O que fazer em Ushuaia na Argentina em 2024 (roteiro de 3 ou 4 dias)

Se você pegar o mapa da América do Sul e olhar lá no finzinho, vai encontrar Ushuaia. Localizada literalmente no fim do mundo, a cidade argentina tem se tornado um dos destinos de inverno mais procurados por brasileiros no país vizinho. Neste artigo eu vou compartilhar com vocês todas as minhas dicas sobre o que fazer em Ushuaia, na Argentina.

***

Considerada a cidade mais austral do mundo, contudo, Ushuaia não é exatamente a última área habitada do continente sul americano. Este título pertence à pequena Puerto Williams no Chile, que fica do outro lado do Canal de Beagle e um pouco mais ao sul. Entretanto, a cidade chilena é uma vila e Ushuaia por fim é a última cidade mais desenvolvida desta parte do mundo.

A cidade tem uma população de aproximadamente 60 mil habitantes e fica encaixada aos pés das Cordilheira dos Andes e o canal de Beagle, o braço de mar que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico e também serve de fronteira natural entre a Argentina e o Chile.

Leia também:
Onde ficar em Ushuaia: dicas de hospedagem
Parque Nacional Terra do Fogo e o Trem do Fim do Mundo
Passeio de barco pelo Canal de Beagle em Ushuaia
Passeio de helicóptero em Ushuaia com pouso nas Cordilheiras

Aliás, recomendo assistir o meu vídeo com o que fazer em Ushuaia. Nele eu mostro em detalhes todos os passeios que eu fiz na cidade.


Como chegar em Ushuaia


Embora Ushuaia esteja a poucas horas de voo desde o Brasil, não existe uma ligação regular direta entre o Brasil e Ushuaia. A maneira mais simples de chegar é fazendo uma conexão em Buenos Aires. 

Voando do Brasil para a Argentina, existem inúmeras opções. Muitos voos se concentram em São Paulo (Aeroporto de Guarulhos), porém, a Gol voa de várias capitais brasileiras para Buenos Aires. Entretanto, de Buenos Aires para Ushuaia só existem voos das Aerolíneas Argentinas e da JetSmart.

O Aeroporto de Ushuaia fica bem localizado e leva cerca de 10 minutos até o centro da cidade. Recomendo reservar um transfer com antecedência, pois é mais barato que o táxi ou o transfer contratado na hora.

O que fazer em Ushuaia
Eu voei para Ushuaia com as Aerolineas Argentinas

Onde se hospedar em Ushuaia


O ideal é escolher uma acomodação no centro da cidade, para facilitar os seus deslocamentos. Se estiver hospedado no centro de Ushuaia, você poderá fazer muita coisa a pé, sem depender de táxi ou Uber. A não ser que você alugue um carro na cidade, ou queria um pouco mais de tranquilidade nos hoteis de montanha.

Certamente o hotel com melhor localização em Ushuaia é o Lennox, que fica na Avenida San Martin. Um quatro estrelas com excelente custo benefício, mas que infelizmente eu não consegui me hospedar nele pois já estava lotado quando eu planejei a minha viagem. Em suma, recomendo reservar a sua hospedagem no Lennox com antecedência. O hotel fica ao lado de vários restaurantes, bares e cafés. Dá pra visitar todas as atrações turísticas dentro da cidade, sem precisar de táxi.

O que fazer em Ushuaia
Lennox

Contudo, eu acabei descobrindo outra ótima opção de hospedagem em Ushuaia, eu fiquei no Alto Andino Hotel, que fica duas ruas acima do Lennox e tem quartos bonitos e muito confortáveis. Do meu quarto eu tinha uma vista lindíssima da cidade, com as montanhas nevadas ao fundo. Em outras palavras, eu recomendo muito ficar no Alto Andino Hotel.

Alto Andino

Na mesma região fica o Hotel Tierra del Fuego, um quatro estrelas dos mais procurados na cidade e que tem quartos confortáveis e com uma belíssima vista da cidade. Além, claro, da excelente localização.

O Hotel Canal Beagle tem uma das melhores localizações da cidade, ele fica na Avenida Maipú de frente para o Canal de Beagle e a uma curtíssima caminhada da Placa do Fim do Mundo e de onde saem os passeios de barco.

Veja mais dicas de onde se hospedar em Ushuaia


Internet em Ushuaia


Ao invés de comprar um chip telefônico em cada um dos países, eu tenho optado por usar o e-Sim, o chip virtual da Airalo. A compra é simples, dá pra fazer tudo pelo app e ainda gerenciar o uso da franquia de dados. Pelo app eu consigo também recarregar os créditos caso os meus dados tenham acabado. E a conexão é impecável, o 5G funcionou muito bem na Argentina.

