Como funciona a conexão no Panamá com a Copa Airlines

Conexão no Panamá

É muito comum brasileiros fazerem conexão no Panamá a caminho de outro destino internacional voando com a Copa Airlines. O Aeroporto Internacional Tocumen localizado na Cidade do Panamá é o hub de conexão da companhia aérea panamenha. Conhecido como “Hub de las Americas“, vai ser neste aeroporto que você fará a sua conexão quando voar com a Copa.

***

Fazer uma conexão no meio do caminho é uma prática normal em viagens, entretanto passageiros pouco habituados tem dúvidas sobre esse procedimento. Como funciona a conexão no Panamá? Preciso fazer a imigração? Como funciona a imigração? Todas as suas dúvidas serão respondidas neste post.


Como funciona a conexão no Panamá 


Primeiramente, vamos entender que todos os procedimentos de conexão no Panamá são simples. O objetivo é justamente facilitar o trânsito dos passageiros e assim fazer com que a rede da Copa Airlines tenha mais fluidez e menos procedimentos burocráticos. Entretanto, existem pequenas diferenças que eu já vou explicar.

Quando você embarcar no Brasil (ou no país de retorno), você já sairá do check-in com o cartão de embarque do seu voo até o Panamá e do voo seguinte. Por exemplo, digamos que você voará de São Paulo para a Cidade do México. No check-in você receberá o cartão de embarque do voo de São Paulo até o Panamá e o segundo cartão de embarque do voo seguinte, do Panamá até a Cidade do México. Com isso, não será necessário um novo procedimento de check-in.

Conexão no Panamá
Aeroporto Tocumen

Conexão para qualquer destino (menos Estados Unidos)

Se você vai fazer uma conexão no Panamá para qualquer destino da Copa, exceto para os Estados Unidos é muito simples. Basta sair do avião e verificar nos painéis do aeroporto de qual portão o seu voo seguinte sairá. O número do voo vai estar marcado no cartão de embarque.

Não precisa passar por nenhum procedimento de segurança ou imigração. As malas inclusive seguem direto até o seu destino final. Basicamente você sairá de um avião e entrará no outro.


Conexão para os Estados Unidos

Aqui as coisas mudam um pouco, mas também é tudo bem simples. Ao sair do avião, você vai verificar em qual portão seu voo para os Estados Unidos partirá. Ao chegar no portão designado para o seu voo, um novo procedimento de segurança será realizado.

Toda a bagagem de mão é inspecionada pelo raio-x e revistas adicionais podem ser realizadas. Mas fique tranquilo, não é nada diferente do que já fazemos antes de entrar em qualquer aeroporto.

Feito isso, é só entrar no avião. As malas despachadas na origem seguem direto até os Estados Unidos.

Conexão no Panamá
Centro de conexões da Copa Airlines

Conexão no Panamá: vou desembarcar, como é a imigração?

Se você optar por desembarcar no Panamá, seja para aproveitar uma conexão mais longa ou sendo este o seu destino final, precisará fazer os procedimentos de imigração.

Primeiramente, importante dizer que brasileiros não precisam de visto para entrar no Panamá. Mas é necessário que o seu passaporte tenha validade, o Panamá também exige a vacina contra a Febre Amarela e o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela ANVISA. Veja como tomar a vacina e emitir o certificado e também existe a possibilidade de solicitar o certificado pela internet para quem já tomou a vacina.

Ainda no avião, os comissários distribuição dois formulários para os passageiros com destino final no Panamá ou para aqueles que pretendem sair do aeroporto para aproveitar a conexão no Panamá. Um formulário é da imigração e outro da alfândega. As perguntas são as mesmas da maioria dos formulários de imigração.

Ao sair do avião, basta seguir as placas indicando desembarque e imigração. No setor de imigração, a maioria dos balcões são para turistas, o que faz com que o procedimento seja mais rápido.

O atendimento é feito em espanhol ou inglês e as perguntas são sempre as mesmas:  o motivo da viagem, duração, país de origem e profissão. Feito isso, o passaporte é carimbado e pronto.

Se o seu destino final for o Panamá, caso tenha malas despachadas, elas deverão ser retiradas e em seguida passar pela alfândega. Caso você esteja em conexão, as malas despachadas seguem até o seu destino final.

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

33 Comentários

  • Responder março 11, 2021

    Hugo

    Obrigado Fabricio pela informacoes! Vao me ajudar bastante. Sera que uma conexao de 1h17m chegando de Guarulhos e indo para Cancun é suficiente? Nao conehco o tamanho do aeroporto… ja sofri com conexoes curtas.. hehe vc acha que se o primeiro voo atrasar, eles seguram o voo para Cancun, sendo que ambos sao pela Copa? Abraco.

