O que fazer em Lisboa em uma conexão de poucas horas

O que fazer em Lisboa o que fazer em Lisboa em uma conexão Dicas de Portugal

Muitas pessoas me perguntam o que fazer em Lisboa em uma conexão de poucas horas ou até mesmo em apenas 1 dia. É que muitas pessoas com destino a Europa voando com a TAP ou com a Azul costumam fazer um stopover na capital portuguesa antes de seguir viagem. Eu mesmo já fiz uma parada rápida voltando da Alemanha há alguns anos.

Aproveitar uma paradinha em Lisboa para conhecer a cidade é muito prático, pois o Aeroporto Humberto Delgado – ou Aeroporto da Portela como é conhecido – fica dentro da cidade. E o transporte é muito fácil, pois ele é atendido por uma linha do metrô.

Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.

Antes de entrar no roteiro, recomendo ler os posts abaixo:
Como é passar pela imigração em Lisboa e como chegar ao centro de metrô
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa


O que fazer em Lisboa em uma conexão de poucas horas


A minha primeira dica é pegar o metrô e ir direto para o centro da cidade. Desça na região conhecida como Baixa (estação de metro Rossio).

Você estará no coração da cidade, onde fica a belíssima estação do Rossio, a Praça da Figueira e suas oito ruas que partem em paralelo em direção a Praça do Comércio e de onde a gente tem uma vista lindíssima do Rio Tejo, programa excelente para um fim de tarde.

compras em Lisboa onde se hospedar em Lisboa

Rua Augusta

Aproveite para almoçar ou jantar nos ótimos restaurantes da Rua Augusta e suas travessas, lá você vai comer um belo bacalhau e tomar um excelente vinho ou uma cerveja Sagres.

Ali pertinho fica o Elevador da Justa, um lugar excelente para ver a cidade de cima, ou curtir um fim de tarde bem lisboeta.

No lado oposto ao Elevador da Justa fica Alfama e no alto dele o Castelo de São Jorge. Se você tem uma conexão de umas 8 horas em Lisboa, dá para conhecer toda a parte baixa e uma visita rápida ao Castelo de São Jorge.

Santa Justa Imigração em Lisboa

Lisboa vista de cima

Perto dele fica a Catedral da Sé, dá para combinar a visita e recomendo terminar o seu dia aproveitando o lindo visual do Rio Tejo na Praça do Comércio. Recomendo comer o melhor bolinho de bacalhau de Portugal ali do lado, no Museu da Cerveja.


Outra opção


Outro roteiro que você pode fazer em algumas horas em Lisboa é conhecer Belém. O bairro famoso por abrigar a fábrica de pastéis de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o novíssimo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Vindo do aeroporto, eu recomendo pegar o metrô e descer na estação Cais do Sodré. Do lado de fora da estação, na Avenida 24 de Julho tem uma parada de ônibus e de bondes (os eléctricos) e pegue o eléctrico 15E e desça no Largo da Princesa.

Leia mais aqui

Belém

Padrão dos Descobrimentos


De olho na hora


  • Se você tem menos de 6 horas de conexão, nem pense em sair do aeroporto.
  • Em 6 horas de conexão, dá para fazer uma visita rápida a região central e dá tempo de voltar para o aeroporto.
  • Em 8 horas, dá para conhecer o centro e o Castelo de São Jorge.
  • Em 10 horas, dá para conhecer o centro e ainda dá para ir até Belém


Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.

Eu acho que a melhor região para ficar em Lisboa é nas proximidades da Avenida Liberdade. Nessa região eu me hospedei no Hotel Dom Carlos Park e no Ever City Center. Ambos são ótimos e com bom café da manhã. Ficam pertinho do centro e com fácil acesso ao metrô e trem.

Não distante dali eu já fiquei também no Ibis Saldanha, pois Ibis não tem muito o que errar né? Falando nessa rede, eu também me hospedei duas vezes no Ibis Jose Malhoa. Tem metrô na porta e fácil acesso ao aeroporto.

E para finalizar, também já me hospedei no Hotel Miraparque, em frente ao Parque Eduardo VII, recomendo muito.

Veja também a minha lista com 10 hostels em Lisboa.


Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal


O que fazer em Lisboa
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Belém: como chegar e o que fazer
Bate volta de 1 dia até Sintra
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

 


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

26 Comentários

  • Responder maio 15, 2018

    MARCIO VITAL VALENÇA

    Cidade que sou completamente apaixonado. Vale muito a pena conhecer lisboa e seus encantos. Parabéns pela matéria.

