Conexão no aeroporto de Lisboa, Portugal: passo a passo

Conexão no aeroporto de Lisboa

Uma das principais portas de entrada de brasileiros na Europa, o Aeroporto Internacional de Lisboa recebe dezenas de voos diários vindos do Brasil operados principalmente pela TAP Portugal, mas também pela Azul e Latam. E uma das maiores dúvidas dos passageiros é a respeito da conexão no aeroporto de Lisboa, seja para quem vai desembarcar em Portugal ou para quem seguirá viagem para outro destino na Europa ou em outra parte do mundo.

Neste post eu vou focar no passo a passo para quem vai fazer a conexão no aeroporto de Lisboa e em quais situações será necessário fazer a imigração em Lisboa ou não. Falando em imigracão, eu já escrevi um post onde falo sobre como é passar pela imigração na capital portuguesa. Recomendo a leitura

Entretanto, antes de entrar no passa a passo sobre a conexão no aeroporto de Lisboa, é preciso entender algumas regras sobre o Espaço Schengen.

Leia mais:
Dicas para passar pela imigração na Europa sem medo
Como ficar mais de 90 dias na Europa sem ser deportado
Onde vou fazer a imigração na Europa

Conexão no aeroporto de Lisboa
Conexão no aeroporto de Lisboa: passo a passo

O que é o Espaço Schengen?


Trata-se de um conjunto de países europeus que aboliram o controle de fronteira entre si. Dessa forma, os habitantes e também os visitantes podem transitar livremente entre os países sem precisar se submeter ao controle de documentos nas fronteiras. Trazendo para o nosso universo, é como viajar entre estados aqui no Brasil, você muda de um estado para o outro sem a necessidade de qualquer procedimento.

O Espaço Schengen surgiu de um tratado assinado em 1985 na pequena vila de Schengen em Luxemburgo na esteira da criação da União Europeia. Na época, 5 países assinaram o tratado que só passou a valer de fato em 1995. 

Com o passar dos anos, mais países foram aderindo ao tratado e abrindo as suas fronteiras para os países membros. Atualmente 26 países fazem parte do acordo, são eles:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, e Suíça.

Quando viajamos para a Europa e desembarcamos em um país membro do Espaço Schengen, o controle de imigração é feito no primeiro país em que chegamos. Assim como o controle de saída será feito no último país do Espaço Schengen no qual iremos transitar, mesmo que seja apenas uma conexão no aeroporto.

Depois de passar pela imigração uma vez, todos os trechos seguintes nos outros países membros são considerados trechos domésticos.


Conexão no aeroporto de Lisboa


Se o destino final da sua viagem for Portugal ou qualquer um dos países acima mencionados, você obrigatoriamente fará a sua imigração em Lisboa. Ao sair do avião, basta seguir as placas indicando o desembarque ou controle de passaporte. Algumas placas estão como controle imigratório.

Ao chegar no setor de imigração, você verá várias filas e ao fundo os balcões onde ficam os oficiais de imigração. Quem possui passaporte europeu, basta seguir para a fila correspondente do lado direito, em um grande portal azul.


Vou desembarcar em Lisboa

Caso o seu destino final seja Lisboa, após passar pela imigração você seguirá reto para a área de restituição de bagagens. Observe que ao lado direito vai ter um controle de raio-x, não passe por ele, siga em frente. Ao fim do corredor você vai descer pelas escadas rolantes e caso tenha despachado malas, já vai encontrar a área das esteiras. 

Depois é só procurar a saída, existem duas: uma para bens a declarar (sinalizada na cor vermelha) e outra para nada a declarar (sinalizada na cor verde). Normalmente a sua saída será a verde, a não ser que você tenha na mala bens e valores que precisam ser declarados. Pode ser que neste momento a polícia portuguesa escolha algumas pessoas para uma vistoria padrão nas malas. Contudo, na maioria das vezes, o passageiro segue direto para a saída.


Vou seguir para outro país europeu ou outra cidade portuguesa

Caso o seu destino final seja outra cidade portuguesa ou um daqueles países que eu coloquei na lista lá em cima, você fará a sua imigração em Lisboa. Após fazer a imigração, você precisa voltar para a sala de embarque para pegar o seu próximo voo. Logo após a imiggração, basta seguir as placas indicando conexões. Você vai precisar passar pelo raio-x que fica um pouco à frente dos balcões de imigração e do lado direito.

Após o raio-x, você está na sala de embarque de Lisboa. Não precisa retirar as malas, caso tenha despachado, elas seguirão até o seu destino final.

Se você tem uma conexão longa em Lisboa, vale a pena sair do aeroporto para conhecer um pouco da cidade e depois retornar para seguir viagem. Eu já escrevi um post onde dou dicas do que fazer em Lisboa em uma conexão, recomendo a leitura.


Vou seguir para um país não Schengen

Entretanto, caso o seu destino final seja um país que não faz parte daquela lista lá de cima, a regra muda bastante. Vou citar aqui as conexões mais comuns em Lisboa:

Reino Unido, Irlanda, Rússia, Roménia, Bulgária, Croácia, Chipre, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Albânia, Moldávia, Ucrânia, Bielorrússia, Macedónia, Montenegro, Kosovo, Turquia, Israel, todos os países do continente africano, Estados Unidos e Canadá.

