Trancoso ficou famosinha por ser o destino escolhido pelas “celebs” em busca de paz, descanso e também de badalação. Mas a boa notícia é que você não precisa ser rico e famoso para curtir Trancoso. A cidade e a região cabem em qualquer bolso e nesse post eu vou explicar o que fazer em Trancoso sem gastar rios de dinheiro.
Só para você se localizar, Trancoso é um vilarejo super charmoso que pertence a Porto Seguro, no sul da Bahia e tem uma população de 11 mil habitantes. A cidadezinha fica entre Porto Seguro e Caraíva. É bem pequena mesmo e dá para chegar lá facinho, vou explicar melhor no fim do post.
Leia mais:
Como chegar em Trancoso de carro ou ônibus
Onde ficar em Trancoso
O que fazer em Caraíva (7 lugares imperdíveis)
O que fazer em Trancoso
Trancoso se resume a duas coisas: praias lindas e o centro histórico da cidade, chamado de Quadrado. Vai se familiarizando com esse nome pois tudo lá gira em torno dele.
Sabe aquelas fotos lindas de Trancoso com casinhas rústicas e a igrejinha ao fundo? Ali é o Quadrado e nas casinhas funcionam pousadas e restaurantes. As pousadas tem essa carinha de rústica por fora mas são super luxuosas por dentro. Com piscinas de borda infinita incríveis que deixaria qualquer um apaixonado.
Dentro do Quadrado não entram carros, o que confere ao lugar essa atmosfera de paz, é uma delícia. Andar pela grama sem compromisso, apreciando as casinhas antigas é super relaxante e não paga nada, né?
Atrás da igrejinha fica um mirante com uma vista sensacional da Praia dos Nativos e do mar da Bahia. O lugar fica cheio de crianças jogando bola, correndo e brincando. Algo que a gente que vive em cidades médias e grandes não vê com frequência, não é?
Geralmente quem visita Trancoso opta por curtir a manhã e o começo da tarde nas praias e o fim de tarde e a noite no Quadrado. Isso porque os restaurantes e bares dessa área só abrem no fim do dia.
Falando em praias, elas são lindas e são muitas. Aqui vale a pena escolher uma ou duas e ser feliz, pois todas são lindas. A não ser que você vá ficar um mês em Trancoso e queira explorar todo o litoral.
Mas fica ligado, pois algumas tem o mar bem violento, a gente percebe que não é muito seguro pelo diminuto número de banhistas, mesmo com o calorão e sol na cabeça. Uma delas é a Praia do Rio Verde, com uma imensa faixa de areia, mar batido e ondas que parecem que vão quebrar a gente em duas partes. Essa também é uma das mais badaladas, com pousadas de luxo, bares e baladinhas. Mas para quem procura sossego, é só andar um pouco para o sul e encontrar a paz.
Outra super famosa é a Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Ela fica a 18 km ao sul de Trancoso, pertinho de Caraíva. Aqui no blog tem um post onde eu falo dela e explico como chegar lá (leia aqui).
A Praia dos Nativos é aquela que a gente vê de cima do mirante da igrejinha, é super bonita e de fácil acesso. Algumas pousadas de luxo tem acesso direto a essa praia, mas você pode desfrutar do lugar independente de onde estiver hospedado.
Ali perto fica a Praia dos Coqueiros, outra praia linda mas bem parecida com todas as outras. Gente, não tem praia feia nessa região, acreditem!
Um pouco mais ao norte, entre Trancoso e Arraial D’ajuda fica a Praia de Taípe, a minha favorita! Ela é super tranquila, praticamente deserta, com quilômetros de areia e falésias lindas. Apesar de isolada, ela tem duas barracas onde você pode comer sem gastar uma fortuna.
E no fim do dia, todo mundo volta para Trancoso para curtir o Quadrado. O forte ali são os restaurantes, um mais charmoso que o outro. Mas nas duas vezes em que eu jantei ali não dei muita sorte, a comida não estava boa. Na primeira vez pedi um peixe no Restaurante Canto do Quadrado e estava sem sabor, na segunda uma carne no restaurante da Pousada Morena que estava uma borracha.
Falando em restaurantes, os preços deles não são exatamente baratinhos, mas também não são exorbitantes, os pratos custam em média 60 reais. Saindo do Quadrado a gente acha outros restaurantes bons e com pratos bem mais em conta.
Trancoso é uma delícia mesmo, é o tipo de lugar com uma atmosfera única. A vontade é ficar lá para sempre e não ir embora nunca mais.
Aqui no Vou na Janela, você encontra um post super detalhado com dias das melhores pousadas e os melhores lugares para ficar em Trancoso. Mas eu vou deixar aqui embaixo algumas sugestões para vocês conferirem.
