Onde vou fazer a imigração na Europa

Oi Fabricio, tudo bem? Vou fazer a minha primeira viagem para a Europa, onde vou fazer a imigração?” – Essa é uma das perguntas que eu mais recebo aqui no Vou na Janela. Só para vocês terem uma ideia de como essa dúvida é comum, o post onde eu dou dicas de como passar pela imigração sem medo tem centenas de perguntas com pouco tempo de vida. Por isso, resolvi fazer esse novo post para você que ainda tem dúvidas sobre onde fazer a imigração na Europa.

Mas vamos por partes, ok? Antes preciso explicar algumas coisas. Primeiro eu recomendo ler os posts abaixo, pois neles eu dou dicas de documentação, como ficar na Europa por mais de 90 dias e uma pasta com todos os posts sobre as imigrações que eu já passei no mundo inteiro.

Dicas para passar pela imigração na Europa sem medo
Como ficar mais de 90 dias na Europa sem ser deportado
Todos os posts sobre imigração


Onde vou fazer a imigração na Europa


A primeira coisa que você precisa saber é que brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa, independente do país.

Dentro da Europa existe um conjunto de 27 países que formam a União Europeia, já considerando o anúncio recente de saída do Reino Unido. Dentro da Europa existe o Acordo Schengen, que permite que com apenas um visto de entrada, o visitante possa transitar por todos aqueles 27 países sem passar novamente pela imigração por até 90 dias a cada 6 meses. Os países são estes do mapa abaixo.

Países que fazem parte

Na prática, significa que você vai passar pela imigração na Europa continental apenas no seu país de chegada, a partir dali, a entrada nos demais países do Acordo Schengen é considerada uma viagem doméstica. Exceto no Reino Unido e Irlanda, pois eles não fazem parte do Acordo Schengen, chegando lá, é um novo procedimento de imigração.


Alguns exemplos práticos


Aqui eu vou colocar alguns exemplos práticos de acordo com a companhia aérea que você irá voar.

Air France ou Joon

Voando do Brasil para a Europa com a Air France ou Joon, você vai chegar em Paris (Aeroporto Charles de Gaulle), onde fica o hub da companhia aérea francesa. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Paris. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.

 


Aigle Azur

Voando do Brasil para a Europa com a Aigle Azur, você vai chegar em Paris (Aeroporto Orly). Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Paris. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão. Os voos dentro da Europa são operados pela TAP ou Aigle Azur.


Alitalia

Voando do Brasil para a Europa com a Alitalia, você vai chegar em Roma, onde fica o hub da companhia. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Roma. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, como o Reino Unido, por exemplo, você fará apenas a conexão.

Veja aqui como é voar com a Alitalia


Azul

Voando do Brasil para a Europa com a Azul, você vai chegar em Lisboa. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Lisboa. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão. Os voos dentro da Europa são operados pela TAP ou Aigle Azur.

Veja aqui como é voar com a Azul


British Airways

Voando do Brasil para a Europa com a British, você vai chegar em Londres (Aeroporto de Heathrow), onde fica o hub da companhia aérea britânica. Se o seu destino é o Reino Unido, a sua imigração vai ser ali mesmo. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração não será em Londres, mas na primeira cidade da Europa Continental que você parar. Exemplo: voando de São Paulo para Paris com a British, a sua imigração vai ser em Paris. Londres é apenas conexão pois eles não fazem parte do Acordo Schengen. Você só faria a imigração em Londres caso você queira sair do aeroporto.


Edelweiss

Voando do Brasil para a Europa com a Edelweiss (grupo Lufthansa), você vai chegar em Zurique, onde fica o hub deles. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Zurique. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.


Iberia, Air Europa ou Air China

Voando do Brasil para a Europa com uma das empresas listadas acima, você vai chegar em Madrid. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Madri. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão. Caso você não saiba, a Air China opera um serviço ligando São Paulo a Pequim com escala em Madri, por isso é bem comum as pessoas voarem para a Europa com a Air China que sempre tem preços bons.


KLM

Voando do Brasil para a Europa com a KLM, você vai chegar em Amsterdã. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Amsterdã. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão. Está vendo como essa regra não muda?

Veja aqui como é voar com a KLM


Latam Airlines

Voando do Brasil para a Europa com a Latam, se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será na primeira cidade que você chegar (Lisboa, Madri, Barcelona, Paris, Roma, Milão ou Frankfurt). Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, mas você está voando com a Latam no voo de Londres, a sua imigração será na primeira cidade que você chegar da Europa Continental que você chegar. Os voos dentro da Europa são operados pelas parceiras da Latam e companhias aérea da aliança One World.

Veja aqui como é voar com a Latam Airlines


Lufthansa

Voando do Brasil para a Europa com a Lufthansa, você vai chegar em Frankfurt, já que a companhia cancelou a rota do Brasil para Munique. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Frankfurt. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.


