Como é a imigração em Santiago, no Chile. Veja as dicas

Chegando em Santiago

Eu escrevi esse post em 2015, de lá para cá, algumas coisas mudaram na imigração chilena. Por conta disso, eu resolvi atualizar esse post mostrando como é passar pela imigração em Santiago, para você fique por dentro das novidades que eu encontrei por lá.

***

Se você vem do Brasil por via aérea, vai desembarcar no Aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez e logicamente você passará pelo setor de controle de passaportes e aduana, como em qualquer lugar do mundo. Mas no Chile as coisas são um pouco mais burocráticas do que estamos acostumados. Mas não se assuste!


Como é a imigração em Santiago


Assim que você sair do avião, a sua primeira etapa é o controle de passaportes. Mas antes, você precisa preencher um formulário que na maioria das vezes é distribuído no avião. Caso o formulário não seja distribuído no avião, você o encontrará com facilidade antes dos balcões de imigração. Mas existe também a possibilidade de já levar o formulário preenchido de casa (baixe o formulário aqui).

Como é passar pela imigração em Santiago
Como é passar pela imigração em Santiago

Tenha muita atenção na hora de preencher, especialmente na parte que pergunta se você está levando algum produto de origem animal ou vegetal an sua mala. Mentir no formulário pode te trazer muitos problemas.

No balcão do oficial da imigração o oficial pode fazer algumas perguntas de praxe, como o motivo da viagem, quantos dias você vai ficar no Chile, onde ficará hospedado, etc. Em geral, nada muito diferente disso. As perguntas são feitas em espanhol ou inglês. Após carimbar o passaporte eles te entregam um papel, guarde essa via carimbada com você, ela será exigida quando você for embora.

Depois da imigração, é hora de retirar a sua mala, caso a tenha despachado. Tenha paciência pois as coisas no Chile são bem lentas. Depois siga para a aduana e entre na fila do “nada a declarar”. Entregue aquele formulário que você preencheu no avnoa para o funcionário e coloque as malas no raio-x. Se prepare pois a sua mala pode ser aberta e revirada, o procedimento é normal e não atinge a todos os passageiros.

Após essa maratona, que no meu caso demorou ao todo 1h20m, você estará livre para ir e aproveitar ao máximo a sua viagem. Siga a faixa verde pintada no chão até a saída da parte fechada do terminal.


Novo terminal de Santiago


O aeroporto de Santiago vem passando por uma transformação gigantesca, de acordo com o plano, ele será o maior terminal da América Latina. Uma parte desse novo terminal já foi inaugurada, mas apenas embarques e desembarques estão sendo realizados lá. Por enquanto, toda a parte imigração, restituição de bagagens e aduana ainda estão sendo feitas no prédio antigo.

Eu fui conhecer esse novo píer que foi inaugurado recentemente e gostei bastante. Tem lugares de sobra para sentar, descansar, comer e esperar o seu voo. Além de que achei bem arejado e não lembra em nada o antigo terminal apertado e desconfortável de Santiago.

Aeroporto de Santiago Como é passar pela imigração em Santiago
Como é passar pela imigração em Santiago

Imigração em Santiago: Saindo e chegando no aeroporto


Depois de explicar como é passar pela imigração em Santiago, você vai precisar ir do aeroporto até o centro da cidade.

O aeroporto de Santiago fica a uma distância de 15 quilômetros do centro da cidade e assim como em todos os nossos aeroportos, os meios de transporte para chegar e sair de lá são mais restritos: taxi, van ou ônibus.


Táxi

O preço vai variar de acordo com o seu destino final, mas pelo que eu verifiquei, a corrida do aeroporto até o bairro da Providência, custa 30.000 pesos (173,38 reais). Muito caro pelo serviço que é oferecido, além de que, os taxistas em Santiago são  desonestos. Não recomendo.


Uber

O Uber no Chile é irregular e a fiscalização pega pesado. Nem adianta chamar um Uber no aeroporto pois eles não chegam até lá. Desconsidere essa opção para chegar até a cidade.


