Certificado Internacional de Vacinação
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento fundamental para os brasileiros viajarem para diversos...

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento fundamental para os brasileiros viajarem para diversos países, incluindo a Austrália, Tailândia, África do Sul, Colômbia, Bolívia e recentemente o Paraguai.

Estes países exigem o documento para comprovar que o viajante tomou a vacina contra a febre amarela e sem ele, a gente não consegue entrar nos países que exigem o certificado. E a lista de países é grande, veja todos eles aqui.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é emitido gratuitamente pela Anvisa. Eu já mostrei aqui no blog como tomar a vacina contra a febre amarela e como conseguir o certificado aqui em São Paulo, leia mais aqui.

A boa notícia, é que agora o documento pode ser emitido pela internet, o que vai facilitar demais a vida de quem mora longe dos postos de emissão da Anvisa.


Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação pela internet


Se você ainda não tomou a vacina contra a febre amarela, esse é o primeiro passo. A vacina pode ser tomada em qualquer posto do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em clínica particular. Guarde o comprovante de vacinação, você precisará dele para emitir o seu Certificado Internacional de Vacinação.

Em seguida você vai precisar escanear o certificado, o seu RG com número do CPF. Caso você não tenha acesso a um scanner, uma foto bem feita desses documentos, de modo que todas as informações estejam legíveis também serve.

O passo seguinte é acessar o Portal de Serviços do Governo Federal e fazer o seu cadastro. O site é este aqui. O procedimento é muito simples e rápido, não demora mais que 5 minutos.

Portal de Serviços do Governo Federal

Depois de fazer o seu cadastro, você vai entrar neste outro site para solicitar o seu certificado. Clique no botão “Solicitar”.

Como você já se cadastrou no Portal de Serviços do Governo Federal, parte dos seus dados já serão importados, o resto você precisa preencher, mas não tem mistério, o site é bem intuitivo.

Portal de Serviços do Governo Federal

Após concluir o processo, a Anvisa tem até 10 dias úteis para fazer a análise do seu pedido. Quando o pedido for aprovado, você poderá imprimir o certificado em casa, caso precise de uma segunda via, ela poderá ser impressa pelo Portal de Serviços.

Vale dizer que a vacina integral contra a febre amarela até alguns anos atrás tinha validade de 10 anos, mas agora ela é válida para a vida toda.


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


2 thoughts on “Como emitir Certificado Internacional de Vacinação pela internet

  1. O meu certificado eu paguei vexame para tirar. Ia para a Colômbia em 2016, embarcando de Salvador. Cheguei no aeroporto vindo de Petrolina, às 12h, meu voo para Recife, que seria às 20h, mas a agência fechava as 17h, e meu desespero cresceu quando a atendente disse que não havia possibilidade de emitir o certificado por falta de internet! À medida que as horas avançavam, passava lá e a resposta era a mesma. Por sorte, faltando uns 15min para o fim do expediente, o sinal de internet foi restabelecido e, mesmo com a fila grande, eles emitiram todos os certificados, mesmo ultrapassando o expediente. Foi o segundo documento que me exigiram na imigração colombiana…

    1. Nossa, que sufoco heim!? Eu tive sorte por morar em SP e ter um posto de vacinação e emissão a uns 4km da minha casa. Agora emitindo pela internet as coisas ficarão mais fáceis pra quem não tem essa facilidade. Eu já vi gente tendo problemas na Tailândia por não ter o certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.