O Parque Torres del Paine na Patagonia Chilena é sem dúvidas um dos lugares mais bonitos em que eu já estive. E chegar lá não é difícil, basta um pouco de planejamento e organização. Vejam aqui como chegar no parque Torres del Paine.

***

O Parque Torres del Paine fica localizado na região de Magalhães, na Patagônia Chilena, extremo sul do país. Fundado na década de 50, o parque possui uma área de mais de 242 mil hectares unindo picos nevados, lagos, rios, geleiras, cachoeiras e vastos campos em um único lugar.

Para você que está planejando uma visita ao parque Torres del Paine, vou deixar aqui embaixo uma série de post que vão ajudar na sua viagem:

Quanto custa viajar para Torres del Paine
Onde ficar em Torres del Paine
Como é a visita a Torres del Paine
Roteiro na Patagônia: Punta Arenas e Torres del Paine

Como chegar no parque Torres del Paine no Chile
Como chegar no parque Torres del Paine no Chile

Como chegar no parque Torres del Paine no Chile


Para visitar o parque Torres del Paine você precisa chegar até Puerto Natales, a principal porta de entrada do parque.

Por conta da localização, é possível chegar em Puerto Natales vindo de Punta Arenas no Chile (a rota mais comum) ou vindo de Rio Gallegos e El Calafate na Argentina. Todas essas cidades recebem voos regulares.

Em Puerto Natales existe um pequeno aeroporto que recebe voos sazonais vindos de Santiago operado pela Latam. Essa poderia ser a opção mais prática para chegar no parque Torres del Paine, o problema é que os voos são sazonais (dezembro a março) e como o aeroporto de Puerto Natales é pequeno, eles não possuem infraestrutura suficiente para operar voos com condições de tempo ruim, o que pode comprometer os seus planos.

Por tanto, a forma mais prática de chegar no parque Torres del Paine é usando a cidade de Punta Arenas no Chile como a sua base principal e foi isso que eu fiz.


Como chegar em Punta Arenas


Primeiramente, não existem voos diretos do Brasil para Punta Arenas, sendo necessário uma conexão em Santiago, onde é realizado os trâmites de imigração e alfândega. 

A Latam Airlines é a companhia que mais voa entre Santiago e Punta Arenas, sendo essa a melhor opção para chegar na cidade chilena. A Sky Airlines é outra companhia aérea que voa de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador para Santiago e também atende Punta Arenas. O problema é que no site deles a gente não consegue comprar o trecho do Brasil até Punta Arenas, sendo necessário comprar as pernas separadas. Não sei porquê isso acontece pois não faz o menor sentido.

Vale pesquisar com as duas empresas e ver o que vale mais a pena, a Sky Airlines é uma companhia aérea do segmento low-cost e que costuma ter preços ótimos. São sabe o que é uma low-cost

Como chegar no parque Torres del Paine no Chile
Aeronave da Latam ainda na pintura da LAN no aeroporto de Punta Arenas

Como ir de Punta Arenas até Puerto Natales


De Punta Arenas é preciso pegar um ônibus até Puerto Natales e existem 3 empresas fazem a rota, a Bus Sur, Buses Pacheco e a Buses Fernandes, todas cobram os mesmos preços, 7.500 pesos o trecho.

Vale a pena comprar a ida e a volta de uma vez, no site da Bus Sur e da Buses Fernandes a gente consegue comprar as passagens. O ideal é comprar com antecedência, principalmente na alta temporada (dezembro a fevereiro) quando os ônibus saem com lotação máxima.

Eu viajei com a Buses Fernandes, os ônibus são novos e confortáveis, os Buses Pacheco eu notei que são um pouco mais velhos. A viagem demora umas 3 horas, passa por paisagens incríveis e desembarca no Terminal Rodoviário de Puerto Natales.

Como chegar no parque Torres del Paine no Chile
Passagem do Buses Fernandes

Como visitar o parque Torres del Paine


São 3 maneiras de visitar o Parque Nacional Torres del Paine:

Você pode se hospedar dentro de um dos vários hotéis que ficam lá dentro, que oferecem vários passeios e comodidades incluídas na diária.

  • Hotel Rio Serrano: ele fica em um dos lugares mais lindos de Torres del Paine e tem uma vista mais que privilegiada das Torres que dão nome ao parque.
  • Hotel Lago Grey: ele fica no coração do parque e ao lado do lago de mesmo nome. Tem uma vista lateral das torres e ao fundo a Geleira Grey, um dos cenários mais bonitos do parque.
  • Hotel Las Torres Patagonia: do lado oposto a estes hotéis acima, ou seja, do outro lado das torres e claro, tem outra vista sensacional do parque.

