É possível um hacker assumir os controles de um avião?

hacker assumir os controles de um avião

Esta semana uma notícia tomou conta de todos os noticiários: um hacker americano afirma ter invadido o sistema de entretenimento de bordo de aeronaves em 20 diferentes vôos e em um deles, Chris Roberts alega ter conseguido assumir os controles do avião e feito a aeronave subir e ir para os lados.

Mas a pergunta que não quer calar: Isso é possível? Estamos tão vulneráveis assim? Se é tão fácil, por que não fizeram antes? Respondendo diretamente: não!

Chris Roberts disse que invadiu sistemas da Boeing e Airbus usando um simples cabo de rede e seu notebook pessoal. Por mais que seja realmente possível para um hacker entrar no servidor do sistema de entretenimento, chegar a pilotar o avião é uma outra história.

Não é preciso ser um especialista em aviação para sacar que a coisa toda seria impossível. Para começo de conversa, o servidor que gerencia o sistema de entretenimento das aeronaves não possui nenhuma conexão com os computadores que auxiliam no controle das aeronaves, o AIMS (Airplane Information and Management System) que é o cérebro eletrônico do bichão. Toda essa parafernalha ficam em um lugar isolado chamado E&E. Por tanto, nem o acesso físico seria possível.

Além disso, os aviões modernos possuem mais de um AIMS, justamente para que um computador possa assumir o lugar do outro no caso de possíveis falhas. Ou você acha que os engenheiros colocariam todos os ovos em um mesmo cesto?

Uma outra teoria que foi espalhada a algum tempo atrás, afirma que é possível que hackers entrem no computador das aeronaves usando a rede wi-fi dos aviões. Volto a repetir, justamente por questões de segurança, nenhum desses servidores se comunicam com as máquinas que auxiliam no comando dos aviões.

Amigos, resumindo: um hacker, cracker, pirata de computador, um cara fodão de TI ou o que quer que seja, nunca conseguirá assumir os controles de uma aeronave comercial. Simplesmente por que é impossível! E que todos continuem viajando em paz!

airbus

Quer pilotar um avião? Só sentando ali naquela cadeira

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar