de 12 horas em Casablanca. Chegarei as 20 h e seguirei para meu destino as 8. Como estou indo com meu BB, estou muito preocupada com relação a hospedagem e imigração tento em vista que não falo inglês nem espanhol. Não sei se fico as 12 horas no aeroporto ou se procuro algum hotel por perto. Tô mega insegura. Helppppp

    • mm
      Responder julho 17, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Eliz, a Royal Maroc oferece hospedagem gratuita para quem for ficar mais de 8h em conexão, mas para isso você vai ter que passar pela imigração e certamente eles perguntarão o motivo da viagem e você teria que responder que é uma conexão. Bom, inglês é importante, passar 1 horas com criança naquele aeroporto não é nada legal.

  • Responder julho 17, 2017

    Tania de Azevedo

    Bom dia, Fabrício.
    Seu site me tirou muitas dúvidas sobre minha conexão no Marrocos, muito obrigada!
    Já até vi uma resposta sua (que era justamente o que eu estava procurando! 🙂 ) sobre o Marrocos não exigir nenhum tipo de vacina mas, como vi em algum lugar que o comprovante de vacina para febre amarela é exigido no continente africano, gostaria de confirmar com você. É possível ser ainda mais gentil e me tirar essa dúvida?

    • mm
      Responder julho 17, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Tânia, não me pediram nada disso, mas eu recomendo sempre para todo tipo de viajante tomar a vacina, agora ela vale para a vida toda e você fica imune a esse tipo de doença. A vacina é gratuita.

  • Responder agosto 8, 2017

    Didi

    Boa tarde Fabrício pretendo fazer uma viagem pra Marrocos no final do ano mas não falo outro idioma só o português eles lá tem inteprete eu posso preencher o formulário em português ? Tô com medo .

    • mm
      Responder agosto 8, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Didi, tudo bem? Então, o formulário é em inglês ou francês e tem a entrevista da imigração também. Recomendo você fazer um intensivão com o básico até a sua viagem pq não tem interprete.

  • Responder agosto 16, 2017

    EDUARDO ANTONIO DE MOURA

    OLA FABRICIO. EU SOU O EDUARDO E ESTOU INDO PARA TANGER POR CINCO DIAS, VOU ENTRAR DE AVIAO MAS SAIO DE BARCO PARA ALGECIRAS, VOCE TEM ALGUMA DICA SOBRE TANGER?

    • mm
      Responder agosto 16, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Eduardo, vou ficar te devendo essa.

  • Responder agosto 16, 2017

    Angelica

    Olá Fabrício, adorei o seu post ! Me tirou bastante dúvidas, só restou uma: vou para Lisboa com conexão de 3 horas em Casablanca, vou para Portugal com visto de estudante e seguro saúde pb4, mas me falaram que como vou fazer conexão, então o pb4 será cancelado, sabe me dizer se isso é verdade ? Então vou precisar fazer um seguro saúde para o Marrocos e outro para Portugal ? Sendo que não vou sair do aeroporto de Casablanca !

    • mm
      Responder agosto 16, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Angélica, tudo bem? Nãoooo, nada disso, seu seguro não será cancelado e você não precisa de seguro viagem pra fazer conexão no Marrocos. Vai tranquila.

Deixe uma resposta