Ônibus + metrô

Você pode combinar ônibus com o metrô para chegar até a sua acomodação, uma estação muito usada é a Pajaritos. É muito barato, mas vai ser um rolê sem fim até você chegar a uma estação mais próxima do seu hotel. Considere a dificuldade de arrastar as malas pelas estações cheias. E vale dizer que o metrô de Santiago não funciona 24 horas o que tornaria totalmente inviável caso você chegue na cidade na madrugada.


Van compartilhada

Essa era a opção que eu usei nas viagens anteriores, a viagem custa 8.000 pesos em média, o problema é que por ser um serviço compartilhado, a gente precisa esperar a van encher para sair. Chegando em Santiago a van vai passando de hotel em hotel e assim, você pode ser o último a descer. Na volta acontece o mesmo, é aquele pinga pinga sem parar até chegar no aeroporto. Em um ocasião eu cheguei tão atrasado que quase perdi o meu voo.


Transfer privado

Foi a opção que eu usei na última viagem e adorei. Pesquisando no mestre Google, eu descobri a Transfer Brasil, uma empresa de transfer em Santiago focada no público brasileiro. A viagem ida e volta do aeroporto até a Providência custa 45.000 pesos, é mais confortável, mais cômodo e mais barato que o táxi. Neste post eu explico como funciona o serviço da Transfer Brasil.


Reserve um passeio em Santiago



Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Santiago: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.

Para mim, a Providencia é o melhor bairro para ficar em Santiago. No bairro temos fácil acesso a maioria das atrações da cidade.

Na minha primeira viagem eu fiquei no Hotel Boutique Tremo e foi uma excelente escolha. Era um hotel pequeno, com tudo novinho, confortável, com bom café da manhã e uma bela banheira de hidromassagem no quarto.

Na segunda viagem eu fiquei em um outro hotel ali pertinho, o Mito Casa Hotel Boutique, que também foi uma ótima escolha. Na terceira vez que eu estive em Santiago, eu me hospedei no NH Ciudad de Santiago, que por ser um bom hotel de rede, não tem muito como errar e eu recomendo muito.

Outro bairro muito procurado é a Bella Vista, eu tenho amigos que ficaram no The Aubrey Boutique Hotel e amaram. Em uma próxima ocasião eu tentaria me hospedar nele.


Como é passar pela imigração em Santiago
Como chegar a Valparaíso e Viña de Mar
Onde ficar em Santiago
Transfer para Brasileiros do aeroporto até o centro da cidade
10 dicas grátis em Santiago


O que fazer em Santiago
Cerro Santa Lucía
Cerro San Cristóbal
Sky Costanera
Parque Quinta Normal e seus museus
Valle Nevado em temporada de inverno
Termas Colina e Embalse El Yeso
Valparaíso e Viña del Mar
Vinícola Emiliana
Casa de Pablo Neruda em Isla Negra


O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

76 Comentários

  • Responder julho 21, 2015

    amanda

    Adorei as dicas! Parabéns pela clareza e organização dos comentários!

    • mm
      Responder julho 21, 2015

      Fabricio Moura

      Oi Amanda, tudo bem?

      Que bom que gostou! =)

  • Responder setembro 14, 2015

    Rubens Junior

    Deixa ver se eu entendi, ao chegar no Chile irei passar pela imigração (apresentar o visto ou RG) e entregar o formulário preenchido. Após esse passo, vou aguardar minha retirada de bagagem que será necessário mais um formulário. Com a bagagem em mão, sigo para o desembarque por onde passo mais um raio-x certo? Enfim, Chile….ufa…kkkk

    • mm
      Responder setembro 15, 2015

      Fabricio Moura

      Oi Rubens, é quase isso. Quando sair do avião, siga as placas em direção ao setor de imigração. Chegando lá, tem um balcão com os dois formulários que precisamos preencher, caso a companhia aérea não forneça os formulários durante o vôo. O menor deles, em duas vias, é para ser entregue ao oficial de imigração junto com o seu passaporte ou RG. Ele vai te devolver uma cópia, guarde esta com você, eles vão pedir essa cópia de volta quando você sair do Chile. Depois, você vai retirar as suas malas e seguir para a alfândega, você terá que apresentar o segundo e maior (e mais chato) formulário, vai passar pelo raio-x e daí eles podem decidir abrir a sua mala ou não. No geral, abrem as malas de mais da metade dos passageiros. Feito isso, ufa, você chegou kkkkkk

      É bem burocrático mesmo.

