Dubai, Miami ou Singapura? Não é a Cidade do Panamá. A metrópole que é o epicentro da economia, cultura e história do país, e um dos destinos mais fascinantes da América Central. Neste artigo eu compartilho com vocês todas as minhas dicas sobre o que fazer na Cidade do Panamá em uma conexão ou até mesmo em um roteiro de 2 dias.

***

Com mais de 1,5 milhão de habitantes, a Cidade do Panamá é conhecida por seu skyline impressionante repleto de arranha-céus modernos ao lado do seu lindíssimo centro histórico e claro, o icônico Canal do Panamá.

Contudo, não se engane, já que por trás dessa modernidade, existe uma história que remonta mais de 500 anos. Fundada em 1519, a Cidade do Panamá foi a primeira cidade construída fundada por europeus na costa do Oceano Pacífico nas Américas.  

Leia mais:
Conexão e imigração no Panamá: conheça todas as regras
Como visitar o Canal do Panamá

Aliás, recomendo assistir ao meu vídeo com o que fazer na Cidade do Panamá:

As origens históricas da Cidade do Panamá

Conectando as américas e dois oceanos, a Cidade do Panamá tem uma história rica que reflete sua importância estratégica no mundo. Fundada em 15 de agosto de 1519 pelo conquistador espanhol Pedro Arias Dávila, tornou-se rapidamente um ponto vital para o transporte de riquezas (como ouro e prata) das colônias sul-americanas rumo à Espanha.

A primeira cidade construída, hoje chamada de Panamá Viejo, foi atacada em 1671 pelo corsário galês Henry Morgan. Vendo que não conseguiram resistir ao ataque, os espanhóis incendiaram a cidade antes da invasão. Contudo, a cidade foi reconstruída em um novo local, cerca de 8 km a oeste, em uma área fortificada chamada hoje de Casco Antiguo (ou Casco Viejo), considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.

O que fazer na Cidade do Panamá
Centro histórico da Cidade do Panamá

Como chegar na Cidade do Panamá

Saindo do Brasil, a maneira mais prática é voando direto com a Copa Airlines, que possui voos diretos saindo de várias cidades brasileiras para o Aeroporto de Tocumén que atende a Cidade do Panamá. Entretanto, muitas pessoas que passam pela Cidade do Panamá estão em conexão com a Copa a caminho de outro destino internacional nas Américas.

Para ir do aeroporto até o centro da cidade, recomendo usar carros de aplicativo como Uber, já que custam a metade do preço de um táxi comum que pode chegar aos 50 USD. Sim, o Panamá é um país caro. Eu paguei 22 USD de Uber do aeroporto até o meu hotel, uma viagem de cerca de 35 minutos.

Aliás, o metrô da Cidade do Panamá já chega ao aeroporto através da Linha 2 (verde) e a viagem custa em média 1 USD, já que a cobrança é feita por trecho percorrido.

Aeroporto da Cidade do Panamá
A moderna Cidade do Panamá

Onde se hospedar na Cidade do Panamá

A Cidade do Panamá possui duas zonas hoteleiras principais. Uma está localizada no Distrito Financeiro e conta com hotéis modernos e com preços muito bons. A outra região hoteleira fica no centro histórico, chamado de Casco Viejo.

Dicas de hotéis no distrito financeiro:

Tryp by Wyndham Panama Centro
Hotel bem localizado, confortável e com excelente custo benefício. Ele não fica na faixa costeira, mas tem fácil acesso aos pontos turísticos e ao aeroporto.

Intercontinental Miramar Panama
Foi onde eu me hospedei, ele fica de frente para o mar e possui uma vista incrível da cidade. É só atravessar a avenida costeira e caminhar pelo calçadão a beira mar. Dá para chegar a pé facilmente até o centro histórico.

Plaza Paitilla Inn
Este hotel possui a melhor vista de todos os hotéis da Cidade do Panamá. Aliás, ele tem um dos melhores custos-benefício da cidade. Estamos falando de um hotel 4 estrelas, mas com todo conforto que um hotel de categoria superior pode entregar.

Hotel Ojos Del Rio
Hotel excelente para quem busca conforto com muita economia. Trata-se do melhor preço do distrito financeiro sem cair em uma furada.

MARINN PLACE Financial District
Ótimo hotel, com preço muito bom e localizado em frente a uma estação de metrô. Ideal para quem busca economia sem abrir mão do conforto e de boa localização.