    • mm
      Responder março 12, 2021

      Fabricio Moura

      Oi Hugo! 1h17 é pouco tempo para conexão em GRU. Você estará chegando de onde? Ah, e eles não seguram o avião não. Só se for um grupo grande de pessoas atrasadas, que justifique atrasar o voo para esperar passageiros em conexão.

      • Responder junho 3, 2021

        LUIZ OTAVIO NEIAS POLIDO

        Obrigado Fabrício pelo seu altruísmo !!! Deus te abençoe!

        • Responder setembro 20, 2021

          Vera Lucia Matos

          Por favor me ajudem, qual o tempo que preciso para conexão no Panamá para os Estados Unidos?? Estou saindo do Brasil, faço conexão no Panamá e não conheço o aeroporto, consigo fazer em 50 minutos????

  • Responder julho 23, 2021

    Luciene

    Oi Fabrício!
    também tenho dúvidas sobre a conexão no aeroporto do Panamá.
    minha conexão é de 50 min. Sera que é suficiente para seguir em outro voo para Cancun?

    Desde já, agradeço

    • Responder julho 27, 2021

      Jéssica

      Olá, Fabrício! Tudo bem?
      Estou com uma dúvida em relação a escala no Panamá. Terei que apresentar o certificado internacional de vacinação de febre amarela?

      • mm
        Responder agosto 9, 2021

        Fabricio Moura

        Para conexão não precisa, só se você for desembarcar na Cidade do Panamá

  • Responder julho 23, 2021

    Luciene

    Oi Fabrício!
    também tenho dúvidas sobre a conexão no aeroporto do Panamá.
    minha conexão é de 50 min. Sera que é suficiente para seguir em outro voo para Cancun?

    Desde já, agradeço

    • mm
      Responder julho 24, 2021

      Fabricio Moura

      Na real você não tem 50 minutos, você tem 30 minutos pois os portões fecham 20 minutos antes da decolagem. Foram o tempo perdido para sair de dentro do avião. Em tese, não dá tempo, mas a Copa tem uns minutos de tolerância para passageiros em conexão curta.

  • Responder julho 24, 2021

    Tulio

    Voo vindo do México para GRU com escala no Panamá com troca de avião. Sendo que tempo escala entre pouso e decolagem do avião é de 47 min. Suficiente?

    • mm
      Responder julho 24, 2021

      Fabricio Moura

      Na real você não tem 47 minutos, você tem 27 minutos pois os portões fecham 20 minutos antes da decolagem. Foram o tempo perdido para sair de dentro do avião. Em tese, não dá tempo, mas a Copa tem uns minutos de tolerância para passageiros em conexão curta.

  • Responder agosto 11, 2021

    Adrielle Pupo

    Estou indo para Punta Cana, conexão de 46m no Panamá.
    Estou insegura com esse tempo de conexão, um pessoal do meu grupo foi e disseram que em 20 minutos após o desembarque já estavam dentro do avião. Detalhe, os dois voos são pela Copa, Posso confiar ou seria melhor pedir alteração desse voou?

    • mm
      Responder agosto 12, 2021

      Fabricio Moura

      Adrielle, lembre-se que os portões fecham com 20 minutos de antecedência, então a sua conexão será de 26 minutos e não 46. Se houver 10 minutos de atraso do seu voo, ou atraso para o desembarque, já era!

  • Responder agosto 27, 2021

    Isana Santos Oliveira

    Olá! Minha conexão é de 14h no Panamá, em 17/09/21, para depois seguir para cancun. Durante essa conexão eu preciso passar pela imigração do Panamá? Já sei que devo seguir os protocolos do país de destino, no caso, o do Mèxico. Para o Panamá, falam que tem que ser uma escala de no máximo 12h para n entrar nos critérios de permanência de lá. ma spenso q se eu n precisar passar pela imigração, fico somente esperando em algum lugar.

    • mm
      Responder setembro 1, 2021

      Fabricio Moura

      A informação que a Copa disse foi essa: “O Panamá exige testes negativos de covid-19 para entrada de visitantes internacionais no país. No entanto, o passageiro em trânsito está isento de tal cobrança”. No seu caso, é uma conexão, você não precisa fazer a imigração.

