Como é voar com a Azul para Portugal na classe economy xtra

Azul para Portugal

Recentemente eu tive a oportunidade de testar a economy extra da Azul no novo voo entre o Campinas e o Porto, no norte de Portugal. E neste post eu conto como é voar com a Azul para Portugal na classe Economy Xtra.

***

A belíssima cidade do Porto no norte de Portugal é um dos mais novos destinos internacionais da Azul. A empresa voa a partir de seu hub em Campinas para o Aeroporto Sá Carneiro em um voo direto operado com os Airbus A330-200.

O Porto, terra do famoso vinho do Porto, é o segundo destino da companhia em Portugal. A empresa já voa para Lisboa desde 2016.

Eu já voei para Lisboa com a Azul na classe executiva no Airbus A330, vocês podem ler este post aqui.

***

Leia outras avaliações aqui

Azul para Portugal
Como é voar com a azul para Portugal na classe economy extra

Como é voar com a Azul para Portugal


A minha experiência com a Azul começou ainda em São Paulo. Eu embarquei em um dos ônibus gratuitos que ligam diversos pontos da capital paulista ao aeroporto de Viracopos em Campinas. O serviço é eficiente e o atendimento é bom. Basta chegar, mostrar o cartão de embarque ou a reserva do voo e pronto.

Os ônibus são confortáveis e fazem o trajeto em cerca de 1h30. Mas claro, tudo depende do trânsito em São Paulo. Se você vai usar este serviço, recomendo se planejar com certa antecedência para evitar contratempos.

Azul para Portugal
Ônibus da Azul

Check-in

Eu fiz o check-in nos totens de autoatendimento em Viracopos. Como não tinha bagagem para despachar, segui direto para a sala de embarque internacional do aeroporto. Em razão dos poucos voos internacionais que partem de Campinas, tanto o raio-x quanto o controle de passaportes estavam vazios. Vale destacar o bom atendimento do pessoal da Polícia Federal, bem mais simpáticos que em GRU.

Azul para Portugal
Bem bonito o novo terminal de Viracopos
Azul para Portugal
Painel da Azul promovendo o novo voo para o Porto

Embarque

O embarque para o voo AD8756 começou com alguns minutos de atraso e foi bem tumultuado. Foi um tal de gente na fila errada, passageiro da econômica entrando na fila das prioridades e até um caso bem inusitado. Uma passageira tentou embarcar como prioridade carregando uma boneca! Sim, aqueles bebês super realistas, sabem? Mas claramente a boneca não tinha cartão de embarque e a moça teve que ir para o final da fila.


A aeronave

As aeronaves que cumprem essa rota são os Airbus A330-200. A Azul está recebendo os novíssimos A330neo, mas eles ainda não estão voando nesta rota, pelo menos até o momento em que eu escrevo este post. Apesar de não serem aviões novos, a Azul reformou todos eles e o interior não fica devendo em nada aos aviões novos.

Azul para Portugal
Como é voar com a Azul para Portugal na classe economy extra

Neste voo da Azul para Portugal eu optei por voar na classe Economy Xtra, que não chega a ser uma Premium Economy, mas que tem alguns diferenciais em relação a classe econômica normal.

Azul para Portugal
Economy Extra

A Economy Xtra ocupa as primeiras fileiras da classe econômica. São as poltronas revestidas em couro cinza claro. Elas possuem mais espaço para as pernas e também reclinam mais. Todas as poltronas têm tomadas elétricas e postas USB. Na econômica normal só tem as portas USB junto ao sistema de entretenimento. Além disso é distribuído um pequeno amenity kit em uma bolsinha de plástico que pode ser reutilizada. Dentro vem meia, máscara de dormir, uma tag de mala da Azul e fones de ouvido. Na econômica normal, só os fones de ouvido são distribuídos. Em todas as poltronas tinham kits com travesseiros e mantas.