  • Responder outubro 4, 2015

    Luís Felipe

    Fabrício teria como você entrar em contato comigo via Whatsapp estarei indo pro Chile só em junho de 2016 mas já estou a todo vapor e preocupado …kkkk(11)953711469 Felipe
    Aguardo!

    • mm
      Responder outubro 5, 2015

      Fabricio Moura

      Oi Felipe, tudo bem? Pode me chamar lá no meu Facebook. Mas não fiquei preocupado, vai dar tudo certo na sua viagem.

      • Responder novembro 22, 2015

        Josana

        Fabrício, e se eu não tiver despachado bagagem, esse trâmite ou procedimento poderá ser menos demorado? Chego em Santiago já com horário marcado para embarcar pra Mendoza, em horário bem apertado, em menos de duas horas…temo perder o outro vôo.

        • mm
          Responder novembro 23, 2015

          Fabricio Moura

          Oi Josana, tudo bem? Se você vai fazer só a conexão, não vai sair do aeroporto, você não passa por esse procedimento. Fica tranquila que 2h é mais do que suficiente.

  • Responder dezembro 2, 2015

    Ana Paula

    Oi, Fabrício.
    O que você me diz da segurança pelas ruas de Santiago? Se sentiu seguro?
    Minha próxima viagem é para Buenos Aires e de lá sigo pro Chile até Santiago. Vi muitos relatos sobre a segurança porteña, mas nenhum sobre essa questão em Santiago.

    • mm
      Responder dezembro 2, 2015

      Fabricio Moura

      Oi Ana, tudo bem? Santiago é uma cidade suuuuper segura, não se preocupe com isso.

      =)

  • Responder dezembro 12, 2015

    Jamylle

    Olá,
    Foi o melhor post com esclarecimento sobre vans.
    Como foi para você encontrá-los no aeroporto? Foi no balcão na empresa?
    Meu voo de volta sai 6h45, ou seja, bem cedo, será que é seguro contratar a volta com eles?

    • mm
      Responder dezembro 13, 2015

      Fabricio Moura

      Oi Jamylle, eu reservei pelo site a ida e a volta. Meu vôo de volta era super cedo, eles me pegaram no hotel às 5h da manhã.

      Pode reservar tranquila.

      • Responder dezembro 17, 2015

        Jamylle

        Obrigada,

  • Responder dezembro 21, 2015

    Wanessa

    Bom dia Fabrício,

    Com relação a compra de eletronicos. Pretendo trazer um iphone e um ipad. Telefone eu ja volto com ele em uso, isso facilita neh? Ipad tb posso fazer o mesmo?? Queria saber mais sobre a saída do país…
    Outra coisa, estou na duvida se passo uma noite em Val ou Vina, uma vez que tenho alguns passeios por essa regiao e meus pais nao curtem muito passar mtas horas em estrada.
    Bom, toda e qlqr dica sera muito bem vinda!

    Obrigada!!!.

    • mm
      Responder dezembro 26, 2015

      Fabricio Moura

      Oi Wanessa,tudo bem?

      Desculpa pela demora para te responder, eu estava viajando e tinha muitas mensagens para responder. Quando ao iPhone não tem erro, é um bem de uso pessoal. O tablet também está sendo considerado assim, só jogue fora as caixas. Valparaíso é ótimo, eu recomendaria dormir lá.

      Bjs

  • Responder dezembro 27, 2015

    Luiz

    olá, gostaria de umas dicas: vou fazer um pernoite no hotel hilton, que fica próximo ao aeroporto. vou chegar de são paulo 00:10 da noite. onde fica as vans do hotel que faz o transfer gratuito? neste horário tem?