    • Responder setembro 9, 2021

      Diego Chiuratto Pires

      Boa tarde, liguei no consulado deles, e parece que depois de 12 horas você é “obrigado” a sair… Então eu tive que remarcar o meu vôo… Me ferrei pelo tempo de conexão 1 hora entre os vôos porém como disse o Fabrício, se contarmos o tempo que perdemos no desembarque e o fechamento das portas da outra aeronave meu tempo vai cair para uns 15 min… Vai ser na garra… Mas ou eu aceitava isso ou teria que passar 3 dias no Panamá de quarentena (custo é seu) e pagar um novo PCR (custo seu tbm)… Fora o transtorno com a copa

  • Responder agosto 28, 2021

    Gracia P

    Oi Fabricio estou indo para Toronto com conexão no Panamá, tenho que apresentar o PCR Negativo para Covid com no máximo 72 horas?

    • mm
      Responder setembro 1, 2021

      Fabricio Moura

      Atualmente sim, mas recomendo consultar este site da Copa (https://www.copaair.com/pt/web/br/requisitos-de-viagem) pois estas regras estão mudando praticamente todos os dias.

    • Responder setembro 20, 2021

      Vera Lucia Matos

      Por favor me ajudem, qual o tempo que preciso para conexão no Panamá para os Estados Unidos?? Estou saindo do Brasil, faço conexão no Panamá e não conheço o aeroporto, consigo fazer em 50 minutos????

  • Responder agosto 30, 2021

    Danielle Brisola

    Bom dia. Tenho uma viagem Rio de Janeiro – Cartagena, com conexão no Panamá.
    Na ida são 39 min e na volta são 1h38m. Ou seja, ficarei no aeroporto sempre.. Preciso de passaporte?

    • mm
      Responder setembro 1, 2021

      Fabricio Moura

      De acordo com o site da Copa, sim! Você precisa de passaporte para fazer o trânsito no Panamá. E a Colombia exige a vacina da febre amarela + certificado internacional emitido pela Anvisa.

  • Responder agosto 31, 2021

    Rayane Lisboa Dutra

    a sala de embarque funciona 24hr? ou em algum momento ela fecha? meu voo chega no panamá as 06:00 e só sai no dia seguinte as 07:00. Se eu sair do aeroporto vou precisar fazer quarentena de 3 dias. E não posso fazer.

    • mm
      Responder setembro 1, 2021

      Fabricio Moura

      Não, ele funciona das 5h30 até as 21h

  • Responder setembro 14, 2021

    Gislaine Cristina

    Olá Fabrício estou saindo da Colômbia para retorna ao Brasil com escala de 18 h 47m do que Precisó para fazer essa conexão?

  • Responder setembro 14, 2021

    Gislaine Cristina

    Olá fabricó, estou saindo da Colômbia para retorna ao Brasil com conexão no Panamá de 18h 47m do que necessito para fazer essa conexão ?

    • mm
      Responder setembro 14, 2021

      Fabricio Moura

      Pela regra de hoje você só precisa do seus documentos. Para conexões acima de 24h é necessário o desembarque, aí tem todas as regras para entrar no Panamá, o que não é o seu caso. MAS, recomendo consultar a Copa o pois estas regras estão mudando praticamente todos os dias. Já ouvi casos recentes de conexões de 12 horas em que o passageiro teve que desembarcar.

  • Responder setembro 27, 2021

    Carla Barros

    Fabricio vou para Cali COL com escala no Panamá. Tive uma alteração no meu nome, mudei todos meus documentos com exceção do passaporte que não deu tempo. Será que vou ter problema?

    • mm
      Responder setembro 30, 2021

      Fabricio Moura

      Oi Carla, tudo bem? Vai sim! O nome tem que ser exatamente o mesmo.

  • Responder outubro 4, 2021

    BIANCA

    OLA, OU PARA CANCUN AGORA EM NOVEMBRO E TENHO UMA CONEXÃO NO PANAMÁ DE 58M, PRECISO APRESENTAR O TESTDE DE COVID NEGATIVO OU NÃO ?

  • Responder outubro 7, 2021

    Raquel almeida campos

    Você sabe se em uma conexão de 12 horas eu posso retirar minhas bagagens, ou elas vão direto pro destino final? Queria levar uma mala pra um amigo que mora na Cidade do Panamá!

    • mm
      Responder outubro 27, 2021

      Fabricio Moura

      Vão pro destino final

  • Responder outubro 19, 2021

    thales

    olá tudo bem ? estou com uma passagem comprada para o canada e tenho uma escala de 12h no panamá e possível sair do aeroporto ou tem muitas complicações para sair ? e com o covid tenho que apresentar as vacinas e o teste de covid ?

    • mm
      Responder outubro 27, 2021

      Fabricio Moura

      Tem que ver as regras pra entrar no Panamá. Como essas regras mudam praticamente toda semana, é preciso ficar atento. Se nada mudou, é preciso teste RT-PCR negativo pra entrar no país + certificado de vacinação com as duas doses. Dica: fica no aeroporto pra evitar complicações na sua chegada ao Canadá.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.