pirâmide torta

Vocês viram que no post anterior eu visitei a Pirâmide de Djoser, que foi a primeira pirâmide do mundo e grande protótipo para a construção das famosas Pirâmides de Gizé. E para entender melhor como o processo de construção das pirâmides evoluiu até Quéops, Quéfren e Miquerinos, é importante visitar a Necrópole de Dahshur e conhecer a incomum pirâmide torta.

Se você procura mais informações para organizar a sua viagem ao Egito, como visto, transfer, questões de segurança e hospedagem, recomendo ler este post ou eu faço um resumão.

Também recomendo o vídeo que eu publiquei no canal do Vou na Janela no YouTube com o meu roteiro no Egito e dicas de segurança.

pirâmide torta
Roteiro e o que você precisa saber para visitar o Egito

A pirâmide torta de Dahshur


Conforme eu comentei nos posts anteriores, até que os arquitetos dos faraós chegassem à perfeição das Pirâmides de Gizé, outras pirâmides foram construídas. Entre muitos erros e acertos, os egípcios foram aprimorando o processo.

E é aqui que entra a pirâmide torta da Necrópole de Dahshur, distante 40 km ao sul do Cairo, ela foi construída durante a quarta dinastia do Faraó Seneferu, algo em torno de 2.600 a.C.

pirâmide torta
Pirâmide torta de Dahshur

A pirâmide começou a ser construída em terreno instável e a um ângulo de 54 graus. Quando a construção atingiu os 54 metros de altura, os arquitetos perceberam que ela poderia desabar. Foi aí que os egípcios decidiram mudar o ângulo de construção para 43 graus de inclinação. A mudança é nítida e rendeu o apelido de pirâmide torta ou, como alguns dizem, “pirâmide feia”.

Ela fica no meio do deserto e a sua silhueta é perceptível à distância. Curiosamente, não distante dela fica a Pirâmide Preta, já colapsada, é mais um dos projetos que serviram de protótipo antes dos egípcios alcançarem a pirâmide perfeita.

pirâmide torta
Parte do revestimento original ainda resiste

A pirâmide torta ainda conserva a maior parte do seu revestimento original, em pedra polida, criando uma superfície lisa. Contudo é perceptível também que algumas partes dela já desabaram e podemos ver que os construtores usavam blocos relativamente pequenos de pedras, bem menores dos que foram usados nas Pirâmides de Gizé. 

pirâmide torta
Suportes de contenção para evitar mais desabamentos

Atualmente, a pirâmide torta possui 101 metros de altura. Mas, por que “atualmente”? As pirâmides vieram sofrendo com o desgaste com o tempo e diminuindo seu tamanho ao longo dos séculos. Basta lembrar que estamos falando de obras com até 5 mil anos de idade que sofrem com o desgaste do vento e do tempo.


Dentro da pirâmide torta


Um dos grandes destaques da visita à pirâmide torta é que podemos entrar dentro dela só com o ingresso de entrada da Necrópole de Dahshur, sem cobranças adicionais.

pirâmide torta
Entrada da pirâmide

A entrada é por um túnel estreito, de cerca de 1 metro de largura e 80 metros de profundidade para acessar as duas câmaras mortuárias. Para entrar, a gente precisa descer se arrastando e como podem imaginar, não é nada simples. O que tem dentro da pirâmide? Absolutamente nada! Já que tudo já foi saqueado há muitos anos atrás.

pirâmide torta
Corredor de 80 metros de profundidade

Mas, se você tiver disposição e não sofrer de claustrofobia, entrar dentro de uma pirâmide com seus quase 5.000 anos é uma experiência única.


A pirâmide vermelha


Perto da pirâmide torta fica a pirâmide vermelha, que tem este nome em razão do tipo de pedra usada na construção, um pouco mais avermelhada. Mas o que ela tem de tão especial? Esta foi a primeira pirâmide que deu certo.

Depois da tentativa frustrada do Faraó Seneferu com a pirâmide torta, ele fez a sua segunda tentativa resultando na pirâmide vermelha, considerada a “pirâmide perfeita”.

pirâmide torta
Pirâmide vermelha

Semelhante a sua vizinha, também é possível entrar na pirâmide vermelha. O túnel é semelhante, também com cerca de 1 metro de largura, descendo a uma profundidade de 80 metros. E o que tem lá dentro? Nada!


Como visitar as pirâmides de Dahshur?


A Necrópole de Dahshur fica distante 40 km ao sul do Cairo e a entrada custa 60 libras egípcias (12 reais). 

A melhor forma de visitar é contratando um guia ou um tour. Recomendo os tours da Get Your Guide e você pode reservar neste link.

pirâmide torta
Subindo na pirâmide vermelha

Visitar Dahsur sem um tour ou um guia não é recomendado, pois é longe e não existe fácil acesso a táxis ou outro meio de transporte. Além disso, o sítio arqueológico é imenso, praticamente impossível percorrer a pé.


Reserve aqui os seus passeios



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.