O que fazer em Bratislava, capital da Eslováquia

O que fazer em Bratislava

Localizada entre nomes de peso como República Tcheca, Áustria e Hungria, Bratislava muitas vezes passa despercebida para quem monta um roteiro pela Europa Central. Afinal, competir com Praga, Viena e Budapeste é crueldade. Entretanto, a cidade tem muito a oferecer e certamente você não se arrependerá colocando a capital da Eslováquia em seu roteiro. Neste post eu mostro o que fazer em Bratislava em um roteiro de 2 dias ou até mesmo em uma viagem de bate-volta.

***

Há alguns anos fiz uma viagem pela Europa Central e na ocasião, Praga e Budapeste estavam no meu roteiro. A viagem entre a República Tcheca e Hungria foi de ônibus, que fez uma parada em Bratislava para embarque e desembarque de passageiros. Ficou a sensação de que eu deveria voltar ali para conhecer um pouco mais daquela capital com atmosfera de cidade pequena.

Falando nisso, se você estiver montando um roteiro pela região, eu vou deixar aqui alguns links úteis para você se organizar:

O que fazer em Praga, na República Tcheca
O que fazer em Budapeste, Hungria
Roteiro completo: Praga, Viena e Budapeste em 10 dias
Como é viajar de ônibus pela Europa com a Flixbus 

Aliás, recomendo assistir o meu vídeo com o que fazer em Bratislava.

O que fazer em Bratislava

Eslováquia: que país é esse?


O nome Tchecoslováquia me leva de volta às aulas de história, quando até 1992 a atual República Tcheca e a Eslováquia formavam um único país. A Tchecoslováquia era fortemente influenciada – para não dizer, controlada, pela antiga União Soviética – até 1989, quando se livrou da mão de ferro na chamada Revolução de Veludo.

O que fazer em Bratislava
Bratislava

Contudo, em 1993 as duas nações que andavam de mãos dadas, decidiram se separar, foi o chamado “Divórcio de Veludo”. O termo “veludo” foi usado pois ambas as separações foram amigáveis. De um lado ficou a República Tcheca, tendo Praga como a sua capital e do outro lado, a Eslováquia, com a sua capital, Bratislava.

Em 2004, ambas as nações passaram a integrar a União Européia e ambas fazem parte do Espaço Schengen, um conjunto de países europeus que aboliram o controle de fronteira entre si.

Castelo
Castelo de Bratislava

Como chegar em Bratislava


A forma mais comum de chegar em Bratislava é por Viena. A capital austríaca fica 1 hora distante de Bratislava e o Aeroporto Internacional de Viena fica só 40 minutos de Bratislava. Por essa razão, o próprio aeroporto de Bratislava recebe pouquíssimos voos diariamente. E de Viena a Bratislava existem várias opções de transporte, vou falar mais sobre isso adiante.

Outra opção, também muito comum, é incluir a cidade no roteiro entre Praga e Budapeste. De ônibus ou trem a viagem leva praticamente o mesmo tempo, cerca de 4h30 e de carro a viagem pode ser feita em cerca de 3 horas. Outra opção é sair de Budapeste, viagem que também pode ser feita tranquilamente de ônibus em 2h30 ou 1h30 de carro.

Para quem optar pelo ônibus, a Flixbus é a empresa que oferece as melhores opções de horários e valores. Outra ótima opção é a RegioJet, que possui ônibus bem mais confortáveis e modernos que a Flixbus, a maioria possui até telinhas individuais com sistema de entretenimento embarcado. A RegioJet costuma ser um pouquinho mais cara, entretanto é um investimento que vale a pena.

Chegando em Bratislava, desça no terminal de ônibus que fica embaixo da Novy Most (ao lado do Castelo de Bratislava e do Centro Histórico). O ponto final do ônibus é no Terminal Rodoviário da cidade, que fica um pouco distante do centro.

Cidade velha
Cidade velha de Bratislava

Onde ficar em Bratislava


Embora a moeda oficial da Eslováquia seja o Euro, o país tem um custo de vida bem mais baixo que a maioria dos países vizinhos. E se hospedar em Bratislava consequentemente acaba sendo mais barato também.

Eu me hospedei no Park Inn by Radisson Danube Bratislava, que fica em uma localização fantástica. De frente para o emblemático Rio Danúbio, na entrada do centro histórico, ao lado do Castelo de Bratislava, de frente para a Ufo Tower. Quer mais? O hotel fica exatamente ao lado do ponto de onde chegam e partem os ônibus para Viena, Praga, Budapeste e diversos outros pontos da Europa. 

O Park Inn by Radisson Danube Bratislava é um hotel 4 estrelas, mas com o conforto de um bom hotel 5 estrelas. Os quartos são amplos, confortáveis e com excelente café da manhã.

Outras boas opções ao redor, temos o Hotel Devin. Bem classudo e que existe ali desde 1937. Inclusive, mesmo que você não se hospede nele, recomendo visitar o bar e o café, que tem doces, bolos e tortas deliciosas e você ainda vai curtir uma vista linda do Rio Danúbio.

