Avenida de Mayo

Buenos Aires é uma cidade de muitas faces: a latinidade de San Telmo e El Caminito, o lado moderno de Palermo e o charme europeu da Avenida de Mayo, ou “Avenida de Maio” como nós brasileiros costumamos dizer.

A Avenida de Mayo foi inaugurada em 1894 como símbolo de modernidade, sendo a primeira avenida da América do Sul. Ela começa na Plaza de Mayo, unindo a Casa Rosada, sede do governo da Argentina ao Congresso Nacional, nove quadras depois.

Toda a arquitetura da Avenida de Mayo remete a Paris como suas fachadas Belle Époque, Art Nouveau e Art Déco nos mais variados estados de conservação. Desde sua inauguração, a avenida enfatizava ao mundo que Buenos Aires era uma cidade cosmopolita e hoje, mesmo com o grande número de lojas dos mais variados tipos tenham diminuído a sua beleza, é impossível caminhar por suas calçadas e não admirar os belíssimos prédios.

Leia mais
Regras atualizadas para entrar na Argentina
Como funciona o câmbio na Argentina e qual moeda levar
O que fazer em Buenos Aires em 3 dias
Onde se hospedar em Buenos Aires

mayo3
Arquitetura belíssima
mayo2
Foi a primeira avenida da América do Sul
mayo1
Até os grafites dão um charme especial

A Avenida de Mayo foi tão a frente de seu tempo que já em 1913 em seu subsolo começava a correr a primeira linha de metrô da América do Sul, mais de sessenta anos antes da inauguração da primeira linha do metrô de São Paulo.

A Linha A do metrô de Buenos Aires recebeu carros de madeira importados da Bélgica e que até pouco tempo atrás ainda corriam nos trilhos embaixo da Avenida de Mayo. Eram muito especiais e uma verdadeira viagem no tempo. Hoje, eles foram substituídos por vagões chineses.

Vagões de madeira
Vagões de madeira

É aqui que estão os mais antigos bares, cafés e livrarias da cidade, como o tradicionalíssimo Café Tortoni, inaugurado em 1858 e que ocupa o mesmo endereço desde 1890. Um ótimo lugar para um café, um vinho argentino e assistir aos tradicionais shows de tango.

Falando em cafés, a esquina da Calle Peru fica o Café London City, talvez o favorito do escritor Julio Cortázar. Inaugurado em 1954, o lugar passou por uma intensa revitalização em 2014, mas sem perder seu charme, tanto por dentro, quanto por fora.

Café Tortoni
Café Tortoni

Mas ao longo da Avenida de Mayo existe mais lugares interessantes, como o Teatro Avenida, que foi aberto em 1908 para promover a ópera espanhola e que ficou fechado por muitos anos depois de um incêndio, mas que desde 1994 está completamente restaurado. Tem espetáculo sempre e durante a semana é mais fácil encontrar ingressos na hora.

Perto dali também fica a Casa de la Cultura, que funciona no antigo prédio do Jornal La Prensa, uma construção linda em estilo neoclássico.

Também não podemos esquecer da Catedral Metropolitana de Buenos Aires, onde o Papa Francisco, na época Arcebispo Jorge Mario Bergoglio celebrava suas missas. A catedral foi aberta em 1836 e lá dentro fica o mausoléu do general José de San Martin, o responsável pela independência da Argentina.

Casa Rosada
Casa Rosada

E claro, no começo dela está a Casa Rosada, a sede do governo e que pode ser visitada. A história conta que ela é “rosada” pois na época da construção, misturaram cal com gordura de boi para pintar a fachada e por conta disso, o tom rosado.

Andar pela Avenida de Mayo é uma viagem no tempo, de uma época em que a América do Sul flertava com o charme europeu. Um passeio imperdível para quem vai a Buenos Aires.

mayo10
Arquitetura francesa
mayo9
Estação do metrô, um dos mais antigos do mundo
mayo6
O Congresso no fim da avenida
mayo5
Detalhes dos casarões
mayo4
Detalhes dos casarões

Como chegar a Avenida de Mayo


Não tem erro, existem vários ônibus que o ponto final é na Plaza de Mayo, onde a avenida começa, mas a melhor maneira é pelo metrô, descendo na estação de mesmo nome.


Seguro viagem para a Argentina


O seguro viagem com cobertura Covid para internação, isolamento ou traslado sanitário é obrigatório para entrar na Argentina. 
 Faça o seu seguro viagem aqui com desconto.


Onde se hospedar em Buenos Aires


Na minha última viagem a Buenos Aires (Junho 2022) eu me hospedei no Hotel NH Collection no centro da cidade. Coladinho na Plaza de Mayo. O hotel é um 5 estrelas sensacional com preço de hotel 3 estrelas. Definitivamente um dos melhores hotéis que eu já fiquei. Recomendo de olhos fechados.

Mas se quiser, dê uma olhadinha no post que eu escrevi com os melhores lugares e onde evitar (clique aqui).

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.