Quando você começar a pesquisar lugares onde se hospedar em Hong Kong certamente vai ficar com os cabelos em pé! A razão? Os preços. Foi um dos lugares onde eu mais me assustei com os preços, ainda mais em comparação com outros países como a Tailândia e a Indonésia, lugares por onde eu estive nesta mesma viagem.
A verdade é que Hong Kong é uma das cidades mais caras do mundo, por outro lado, a oferta de lugares para se hospedar é grande e o lado bom, é que sempre vai ter uma estação do MTR, o metrô de Hong Kong por perto, o que facilita demais a locomoção.
Nesse post, vou dar algumas dicas de onde se hospedar em Hong Kong, de modo que você consiga fazer todos os passeios da forma mais cômoda e algumas dicas econômicas.
Onde se hospedar em Hong Kong
Primeiramente, a gente precisa entender um pouco da geografia de Hong Kong para falar sobre os melhores pontos de hospedagem.
A gente consegue dividir Hong Kong basicamente em três partes principais: a Ilha de Hong Kong, onde fica o The Peak e os prédios mais importantes; Kowloon, que é a parte continental e de onde a gente tem a famosa vista dos prédios iluminados da cidade e os “Novos Territórios”, a região mais periférica onde a maioria da população mora e que é próxima da divisa com a China continental.
Eu fiz esse mapa mapa que explica melhor a geografia de Hong Kong, dá uma olhada:
Como em todos os lugares, quando mais nobre for a região, mais cara é a hospedagem e isso não se limita a hotéis, os hostels e Airbnb seguem a mesma lógica. Assim, se hospedar na ilha de Hong Kong vai ser consideravelmente mais caro do que se hospedar em Kownloon, por exemplo.
Sabendo que os Novos Territórios são afastados e que a ilha de Hong Kong é bem cara, o melhor lugar para se hospedar em Hong Kong é em Kownloon.
Mas aqui temos uma pegadinha, quanto mais próximo da baía, é mais caro. Os melhores preços – claro, isso depende da demanda e da temporada – a gente encontra na região da estação Jordan do metrô, pouco depois do Parque Kownloon e da Austin Avenue.
É uma espécie de “meio termo” entre a região mais distante e a parte mais nobre de Kowloon. Além de que, dá para visitar várias partes da cidade a pé, economizando alguns bons trocados de transporte.
Além dessa região, fica Mong Kok, também tem boas ofertas de hospedagem, mas você vai depender do metrô para tudo, o que nem é um grande problema, mas eu gosto de caminhar, então, para mim não servia.
Na minha primeira vez em Hong Kong eu me hospedei no Best Western Grand Hotel Tsim Sha Tsui. Um hotel excelente mas que não costuma ser muito barato. Eu tive um pouco de sorte de encontrar uma promoção e escolhendo a opção sem café da manhã, a diária saiu por R$230,00, em se tratando de um hotel quatro estrelas em Hong Kong, foi uma pechincha.
Nesta ocasião, o café da manhã estava custando o equivalente a 30 dólares americanos, um pequeno absurdo e eu escolhi a opção sem café da manhã e economizei comprando em mercadinhos e comendo em padarias e no bom e velho Starbucks.
Não sei porque, mas o café da manhã em Hong Kong é caro e escolhendo opções de hospedagem sem o café, deixa a diária bem mais em conta. E como o hotel era perto de tudo, economizei ainda mais com o transporte.
Nesta mesma região, existem outras opções de acomodação que eu recomendo, entre eles o The Mira Hong Kong que tem uma excelente localização e bom custo benefício. Ali perto fica o Hotel Benito, um hotel simples, sem luxos, mas bem confortável. Ideal para quem precisar economizar e ficar muito bem localizado.
Outra opção é o Butterfly on Prat Boutique Hotel Tsim Sha Tsui, com ótima localização, dá pra ir a pé até a orla de Kownloon assistir o show de Luzes de Hong Kong, a Symphony of Lights.
Mas se você quiser ficar no melhor hotel de Hong Kong, com a melhor localização e melhor vista, pode optar pelo The Peninsula Hong Kong. Não vai sair barato, mas você vai ter tratamento de rei. Entretanto, se você quiser ter a mesma vista do Peninsula e tão conforto quanto e pagando 1/3 do preço, pode optar pelo Sheraton Hong Kong Hotel & Towers ou até mesmo pagando menos e ficando no lindo The Salisbury YMCA of Hong Kong.
Ficando na Hong Kong Island
Na minha segunda viagem para Hong Kong em setembro do de 2018 eu fiquei hospedado na Ilha de Hong Kong. Apesar do preço lá ser geralmente mais caro, eu consegui uma tarifa ótima no The Harbourview. Vale a pena dar uma conferida nos preços pois esse hotel é sensacional e tem ótimos preços.
Perto dele fica o ótimo Wharney Guang Dong Hong Kong, assim como o sensacional Renaissance Hong Kong Harbour View Hotel, que dispensa comentários.
Algumas considerações sobre hospedagem em Hong Kong
Procurando onde se hospedar em Hong Kong você pode se assustar também com o tamanho dos quartos, algo bem comum nessa parte da Ásia. Os quartos são minúsculos, mal tem espaço para abrir a mala e quando aberta, você não consegue transitar pelo quarto.
Optar por diárias sem café da manhã pode representar uma economia enorme nos custos e vale a pena tomar café na rua. Lugares não faltam em Hong Kong.
Lugares como Hong Kong, Coréia do Sul, Japão e Singapura sofrem da falta de espaço, por isso, os dormitórios são bem pequenos. Vai se acostumando, mas pelo menos é confortável.
Mas Hong Kong é uma cidade em que a gente passa pouco tempo no hotel, diferente de um resort na praia, no fim das contas, o quarto pequeno tem vai ser um problema.
Outras sugestões de hospedagem em Hong Kong
Mais posts sobre Hong Kong e Macau
Planejamento
Chegando em Hong Kong: visto, imigração e transporte até a cidade
Como usar o metrô de Hong Kong
Onde ficar em Hong Kong: dicas de hospedagem
Internet em Hong Kong: que operadora usar e como comprar o chip
Como chegar em Macau em um bate-volta saindo de Hong Kong
Lugares para ver e o que fazer
O que fazer em Hong Kong (roteiro de 4 dias)
O que fazer em Macau (bate-volta desde Hong Kong)
O templo dos 10 mil Budas em Hong Kong
Parque Kowloon
Symphony Of Lights: o show de luzes de Hong Kong
Grande Buda da Ilha de Lantau
O teleférico de Hong Kong
The Peak e a melhor vista de Hong Kong
Passeios em Hong Kong
Compre aqui seus passeios em Hong Kong, economize e evite filas
Resolva a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
nossa…quanta dica maravilhosa. está de parabéns