volta ao mundo

Fazer uma viagem de volta ao mundo não é complicado, e pode ser bem mais barato do que você imagina. Neste post, eu quero descomplicar e desmistificar esse assunto e te explicar como planejar uma viagem de volta ao mundo.

***

Eu tinha planos de fazer essa viagem de volta ao mundo no ano passado, porém, é o tipo de viagem que requer um bocado de organização e planejamento. A logística não ajudou e os preços das passagens da Ásia para a América do Norte subiram muito e eu abortei os planos.

Antes de mais nada, depois de 8 meses de planejamento, a viagem vai sair! Em breve eu embarco para a primeira etapa.


Como planejar uma viagem de volta ao mundo


Quais países escolher?

O primeiro passo é fazer uma lista com os países que você pretende conhecer. Abra um mapa e procure montar um roteiro onde todos os destinos fiquem no mesmo sentido. Por exemplo: se você quer conhecer Portugal e a Grécia, não faz sentido voar primeiro para Grécia e depois para Portugal.

Fique atento também às particularidades climáticas de cada país, ninguém gostaria de passar por Doha no pico do verão deles, isto é,  com temperatura pode chegar aos 50 graus. Ou chegar no norte da Europa no auge do inverno onde as temperaturas podem atingir os 20 graus abaixo de zero. Estude cada um dos países e entenda as particularidades climáticas, bem como os detalhes culturais.

Se informe também sobre quais países exigem visto para visitantes e as regras para obter estes vistos. Vou te dar outro exemplo: para pedir o visto do Japão, você precisa ter comprado as passagens e reservado os hotéis. Só depois disso você poderá solicitar o visto e que tem 3 meses para ser usado após a emissão. Aqui entra também o fator risco, pois eles podem recusar a sua entrada e você ter prejuízos com cancelamentos de passagens e hotéis.

volta ao mundo
Como planejar uma viagem de volta ao mundo

Compra das passagens

Você pode comprar as passagens ponto a ponto, ou comprar as passagens de volta ao mundo que é vendida pelas alianças de companhias aéreas.

Round The World Ticket

No mundo existem três grandes alianças de companhias aéreas: Oneworld (da qual a Latam faz parte), Star Alliance e Sky Team. A maioria das principais companhias do mundo fazem parte dessas alianças e elas vendem passagens de volta ao mundo.

Emitindo as passagens dessa forma, a viagem pode durar de 10 dias a até 1 ano, contemplando de 3 a até 16 paradas. Entretanto, você deve seguir em um sentido sempre e começar e terminar no mesmo país.

Nos sites das alianças você consegue montar o seu roteiro e comprar a passagem. É muito fácil. Eu coloquei um exemplo abaixo.

volta ao mundo
Preço de uma passagem de volta ao mundo emitida pela Star Alliance

Passagem ponto a ponto

Outra maneira é comprar as passagens ponto a ponto. Por outro lado, pode sair mais caro do que emitir a passagem pelas Alianças. Entretanto, você não precisa ficar condicionado a voar pelas companhias aéreas que fazem parte dessas alianças.

Vou te dar um outro exemplo: digamos que você queira voar de São Paulo a Dubai com a Emirates. Não vai ser possível, já que a companhia árabe não faz parte de nenhuma aliança. 

Na minha viagem de volta ao mundo eu optei por emitir ponto a ponto, pois eu tinha um bom montante de milhas acumuladas no programa Smiles e consegui emitir praticamente todas as minhas passagens pelo Smiles. Apenas alguns trechos internos dentro da Ásia que eu vou fazer com companhias low-cost.

Na minha viagem eu vou voar com a Qatar Airways, Korean Air, Delta Airlines e Air Canada. Tudo emitido com milhas pelo Smiles.


Quantos dias são necessários para uma viagem de volta ao mundo

Eu conheço uma pessoa que fez uma viagem de volta ao mundo em 10 dias. O interesse dele era voar em companhias aéreas que ele não conhecia. Entretanto, para fazer uma viagem mundial e conhecer um pouco de cada país, eu recomendo pelo menos 30 dias. 

No fim das contas, o tempo necessário para uma viagem de volta ao mundo vai depender de quanto tempo você tem disponível. Mas tenha bom senso, não vale a pena fazer uma viagem dessa e ficar 2 dias em cada lugar.


Quanto dinheiro levar para uma viagem de volta ao mundo

Tirando as passagens aéreas e o custo com os hotéis, que é algo que você pode ir pagando aos poucos, a dúvida seguinte é quanto dinheiro levar.

Esta é outra pergunta difícil de responder, pois varia de acordo com os hábitos de consumo de cada pessoa e claro, o custo de cada país. Sabemos que a Tailândia, por exemplo, é um país barato. Por outro lado, a Coréia do Sul e Japão são países bem mais caros. A escolha dos países vai impactar diretamente nos gastos em cada um dos países.

Recomendo pesquisar sobre o custo de vida nos países que você escolher, existem sites como o Quanto Custa Viajar que tem um resumo dos custos em diversas cidades do mundo.

Falando sobre que moedas levar, se você vai passar pela Europa, recomendo levar Euros e para o restante do mundo, a melhor moeda para levar é o Dólar Americano. Leve também um cartão de crédito habilitado para uso no exterior. O ideal é levar até dois, para casos emergenciais.

volta ao mundo
Volta ao mundo: que moeda levar?

Seguro viagem e vacinas

Ninguém quer ficar doente durante uma viagem, não é mesmo? Especialmente em uma viagem tão longa. Nunca saia de casa sem um bom seguro viagem, inclusive, ele é item obrigatório para entrar em muitos países.

Certifique-se de estar com as vacinas em dia e de ter tomado a vacina contra a Febre Amarela. O Certificado Internacional de Vacinação da Anvisa é obrigatório para entrar em muitos países. Eu já expliquei aqui no blog como tomar a vacina e também como emitir o certificado online por quem já tomou a vacina e ainda não tem o documento.


Hospedagem

Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com, pois com ele você tem a facilidade de cancelar uma reserva sem multas. O que é ideal para mudanças de planos.

Eu comecei a planejar essa viagem com 8 meses de antecedência, mas os hotéis eu comecei a reservar 2 meses antes da viagem.


Leia mais


Planejamento:

O que fazer na véspera de uma viagem
Como começar a planejar uma viagem a um lugar desconhecido
Guia completo de como planejar uma viagem
Como montar um roteiro de viagem
Todos os posts sobre planejamento de viagens

Malas de viagem:
Como saber se a sua mala de bordo tem as medidas certas
O que pode e o que não pode levar na mala
Como escolher a melhor mala de viagem


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com

 










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


1 thought on “Como planejar uma viagem de volta ao mundo

  1. Fabrício, que aventura, hein!
    E o post tb, muita informação boa, que sequer sabia. Para mim, acreditava que fazer uma viagem dessas custava uma fortuna!

    Agora sugiro fazer um post complementar informando detalhes mais precisos como a escolha dos melhores meses (e com isso contemplar um clima mais ou menos estável), bem como uma seleção de países mais em conta e interessantes em cada continente. Por exemplo, você cita que fará trechos internos na Ásia, logo entendi que para cada continente há mais de um ou mesmo vários países que podem ser incluídos no trajeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.