    • mm
      Responder maio 15, 2018

      Fabricio Moura

      Sou apaixonado, acabo passando por Lisboa pelo menos 1x por ano. Agosto estarei lá! Obrigado pela mensagem.

  • Responder maio 15, 2018

    Fabia Fuzeti

    Gostei das duas opções de roteiro! Eu amooo Lisboa, e ia achar difícil organizar uma visita de conexão, mas vocês conseguiram propor coisas bem legais. Maravilhosa a foto de capa, parabéns!

    • mm
      Responder maio 15, 2018

      Fabricio Moura

      Obrigado, Fabia! Lisboa é muito apaixonante, merece ficar dias, mas dá para se divertir em algumas horas =)

  • Responder maio 16, 2018

    Analuiza

    oi Fabricio… perfeito para quem tem muitas horas de conexão e quer dar um pulinho na cidade, aproveitando os ares (e doces) portugueses!

    Confesso que quando fiz conexão em Lisboa, almocei num lugar maravilhoso (um bacalahu espetacular) perto do aeroporto e depois fui descansar no hostel. Queria chegar descansada em meu destino final, apesar da vontade imensa de bater perna pela capital portuguesa! rsrs

    • mm
      Responder maio 16, 2018

      Fabricio Moura

      Uma vez eu voltava de Munique, eu desci em Lisboa e corri na Rua Augusta pra comer um bacalhau antes de voltar pro Aeroporto e embarcar pro Brasil. É um lugar irresistível.

  • Responder maio 16, 2018

    Cristina

    Fizemos uma conexão em Lisboa e realmente vale a pena explorar a cidade. Muito bom o aeroporto ser tão próximo. Facilita muito a vida do viajante. O seu post me deixou com vontade de comer “pastel de Belém”, rs. Preciso voltar! Parabéns pela matéria.

    • mm
      Responder maio 16, 2018

      Fabricio Moura

      Nossa, se eu morasse em Lisboa ia pesar 200kgs pq eu amoooo Pastel de Belém hahaha. Obrigado pela mensagem.

  • Responder maio 18, 2018

    Klecia

    Ótimas dicas! Fico sempre de olho nas opções com stopover pela TAP, quem sabe qualquer dia consigo aproveitar essas dicas e enfim conheço Lisboa 💙

    • mm
      Responder maio 18, 2018

      Fabricio Moura

      Obriga Klecia, eu sou apaixonado por Lisboa, já fui umas 8x e volto em agosto hehehe.

  • Responder maio 20, 2018

    Bárbara

    Olá! Irei à Lisboa em Agosto também e gostaria de informações sobre restaurante. Talvez vá sozinha, gostaria de algo que atendesse minha necessidade, queria muito provar do bacalhau, será que consigo algo para uma pessoa?

    • mm
      Responder maio 20, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Bárbara, no centro de Lisboa, região da Rua Augusta tem dezenas de bons restaurantes com mesas na calçada de onde você pode comer um bacalhau dos deuses. Eu sempre faço isso.

  • Responder novembro 1, 2018

    renata stadnicki

    olá. passei um bom tempo procurando passagens em promoção para Lisboa e não achei, dai apareceu uma promoção de Fortaleza para Barcelona com stopover em Lisboa. como eu vou ficar em Lisboa como destino final vc acha q a imigração vai pedir comprovação de hospedagem em Barcelona? e passagem de volta para o Brasil?

    • mm
      Responder novembro 1, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Renata, tudo bem? Na verdade você precisa ficar atenta pois dependendo da regra da companhia aérea, a sua passagem pode ser cancelada se você der no-show em algum trecho. Como você pretende ficar em Lisboa, o não comparecimento ao trecho LIS x BCN ou BCN x LIS cancelaria toda a sua passagem. E também se você tiver mala despachada, esta segue até BCN, você não retira em LIS.