Dicas de hotéis no centro histórico:

Sofitel Legend Casco Viejo
Simplesmente o melhor hotel da cidade, você estará hospedado no meio de um dos mais importantes cartões postais do país, o Casco Viejo da Cidade do Panamá. Tudo bem que trata-se de um hotel mais caro, mas não é proibitivo.

Central Hotel Panama Casco Viejo
Localizado em um casarão histórico, este hotel é um dos mais confortáveis e bonitos do centro histórico. Possui um café da manhã perfeito e ótimo custo-benefício.

Hotel San Felipe
Mais um hotel localizado em um casarão histórico, mas com interior completamente renovado com tudo novinho. E ainda tem o melhor preço do centro histórico e de bônus, um rooftop com uma vista incrível da cidade.

Hotel La Compania
Aquele tipo de hotel que não tem como errar, com quartos muito confortáveis, café da manhã da realeza e localização impecável.

O que fazer na Cidade do Panamá
O centro histórico em primeiro plano e o distrito financeiro ao fundo

O que fazer na Cidade do Panamá em 2 ou 3 dias

Casco viejo

O Casco Viejo é o coração histórico da Cidade do Panamá. Tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, caminhar pelas ruas com piso cerâmico vermelho é como voltar no tempo. Aqui, você encontrará igrejas coloniais, praças charmosas, museus e cafés, além de ótimos bares e restaurantes.

O que fazer na Cidade do Panamá
Patrimônio Mundial pela Unesco

Mais que um ponto turístico, o centro histórico é um símbolo da resistência e da evolução do Panamá, onde o passado e o presente se encontram em perfeita harmonia.

A melhor maneira de conhecer o centro histórico e todas as histórias do Panamá é fazendo um tour guiado, que você pode reservar por este link.

O que fazer na Cidade do Panamá
Casco Viejo
As ruas coloridas do Casco Viejo

Catedral Metropolitana

No coração do centro histórico da Cidade do Panamá encontramos a majestosa Catedral Metropolitana, inegavelmente um dos símbolos mais icônicos da arquitetura colonial na América Latina. Ela foi construída entre 1688 e 1796 sendo um testemunho da fé, da história e da arte que moldaram o Panamá ao longo dos séculos.

Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a catedral combina estilos arquitetônicos que vão do barroco ao neoclássico. Suas duas torres gémeas que brilham sob o sol tropical, enquanto o interior impressiona com altares dourados e vitrais coloridos. 

O que fazer na Cidade do Panamá
Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana sobreviveu a incêndios, terremotos e até ao saque de piratas. Hoje, é um ponto de parada obrigatório para quem visita o Panamá, oferecendo um vislumbre do passado colonial e da rica herança cultural do país. A entrada é gratuita.

Interior da catedral

Museu do Canal

Depois de visitar a Catedral Metropolitana, não deixe de conhecer o Museu do Canal, que como o nome diz, conta a história da construção do Canal do Panamá e também resgata a herança dos povos originários que ocupavam essa região antes da chegada dos espanhóis. A entrada custa 15 USD e pode ser comprada na hora.

Museu do Canal
Ferramentas e equipamentos usados na construção do canal

Praça da França e antiga muralha

Não deixe de conhecer a Praça da França dentro do Casco Viejo, que tem esse nome em homenagem aos franceses que foram os responsáveis pelo começo das obras do Canal do Panamá, o que terminou de forma trágica e eu conto tudo no meu vídeo com o que fazer na Cidade do Panamá.

E nesta praça ficam alguns monumentos em homenagem aos franceses e a embaixada da França. A área é contornada por partes que sobraram da antiga muralha de proteção da cidade. Vale a pena conhecer e não pode ficar de fora do seu roteiro com o que fazer na Cidade do Panamá.

O que fazer na Cidade do Panamá
Plaza de Francia
O que fazer na Cidade do Panamá
Embaixada da França
O que fazer na Cidade do Panamá
Parte da antiga muralha

Calçadão Amador Causeway

A Amador Causeway é uma avenida sobre o mar que conecta a cidade às ilhas Naos, Perico e Flamenco, com uma das vistas mais bonitas da Cidade do Panamá. Essa via foi construída com terra e rochas retiradas da construção do Canal do Panamá.

Caminhe, alugue uma bike – a menos que esteja muito quente, o que é uma constante – ou aproveite os bares e restaurantes com vista para a baía.