Qatar ou Emirates

Voando do Brasil para a Europa com uma dessas duas empresas você fará apenas a conexão em seus hubs (Doha ou Dubai), a menos que você queira sair do aeroporto, claro. A sua imigração será na primeira cidade européia que você chegar. Exemplo: voando de São Paulo para Lisboa, a sua imigração vai ser em Lisboa. Ou voando de São Paulo para Berlim, a sua imigração vai ser em Berlim.

Veja aqui como é voar com a Qatar Airways
Veja aqui como é voar com a Emirates


Royal Air Maroc

Voando do Brasil para a Europa com a Royal Air Maroc, você vai chegar primeiro em Casablanca no Marrocos, onde fica o hub deles. No Marrocos você fará apenas a conexão, a menos que você queira sair do aeroporto, claro. A sua imigração será na primeira cidade européia que você chegar. Exemplo: voando de São Paulo para Londres com a RAM, a sua imigração vai ser em Londres. Ou voando de São Paulo para Paris com a RAM, a sua imigração vai ser em Paris. Muita gente acha que tem que fazer imigração no Marrocos, não gente, não tem nada disso.


Swiss

Voando do Brasil para a Europa com a Swiss, você vai chegar em Zurique, onde fica o hub da companhia aérea suíça. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Zurique. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.


TAP Air Portugal

Voando do Brasil para a Europa com a Tap, você vai chegar em Lisboa ou no Porto, onde ficam os hubs da companhia aérea portuguesa e que são cidades que tem voos diretos do Brasil. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em uma dessas duas cidades. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.

Veja aqui como é voar com a TAP Air Portugal


Turkish Airlines

Voando do Brasil para a Europa com a Turkish, você vai chegar em Istambul. Se o seu destino é a Turquia, a sua imigração vai ser ali mesmo. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será na primeira cidade da Europa Continental que você parar. Exemplo: voando de São Paulo para Madri com a Turkish, a sua imigração vai ser em Madri. Você só faria a imigração em Istambul caso você queira sair do aeroporto.

Veja aqui como é voar com a Turkish Airlines

 

***

Bom, pessoal, coloquei aqui as principais companhias que os brasileiros usam para chegar a Europa e espero ter sanado todas as suas dúvidas. Caso tenham ainda alguma dúvida perdida, eu sempre vou responder aqui nos comentários.

Imagem de capa: Erik Odiin, Unsplash


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

26 thoughts on “Onde vou fazer a imigração na Europa? Tirando as suas dúvidas

  1. Boa tarde, Fabrício.
    Tenho uma dúvida.
    Vou passar 2 semanas em Paris em maio. Porém, no meio da viagem vou tirar 3 dias para conhecer Roma (vou pra Roma lá pelo quinto dia de viagem e volto pra Paris no oitavo dia da viagem pra passar mais 1 semana em Paris). O vôo é direto de Paris para Roma. A dúvida é: vou ter que passar na imigração quando chegar em Roma e depois passar novamente na imigração quando voltar a Paris? Ou será considerado um “vôo doméstico” como você falou, sem imigração?

    1. Oi Roberto, tudo bem? Obrigado pela mensagem. Conforme está no post, a imigração na Europa continental acontece apenas uma vez, a locomoção entre os países é considerado voo doméstico.

      1. Vou pra Europa Portugal mas minha conexão será em Londres ,posso ficar aguardando na sala de embarque mesmo ? Só pegarei minha mala em Portugal?

  2. Boa tarde Fabrício, minha dúvida é a seguinte:
    A questão da ida ficou bem clara no seu post, o que tenho dúvidas é como é feito o procedimento de imigração na volta para o Brasil.
    Estarei voltando para o Brasil da França (Orly), com escala em Madrid (Barajas), e queria saber se o procedimento de saída é feito na França, e em Madrid faria só escala normal, ou se o procedimento é feito em Madrid, ou seja, eu teria que pegar as malas em Madrid e despachar novamente.
    Desde já agradeço a ajuda.

    1. Oi Danilo, a imigração de saída é no último aeroporto (no seu caso, Madri). Se a sua reserva estiver no mesmo código localizador (o que parece ser), a sua mala segue direto para o Brasil, não precisa retirar em Madri.

  3. Ola Fabricio, Boa Tarde

    Meu namorado foi visitar uns amigos que moram em Portugal essa semana, fez toda documentação certinha, passaporte, passagem de ida e volta, seguro viagem, tudo. Porem chegando em Lisboa na imigração, nao deixaram ele entrar, pq eles estavam alegando que ele iria pra morar, ficou no aeroporto o dia todo, e no fim da tarde mandaram ele embora pra Brasil de volta, eles deram um visto no passaporte dele, mais ele nao foi deportado, só nao autorizaram a entrada… Minha duvida é, queremos muito ir pra la , sera que se formos juntos agora daqui uns 2 meses, vai ter problema ? Esse visto no passaporte vai dificultar a nossa entrada de novo??
    Muito Obrigada

    1. Oi Naiara, tudo bem? Olha, problemas a gente sempre pode ter independente de qualquer coisa, mas ser deportado é muito pior do que ter uma entrada negada. Então, a situação poderia ser pior. Minha dica é levar o máximo de comprovantes de retorno ao Brasil como passagem de volta, seguro viagem, comprovante de reserva de hotel, dinheiro + cartões de crédito, comprovante de vínculo com o Brasil (que pode ser uma carta do seu empregador). Ou seja, não dar margem para eles duvidarem de vocês. Abraços!