    • mm
      Responder dezembro 27, 2015

      Fabricio Moura

      Ficam do lado de fora do aeroporto junto de várias outras vans, mas normalmente elas funcionam até às 22h somente, vale checar com o Hilton antes de viajar e normalmente em alguns hotéis a gente precisa agendar com eles o transfer antes e te esperam com plaquinha no desembarque.

  • Responder fevereiro 19, 2016

    alvaro

    Ola, estou indo agora no fim de março pela primeira vez a Santiago, algumas pequenas dúvidas.

    Vou ficar em casa de amigos, eles perguntam na imigração onde vai ficar, como faço já que não tem reserva de Hotel, lembro que em Buenos Aires pediram a reserva. Precisa esses lances de carta convite como na Europa ?

    Outra coisa, é sobre itens animais e vegetais que não podem entrar, minha esposa pretende levar ingredientes para fazer pão de queijo, tipo polvilho em pacote, isso pode ?

    Vamos em 3 pessoas, eu esposa e filha, todos os 3 precisam preencher os formulários ?

    • mm
      Responder fevereiro 21, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Alvaro, eu já fui 3x ao Chile e em nenhuma vez me pediram comprovante de hospedagem. Não se preocupe com isso, para você ficar mais tranquilo, leve uma carta em espanhol de quem está te convidando. Alimentos embalados e industrializados pode e sim, todo mundo tem que preencher o formulário, mas agora ficou mais fácil é só o formulário da alfândega.

  • Responder março 7, 2016

    Bruna

    Olá , adorei as dicas , mas tenho uma perguntinha .
    Vou para um intercâmbio de 2 semanas em Santiago e levarei uns doces típicos da minha cidade ( para a família chilena que vou me hospedar ) industrializados e fechados . Vai ter problemas na alfândega ? Devo declarar eles também ? O que deve ser declarado ?

    • mm
      Responder março 7, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Bruna, tem que declarar, sendo industrializados não tem problema, o máximo que podem fazer é confiscar. Se eles quiserem confiscar sem estar declarado rola multa e é alta.

  • Responder maio 23, 2016

    rafaella

    Olá Fabrício,
    Onde costumas se hospedar no chile?? estou indo com umas amigas (somos cinco pessoas) no final de junho desse ano.
    Esse lance da van é muito interessante, dá um medinho, mas se com você foi tudo perfeito, vou confiar, não sei as outras meninas rsrsrsrs, se concordarem, conto como foi!

    • mm
      Responder maio 24, 2016

      Fabricio Moura

      oi Rafaella, tudo bem? Eu gosto bastante do bairro da Providencia, é pertinho de tudo e bacana a noite.

  • Responder junho 5, 2016

    Alan

    Fabrício eu não sabia que tinha que guardar o papel carimbado , vim do Brasil para o Chile… Joguei fora o PDI tarfeta única obrigatório. Vou voltar já na segunda feira e soube que precisa dele…soube que é um passaporte pois não tenho um….vim do brasil com rg
    E agora o que faço ? Quanto pago de multa?

    • mm
      Responder junho 5, 2016

      Fabricio Moura

      Alan, antes de passar na imigração, pega um formulário novo, preenche e no balcão explica o que aconteceu. Provavelmente eles cobrarão ali mesmo. Só não sei o valor da multa hoje.

  • Responder junho 14, 2016

    Diego

    Olá, Fabrício, suas dicas são ótimas.
    Estou com uma dúvida, queria sua ajuda…
    Eu não tenho passaporte, vou viajar apenas com o RG.
    O processo na imigração é o mesmo que você relatou?
    A falta do passaporte pode me prejudicar de alguma forma na viagem?
    Pra trocar moeda tem algum problema?

    • mm
      Responder junho 15, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Diego, tudo bem? Problema nenhum, o procedimento é o mesmo pra todo mundo. Tem lugares que na hora de trocar a moeda no Chile, podem pedir pra ver a via do formulário de imigração que vai ficar com você. Só isso e pronto.