Eu fiquei no Quadrado, na Pousada Segredos de Trancoso. Ela fica coladinha na igrejinha do Quadrado, tem pequenas casinhas com deck de madeira com vista para o mar, super confortáveis e com café da manhã de rei.
Ao lado da Pousada Segredos de Trancoso fica a Pousada El Gordo, eu visitei ela duas vezes pois eles tem um restaurante delicioso e um bar com vista para o mar.
Eu acho bacana que dá para se hospedar no Quadrado em Trancoso com muito conforto e pagando pouco. A dica é a Pousada Café Cultura Quadrado, que fica pertinho da igrejinha, é super confortável e o atendimento é impecável.
No comecinho do Quadrado e também com uma belíssima vista do mar, a dica é a Pousada Mar à Vista que tem um dos melhores preços do Quadrado. A Pousada Mar à Vista é pequena, são apenas 6 quartos e todos com muito conforto e diárias de menos de 300 reais para o casal.
E para quem quer ficar bem hospedado e pagar menos de 200 reais na diária para o casal, recomendo a Casa Maria Pousada.
A Pousada Bahia Bonita é linda e com os pés na areia e tem acomodações confortáveis e charmosas. A pousada fica na Praia Rio Verde, uma das mais bonitas de Trancoso.
Outra opção excelente de hospedagem em Trancoso é a Pousada Villas de Trancoso. Localizada na Praia dos Nativos, a pousada é uma das mais confortáveis de Trancoso.
Por fim, para quem que procura hospedagem em Trancoso, a dica pé na areia é a Pousada Tangará.
O que fazer em Trancoso
Como chegar em Trancoso de carro ou ônibus
Onde ficar em Trancoso
O que fazer em Trancoso
O que fazer em Arraial D’Ajuda
Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil
Praia de Taípe entre Arraial d´Ajuda e Trancoso
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Adorei o post, sempre bom lembrar de Trancoso e as fotos estão lindas. Taípe também é a minha favorita, principalmente aquele pedacinho da Lagoa Azul. Abraços.
Fábio, ótimas dicas. Tomara que tenha mais sorte que você pra comer por lá, ninguém merece pagar caro e comer mal. kkkkk Abraço!
Acabei de vir de Arraial , fiquei 10 dias lá e 4 em Trancoso e seguí as suas dicas ! Realmente lugar maravilhoso tal qual foi descrito. abraço
Opa! Que demais, Claudio. Fico super feliz que tenha te ajudado.
Fabrício, obrigado pelas dicas!
Acha que compensa alugar um carro se for passar uma semana por lá? Facilitaria o deslocamento para conhecer outras praias ou vale a pena apostar no transporte público?
Oi Marco, compensa sim, eu fiz isso. Transporte público lá não é muito prático.
Adorei as dicas do que fazer em Trancoso. Tinha planos de ir pra lá em setembro, mas vai ficar para 2021.
Aproveitado, quantos dias você recomenda ficar lá para fazer os principais passeios? Tinha pensado em 3 ou 4, acha que está de bom tamanho?
Abraço
Oi Murilo, que pena! Infelizmente todos os nossos planos foram postergados. Mas tenhamos esperança! Eu acho que 3 dias está de bom tamanho, eu ficaria até uma semana pra falar a verdade.
Amei as dicas de o que fazer em Trancoso. Post salvo! Quantos dias você recomenda por lá? Acha interessante combinar com Caraíva ou Porto Seguro se tiver uma semana de viagem?
Olá! Acho que us 3 dias está de bom tamanho. Trancoso fica entre Caraíva e Porto Seguro, de modo que o bate-volta é possível. Se você chegar na região de avião, o seu ponto de partida provavelmente já será em Porto Seguro. Mas se você for de carro, sim, é possível o bate-volta em Porto Seguro e Arraial d’ajuda também.
AMEI o post com e agora já sei o que fazer em Trancoso. Você acha que da pra fazer bate-volta de Porto Seguro ou fica muito puxado.
Oi Luciane, se você chegar na região de avião, o seu ponto de partida provavelmente já será em Porto Seguro. Mas se você for de carro, sim, é possível o bate-volta em Porto Seguro e Arraial d’ajuda também.
Que paisagens incríveis, a cor da água, a vegetação. Trancoso está na minha lista de lugares para explorar mais pelo Brasil. Adorei as dicas do que fazer por lá!
Oi Diego, tudo bem? Trancoso é um sonho mesmo, seja pela cidade ou pelas praias lindas e bem vazias.
Trancoso é um dos lugares que eu queria muito conhecer. Parece um paraíso. Vou usar suas dicas.
Trancoso é uma delícia, e o fim de tarde no Quadrado é perfeito depois de um dia de praia.