Eu também já usei Airalo Europa inteira, na África e na Ásia. Até mesmo no Laos, um dos países mais pobres e mais isolados do mundo, o sinal funcionou muito bem.

Aqui eu explico como comprar o e-Sim da Airalo e ainda tem um cupom com 3 dólares de crédito na sua primeira compra.


Quando visitar Ushuaia e quantos dias ficar


Se o seu objetivo é ver neve e fazer os passeios de inverno, a recomendação é visitar Ushuaia entre os meses de Junho e o começo de setembro. No inverno, a temperatura pode chegar até -15 graus, porém, espere temperaturas sempre abaixo de zero. Mesmo no verão as temperaturas não passam dos 15 graus, já que é um lugar frio o ano inteiro.

Porém, muitos passeios de trilhas são recomendados no verão, como o trekking até a Laguna Esmeralda ou do Lago Escondido, que ficam totalmente congelados no inverno.

A maioria dos visitantes ficam 4 dias em Ushuaia, o que é necessário para fazer a maior parte dos passeios. Mas eu recomendo ter um dia a mais, já que o tempo em Ushuaia varia muito rápido e isso pode comprometer os seus planos. 

O que fazer em Ushuaia
Ushuaia no inverno

O que fazer em Ushuaia


  • Conhecer o Parque Nacional Terra do Fogo
  • Fazer o passeio no Trem do Fim do Mundo
  • Visitar a Ilha dos Lobos e o Farol do Fim do Mundo no Canal de Beagle
  • Fazer a caminhada com os Pinguins de Magalhães
  • Sobrevoar a Cordilheira dos Andes de Helicóptero
  • Conhecer a Laguna Esmeralda
  • Esquiar no Cerro Castor
  • Fazer a trilha até o Glaciar Martial
  • Visitar o Museu do Presídio de Ushuaia
  • Navio Saint Christopher
  • Passear pela cidade

Parque Nacional Terra do Fogo

Conhecer o Parque Nacional Terra do Fogo está entre os passeios mais procurados por quem visita a cidade. Localizado a 12 km do centro de Ushuaia, ele ocupa uma área de cerca de 69 mil hectares. E apesar de ser mais famoso do lado argentino, o parque também se estende pelo território chileno. Inclusive, muitas montanhas que vemos no parque, estão do lado chileno.

O que fazer em Ushuaia
Parque Nacional

Falando em montanhas, o parque é salpicado dos mais imponentes picos, bosques, lagos, trilhas e até mesmo o canal de Beagle ajudam a compor o lindíssimo cenário do Parque Nacional Terra do Fogo.

Eu visitei o parque durante o inverno e comprei o meu passeio com o Get Your Guide e foi mais barato que as agências locais, inclusive aquelas especializadas no público brasileiro. O passeio que recomendo inclui o tour até o parque ida e volta, o passeio no trem do fim do mundo e a visita a alguns lugares famosos, como o fim da Ruta Nacional 3, o ponto final da Rodovia Panamericana, que começa no Alaska.

Leia mais sobre o Parque Nacional Terra do Fogo

Preço: 120 USD (Parque Nacional + passeio de trem) e você pode reservar aqui.

Baia de Lapataia
O que fazer em Ushuaia
O fim da Rodovia Panamericana

Fazer o passeio no Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo fica dentro do Parque Nacional Terra do Fogo. Ele foi construído junto do Presídio de Ushuaia em 1902. Sua função era levar os presos desde o presídio até a floresta para cortar lenha para abastecer a cidade. O presídio foi desativado em 1947, seguido da ferrovia que caiu em abandono. Hoje, o trecho remanescente de 7 km dentro do parque é usado apenas para fins turísticos. Sendo este o trem mais austral do mundo.

O passeio no trem do fim do mundo leva 1 hora e a maria fumaça faz uma parada em uma pequena estação no meio do caminho. O passeio no trem do fim do mundo divide opiniões. Há quem ame, mas também aqueles que dizem ser um passeio monótono e pouco interessante. 

Preço: 120 USD (Parque Nacional + passeio de trem) e você pode reservar aqui.

O que fazer em Ushuaia
O trem do fim do mundo
O passeio acontece dentro do Parque Nacional Terra do Fogo

Navegação pelo canal de Beagle

O Passeio de barco em Ushuaia pelas águas do Canal de Beagle é um daqueles passeios obrigatórios para fazer no fim do mundo. Certamente um dos cenários mais bonitos que você encontrará durante a sua viagem a Ushuaia.

O passeio mais básico tem duração de 3 horas, passa pelas Ilhas Bridges, segue até a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos Marinhos e finaliza o roteiro circundando o emblemático Farol Les Eclaireus, também chamado popularmente de Farol do Fim do Mundo. Entretanto, não existe o desembarque em nenhuma dessas ilhas.