  • Responder julho 6, 2016

    Tiago

    Fabrício,

    Estou no Chile e hoje percebi que perdi a Tarjeta Única de Imigração ( PDI )…
    Estou com o meu passaporte ( carimbado ) e todos os outros documentos….
    Como devo proceder no embarque de volta para o Brasil??? Existe alguma multa???

    • mm
      Responder julho 6, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Tiago, tudo bem? Dentro da sala de controle de passaportes tem um balcão com formulários (se não me engano do lado direito), pega um, preenche e explica o que aconteceu. Pode ser que eles cobrem uma multa sim, o valor no ano passado era de 20mil pesos. Depois conta aqui como foi.

  • Responder julho 14, 2016

    akemi ino

    Fabricio muitas boas dicas, obrigada me instruiu muito.

    Ficou uma duvida penso em trazer mac air computador vc acha que passa pela alfandega sem problemas? Posso considerar que é uso pessoal? Vou trazer já com meus arquivos nele.
    Vc teria alguma informação a respeito?
    Obrigada
    Akemi

    • mm
      Responder julho 18, 2016

      Fabricio Moura

      Olá, tudo bem? Pode trazer sim, mas nem pense em trazer a caixa dele =)

      Obrigado pela mensagem.

  • Responder julho 21, 2016

    Gustavo Boaventura

    Amigo, acho que estou com um probleminha.
    Estou no Chile e perdi minha segunda via carimbada, aquela que eles dao na imigração. Sabe o que posso fazer? Meu voo de volta para o Brasil sera daqui 6 dias

    • mm
      Responder julho 21, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Gustavo, tudo bem? Dentro da sala de controle de passaportes tem um balcão com formulários (se não me engano do lado direito), pega um, preenche e explica o que aconteceu. Pode ser que eles cobrem uma multa, o valor no ano passado era de 20mil pesos. Depois conta aqui como foi.

      • Responder setembro 27, 2016

        Priscilla

        Fabrício! Tudo bem?
        Estou com esse mesmo problema do PDI. Você recebeu alguma atualização do procedimento das pessoas acima?

        Obrigada! =)
        Beijos!

        • mm
          Responder setembro 27, 2016

          Fabricio Moura

          Oi Priscilla, tudo bem? Ninguém comentou mais nada, eu estive em Santiago no mês passado e perguntei para o oficial de imigração qual era o procedimento correto caso perdesse o PDI e ele fez uma cara muito feia (hahaha) e disse que era só preencher outro na entrada da sala do embarque em Santiago e que pode ser cobrado uma multa dependendo do tempo de permanência no país.

  • Responder setembro 4, 2016

    Andreia Mello

    Oi, tudo bem?
    estou indo a santiago dia 16/09/16 e vou fazer a opção pelo transfer da tranvip como indicou. Entrei no site e fiquei com uma dúvida. A volta eu devo preencher o horário do meu voo ou a hora que quero que me peguem no hotel. E na ida eu escrevo a hora que meu voo chega? Meu vôo está previsto para chegar em Santiago as 15:30h e retorno as 9:30h.

    • mm
      Responder setembro 5, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Andreia, tudo bem? A hora é sempre a hora da sua chegada ao aeroporto. Por exemmplo, o horário de chegada do seu voo na ida; na volta para o aeroporto, tem que ser a hora que você precisa estar no aeroporto, eu recomendo 3 horas antes da decolagem.

  • Responder setembro 22, 2016

    João Paulo

    Fabrício, obrigado pelas dicas, primeiramente. Tenho conexões longas em Santiago ano que vem quando for para Los Angeles, 10:55h na ida e 10:45h na volta. Você saberia dizer como se procede para sair do aeroporto e aproveitar esse tempo para dar uma volta pela cidade, visto que são conexões longas? É permitido sair, devo passar por imigração?