Azul para Portugal
Amenity Kit da Economy Xtra
Azul para Portugal
Manta e travesseiro

Os assentos, tanto a Economy Xtra quanto a classe econômica normal estão distribuídas no layout 2-4-2. As poltronas do meio da Economy Xtra são chamadas de Sky Sofa. Elas possuem uma extensão que quando todas as 4 poltronas são unidas formam uma cama enorme. Ideal para quem viaja em família. Essas poltronas podem ser compradas no site da Azul, assim como a Economy Xtra.

Azul para Portugal
Telas individuais do sistema de entretenimento

Falando sobre preços, a Economy Xtra custa pouco mais de 300 reais neste voo da Azul para Portugal. Eu achei que vale a pena caso você seja alto. No meu caso, eu tenho 1.77 e fiquei bem confortável, achei um bom investimento.


Voo e serviço de bordo

Aproximadamente 40 minutos após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo. Para este voo foi servido um jantar e o café da manhã pouco antes do pouso.

Tinham duas opções de refeição, um prato de carne ou massa. Refeições especiais podem ser pedidas no site da Azul.

Azul para Portugal
Jantar servido a bordo

Eu escolhi a carne, era um escondidinho com molho de laranja. A carne estava ótima, tinha um gostinho defumado muito bom, mas aquele molho de laranja não deveria estar ali. De acompanhamento tinha uma saladinha de feijão de entrada, pão, manteiga e um pudim de sobremesa. Talheres e copos são de plástico. Para beber eu pedi um vinho tinto.

Azul para Portugal
O menu não agradou

O menu era assinado pelo Chefe Felipe Bronze e não agradou muito, a principio achei que só eu não tinha gostado, mas eu percebi que muitas pessoas também não ficaram muito satisfeitas.

Azul para Portugal
Mood light da cabine após o jantar

Depois do jantar a tripulação passou servido mais bebidas e café. Vale aqui um elogio a tripulação da Azul, extremamente simpáticos e cordiais. Lembrou muito da época da Varig e eu acho que um dos grandes diferenciais da Azul é esse atendimento.

Azul para Portugal
O sistema de entretenimento é bom

Depois do jantar eu fui explorar o sistema de entretenimento. Neste voo da Azul para Portugal eles não tem a TV ao vivo, na verdade eu acho que em todas as rotas internacionais esse serviço não está disponível.

Achei o sistema bom, completo e com muitas opções de filmes e séries. Além claro, dos mapas de navegação que são ótimos. Eu assisti um filme e depois consegui dormir por umas 5 horas seguidas.

Azul para Portugal
Amanhecendo já próximo de Portugal
Azul para Portugal
Café da manhã
Azul para Portugal
Sanduíche quente

Eu acordei com o dia amanhecendo, as luzes foram acesas e o café da manhã foi servido. O serviço veio em uma caixinha, contendo um sanduíche quente, porém bem pequeno. Um bolinho – o mesmo que é servido nos voos domésticos da Azul – biscoito e queijo processado. Para beber tinha café, chá ou sucos.

Logo depois do serviço já iniciamos a descida até o Aeroporto Sá Carneiro no Porto pouco antes do horário previsto.


Azul para Portugal: avaliação final


Eu gostei bastante da experiência de voar com a Azul para Portugal, eu já tinha voado para Lisboa na classe executiva deles (leia aqui). Entretanto, tanto no voo da Business como esse na Economy Xtra, a comida não agradou. Além de achar o café da manhã um pouco fraco, ainda mais quando comparamos com o serviço da TAP nas rotas para Portugal.

Porém, os pontos positivos foram o conforto e aquele kit simples, mas que ajuda o passageiro a viajar mais confortável. O sistema de entretenimento e claro, o atendimento impecável da Azul.


Confiram o vídeo desse voo



Hospedagem em Lisboa


Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.

Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Veja a lista completa de hotéis aqui:  Clique aqui



Booking.com


Passeios em Lisboa e Sintra


Compre aqui seus passeios em Lisboa e fique livre das filas

 


Guia de Lisboa para download


Aproveite para baixar a versão em PDF do Guia de Lisboa, para ler no tablet, celular ou computador quando quiser.

O guia para download

O guia para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.