  • Responder março 1, 2019

    João Paulo

    Minha experiência em Lisboa foi muito boa. Vou tentar detalhar um pouco.
    Meu voo procedente de Barcelona chegou em Lisboa numa sexta-feira às 7:50 da manhã (meu voo ao Brasil seria as 16h15).
    Como não tive que esperar mala na esteira, assim que daí do avião corri para o ponto do Aerobus (serviço de ônibus que faz o caminho ao centro).
    São €4 e você pode usar o mesmo ticket para a volta.
    O serviço funciona a cada vinte minutos, logo peguei o das 8h20.
    Cheguei na praça do comércio as 8h45. Achei ótimo, levando em consideração que era um dia normal, com trânsito de pessoas indo trabalhar e levando filhos a escola.
    Como estava preocupado com a volta (deveria estar de volta ao aeroporto 3h antes do voo) achei interessante pegar ônibus Turisco, aquele de dois andares.
    Achei bom, pois além de percorrer boa parte da cidade até a famosa torre de Belém, eu estava muito cansado. Então a “economia” de pernas foi ótima.
    O passeio começou as 9h20 na praça das Figueiras, pertinho da praça do comércio. E retornou ao mesmo ponto as 11h.
    Achei o trânsito da cidade tanto quanto carregado, mas deu pra aproveitar e tirar bastante foto.
    Comprei umas lembrancas no centro, depois almocei num restaurante típico português, mas frequentado por gente local. Chama “o buraco”. Comida boa e vinho bom, tudo a €16.
    Peguei o ônibus de volta às 12h50 e 13h20 estava de volta ao aeroporto.
    Foi tranquilo sem muita correria.
    Abraços

  • Responder julho 29, 2019

    Gisele

    Bom dia! No caso, se o meu voo chega em Lisboa às 9:30 e sai à noite para Londres às 20:00? Teria como fazer o passeio até a torre de Belém?

    • mm
      Responder julho 29, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Gisele, tudo bem? Dá tempo de sobra! Aproveite Belém, você vai amar.

      • Responder outubro 8, 2020

        Cleide

        Ola, vou sair de Maputo a Lisboa e la terei um voo de conexão a Sao Paulo, sou brasileira e nao sairei do aeroporto na hora da conexão, tem que ter seguro viagem mesmo assim?

        • mm
          Responder outubro 9, 2020

          Fabricio Moura

          Oi Cleide, só para conexão não precisa.

  • Responder outubro 13, 2019

    Daniel Oliveira

    Olá me chamo Daniel, tenho uma viagem que faço conexão em Lisboa. Gostaria de algumas dicas pois tenho 4 horas para passeio. Vc indica os táxis do aeroporto? Data da viagem e início de novembro.

    • mm
      Responder outubro 13, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Daniel, se você tem uma conexão de 4 horas, recomendo não sair do aeroporto, pois não dará tempo de ver nada e você ainda pode perder o seu voo.

  • Responder janeiro 15, 2020

    GUILHERME

    Boa tarde Fabricio,

    Veja se pode me ajudar. Terei uma escala em Lisboa de 2:35 hrs. Meu destino final é Oslo. Por isso, queria aproveitar o tempo de escala e já resolver a compra do chip ali mesmo na loja da Vodafone no aeroporto. Porém, pelo que pesquisei, a loja fica fora da área de embarque. Nunca precisei sair assim da área em voos de conexão. Como fazer? Sair normalmente, comprar o chip e voltar para a área usando o passaporte e cartão de embarque? Estou optando comprar o chip em Portugal pela facilidade da língua e também aproveitar melhor o tempo.

    Desde já agradeço a atenção

    • mm
      Responder janeiro 17, 2020

      Fabricio Moura

      Oi Guilherme, tudo bem? Para sair da área fechada é só seguir para a saída, já que você precisa passar pela imigração quando chega em Lisboa (mesmo que não vá ficar em Lisboa). Você só não passaria pela imigração caso seu destino final fosse o Reino Unido e Irlanda. Depois é só voltar para a área fechada onde você vai fazer o controle de segurança e só. Mas fica ligado no tempo pois as filas em Lisboa costumam ser imensas.

  • Responder janeiro 20, 2020

    Guilherme

    Muito obrigado Fabrício.

    Mas só para ficar claro: sairei do avião e passarei pela imigração de qualquer maneira, correto? Devo avaliar assim: saindo da imigração, verificar o tempo que sobrou, pois na volta só precisarei passar somente pela raio x? Basta apresentar o cartão de embarque?

  • Responder agosto 21, 2020

    Lais Carvalho

    Olá Fabricio! Tudo bem? Gostei muito do seu post, muito obrigada!

    No meu caso, eu teria uma conexão em Lisboa das 13h55 às 23h10 (9 horas e 15 minutos no total). Você acha que dá para sair e fazer algo em Lisboa nesse período? Qual o roteiro que sugeriria?

    • mm
      Responder agosto 23, 2020

      Fabricio Moura

      Oi Lais, tudo bem? Dá sim! É tempo suficiente. Faça um passeio pelo centro da cidade, incluindo Alfama e o Castelo de São Jorge. Depois da até para ir até Belém.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.