Como ir de Munique a Füssen (Castelo de Neuschwanstein)

Como ir de Munique a Füssen

Neste post eu mostro como ir de Munique a Füssen na Alemanha e claro, como chegar ao Castelo Neuschwanstein, um dos castelos mais bonitos do mundo.

***

A viagem de bate volta até Füssen é uma das mais bacanas que você pode fazer saindo de Munique. A cidade é linda, além de ser a base para você conhecer o fantástico Castelo de Neuschwanstein. E Füssen também é um dos pontos de partida para fazer a tradicional Rota Romântica pela Alemanha, que eu já mostrei como é aqui.

Füssen fica a 130 km de distância de Munique e você pode chegar até lá de alugando um carro, contratando um tour ou indo de trem, que é a maneira mais prática e barata de ir de Munique a Füssen.

Leia mais:
O que fazer em Füssen
O que fazer em Munique
Rota Romântica: roteiro completo
Chegando em Munique: imigração, conexão e transporte


Como ir de Munique a Füssen 


De carro ou tour

O aluguel de carro é um boa opção para quem viaja em família e deseja ter um pouco mais de mobilidade. Com o carro você para fazer paradas nas pequenas vilas a longo do caminho. Dirigir na Alemanha é ótimo, as estradas são uma das melhores do mundo.

Você pode também contratar um tour saindo de Munique. Todas as pequenas agências da cidade oferecem esse passeio. Ou você pode usar o transporte público, que é extremamente eficiente e a melhor opção é ir de trem, além de ser mais barato.


De trem

Os trens até Füssen saem de hora em hora da estação central de trens de Munique (Hauptbahnhof), a viagem dura em média 2 horas e é bem tranquila e confortável.

Cada trecho varia entre 20 e 30 euros, dependendo do horário e podem ser comprados no site da Deutsche Bahn. Aqui no blog tem um post onde eu explico como comprar direto no site da DB: Como comprar passagens na Alemanha no site da DB.

Você também pode comprar a passagem direto nas máquinas de autoatendimento na estação. O procedimento é simples, as máquinas possuem vários idiomas disponíveis: inglês, espanhol, francês, italiano, turco e claro, alemão.

Como ir de Munique a Füssen
Máquina de vendas da Deutsche Bahn

Depois de selecionar o idioma, basta escolher o tipo de bilhete. Eu recomendo comprar o Bayern Ticket, que permite diversas viagens de trem e alguns ônibus pela Bavária com um único passe, e que pode ser até 50% mais econômico que comprar a viagem trecho a trecho.

Como ir de Munique a Füssen
Trem da Deutsche Bahn

Depois de comprar o bilhete, basta verificar nos vários painéis da estação em qual plataforma o próximo trem partirá. O ideal é chegar uns 20 minutos antes para pegar um bom lugar, as poltronas não são numeradas. Os trens chegam na estação de Füssen que ficam bem no centro da cidade.


Como chegar no Castelo de Neuschwanstein


A estação de trens de Füssen é bem pequena, a gente entra em uma porta e sai na outra. Bem em frente a estação fica um ponto de ônibus que seguem até o castelo. As melhores alternativas são as linhas número 73 e 78 que vão direto até o Castelo Neuschwanstein. Se você comprou o Bayern Ticket, basta mostrar ao cobrador para poder usar o ônibus.

A viagem até o ponto mais próximo do castelo dura uns 10 minutos, deste ponto até a portaria tem uma caminhadinha de uns 5 minutos ladeira acima, mas nada muito cansativo.

Como ir de Munique a Füssen
Castelo de Neuschwanstein

Quando eu visitei o castelo, as entradas eram vendidas pela internet. Atualmente a gente consegue reservar pela internet (taxa de 2,50 EUR) e comprar apenas na bilheteria do castelo. As reservas podem ser feitas neste site com pelo menos 2 dias de antecedência.

Da bilheteria até o castelo é mais um rolê, mas vale a pena. O Castelo Neuschwanstein fica no topo de uma montanha, você pode subir a pé o que dá uns 40 minutos de caminhada ou pegar mais um ônibus até lá. 

Este ônibus não aceita o Bayern Ticket, mas a passagem custa 2 euros para subir e 1 euro para descer. Entretanto se tiver neve ou se estiver nevando, o ônibus não funciona. Minha dica é subir de ônibus e descer caminhando, a paisagem é absolutamente linda.

***

Apesar da viagem de bate volta até Füssen ser um clássico, a cidade é linda e cheia de coisas para ver. Eu recomendo ficar pelo menos uma noite em Füssen. Veja aqui o meu roteiro com o que fazer em Füssen, além de dicas de hospedagem.

***


A melhor região de Füssen para se hospedar é no centro histórico ou no entorno dele.

No centro da cidade eu recomendo o Luitpoldpark-Hotel, fica pertinho de tudo. Dá para ir a pé até a estação de trens. Também recomendo o Hotel Hirsch, super confortável e com um ótimo custo-benefício.

Para quem não quiser arriscar ou prefere hotéis de rede, no centro de Füssen fica o Best Western Plus Hotel Füssen.

Saindo um pouco do centro, existem hotéis super charmosos e mais baratos. Mas é uma opção melhor para quem está de carro, mas nada impede também de usar um táxi ou Uber, não é?

Nesta região fica o sensacional Hotel Maximilian, pertinho do Lago Forggensee, um dos lugares mais lindos de Füssen.

Neste link você pode consultar todos os hotéis da região










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.