Mercado Khan El Khalili

O Mercado Khan El Khalili é um dos lugares mais populares para quem visita o Cairo. Um dos mais tradicionais e antigos mercados do norte da África e região do Oriente Médio, o Khan El Khalili é lugar para mergulhar um pouco mais na cultura árabe.

***

Se você procura mais informações para organizar a sua viagem ao Egito, como visto, transfer, questões de segurança e hospedagem, recomendo ler este post ou eu faço um resumão.

Também recomendo o vídeo que eu publiquei no canal do Vou na Janela no YouTube com o meu roteiro no Egito e dicas de segurança.

Mercado Khan El Khalili
Roteiro e dicas do Cairo

Mercado Khan El Khalili 


No Cairo, tudo é muito: muita gente, muitos carros e logicamente, muita história. E o Mercado Khan El Khalili é um dos epicentros desse caldeirão. Localizado no coração da cidade, no meio da parte árabe, o Khan El Khalili é um dos mais antigos mercados de rua do mundo.

Criado em 1382 pelo sultão Djaharks el-Jalili, é um caçula perto de obras com mais de 5 mil anos, como as Pirâmides de Gizé. No entanto, 1382 foi muito antes dos portugueses chegarem ao Brasil, só para contextualizar.

Mercado Khan El Khalili
Mercado Khan El Khalili

Estamos falando de um lugar com mais de 600 anos de história e digo isso pois em muitas partes do mercado, o jeito árabe de comercializar e os costumes centenários não mudaram em nada.

Localmente conhecido como Jan El Jalili, o mercado possui mais de 900 pontos comerciais. De lojinhas de souvenirs fabricados na China (e que eles juram que são peças autênticas do Egito) até cafés centenários.

Mercado Khan El Khalili
A travessa mais fotografada do mercado

Lojas de artesanato, jóias, especiarias, incensos, os famosos perfumes árabes a base de óleo, tecidos, lâmpadas e luminárias que dão vontade de levar pra casa.

E falando em cafés, no coração do Mercado Khan El Khalili fica o El Fishawi, também conhecido como Café dos Espelhos, é um dos mais antigos dessa parte do mundo. Foi aberto em 1769 e segue em total funcionamento até hoje. O difícil é conseguir uma mesa, já que o lugar é um dos mais disputados do Cairo.

Café dos Espelhos
Café dos Espelhos

A pechincha e o assédio

Passeando pelo Mercado Khan El Khalili, se você olhar por mais de 3 segundos para alguma mercadoria, algum comerciante irá te abordar oferecendo a peça. É assim que as coisas funcionam em muitos lugares do mundo árabe.

E eles serão insistentes e bastante invasivos, sobretudo se você estiver sozinho e sem guia. O assédio no Mercado Khan El Khalili incomoda. Mas se você conseguir se blindar e decidir comprar alguma coisa, tem que pechinchar. A prática faz parte do negócio. Achou caro? Não demonstre interesse, até que eles cheguem ao melhor valor.

Travessas do lugar
Uma das travessas

Saiba que o preço anunciado nunca é o preço real das peças e nem tudo que reluz é ouro. No mercado é muito comum a comercialização de itens falsificados e anunciados como autênticas peças egípcias. Como pergaminhos e papiros, perfumes árabes, tecidos e souvenirs de uma forma geral. 

Falando mais sobre o assédio, ele acontece em praticamente todos os cantos do Egito, até mesmo dentro dos restaurantes caros e acredite, no aeroporto. Por tanto, não é de se surpreender que exista um assédio pesado no Mercado Khan El Khalili.

Luminárias árabes
Gostou de alguma coisa? Tem que pechinchar muito

Entretanto, se você está viajando em um grupo grande ou com guia, não tenha medo. Mas se você estiver sozinho e se for mulher, visitar o mercado não é algo que eu recomende.


Reserve aqui os seus passeios


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.