Preço: 76 USD e  Vocês podem reservar este passeio aqui.

Ilha dos Lobos
O que fazer em Ushuaia
Ilha dos Lobos

Já o passeio intermediário, foi o que eu fiz e tem 4 horas de duração. O barco passa pelos mesmos lugares do passeio mais básico. Entretanto, a diferença é que ele fica mais tempo nos lugares e inclui um desembarque e a caminhada de 20 minutos por uma das Ilhas Bridges. Depois da caminhada o barco segue para a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos Marinhos e finaliza o roteiro no Farol do Fim do Mundo.

Preço: 96 USD e você pode reservar este passeio de barco em Ushuaia aqui.

Leia mais sobre o passeio de navegação no Canal de Beagle.

Ilhas Bridges
O que fazer em Ushuaia
Farol do Fim do Mundo

Fazer a caminhada com os Pinguins de Magalhães

Certamente um dos passeios mais procurados em Ushuaia é o de caminhada e observação de pinguins. E existem dois passeios, o de observação onde os turistas não saem do barco e o de caminhada. No primeiro passeio, todo o trajeto é feito de barco. Aliás, o barco passa pelos mesmos lugares dos passeios de navegação que eu citei acima, como a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos Marinhos, o Farol do Fim do Mundo. Em seguida o barco passa pela área dos destroços do transatlântico SS Monte Cervantes que naufragou ali em 1930. Em seguida o passeio segue até a Isla Martillo, onde vive uma colônia de pinguins-de-magalhães. O barco fica parado por cerca de 30 minutos para observação das aves. 

Preço: 163 USD e você também pode reservar o passeio de navegação com observação de pinguins aqui

Entretanto, se você quer descer na ilha para fazer uma caminhada junto com os pinguins, existe um passeio só com esta atividade, o “caminhada pinguinera”. Recomendo reservar com bastante antecedência pois este é um passeio que se esgota muito rapidamente, inclusive, eu não consegui fazer justamente por deixar para reservar na última hora.

Preço: 298 USD e você pode reservar este passeio com os pinguins aqui.

O que fazer em Ushuaia
Caminhada com pinguins

Sobrevoar a Cordilheira dos Andes de Helicóptero

Definitivamente, o passeio de helicóptero em Ushuaia é uma das experiências mais incríveis na Terra do Fogo. Sobrevoar as Cordilheiras dos Andes por dentro de seus vales nevados e pousar no alto de uma montanha coberta de neve não é o tipo de passeio que fazemos todos os dias.

Eu conto em detalhes neste post como é o passeio de helicóptero em Ushuaia, mas vou resumir aqui também.

O que fazer em Ushuaia
Helicóptero que faz o passeio

Após a decolagem, fizemos uma curva fechada em cima de Ushuaia e percorremos toda a parte mais turística da cidade antes de entrar no meio da cordilheira dos Andes em direção ao Glaciar Martial, uma das montanhas mais imponentes da Patagônia.

Durante o sobrevoo, passamos muito perto de montanhas famosas dessa parte da Patagônia. Lugares emblemáticos como o Valle Carbajal, Montanhas Vinciguerra, o majestoso Monte Olivia e ainda sobrevoamos a famosa Laguna Esmeralda

A paisagem é lindíssima
Um passeio imperdível

Mas certamente o ponto alto desse passeio é o pouso no alto de uma montanha coberta de gelo, exatamente em frente ao Cerro Castor, a mais famosa estação de esqui de Ushuaia. O tempo total do passeio é de 30 minutos, incluindo a parada de 10 minutos no alto da montanha.

Existem passeios mais baratos, de 15 minutos de sobrevoo e sem o pouso na montanha. Vocês podem reservar estes passeios através dos links abaixo.

Preços: a partir de 115 USD por pessoa (mínimo 2 pessoas), 210 USD para uma pessoa. Para o voo de 30 minutos com o pouso nos Andes, o preço é de 740 USD (mínimo 2 pessoas). Você pode reservar todos os passeios aqui.

Pouso no meio dos Andes

Conhecer a Laguna Esmeralda

A região de Ushuaia é salpicada de belos lagos, entretanto, a Laguna Esmeralda certamente é a mais bonita por conta da sua coloração que varia do azul turquesa ao esmeralda. E o trekking até a lagoa está entre os passeios mais populares em Ushuaia, contudo, não é recomendado durante o inverno, já que a lagoa pode ficar totalmente coberta de gelo.

Por conta da sua localização, bem no meio dos Andes, a trilha até a Lagoa Esmeralda é um pouco cansativa e às vezes, até difícil por conta da neve do inverno e da lama após dias de chuva. Aliás, por conta da trilha com sinalização ruim, não é recomendado fazer o passeio sem guia. 

