
Neste artigo eu compartilho com vocês o que fazer em Santorini na Grécia em um roteiro para 2 ou 3 dias. Além de dicas de como chegar, qual é a melhor parte de Santorini para você ficar.
***
Embora existam cerca de 6 mil ilhas e ilhotas na Grécia, onde apenas 227 são habitadas, há quem diga que Santorini é a mais bonita de todas as ilhas gregas e eu tenho que concordar. O fato é que Santorini é a ilha mais visitada do país, seguida de Mykonos, Creta e Rhodes.
Localizada no mar Egeu, a charmosa ilha é parada obrigatória para quem visita a Grécia pela primeira vez. Famosa pelas casinhas brancas na beira do penhasco, Santorini é uma ilha vulcânica e o mais famoso cartão postal da ilha – a vila de Oia – nasceu no topo da cratera deste vulcão inativo. E a localização estratégica da vila, faz com que ela ofereça o mais famoso pôr do sol da Grécia.
Leia mais:
Todos os artigos sobre a Grécia
Eu publiquei um vídeo no canal do Vou na Janela no YouTube com o meu roteiro em Santorini. Recomendo assistir!
Quando visitar Santorini
Eu estive em Santorini no mês de novembro, na baixa temporada, que corresponde ao outono e inverno no hemisfério norte. E foi ótimo pois a ilha estava mais vazia, sem as enormes multidões que lotam Santorini durante o verão e os preços ligeiramente melhores.
A temperatura estava excelente, com média de 25 graus e fazendo até um calorzinho. Definitivamente, é a melhor época para visitar a ilha, especialmente se você é como eu que não gosta de multidões.
Entretanto, é na alta temporada (abril a outubro) o período mais apreciado por conta do calor, especialmente para quem quer aproveitar o mar da ilha. Contudo, tenha em mente que os preços estarão mais elevados e a ilha abarrotada.

Como chegar em Santorini
Saindo de Atenas, a maneira mais rápida e prática de chegar em Santorini é de avião. O Aeroporto Internacional de Atenas oferece diversos voos diários para a ilha, especialmente entre os meses de abril e outubro, durante a alta temporada. O voo tem duração aproximada de 50 minutos. Companhias como Aegean, Sky Express, Volotea e Ryanair operam a rota. Na ocasião, eu voei ida e volta com a Sky Express saindo de Atenas e também tem vídeo lá no canal onde eu mostro como é a viagem. Como é um destino bastante procurado, eu recomendo comprar as passagens com antecedência de pelo menos 3 meses, principalmente se você estiver viajando no verão europeu.

Também é possível viajar de Atenas para Santorini de ferry. As embarcações saem do Porto de Pireu, distante 8 km do centro de Atenas e de fácil acesso por trem.
Existem duas opções principais de ferry:
High-speed ferries (mais rápido) operado pela Seajets e que faz a viagem entre 4 e 5 horas.
Regular ferry (mais lento) operado pela Blue Star Ferries e que faz a viagem entre 7 e 8 horas.

Onde ficar em Santorini: entendendo a ilha
Conforme eu disse anteriormente, Santorini é uma ilha vulcânica. Assim sendo, todos os vilarejos que ficam na borda da cratera, não possuem praias! Tenha isso em mente ao se organizar para visitar a ilha. Entretanto, é justamente nessa parte da ilha que ficam as vilas mais bonitas e podemos dividir Santorini praticamente em duas partes:
Fira
Fira é a capital de Santorini e o centro mais movimentado da ilha. Ela fica na borda do vulcão, mas na parte baixa da cidade é onde está o aeroporto. Suas ruas estreitas estão repletas de lojas, restaurantes, bares e hotéis, além de museus que contam a história fascinante da ilha. É o lugar perfeito para quem busca uma mistura de cultura, vida noturna e cenários impressionantes.
Dicas de hoteis:
Athina Luxury Suites – possui vista para o mar e quartos muito confortáveis.
Daydream Luxury Suites – também tem vista para o mar e ótimo custo.
Central Fira Suites – confortável e muito econômico.
Oia
Oia é o vilarejo mais famoso de Santorini — e provavelmente o mais fotografado da Grécia. Sabe aquela imagem de cartão postal da Grécia? Aquele lugar é Oia. Conhecido pelo pôr do sol mágico, o cenário de Oia é feito de casas brancas empilhadas no penhasco, igrejas de cúpula azul e ruelas que mais parecem labirintos. Apesar de ser bastante turístico, Oia mantém um charme inconfundível, lugar ideal para quem procura romantismo e muita beleza. Aliás, foi o lugar que eu escolhi para me hospedar em Santorini.
Dicas de hoteis:
Alexander’s Suites – quartos charmosos no melhor estilo grego e com vista do mar.
Adorno Oia – muito confortável, com vista para o mar e econômico.
Marizan Caves & Villas – foi onde eu fiquei, é um hotel espetacular!
O que fazer em Santorini
Se aventurar pelas ruazinhas de Oia
O mais bacana é se aventurar pelas ruazinhas e vielas, descobrindo a cada degrau, a cada curva, um cantinho novo e charmoso. Apreciar a vista lindíssima das casinhas brancas que parecem desafiar a gravidade nos íngremes penhascos na beira da cratera do vulcão.

