Luxemburgo

O tram de Luxemburgo

De acordo com a Revista Forbes e com dados do FMI, Luxemburgo é hoje o país mais rico do mundo per capita em 2025. Na frente de países como Singapura, Qatar, Noruega, Suíça e Estados Unidos. Mas como esse pequeno país chegou até aqui? Por que Luxemburgo é o país mais rico do mundo? Vem comigo entender!

***

Luxemburgo tem uma história muito interessante, marcada por guerras, conquistas e um incrível desenvolvimento até se tornar um dos países mais prósperos da Europa.

Neste post você vai encontrar:
As bases históricas de Luxemburgo
Por que Luxemburgo é tão rico?
De onde vem a riqueza de Luxemburgo?
Como ganhar dinheiro em Luxemburgo?

A história do grão ducado começa oficialmente no ano de 963, quando o conde Siegfried adquiriu um pequeno castelo chamado Lucilinburhuc (que significa “pequeno castelo”), localizado em uma posição estratégica entre grandes reinos europeus. Esse castelo foi o embrião do que viria a se tornar a cidade e o país de Luxemburgo.

As bases históricas de Luxemburgo

Ao longo dos séculos, o território passou por diversas mãos. Sendo governado por burgúndios, espanhóis, austríacos, franceses e prussianos. Durante esse período, o país se fortaleceu como uma fortaleza militar, com muralhas e estruturas defensivas impressionantes. Que a gente pode visitar até hoje.

Em 1815, após as Guerras Napoleônicas, Luxemburgo foi elevado a Grão-Ducado no Congresso de Viena, mas ficou sob controle da Holanda e da Prússia. Foi só em 1867 que o país conseguiu sua independência plena com o Tratado de Londres.

Durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Luxemburgo foi invadido pela Alemanha. Na Segunda Guerra Mundial, o país foi totalmente ocupado pelos nazistas e anexado ao Terceiro Reich. A família real e o governo fugiram para o exílio, e muitos luxemburgueses resistiram à ocupação nazista. 

Luxemburgo é o país mais rico do mundo
Clima bucólico no país mais rico do mundo

Após 1945, Luxemburgo cresceu economicamente e participou da fundação de várias organizações que dariam origem à União Europeia. Hoje, Luxemburgo é um centro financeiro global, tem uma das melhores qualidades de vida do mundo e abriga diversas instituições europeias, incluindo o Tribunal de Justiça da União Europeia.

E porque eu estou contando para vocês um pouco da história? É que através dela, podemos compreender as bases que ajudaram a colocar Luxemburgo onde ele está hoje. Nenhum país se torna tão próspero da noite para o dia.

Por que Luxemburgo é tão rico?

Ele é um dos menores países da Europa, mas sua importância econômica e estratégica é gigantesca. Localizado no coração do continente, o país faz fronteira com Bélgica, França e Alemanha, o que lhe confere uma posição privilegiada para negócios e logística.

O país possui uma área de 2.586 km², sendo um dos menores países do mundo. Sua capital, Cidade de Luxemburgo, é um importante centro financeiro global e uma das capitais sede da União Europeia.

Atualmente, Luxemburgo tem cerca de 660 mil habitantes (dados de 2024). O país possui uma das maiores taxas de imigração da Europa, com quase 50% da população sendo estrangeira, incluindo portugueses, franceses, alemães e italianos.

Em Luxemburgo existem oficialmente três idiomas, o luxemburguês, que é o idioma nacional. O francês que é usado no governo e na legislação e o alemão que é usado na mídia e na educação. Na escola, as crianças aprendem estes três idiomas desde cedo e as aulas são dadas em alemão.

Além disso, o inglês também é bastante falado e para surpresa de muitos, o português! Já que cerca de 14% da população do país é de migrantes portugueses que vieram para Luxemburgo atrás de uma melhor qualidade de vida. E esse bolo, coloque também os brasileiros, que somam aproximadamente 4 mil cidadãos aqui. Por isso, não é difícil encontrar restaurantes portugueses ou brasileiros aqui em Luxemburgo.

Luxemburgo tem um dos maiores PIBs per capita do mundo, ultrapassando os US$ 130 mil. Seu setor financeiro é um dos mais importantes do planeta, abrigando mais de 120 bancos internacionais e grandes fundos de investimento. Outros setores que impulsionam a economia incluem tecnologia, logística e a crescente indústria espacial.

Luxemburgo é o país mais rico do mundo
Por que Luxemburgo é o país mais rico da Europa?

De onde vem a riqueza de Luxemburgo?

Luxemburgo é considerado um dos países mais ricos do mundo por uma combinação de fatores históricos, econômicos e políticos. Aqui estão as principais razões:

Setor Financeiro Forte e Estável

Luxemburgo é um dos maiores centros financeiros da Europa. O país oferece estabilidade política, regras fiscais favoráveis e regulamentações eficientes, o que atrai bancos internacionais (mais de 120 instituições bancárias), gestoras de fundos de investimento (é o 2º maior centro do mundo, depois dos EUA) e empresas de seguros e fintechs.

Regime Fiscal Atraente

O país tem uma política tributária flexível e eficiente com baixa tributação para empresas, incentivos fiscais para holdings e multinacionais e estrutura legal que facilita investimentos internacionais. E tudo isso atraiu gigantes como Amazon, PayPal, ArcelorMittal e Skype, que têm ou já tiveram sedes europeias ou operacionais em Luxemburgo.

Economia Globalizada e Diversificada

Apesar de seu pequeno território, Luxemburgo tem uma economia altamente conectada com o resto da Europa e do mundo com grande volume de exportações (especialmente serviços e produtos de aço). Trabalha fortemente na atração de investimentos estrangeiros diretos e possui um papel estratégico dentro da União Europeia, com várias instituições da UE sediadas no país.

Estabilidade Política e Jurídica

Luxemburgo tem uma monarquia constitucional estável, com forte respeito às leis e às instituições. Isso oferece segurança para investidores e empresas.

Como ganhar dinheiro em Luxemburgo?

E se recordam que eu disse lá atrás que 14% da população daqui é de portugueses? Isso representa quase 95.000 pessoas. E o que atrai tantos portugueses? Simples! Luxemburgo tem o maior salário mínimo de toda a Europa.

De acordo com a EuroStat, em 2025 o salário mínimo de Luxemburgo é de 2.637,00 euros! Enquanto o salário em Portugal é de 870 euros. Obviamente que Luxemburgo é um país mais caro que Portugal, mas para muitos compensa mais viver aqui, do que em Portugal.

Mas em uma das mãos você tem o salário mais alto da Europa e por outro lado, Portugal, que tem uma dos salários mais baixos da Europa.

E vocês, já pensaram em se mudar para Luxemburgo? O salário mais alto da Europa, um dos melhores sistemas de saúde do continente, praticamente sem criminalidade, transporte público gratuito… Acho que talvez eu me mude para Luxemburgo.

2 thoughts on “Por que Luxemburgo é o país mais rico do mundo?

  1. Fabrício, saudações.
    Ajuda-me, estou a procura de financiamento ou parceria para negócio de agricultura em Moçambique, província de Nampula, distrito de Malema.
    Se puderes conseguir algo nessas bandas europeias.

  2. Sou Emanuel tenho 42 Anos, tenho 3 filhos sou portador de deficiência física, estou a fazer o 5 ano de engenharia Informática na faculdade independente do Lubango ISPI localizado no Cristo Rei HUILA. Preciso uma oportunidade de viver e trabalhar em Luxemburgo. Como posso fazer para imigrar. Preciso de ajuda. Obgdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.