Outra opção excelente é o Radisson Blu Carlton Hotel, que fica pertinho dos outros dois hotéis citados e igualmente com um ótimo custo-benefício.

Dica importante: escolha hotéis nas cercanias do centro histórico, pois lá dentro, carros não entram na maioria das ruas, o que pode ser um problema caso você esteja de carro, seja alugado, táxi ou Uber. Os hotéis recomendados acima ficam nesta excelente localização, pode reservar sem medo.

Veja mais dicas de hospedagem aqui

Rua de Bratislava
Ruazinha charmosa ao lado do Park Inn

Chip de internet na Eslováquia


Hoje em dia é praticamente impensável viajar para o exterior e ficar sem internet. Em todas as minhas viagens, eu sempre usei chips locais comprados em cada um dos destinos. Mas não era prático e muitas vezes caro. 

Até que eu descobri a Airalo e os eSIMs, chips virtuais com internet de qualidade em qualquer lugar do mundo, com ótimos preços e facilidade de compra e ativação.

Veja aqui como funciona

E se você usar o meu código “FABRIC8462” (sem as aspas), a Airalo vai dar um crédito de US$3 para você e para quem você indicar. Além disso, em toda compra que você fizer, a Airalo devolve automaticamente um crédito de 5% do valor da compra, que vai direto para o Airmoney.

O que fazer em Bratislava


Castelo de Bratislava

O Castelo de Bratislava é a principal atração turística da cidade e o mais importante castelo do país. O imenso e imponente colosso branco no alto da colina chama a atenção de longe (até mesmo da Áustria é possível vê-lo) e certamente não ficará de fora do seu roteiro com o que fazer em Bratislava.

O que fazer em Bratislava
Castelo de Bratislava

O Castelo de Bratislava fica nesta colina a 85 metros de altura, o que era fundamental para ter uma vista ampla da região e atuar na defesa do território. 

Não existe uma data oficial da construção do Castelo de Bratislava, contudo existem registros que já falam do castelo no ano de 907 d.C. Mas certamente a versão que temos hoje do castelo é bem mais recente. Já que ele foi reconstruído depois de 1807, ano em que foi parcialmente destruído após um incêndio.

O que fazer em Bratislava
Toda a parte externa pode ser visitada de graça

Toda a parte externa do castelo pode ser visitada de graça e até o pátio interno dele. Até mesmo o lindo Jardim Barroco tem entrada livre, isso é bem bacana. Para visitar o seu interior, a entrada custa 10 EUR e lá dentro funciona o Museu Nacional de História da Eslováquia.

O que fazer em Bratislava
Pátio interno

Onde fica: Zámocká 2 (na dúvida é só olhar pra cima).
Horários:  Na primavera e verão ele abre das 10h até às 18h. No outono e no inverno o funcionamento é das 9h às 17h. Sempre de terça a domingo.
Quanto custa: 10 Euros para visitar a parte interna. Toda área externa é grátis.

O que fazer em Bratislava
Lateral do castelo
O que fazer em Bratislava
Jardim barroco
O que fazer em Bratislava
Entrada do castelo pelo lado do centro histórico

Centro histórico de Bratislava

Bratislava tem um centro histórico compacto, porém, muito bem preservado. Assim como a maioria das cidades européias da época medieval, Bratislava era uma cidade murada e o centro histórico se desenvolveu dentro destas muralhas

Parte das muralhas ainda existem e podemos visitar livremente. Contudo, o mais bacana fica dentro dessa parte da cidade. Várias ruazinhas charmosas, igrejas clássicas e praças que eu vou falar mais sobre elas nos próximos tópicos.

O que fazer em Bratislava
Centro Histórico
O que fazer em Bratislava
O observador, uma das estátuas mais famosas de Bratislava

Michael’s Gate

Como Bratislava era uma cidade murada, lugares assim tinham os seus portões de entrada e o Michael ‘s Gate foi o único dos portões de entrada que resistiu ao tempo, além dos outros portões localizados no castelo. Curiosamente era o menor de todos os portões de entrada da cidade e era usado pelos pescadores vindos do Rio Danúbio para vender os seus peixes.

Hoje o Michael’s Gate é um dos símbolos de Bratislava, além de ser um ótimo ponto de referência para começar o seu roteiro pelo centro histórico de Bratislava. Dentro da torre funciona um pequeno museu que está temporariamente fechado.

Onde fica: Michalská ulica 22 (é só seguir a torre a ponta azul claro).
Horários: fechado por tempo indeterminado.
Quanto custa: indisponível.

O que fazer em Bratislava
Michael ‘s Gate

Catedral de San Martin

É uma das mais antigas igrejas de Bratislava e se destaca na paisagem por conta da sua torre pontiaguda. Ela foi construída entre 1563 e 1830, sim, ela levou 267 anos para ficar pronta. A razão? Brigas entre os reinos vizinhos, já que a igreja seria usada para a coroação dos reis húngaros em uma época onde os territórios se misturavam.