  4. ola fabricio queria saber se o marrocos e tranquilo para fazer imigraçao se eles sao chatos… qual pais e melhor pra fazer imigraçao

  5. Boa noite, Fabrício. Estou com uma dúvida a respeito de minha volta ao Brasil. Comprei uma passagem de Madri a São Paulo com conexão em Roma. Onde faço a imigração? Em Madri ou em Roma? Muito obrigada!

  6. Olá Fabrício. Boa noite.

    Vou viajar do Brasil pela Air France para Barcelona com conexão em Paris. Minha imigração será em Paris? Quanto tempo no mínimo deverá ser a conexão até o próximo voo se a imigração for em Paris? A carta convite deverá ser feita em qual idioma?

  7. Bom dia Fabrício, tdo bem? Pretendo ir para Portugal de férias. Minha passagem será São Paulo/ Londres. Londres/Madri pela British. Madri/Porto pela Iberia. Onde será a imigração?

      1. Uma dúvida… meu namorado é Português mas não mora em Portugal a muitos anos (USA). estará em Portugal me esperando e ficarei hospedada em um apartamento dele. O que devo levar pra comprovar que ele estará me esperando pelas férias? Posso levar dólares ( estive nos EUA no último Natal) para comprovações ao invés de euro? Muitíssimo obrigada!

        1. Pode levar dólar sim e leve também uma carta convite dele, dizendo que você se hospedar com ele. A carta precisa estar em inglês ou no idioma do local da imigração. Sendo Madri, a carta precisa estar em inglês ou espanhol.

          1. Oi Fabrício! Boa noite!
            Vou de São Paulo a Amsterdã com conexão em Frankfurt , aonde será a imigração?
            Na volta vou sair de Londres pra São Paulo com conexão em Frankfurt. Tenho q fazer imigração em Frankfurt também?

          2. Em Frankfurt. Na volta a imigração será em Londres. Mas como vc vai de Amsterdam para Londres (pelo que eu entendi), você também fará a imigração em Londres.

  8. Olá Fabricio Tenho uma grande dúvida ,na verdade são duas .1ª Vou chegar de Latam em Londres e faço imigraçãoe depois, vou sair de Londres e ir para Perugia (Italia ). Tenho que fazer nova imigração? 2ª Minha volta ao Brasil será de Bolonha (Itália) com conexão em Londres Tenho que passar pela imigração em Londres?Estou super confusa com todo esse procedimento.Pode me auxiliar?

    1. Oi! Vamos lá: 1) Não, você não fará imigração em Londres, só na Itália. 2) Sua imigração de saída da Europa será na Itália, Londres é só conexão.

  9. Oie Fábricio, boa tarde.

    Estarei indo para Londres no fim de setembro/2022 para passar duas semanas por lá. Após, pretendo visitar por ordem: Amsterdã ou Espanha, Paris (e fico dois dias em cada país), e por fim, vou à Portugal visitar um amigo, (o qual devo passar, no máximo, uma ou duas semanas em sua casa) e logo após, ir embora de Portugal, para o Brasil.

    As pergunta são: Precisarei passar novamente pela imigração após sair de Londres?(já que este não faz parte do acordo de Schengen). E indo para os países que listei acima, preciso levar reservas de hotel/Airbnb e carta convite (no caso de Portugal), e comprovar passagens de volta ao Brasil? Ou saindo de Londres, não pedem nada disso?

    1. Oi Julianne, tudo bem? Ao sair do Reino Unido e entrar na Europa continental você precisará fazer a imigração no país de entrada. Depois, a viagem segue como se fosse “doméstica” até a sua saída em Portugal com destino o Brasil. E sim, vai ter que comprovar hospedagem e passagem de volta ao Brasil no país onde você fizer a sua imigração, Amsterdam ou na Espanha como você colocou. Alguns agentes de imigração podem pedir comprovação financeira também, que você comprova com dinheiro e cartões de crédito internacional. Seguro viagem também é obrigatório.

      1. Olá. Vou ir do Brasil para Luxemburgo com ESCALA em Lisboa (não é conexão, escala de 3h). A imigração será feita em Lisboa ou no país destino final? Pelo que eu li, em escala não descemos do avião. Grata pelo retorno.

        1. Oi Aline, seu voo vai ser conexão sim e com troca de avião. Não é escala. Os voos da TAP para LUX são operados com aviões pequenos, diferente do A330 que você voará do Brasil até Portugal. Sim, sua imigração será em Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.