Oia tem ótimos restaurantes, bares e cafés. Mas não espere encontrar opções baratinhas. Santorini foi um dos lugares mais caros que eu já pisei. Onde uma simples omelete para o café da manhã pode custar 15 euros. Ou uma cerveja long-neck custa de 6 a 8 euros. Um almoço custa em média 30 euros o prato. É o preço que se paga por estar em um dos lugares mais cobiçados e exclusivos do mundo.



Pôr do sol em Santorini
No fim do dia todos seguem em direção ao Castelo de Oia ou Castelo de St. Nicholas é o lugar mais popular para assistir ao pôr do sol mais famoso da Grécia. As ruínas do antigo castelo é o ponto que oferece a melhor vista do pôr do sol de Santorini, é a cereja do bolo.

Mesmo na baixa temporada, o lugar fica cheio de turistas procurando sempre o melhor ângulo para curtir o fim do dia em Santorini. Mas se você quiser fugir da multidão, especialmente na alta temporada, pode assistir ao pôr do sol em um dos vários restaurantes da vila. Definitivamente, pôr do sol não pode ficar de fora da sua lista com o que fazer em Santorini. Aliás, eu ví todos os dias.





Descer pelas escadarias da cratera até o mar
Conforme eu pontuei acima, Oia não tem praia, mas você pode descer pelas escadarias da cratera até Armeni, uma pequena vila de pescadores junto ao mar. Na alta temporada alguns burrinhos são oferecidos para levar e trazer os turistas, mas acho isso muito cruel! De qualquer forma, a vila é um charme e você pode tomar banho de mar. Já em Fira tem um teleférico para fazer a descida.



As praias de Santorini
Em Santorini você vai encontrar algumas praias únicas, como a Red Beach, famosa pelos penhascos vermelhos que cercam a faixa de areia. Perissa e Perivolos, com longas faixas de areia preta e ótimos bares de praia. Kamari, uma praia bem organizada com restaurantes e clubes.
Fazer um passeio de barco pela caldeira
Os passeios de barco são uma maneira incrível de ver Santorini de outro ângulo. Muitas excursões incluem visitas às ilhas de lava, como Nea Kameni (onde é possível caminhar até a cratera ativa) e Palea Kameni (com fontes termais).
Aliás, é um passeio barato, menos de 20 euros na baixa temporada e que oferece vistas sensacionais da ilha. Você pode reservar os passeios aqui. Certamente, esse passeio não pode ficar de fora da sua lista com o que fazer em Santorini.

Visitar vinícolas locais
Santorini é famosa por seus vinhos únicos, como o branco Assyrtiko. O solo vulcânico dá às uvas um sabor mineral especial. Faça um tour pelas vinícolas e aproveite para degustar vinhos com vistas espetaculares para a caldeira. Você pode reservar o passeio que percorre três das melhores vinícolas da ilha aqui. Os passeios incluem degustação!
***
Santorini é uma ilha para ser vivida com todos os sentidos: as cores do pôr do sol, o sabor dos vinhos, o som do mar batendo nas falésias e a sensação de caminhar por vielas que parecem ter parado no tempo. Cada atividade revela um pouco mais da beleza única deste lugar apaixonante, um dos lugares mais especiais que eu já estive. Espero que esse artigo com o que fazer em Santorini tenha te ajudado.