Olá, viajantes! Este roteiro com o que fazer em Poznan fecha a série de roteiros pelas cidades polonesas. Eu já falei de Varsóvia, Cracóvia e Wroclaw, lugares lindos e que eu amei conhecer. Certamente vocês se apaixonarão também.
***
Poznan carrega o título de quinta maior cidade polonesa, mas não se deixe levar, ali vivem pouco mais de 500 mil habitantes. E uma boa parte desses moradores vivem no campo.
Apesar de não ser uma megalópole, Poznan tem um aeroporto internacional que recebe voos dos países vizinhos, uma enorme estação de trem e uma rodoviária. Ou seja, tem ótima acessibilidade. A cidade fica a 3 horas de Berlin e 3h30 de Varsóvia, por isso é perfeita para um viagem de fim de semana e até mesmo um bate volta de um dia ou um fim de semana.
Leia também:
Roteiro na Polônia: Cracóvia, Wroclaw, Poznan e Varsóvia
O que fazer em Varsóvia em 2 ou 3 dias
O que fazer em Cracóvia em 3 ou 4 dias
O que fazer em Wroclaw em 2 dias
O que fazer em Poznan
Centro histórico
Comece o seu passeio por Poznan pelo centro histórico da cidade. Essa parte de Poznan é muito semelhante as outras cidades polonesas com suas ruas estreitas, igrejas belíssimas e casinhas antigas, a maioria do século 16.
Algumas pessoas acham que todas as cidades polonesas são iguais, que são “mais do mesmo”. Claro, a arquitetura é semelhante, mas todas essas cidades, como Cracóvia e Wroclaw, tem as suas características.
Praça do Mercado
No coração do centro histórico fica a antiga Praça do Mercado (Stary Rynek), é a parte mais bonita de Poznan com dezenas de sobradinhos coloridos germinados rodeando a imensa praça.
No meio da Praça do Mercado fica a antiga prefeitura, a construção mais imponente do centro histórico de Poznan. A prefeitura em estilo renascentista é uma obra do século 16 do arquiteto italiano radicado na Polônia, Giovanni Battista Quadro.
O interessante é que ao meio dia, dois bodes de metal surgem de uma das portinhas da torre e dão 12 cabeçadas. Todo mundo fica imóvel assistindo a briga dos bodes. E falando nisso, os bodes são um dos símbolos de Poznan, eles estão até na bandeira da cidade.
O prédio da antiga prefeitura abriga hoje o Museu Histórico de Poznan, mas infelizmente ele está fechado para obras com previsão de abertura abertura para 2021 apenas.
Catedral de Poznan
A Catedral de Poznan fica fora do centro histórico, mas a uma curta caminhada a partir da Praça do Mercado. O nome oficial dela é Basílica Catedral de São Pedro e São Paulo e foi construída no século X na Ilha Ostrów Tumski.
Porém, a Catedral de Poznan não é apenas uma igreja bonita, ela é o primeiro templo católico da Polônia. E estamos falando de um dos países mais católicos do mundo e de onde veio o Karol Wojtyła, o Papa João Paulo II.
Atrás da Catedral fica a Ponte Biskupa Jordana w Poznaniu, conhecida como “ponte dos apaixonados” e adivinha? Cheia de cadeados colocados pelos casais apaixonados. A ponte é também o destino favorito para as fotos dos noivos.
Mural 3D
Atravessando a “ponte dos apaixonados” e seguindo por alguns metros chegamos no Mural 3D de Poznan. Um enorme mural que dá essa impressão de ser 3D por conta do recorte das paredes e janelas reais. Ele foi escolhido como uma das maravilhas da Polônia pela National Geographic. Eu achei o lugar bem mal cuidado, mas vale dar uma passadinha a caminho do Lago Malta.
Lago Malta
O Malta é um imenso lago dentro de Poznan. O lugar é a praia dos poloneses, tem parque, camping, área de piquenique e até um complexo com pistas de ski. Dentro do parque existe um trenzinho super bacana que faz o trajeto por toda a extensão do Lago Malta.
Parque Citadela
O Parque Citadela é um imenso parque dentro de Poznan. O parque é cheio de obras, enormes campos verdes e jardins. Lá dentro fica também o Museu Militar de Poznan, cheio de aeronaves e tanques de guerra russos. Tudo da época que a Polônia era dominada pela União Soviética.
Mais imagens
Onde ficar em Poznan
Assim como a maioria das pequenas cidades polonesas, o melhor lugar para se hospedar é no centro histórico ou no redor dele. Isso facilita bastante os passeios e como Poznan é uma cidade pequena, dá para ir a pé da rodoviária ou estação de trens até o centro histórico.
Eu fiquei hospedado Hotel Palazzo Rosso, bem no meio do Centro Histórico. Eu me surpreendi com o o luxo desse hotel, com elevador panorâmico e quartos lindísismos. O café da manhã era fantástico e o hotel tem ainda restaurantes super charmosos. Só que o melhor de tudo foi o preço que eu paguei, sério, foi muito barato perto do padrão que o hotel oferece. A diária para duas pessoas com café da manhã custou 145,00 reais.
Isso que eu amo na Polônia, a gente consegue se hospedar em ótimos hotéis pagando pouco.
Veja aqui a lista de acomodações em Poznan
Reservando um hotel pelo Booking.com aqui no Vou na Janela você ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso.
Planejando a sua viagem
Quando ir
A Polônia é gelada no outono e inverno e faz um calorzinho gostoso na primavera e verão. Claro, os melhores meses são os mais quentes. Dá para visitar em qualquer época do ano, mas eu evitaria o inverno.
Como chegar
Não existem voos diretos do Brasil para a Polônia, mas chegar até lá é fácil fazendo conexão em qualquer grande cidade Europa que receba voos do Brasil. É possível chegar em Poznan de trem ou ônibus saindo de muitas cidades.
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Polônia, o país faz parte da União Européia e sendo um país Schengen, o visto de entrada vale para a visitar o país e os países membros por 90 dias.
Quanto custa
Poznan é uma cidade bem barata, algo que me surpreendeu muito. Dá para se divertir muito sem gastar rios de dinheiro.
Como se locomover
A melhor forma de andar por Poznan é a pé, mas se você precisar, o táxi é barato. O Uber também funciona super bem e é ainda mais barato que o táxi.
Roteiro na Polônia: Cracóvia, Wroclaw, Poznan e Varsóvia
O que fazer em Varsóvia em 2 ou 3 dias
O que fazer em Cracóvia em 3 ou 4 dias
O que fazer em Wroclaw em 2 dias
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.