E ao longo da Amador Causeway fica o Biomuseu, projetado por Frank Gehry, com exposições que explicam a formação do istmo e sua biodiversidade única.

Na Isla Flamenco fica o enorme Duty Free de Amador, ideal para compras e que tem preços verdadeiramente bons. Aliás, os perfumes estão entre os mais baratos que eu já encontrei. Contudo, você precisará do seu passaporte para fazer as compras.

Em frente ao Duty Free fica a Marina de Flamenco, de onde saem passeios de barco e um dos letreiros coloridos da Cidade do Panamá.

O que fazer na Cidade do Panamá
Amador Causeway

Caminhar pela Cinta Costera

Se você quer ver o contraste entre o antigo e o moderno, a Cinta Costera é o lugar ideal. Essa avenida beira-mar é perfeita para caminhadas, passeios de bicicleta ou simplesmente para relaxar com vista para a baía. 

Cinta Costera (Malecón)

Ela conecta bairros importantes, como o Casco Antiguo e a moderna Punta Paitilla, passando por monumentos como o colorido letreiro “Panamá”. Durante a minha passagem pela Cidade do Panamá, eu fazia este passeio todos os dias pois o meu hotel ficava exatamente em frente.

A parte mais moderna da cidade
O que fazer na Cidade do Panamá
O famoso skyline da Cidade do Panamá

Visitar o Canal do Panamá

Conhecer o Canal do Panamá é um passeio obrigatório para quem visita o país e não poderia ficar de fora do meu roteiro com o que fazer na Cidade do Panamá. 

O Canal do Panamá é uma das obras de engenharia mais importantes e impressionantes do mundo. Ele conecta o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, permitindo que navios de carga, cruzeiros e outras embarcações evitem a longa e perigosa viagem ao redor do Cabo Horn, no extremo sul da América do Sul. Trazendo agilidade e economia para o comércio marítimo mundial.

Durante a minha passagem pelo Panamá, eu fui ver como o canal funciona. Eu contratei um tour particular e custou 67 USD e vocês podem reservar através deste link.

Aliás, existem passeios mais baratos, porém, em grupos maiores. Vocês podem reservar aqui. E tem também passeios mais exclusivos, onde você poderá chegar bem pertinho dos navios e que podem ser reservados aqui.

O que fazer na Cidade do Panamá
Eclusa de Miraflores

Além disso, é preciso comprar a entrada do canal, já que não está inclusa no valor dos passeios. É possível comprar na hora, mas recomendo comprar pela internet já que as filas são enormes e você perderá um tempo precioso. Aliás, comprar online é mais barato! Você pode comprar as entradas aqui.

Navio de bandeira do Reino Unido chegando para fazer a travessia

E a maioria dos passeios incluem um tour por algumas partes da Cidade do Panamá, como a Amador Causeway e o Centro Histórico. Também existe um passeio muito bacana de navegação no canal. Você pode reservar este passeio aqui.

Essas pequenas locomotivas auxiliam na condução dos navios
A altura do prédio da administração corresponde a altura máxima que as embarcações irão atingir durante a travessia

Leia o artigo completo sobre a visita ao Canal do Panamá aqui.

O que fazer na Cidade do Panamá em uma conexão

Se você quer aproveitar uma conexão mais longa na Cidade do Panamá para conhecer um pouco do país, tenho algumas sugestões para você. Contudo, não recomendo deixar o aeroporto caso tenha uma conexão inferior a 6 horas e tenha em mente que o Aeroporto Tocumén fica distante 25 km do centro histórico e por conta do trânsito, a viagem pode levar até 40 minutos.

O que fazer na Cidade do Panamá

Conexão de 6 horas
E até 6 horas de conexão você poderá conhecer um pouco do centro histórico da Cidade do Panamá ou fazer um passeio rápido até o Canal do Panamá.

Conexão de 8 horas
Com 8 horas de parada no Panamá dá para conhecer o centro histórico da Cidade do Panamá e ainda será possível fazer um passeio até o Canal do Panamá e conhecer a Eclusa de Miraflores, a mais clássica de todas.

Conexão de 10 horas
Com 10 horas de conexão você terá tempo para conhecer o centro histórico da Cidade do Panamá, fazer um passeio até o Canal do Panamá, conhecer a Eclusa de Miraflores, visitar a Cinta Costeira e ainda conhecer a Amador Causeway.

Mais passeios na Cidade do Panamá

Powered by GetYourGuide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.