Preço: 135 USD e você pode reservar aqui o seu passeio até a Laguna Esmeralda

O que fazer em Ushuaia
Laguna Esmeralda

Esquiar no Cerro Castor

O Cerro Castor é a principal estação de esqui da Terra do Fogo e fica distante cerca de 30 km do centro de Ushuaia e mesmo que você não saiba esquiar, é um lugar bacana para conhecer durante os meses de inverno.

E a estação conta com 31 pistas de diferentes níveis de elevação, ou seja, ideal para todos os tipos de praticantes de esqui ou snowboard. E se você não sabe esquiar, dá para alugar os equipamentos no local e fazer aulas. Mais informações no site oficial.


Fazer a trilha até o Glaciar Martial

O Glaciar Martial ou Geleira Martial é uma das joias escondidas no meio da Cordilheira dos Andes e certamente é um daqueles passeios para você colocar no seu roteiro com o que fazer em Ushuaia. Cercado de montanhas nevadas, lagos e rios de água azul turquesa no verão, ou tudo branquinho e coberto de neve no inverno. Aliás, até mesmo no verão é possível encontrar alguns pontos com neve.

O Glaciar fica distante 7km do centro de Ushuaia e você pode fazer o passeio por conta própria ou contratando um passeio. Entretanto, fazer o passeio sozinho tem o seu grau de risco, por isso eu recomendo contratar um passeio. E dá para subir do modo mais tradicional, por caminhada, que é o mais bonito, mas inegavelmente é a forma mais cansativa. Contudo, também é possível subir de teleférico.

O passeio inclui o transporte ida e volta, guia, equipamentos de segurança e almoço.

Preço: 71 USD e você pode reservar o seu passeio até o Glaciar Martial aqui.

Glaciar Martial

Visitar o Museu Marítimo e Museu do Presídio de Ushuaia

O antigo presídio de Ushuaia, que funcionou de 1902 até 1947 é hoje um imenso complexo cultural que conta não só a história do presídio e seus célebres moradores, mas também funciona como centro cultural e galeria de artistas locais.

O bacana da visita é que ele ajuda a gente a entender a história de Ushuaia e da sua fundação. Seu importante papel nas explorações da Antartica e também da Guerra das Malvinas.

Museu Marítimo e Museu do Presídio de Ushuaia

Era do presídio de Ushuaia que saía o trem dos prisioneiros que hoje responde pelo nome de Trem do Fim do Mundo, inclusive, uma das locomotivas originais e um vagão presidencial, nunca utilizado pelo então presidente Juan Perón, estão em exposição no museu.

Eu recomendo visitar o museu caso você tenha alguns dias livres em Ushuaia, já que não é algo imperdível e no meu vídeo com o que fazer em Ushuaia, eu mostro como é a visita.

Preço: 19.000 pesos e a entrada pode ser comprada na hora e vale para dois dias

Trem do Presídio

Navio Saint Christopher

Andando pelas margens do Canal de Beagle em Ushuaia, você verá um grande navio encalhado. Aquele é o Navio Saint Christopher que tem uma história muito curiosa. Ele fazia parte de uma família de 40 navios construídos pelos Estados Unidos em 1943 para atuarem durante a Segunda Guerra Mundial.

Navio Saint Christopher

Ainda durante a guerra ele foi transferido para Real Marinha Britânica e atuou no Dia D, da invasão da Normandia, um dos episódios mais importantes da libertação da França ocupada pelos nazistas de Adolf Hitler.

Depois da guerra ele foi desarmado e em 1947 foi leiloado, assim como muitos espólios de guerra. O comprador foi o argentino Leopoldo Simoncini, que batizou o navio com o nome de Saint Christopher.

Em 1954 ele deixou de navegar, após a falência da empresa de seu proprietário e está desde então estacionado às margens do Canal de Beagle.

Navio Saint Christopher

O que fazer em Ushuaia: Andar pela cidade

Eu adorei andar por Ushuaia, recomendo fazer o caminho pelas margens do Canal de Beagle desde o Museu do Presídio até a Reserva Natural Urbana da Baía Encerrada. Pelo caminho passamos pela famosa placa do fim do mundo, que fica ao lado do píer de onde saem os passeios de barco pelo Canal de Beagle.

Placa do Fim do Mundo

Passamos também pelo Navio Saint Christopher, que eu já falei sobre ele no tópico anterior e logo depois fica o famoso letreiro de Ushuaia, onde todo mundo faz uma paradinha para tirar uma foto.

Atravessando a rua já começa a Reserva Natural Urbana da Baía Encerrada, um parque às margens da Baía Encerrada. E das margens dela, temos algumas das vistas mais bonitas de Ushuaia.

O letreiro de Ushuaia
A vista da Reserva Natural Urbana da Baía Encerrada

Reserve aqui os seus passeios em Ushuaia



mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.