    • mm
      Responder setembro 23, 2016

      Fabricio Moura

      Oi João, tudo bem? Nesse tempo dá para sair sim, e eu acho uma ótima ideia. Você pode sair e passear por umas 5h-6h e retornar ao aeroporto a tempo de pegar o seu voo. Nesse tempo dá para visitar um dos Cerros (recomendo o Santa Lucía) dá para visitar o Sky Costanera e ainda dar um passeio pelo centro. Sim, você precisa fazer a imigração para poder sair do aeroporto, mas é um procedimento tranquilo.

  • Responder novembro 7, 2016

    Elisa

    Fabrício,
    boa tarde! muito bom seu site e suas dicas! Deixa eu te perguntar, o PDI a gente recebe na hora que passa pela imigração? Eles dão o papel e a gente preenche, é isso?
    Já estou sabendo que não pode perder, mas tem como pegar uma segunda via cas aconteça e tem que apresentar no hotel, certo?

    • mm
      Responder novembro 9, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Elisa, tudo bem? Sim, recebe na hora. Se perder, você pode pegar uma na entrada da sala de imigração do Aeroporto de Santiago, mas tem uma multa. O melhor é não perder esse papel.

  • Responder novembro 28, 2016

    Pedro

    Estive no Chile na semana passada (11/2016) e perdi minha ‘Tarjeta de Imigração’. Como sou ansioso, não quis esperar até o dia do embarque e fui até uma agência da PDI que fica próxima à região central de Santiago (Rua Eleutério Ramirez, n° 853).
    O trâmite foi bem rápido (10min +/-). Precisei preencher novo formulário que foi carimbado após algumas poucas perguntas (menos até que as do aeroporto). Não paguei multa e preferi não perguntar a respeito naquele momento. Iria permanecer no país somente por 8 dias.
    Não recebi qualquer questionamento ao passar pela imigração do aeroporto no dia da saída.
    Espero ter ajudado, abraços.

    • mm
      Responder novembro 28, 2016

      Fabricio Moura

      Dica EXCELENTE essa, muitas pessoas perdem esse papel. Posso colocar no corpo do post a sua dica?

  • Responder novembro 28, 2016

    Pedro

    Esqueci de informar que portava somente carteira de identidade, pois não tenho passaporte.

  • Responder dezembro 4, 2016

    John Morais

    Oi Fabrício, amei o post mas fiquei com uma dúvida em relação aos formulários. São dois ou só um? posso imprimi-los antes de embarcar? Eles entregam durante o vôo? Ou preenchemos na hora?
    Irei só com bagagem de mão, o procedimento será mais rápido no raio-x?
    Não falo nada de espanhol, terei problemas na imigração?

    • mm
      Responder dezembro 4, 2016

      Fabricio Moura

      Oi John, tudo bem? Na época que eu escrevi o post eram dois formulários, hoje é só um, o PDI. Não tem como imprimir da internet, geralmente é distribuído dentro do avião, mas antes do setor de imigração tem um balcão onde você pode pegar o formulário. Com uma mala é sempre mais rápido, a não ser que eles queiram abrir a sua mala e ver tudo que você está levando. Dá pra se virar com portunhol.

  • Responder março 31, 2017

    Felipe

    Fabricio, obrigado pelo texto! Excelente …uma única sugestão: tem um “bolsa” escrito como “bolça” no quarto parágrafo. Abraços

    • mm
      Responder abril 2, 2017

      Fabricio Moura

      Ah que vergonha hahahha, obrigado!

  • Responder abril 25, 2017

    Paulo Ricardo Soares dos Santos

    Eu achei super tranquilo a imigração aí. Fui em março de 2016

  • Responder abril 27, 2017

    Aline

    Olá Fabrício!

    Adorei as dicas! E me surgiu uma dúvida, meu noivo e eu já estamos com passagens compradas para 12 de junho e pensamos em nem ficar em Santiago na primeira noite e já embarcar em seguida para Puerto Montt (região dos lagos). A dúvida, nunca estivemos no Chile e pelo jeito a burocracia no desembarque pode ser um pouco demorada, queríamos já embarcar no voo das 19:30, sendo que nosso desembarque em Santiago está previsto para 17:35 para lá e queria saber se esse tempo, de mais ou menos duas horas, seria suficiente para passar pela imigração pegar as bagagens e fazer check-in para o próximo destino??

