Parque das Nações

Parque das Nações

Se a referência visual que você tem de Lisboa é dos lindos casarões cobertos de azulejos, das ladeiras inclinadas sendo vencidas...

Se a referência visual que você tem de Lisboa é dos lindos casarões cobertos de azulejos, das ladeiras inclinadas sendo vencidas com bravura pelos elétricos, saiba que existe um outro lado de Lisboa, bem diferente e moderno, o Parque das Nações.

O Parque fica do lado leste da cidade, pertinho do aeroporto e era praticamente uma zona abandonada até a metade dos anos noventa. O Parque das Nações surgiu para abrigar a A EXPO’98 (Exposição Mundial de 1998), que teve como tema “Os oceanos: um património para o futuro” e aconteceu de 22 de maio a 30 de setembro de 1998.

Parque das Nações
Parque das Nações

Passada a exposição, toda a belíssima obra ficou para a cidade e seus visitantes. Lar do Oceanário de Lisboa – o segundo maior do mundo – os pavilhões português e do conhecimento, teleférico, a Torre Vasco da Gama e ao lado a imponente ponte que cruza o Tejo e que também leva o nome do navegador português. O parque também tem uma gigantesca área com jardins, bares e restaurantes na beira do rio.

Lisboa moderna
Lisboa moderna

O que fazer no Parque das Nações


Oceanário de Lisboa

De acordo com o Lonely Planet, ele é o segundo maior do mundo e também funciona como centro de pesquisas. O oceanário português é dividido em quatro partes onde cada uma reproduz uma região do mundo, mas o destaque é o tanque central absurdamente grande.

Tanque central do Oceanário de Lisboa
Tanque central do Oceanário de Lisboa

O Oceanário tem uma área total de 22 mil metros quadrados e mais de 8 milhões de litros de água que além desse tanque maior, preenchem mais de 32 aquários menores espalhados pelo complexo onde vivem cerca de 500 espécies marinhas.

Se vocês acompanham o blog, sabem que eu não custo turismo de exploração animal e acho que lugar de bicho não é no zoológico (nesse caso, oceanário). Tá certo que os animais são bem cuidados (aparentemente), mas diz pra mim se você ia gostar de viver preso em casa sem poder sair?

Tanque central
Tanque central
parque_nacoes_2
Pinguins
Lar das aves marinhas
Lar das aves marinhas

A entrada é tão salgada quanto a água do mar. Adultos pagam 17 euros e crianças de 4 aos 12 anos pagam 11 euros.

Mais informações: www.oceanario.pt


Pavilhão do conhecimento

É tipo uma grande feira de ciência e tecnologia com várias exposições e atividades educacionais e divertidas para as crianças. Algumas exposições são permanentes, mas sempre tem novidades por lá.

A entrada custa 9 euros para adultos, crianças dos 3 aos 6 anos pagam 5 euros e dos 7 aos 17 anos pagam 6 euros.

Mais informações: www.pavconhecimento.pt


Torre Vasco da Gama

É o prédio mais alto de Lisboa, a arquitetura remete às caravelas dos navegadores portugueses, lembra bastante o Burj Al Arab de Dubai. Depois da Expo98 no mirante no alto da torre funcionava um restaurante com vista de 360 graus, hoje na torre funciona um hotel de luxo e só os hóspedes tem acesso.

Mas mesmo assim é um belíssimo prédio e rende fotos lindas.

Torre Vasco da Gama
Torre Vasco da Gama

Teleférico

Do lado da Torre Vasco da Gama fica o Telecabine Lisboa, um teleférico que percorre toda a extensão do Parque das Nações margeando o Rio Tejo.

A vista lá de cima é ótima, pena que a viagem é rápida, mas mesmo assim é um passeio bem bacana.

Telecabine
Telecabine
Teleférico
Teleférico

Ida e volta custa 5,90 para adultos (3,95 só ida) e 3,35 para crianças ( 2 euros só a ida).

Mais informações: www.telecabinelisboa.pt


Ponte Vasco da Gama

Quase no fim do Parque das Nações fica a Ponte Vasco da Gama, que atravessa do Tejo e vai até Montijo. São mais de 12 quilômetros de extensão, é tão comprida que a gente a perde de vista. Na ponte, claro, não tem nada pra fazer, mas quem curte arquitetura vai gostar.

Ponte Vasco da Gama
Ponte Vasco da Gama
Ponte Vasco da Gama
Ponte Vasco da Gama

Como chegar ao Parque das Nações


Dá para chegar até o Parque das Nações de metrô pela linha vermelha (a que vai até o aeroporto) ou de trem, ambos os serviços na Estação Oriente (a melhor opção) ou Moscavide.

Aqui no blog tem um post que explica como usar o transporte público de Lisboa: clique aqui



Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.

Eu acho que a melhor região para ficar em Lisboa é nas proximidades da Avenida Liberdade. Nessa região eu me hospedei no Hotel Dom Carlos Park e no Ever City Center. Ambos são ótimos e com bom café da manhã. Ficam pertinho do centro e com fácil acesso ao metrô e trem.

Não distante dali eu já fiquei também no Ibis Saldanha, pois Ibis não tem muito o que errar né? Falando nessa rede, eu também me hospedei duas vezes no Ibis Jose Malhoa. Tem metrô na porta e fácil acesso ao aeroporto.

E para finalizar, também já me hospedei no Hotel Miraparque, em frente ao Parque Eduardo VII, recomendo muito.

Veja também a minha lista com 10 hostels em Lisboa.


Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal


O que fazer em Lisboa
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Belém: como chegar e o que fazer
Bate volta de 1 dia até Sintra
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.