Onde fica: Rudnayovo námestie 1.
Horários:  de segunda a sexta, das 9h às 11h30. Depois ela reabre das 13h às 18h.
Quanto custa: 2 EUR.

Bate e volta de Viena para Bratislava
Catedral de San Martin

Praça Hlavné Námestie

Todas as cidades medievais tinham as suas praças centrais, que era o grande ponto de encontro dos moradores e também onde aconteciam as feiras de vendas de mercadorias. E claro que em Bratislava não seria diferente.

O que fazer em Bratislava
Hlavné Námestie

A Hlavné Námestie é o coração da cidade velha, rodeada de belas construções históricas e um dos símbolos da cidade. Observe o lindo chafariz em uma das extremidades da praça, ele foi construído em 1572 a pedido do Rei Maximiliano II para abastecer com água os moradores. Note que ele tem alguns degraus ao seu redor, que serviam justamente para as pessoas subirem, o que facilitava a retirada da água em baldes que eram feitos de madeira.

O que fazer em Bratislava
Estátua de Napoleão

Observe também a estátua de bronze de Napoleão Bonaparte debruçado sobre o banco da praça, instalado justamente onde hoje funciona a embaixada da França.


Antiga prefeitura (Old Town Hall)

A Old Town Hall fica também na praça Hlavné Námestie e olhando de fora ela pode parecer uma igreja, mas era a prefeitura da cidade. Na real, em todas estas cidades medievais, as prefeituras locais tinham estas torres pontiagudas que se parecem muito com igrejas. Hoje o prédio abriga o museu da cidade.

Onde fica: Praça Hlavné Námestie.
Horários:  de terça a sexta, das 10h às 17h e sábado e domingo das 11h às 17h
Quanto custa: 5 EUR para visitar o museu e 1 EUR para subir na torre.

O que fazer em Bratislava
Old Town Hall ao fundo

Andar nas margens do Rio Danúbio

O Rio Danúbio é um dos mais emblemáticos e mais importantes rios da Europa. Em Bratislava existe um imenso calçadão na margem do Rio Danúbio, que rende um passeio bem agradável. Inclusive, alguns barcos ancorados no rio funcionam como bares e restaurantes.

O que fazer em Bratislava
Margens do Danúbio e o Castelo de Bratislava ao fundo

Parque Sad Janka Kráľa

Este parque lindão fica na margem oposta do Rio Danúbio e dele temos uma vista panorâmica bem bonita da cidade. O parque existe desde 1774 e foi criado já pensando em oferecer a população uma área de lazer.

O parque recebe frequentemente festivais de música e de gastronomia, inclusive quando eu estive lá, acontecia um festival de rock com entrada gratuita.

O que fazer em Bratislava
O Parque Sad Janka Kráľa visto da UFO Tower

Galeria Nacional Eslovaca (Slovak National Gallery)

A Galeria Nacional Eslovaca é a mais “nova” atração da cidade. Já que ela foi fundada em 1948, entretanto, recentemente, ela foi ampliada e um novo e super moderno prédio foi construído se integrando com o antigo edifício.

A galeria tem obras de artistas contemporâneos e exposições temporárias.

Onde fica: Praça Hlavné Námestie.
Horários:  quinta das 12h às 20h e de sexta a domingo das 10h às 18h. A galeria não abre de segunda a quarta.
Quanto custa: 4 EUR.


Ufo Tower

A Ufo Tower é uma bizarrice que destoa completamente da paisagem clássica e barroca de Bratislava. A torre de 95 metros de altura em formato de disco voador “flutua” em cima da Novy Most (Ponte Nova). 

O que fazer em Bratislava
UFO Tower

É impossível não notar o monstrengo na paisagem da cidade, entretanto, vale a pena a visita pois a vista lá de cima é sensacional. O Observation Deck da UFO Tower oferece uma vista em 360 graus de Bratislava. Lá dentro também funciona um restaurante.

Dica: suba mais pelo fim do dia, o pôr do sol lá de cima é muito bacana.
Onde fica: Novy Most.
Horários:  diariamente das 10h às 23h
Quanto custa: o valor varia de acordo com o dia da semana, mês e até com a hora da visita. Eu paguei 11,90 EUR, mas recomendo consultar os valores no site da Ufo Tower.

Vista da UFO Tower
O mirante da UFO Tower fica a 95 metros de altura
Vista da UFO Tower
A vista da cidade é em 360 graus
Vista da UFO Tower
O pequeno centro histórico de Bratislava visto da UFO Tower

Bate-volta em Bratislava saindo de Viena, Áustria


Como a cidade em si é pequena, é muito comum os passeios de bate-volta saindo de Viena na Áustria, que fica a apenas 1 hora de ônibus. Eu fiquei 3 dias em Bratislava e amei cada minuto, por isso eu recomendo passar pelo menos uma noite ou duas lá.

Entretanto, se você tiver pouco tempo e quiser conhecer uma capital europeia a mais, o bate volta saindo de Viena é uma excelente opção.

Leia mais no post completo onde eu mostro todas as opções de como fazer o bate-volta de Viena a Bratislava.


Reserve aqui o seu passeio em Bratislava



mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.