    • mm
      Responder maio 7, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Aline, tudo bem? 2 horas é suficiente, o problema é se o voo sair com algum atraso, mas eu já fiz a conexão em Santiago com 1h20 e deu tudo certo.

  • Responder junho 6, 2017

    ALESSANDRA

    BOA TARDE! TENHO UMA DUVIDA O PAPEL DE IMIGRACAO QUE ELES DAO AINDA DENTRO DO AVIAO PARA PREENCHER É PARA TODAS AS PESSOAS OU 1 SO DA FAMILIA? E NO ITEM MENOR DE 18 ANOS IREI COM MINHA FILHA E ELA É DE MENOR DEVO COLOCAR SIM. PODERIA ME EXPLICAR DETALHADO?

    • mm
      Responder junho 6, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Alessandra, boa tarde. Sim, um formulário por pessoa, no balcão da imigração podem ir você e sua filha juntas.

  • Responder junho 13, 2017

    Cinthia

    Olá! Vi uma passagem da Aerolineas Argentina com saída do Brasil e conexão em Buenos Aires de 1h30. Devemos passar pela imigração, retirar as bagagens e fazer check in em Buenos Aires tb?
    Obrigada!

    • mm
      Responder junho 13, 2017

      Fabricio Moura

      Depende, se tiver troca de aeroporto em Buenos Aires, sim. Isso é bem comum lá. Verifique isso.

  • Responder outubro 19, 2017

    Rafael

    Ola Fabricio, como vai?
    Por favor, me tira uma duvida… vou pro chile em dezembro com minha namorada. Estou pagando tudo. Ela nao trabalha, mora com os pais e no papel esta como “solteira”(temos 22 anos). Sabe dizer se havera alguma dificuldade pra gente entrar no pais?

    Devo levar algum documento pra comprovar que eu estou pagando tudo?

    • mm
      Responder outubro 19, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Rafael, tranquilo, o Chile não é chato nesse ponto. Estando com passagem de volta, hotel reservado e dinheiro para gastar eles deixam entrar sem crise.

  • Responder outubro 27, 2017

    Thaissa

    Boa noite Fabrício, estou indo à Santiago e de lá terei que pegar outro vôo para Concepcion.
    Chegando às 13:15h em Santiago e com o vôo para Concepcion por outra empresa saidno às 15:06h. Você acha que dá tempo?
    Seria melhor eu ver outra forma de ir para Concepcion? Será que tem ônibus ou trem de Santiago para Concepcion?
    Abraço,

    • mm
      Responder outubro 27, 2017

      Fabricio Moura

      Um pouco corrido mas dá tempo, mas se o seu voo daqui pro Chile atrasar pode dar tudo errado. Se fosse pela mesma empresa eles te encaixariam em outro voo, sendo outra empresa você perderia a passagem.

  • Responder novembro 17, 2017

    Felipe

    Muito obrigado pelo seu texto, muito bom mesmo!! Só me tira uma dúvida por favor, o RG precisa ser com data de emissão menor que 10 anos?
    Eu olhei no site da ANAC e não diz nada sobre isso, mas já ouvi falar. Eu não tenho passaporte.
    Valeu, abraço!

    • mm
      Responder novembro 21, 2017

      Fabricio Moura

      O problema é que você tem que se parecer com a foto do seu RG, documentos antigos são recusados por causa disso. Soube de uma senhora que teve que voltar pq o documento dela tinha mais de 20 anos e ela não se parecia mais com a foto.

  • Responder dezembro 23, 2017

    Benicio Nogueira

    Olá, Fabricio! Com relação a entrada de produtos de origem animal e vegetal… Isso se resume a comida ou até um simples sabonete tenho que declarar? Ah! Parabéns pela iniciativa em ajudar!

