bagagem de mão

Já pensou em viajar só com a bagagem de mão? Nem pensar, não é mesmo? Ou não? Quando saímos da nossa zona de conforto para uma longa viagem, é compreensível que a gente queira levar um pedacinho da nossa casa na mala. Especialmente para quem não viaja com tanta regularidade e na primeira semana já sente saudade do lar doce lar.

Por isso sempre levamos mais roupas do que podemos vestir, pois pensamos que é importante ter opções. Mais sapatos do que podemos calçar, pois é importante combinar com cada roupa, além de livros, computador, tablet e o do iPod, carregado com músicas que poderiam ser tocadas ininterruptamente durante meses.

Se você é assim, você não está sozinho. Na verdade, você sabe que não está sozinho pois a grande maioria das pessoas que conhece são assim. E não estou dizendo o que é certo ou errado, se você é feliz levando uma mala de 20 quilos, legal, isso é o mais importante. Eu era assim.

Porém, eu tenho praticado o desapego e ando tentando levar o mínimo possível nas minhas viagens. Nesse post, vou te dar 8 ótimas razões para viajar só com a sua bagagem de mão.


8 boas razões para você levar apenas a bagagem de mão


1 ) Você não vai precisar despachar a sua mala. Isso é ótimo, pois você poderá fazer o checkin online, chegar no aeroporto mais tarde e no desembarque não precisará esperar até a sua mala aparecer na esteira.

2 ) As companhias aéreas brasileiras estão autorizadas a cobrar o despacho de bagagem, além disso, se você vai viajar por alguma companhia aérea low cost estrangeira, todas cobram pela mala despachada, assim você já economiza uns bons trocados não precisando despachar nada.

3 ) Quem já teve uma mala extraviada ou arrombada sabe o pesadelo que é. Imagine você em um país distante, somente com a roupa do corpo e sem poder se trocar após um merecido banho? Quem viaja com apenas uma mochila ou mala compacta não passará nunca por isso.

4 ) Com pouca bagagem você pode usar o transporte público de e para o aeroporto com mais conforto. Arrastar malas pesadas para cima e para baixo não é a experiência mais agradável no metrô lotado das grandes cidades. Eu passei por isso em Londres e Lisboa, não foi nada legal.

5 ) Como você levou poucas peças, não vai perder tempo escolhendo entre as muitas opções de roupas para vestir. Vai ganhar tempo e aproveitar mais a sua viagem.

6 ) Tendo consciência de que seu espaço na bagagem é limitado, você vai pensar muitas vezes antes de comprar por impulso dezenas de bugingangas e souvenirs.

7 ) Quando você for deixar o hotel, seja para outro destino, ou para voltar para casa, você não vai gastar horas arrumando aquela mala enorme e constatando que não usou nem a metade das roupas que levou.

8 ) Quando chegar em casa, você não terá uma mala com 20 quilos de roupas sujas para lavar.


Dicas importantes para viajar com a bagagem de mão


1 ) Em viagens internacionais, a sua mala não pode pesar mais de 10 quilos ou 5 quilos para vôos domésticos e estar dentro das medidas estabelecidas pelas companhias aéreas. Lembre-se que a mala precisa caber no bagageiro da aeronave. A dica aqui é escolher a mala ou mochila o mais leve possível. Vai levar o computador? Ele pode ser levado em uma bolsa a parte.

2 ) Você não poderá levar  ítens cortantes ou produtos com mais de 100ml. Compre um daqueles kits de frascos de cosméticos para viagem, todos são compactos e dentro das especificações internacionais. Quer uma dica? Deixe para comprar o shampoo e condicionador quando chegar a seu destino. Quer outra dica que eu adoro? Eu sempre guardo os vidrinhos de shampoo, condicionador dos hotéis que sobram de viagens anteriores.

3 ) Viajar com poucas roupas por longos períodos, significa que você vai precisar lavar algumas peças em algum momento. Usar uma roupa mais de uma vez não é pecado, especialmente se você estiver em um lugar frio. Mas quando precisar lavar, use e abuse das lavanderias, é barato e rápido.

4 ) Você precisa ficar atendo ao clima do lugar. Frio ou calor? Seco ou chuvoso? Tudo isso vai determinar o tipo de peças que precisará levar. Se você vai para um lugar muito frio, vale investir em duas mudas de roupas térmicas (calça e camisa) e leve apenas um bom casaco na mão. Leve boas meias, ficar com os pés gelados não é nada agradável.

Ficou tentado a fazer uma comprinhas antes de voltar pra casa? Não é pecado, somos humanos e não resistimos a uma boa oferta. Se você sabe que vai cair na tentação, já leve uma bolsa resistente que possa ser dobrada e acomodada na sua bagagem ou compre uma.  Faça suas compras no fim da viagem e despache na volta.

Se você acha praticamente impossível levar apenas a bagagem de mão, mas gosta de ideia, vá praticando o desapego aos poucos, levando uma mala menor a cada viagem. Pode ter certeza, você vai aproveitar a sua viagem ainda mais.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

16 thoughts on “8 motivos para você viajar só com a bagagem de mão

  1. Uma outra sugestão: ao invés de levar uma bolsa extra na mala de mão ou gastar dinheiro contando uma no local, leve apenas um rolo largo de fita adesiva. No destino, é só pedir uma caixa de papelão em qualquer mercado ou loja, encher com suas lembranças e compras, lacrar e despachar 😉

  2. Oi Fabrício,

    Quero nas futuras viagens viajar sem despachar, tenho viajado cada vez mais leve(10kg) e vou tentar viajar sem despachar. Como você faz com alguns líquidos que tem limitação de 100ml? Alguns desses não se acha pra comprar embalagem com essa quantidade, como desodorante aerosol por exemplo, ir comprando em cada destino não sei se é boa idéia..outros produtos também são complicados, protetor solar(mais posso tirar e por em uma embalagem menor) e solução de limpar lentes(esses não sei também se acho com menos de 100 ml). Como você tem feito?

    1. Quando eu encontro os produtos que eu uso normalmente em embalagens menores de 100ml eu já compro e deixo na necessaire de viagem, o que eu não encontro, coloco em frascos menores e tem dado certo. Eu não sou nada exigente com shampoo e condicionador e acabo usando aqueles de hotel mesmo, o que acaba sendo dois frascos a menos pra levar. Desodorante eu uso o Rexona Clinical, que a embalagem dura uma vida e ela tem 48 gramas, não é líquido, então vai de boa.

  3. Belas dicas, eu ia só viajar com bagagem de mão nesses 20 dias que irei passar no Chile mas vou realizar voos domésticos e a bagagem de mão é 8KG, sem o peso da mala fica só uns 5kg de roupa. É pouco né?

  4. Oi, Fabrício!
    Você sabe se maquiagens também estão incluídos nesses 100ml? Tipo maquiagem em pó e os batons mesmo não sendo líquidos. Obrigada!

    1. Oi Ana, tudo bem? Tudo que for pastoso eles consideram líquido. Tive essa surpresa quando tentei embarcar na Alemanha com uma cera de cabelo na mala de mão e o pote tinha o que seria equivalente a mais de 100ml. Ficou lá =(

  5. oi fabricio: estava vendo no site da luftansa que a mala de mão é ate 8kg, será que consigo fazer uma viagem de 16 dias com uma mala de 8kg?

    1. Eu já fiz uma de 3 meses na Ásia só com a mala de mão, saber se você consegue ou não, vai de acordo com os seus hábitos e o que você costuma levar ou não nas suas viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.