Outra maneira, a favorita dos mochileiros é acampando dentro do parque. Saindo do Terminal Rodoviário, a empresa María José ou Buses Gomez tem linhas até uma das entradas do parque. De lá, os mochileiros fazem a famosa trilha do W, que percorre todo o parque em 3 dias. Eu vi gente de todos os cantos do mundo chegando aos montes o tempo inteiro para fazer essa trilha. Ao longo do caminho existem vários pontos de camping com alguma estrutura como banheiros, mesas e até mercadinhos.

E a maneira mais cômoda de conhecer o parque é fazer um tour de 1 dia, como eu fiz. No centrinho de Puerto Natales tem várias empresas que oferecem exatamente o mesmo passeio e todas tem praticamente o mesmo preço, 30.000 pesos pelo tour, além dos 25.000 para entrar no parque. 

Todas as empresas pegam os passageiros nos respectivos hotéis e os levam de volta no fim do dia. Mas você pode comprar os passeios direto nos links abaixo:


Punta Arenas:
Em Punta Arenas eu fiquei no Hotel José Nogueira. A localização dele era excelente, na rua principal da cidade e de onde eu conseguia fazer tudo a pé.

Puerto Natales:
Em Natales eu me hospedei no Wild Hostel. Eu particularmente não gosto de hostels, por conta da falta de privacidade, entre outros pontos. Mas eu fiquei nesse pois como eu visitei a região na altíssima temporada, foi a hospedagem que estava disponível.

Dentro do parque e arredores:
No caminho para o parque fica a Posada 3 Pasos, num lugar lindo! O preço dele é algo intermediário, mais barato que os hotéis que ficam dentro do parque.

Mais adiante fica o Hotel Estancia El Ovejero Patagónico, mais perto da entrada do parque e também com preço bem mais em conta.

Dentro do parque tem o Hotel Rio Serrano, que fica em um dos lugares mais lindos de Torres del Paine e tem uma vista mais que privilegiada das Torres que dão nome ao parque.

Mais no coração do parque fica o Hotel Lago Grey, que fica do lado do lago de mesmo nome e tem uma vista lateral das torres e ao fundo a Geleira Grey, um dos cenários mais bonitos do parque.

Do lado oposto a estes hotéis acima, ou seja, do outro lado das torres fica o Hotel Las Torres Patagonia e claro, tem outra vista sensacional do parque.

Outro hotel que fica um pouco mais afastado desses, mas que também tem uma bela vista é a Hostería Tercera Barranca. O bacana dele é a localização no meio dos campos da Patagônia.


Como chegar no parque Torres del Paine
Quanto custa viajar para Torres del Paine
Como é passar pela imigração no Chile
Onde ficar em Torres del Paine


Como é a visita a Torres del Paine
Roteiro na Patagônia: Punta Arenas e Torres del Paine
Punta Arenas e a estrada para o fim do mundo


O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


13 thoughts on “Como chegar no Parque Nacional Torres del Paine no Chile

    1. Tenho muita vontade de voltar para fazer o Circuito W, mas tem que ter muita preparação e claro, disposição hahaha.

    1. Bom, o ideal é no verão (dezembro a fevereiro), pois no meio do inverno uma parte do parque fica fechada, assim como a maioria dos hotéis e hostels.

  1. Nossa, esse parque é um dos meus maiores sonhos de viagem. Cada foto que eu vejo é um suspiro. Comecei a planejar a viagem pra lá (quando tudo isso acabar, é minha prioridade!) e seu post me ajudou muito.

    1. Obrigado Klecia! Esse lugar era um dos meus sonhos também. Ainda quero voltar para fazer o roteiro desde El Calafate na Argentina até o parque e chegando lá fazer a trilha do W.

  2. Bom saber que o melhor ponto para iniciar a viagem até o Parque Nacional Torres del Paine é Punta Arenas. Sou louco para conhecer essa paisagem belíssima e claro, fazer fotos como as que vocês fizeram. Acho que optaria por ficar em um dos hotéis dentro do parque.

  3. Várias paisagens lindas em Torres del Paine, hein? Em geral a gente vê bem menos dicas da Patagônia chilena pela internet do que a parte argentina, não sei pq… Justamente por isso, boas dicas para explorar o sul do Chile!

    1. Essa região é linda de ambos os lados, ainda quero fazer um roteiro de El Calafate na Argentina até Puerto Natales.

  4. Olá, Fabrício! Estou louca para conhecer Torres del Paine e adorei suas dicas e informações, pois pretendo fazer esta viagem sozinha. Muito obrigada! Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.