    • mm
      Responder dezembro 23, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Benício, tudo bem? Resumidamente, produtos de origem animal e vegetal são carnes, queijos, frutas, legumes e verduras.

  • Responder dezembro 26, 2017

    Priscila Duarte

    Boa tarde Fabricio, primeiramente gostaria de agradecer pelas dicas aqui no blog, e também te parabenizar pela atenção com que responde a todos.

    Agora tenho uma dúvida e talvez você possa me ajudar. Vou ao Chile no inicio de 2018, mas antes passarei alguns dias em Buenos Aires. Então meu itinerário é São Paulo, Buenos Aires, Santiago e São Paulo novamente.

    Se por acaso eu comprar alguns vinhos, alfajores e doces de leite na Argentina, terei algum problema para entrar no Chile? Tenho que declarar isso em algum lugar?

    Obrigada!

    • mm
      Responder dezembro 26, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Priscila, tudo bem? Os produtos em si não tem problema pois são industrializados, mas eu não vou saber te dizer quanto as quantidades. Eu sei que aqui no Brasil o limite são 10 garrafas sendo que não pode ter mais do que duas do mesmo vinho. Na dúvida, você pode declarar, no formulário de imigração tem lugar para isso.

  • Responder janeiro 7, 2018

    Valéria da Carneiro da Silva

    Olá Fabrício, estou indo para Santiago amanhã..rss..surgiu uma dúvida. Poderei trazer uvas na bagagem?

    Obrigada!!!

    • mm
      Responder janeiro 7, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Valéria, não pode. Abraços.

  • Responder janeiro 17, 2018

    Suzana

    BOA TARDE FABRICO !!!!
    ESTOU INDO PARA O CHILE PRÓXIMO MÊS E VOU DIRETO PARA SAN PEDRO O VOOU QUE PEGO PARA CALAMA E NO MESMO Aeroporto de Santiago (SCL)
    OBRIGADO!!!

  • Responder janeiro 28, 2018

    Tiago

    Uma pergunta, este formulário de imigração, eu devo preencher escrevendo em português ou em espanhol ou tanto faz ? Descupe se a pergunta foi meio idiota, mas estou com dúvida ppis não sei escrever em espanhol.Obrigado.

    • mm
      Responder janeiro 28, 2018

      Fabricio Moura

      Em espanhol ou inglês, são os dois idiomas do formulário.

  • Responder janeiro 30, 2018

    JEFFERSON SILVA

    Boa tarde Fabricio!

    Estou com uma viagem marcada para o mês de Junho/2018, irei para Buenos aires e ficarei por 4 dias e depois de Buenos Aires para Santiago por 5 dias e depois retorno de Santiago para o Rio de Janeiro. Gostaria de saber para esse tipo de viagem com escala existe alguma complicação? Posso fazer essa escala normalmente saindo de um pais e entrando em outro e depois voltando para o Rio de Janeiro.

    Desde já agradeço e aguardo seus comentários.

    • mm
      Responder janeiro 30, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Jefferson, tudo bem? Tranquilamente, pode ficar despreocupado, isso é normal.

  • Responder fevereiro 5, 2018

    Mariana

    Boa tarde Fabrício,
    Estou indo para o Chile no início de março e assim que chegar em Santiago vou pegar outro voo da mesma companhia aérea para Valdivia. Porém o intervalo é de apenas uma hora e 25 minutos. Você saberia me informar se será necessário retirar a bagagem e despachar novamente?
    Estou com muito receio de perder o avião pois o tempo é muito curto.
    Obrigada.

    • mm
      Responder fevereiro 5, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Mariana! Se os voos foram comprados juntos, você só vai fazer a imigração e retirar a mala em Valdívia.

  • Responder junho 12, 2018

    Maria Elizabeth Agostini Franco

    Fabricio Bom Dia.Favor me informar como telefono ao Aeroporto de Santiago pois perdi os passaportes no Aeroporto de Santiago .Fomos a Santiago dia 2 de junho e retornamos no dia 9

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.