Neste caso, você não fará a sua imigração em Lisboa. Ao sair do avião, basta seguir para a área de trânsito não schengen (existem várias placas indicando), contudo, vários funcionários do aeroporto ficam espalhados prestando informações.

Dessa forma, você continuará na área internacional do terminal do aeroporto de Lisboa aguardando o seu próximo voo. As malas seguirão até o seu destino final e a imigração será feita no seu país de destino.

***


Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.

Eu acho que a melhor região para ficar em Lisboa é nas proximidades da Avenida Liberdade. Nessa região eu me hospedei no Hotel Dom Carlos Park e no Ever City Center. Ambos são ótimos e com bom café da manhã. Ficam pertinho do centro e com fácil acesso ao metrô e trem.

Não distante dali eu já fiquei também no Ibis Saldanha, pois Ibis não tem muito o que errar né? Falando nessa rede, eu também me hospedei duas vezes no Ibis Jose Malhoa. Tem metrô na porta e fácil acesso ao aeroporto.

E para finalizar, também já me hospedei no Hotel Miraparque, em frente ao Parque Eduardo VII, recomendo muito.

Veja também a minha lista com 10 hostels em Lisboa.


Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal


O que fazer em Lisboa
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Belém: como chegar e o que fazer
Bate volta de 1 dia até Sintra
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa


Reserve um passeio em Lisboa











Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

38 Comentários

  • Responder agosto 16, 2021

    ANA SILVIA DE SOUZA GIORNI

    Boa tarde! Espero que estejam todos bem!

    Tenho voo marcado para Lisboa em 29/09/2021 e uma dúvida de principiante…

    O plano A é passar as férias em Portugal, caso já tenham liberado a entrada de brasileiros.

    O plano B é comprar uma passagem de Lisboa para Zurique e fazer uma “conexão” por conta própria, caso não possamos ficar em Portugal.

    Você acha que podemos ter problemas em esperar no aeroporto, uma vez que a “conexão” foi feita de forma independente?

    Poderia me ajudar?

    Obrigada!

    • mm
      Responder setembro 1, 2021

      Fabricio Moura

      Oi Ana, Portugal liberou hoje a entrada de brasileiros vacinados. Também será obrigatória realizar apresentar o Certificado Digital COVID da União Europeia ou um teste PCR negativo realizado nas 48 horas antes do embarque ou um teste antígeno com no máximo 24 horas. Após a chegada não será mais obrigatório o cumprimento da quarentena de 14 dias.

    • Responder julho 26, 2022

      Amanda

      No caso de vôo pra Madri com conexão em Lisboa, se eu ficar em Lisboa, não seguir pra Madrid, com reserva do hotel em Lisboa, etc…terei problemas na imigração? Eles têm como saber que estou em conexão?

      • mm
        Responder julho 27, 2022

        Fabricio Moura

        A imigração recebe TODAS as informações dos passageiros e eles vão ver pelo seu cartão de embarque que o seu voo é para Madrid e não para Lisboa.

        • Responder agosto 2, 2022

          Desiree Vega

          Outubro 2022 destino Paris conexão Lisboa 1 hora e meia.. voo tap, é tempo suficiente?

          • mm
            agosto 2, 2022

            Fabricio Moura

            Costuma ser

          • agosto 30, 2022

            Mônica

            Boa noite.
            Seu post,foi muito importante para mim.
            Estou com uma dúvida e solicito ajuda.
            Vou viajar de Belo Horizonte para Lisboa.
            No bilhete aéreo desembarco no terminal 1. Meu destino é Madrid.
            Após a imigração tenho que deslocar para o terminal 2 e embarcar.
            Passo direto pelo espaço schengen ou não? Meu passaporte é brasileiro.
            Antecipadamente agradeço.
            Outra pergunta. Liguei para a TAP e eles disseram que tenho que despachar a bagagem e não vai direto para Madrid. Esta informação não está estranha???
            Estou preocupada pois minha conexão é muito curta.
            Antecipadamente, agradeço.
            Mônica

          • mm
            setembro 9, 2022

            Fabricio Moura

            A sua passagem de Lisboa até Madri foi comprada separada com outra empresa?

  • Responder setembro 4, 2021

    Isabela Rojo

    Ola, minha mae esta vindo na proxima semana para Irlanda com conexao de 10 horas em Lisboa. Meus cachorros estao vindo tambem e em Lisboa ela precisa coletar os cachorros e entregar no salao de desembarque para a empresa que contratamos para o tramite via cargo Lisboa/Irlanda dos animais.
    Como a Irlanda nao faz parte Schengen, ela nao pode sair da conexao, nem nessa situacao?

    • Responder março 18, 2022

      Caroline

      Olá, tudo bem? Tem uma dúvida, tenho hma conexão de 8 horas em lisboa, meu destino final é em Londres. Eu tenho que fazer seguro viagem para mostrae em Portugal? Sei que na inglaterra não precisa.

      • mm
        Responder abril 22, 2022

        Fabricio Moura

        Só se você for fazer a imigração portuguesa para sair do aeroporto.

        • Responder maio 3, 2022

          raphael luis rodrigues benfica

          Meu voo é Brasil x Lisboa x Dublin e tenho cidadania portuguesa, como procedo e quais documentos necessito para a viagem?

  • Responder outubro 20, 2021

    Eduardo Gonçalves

    Olá, tenho cidadania portuguesa, vou para barcelona pela TAP(conexão em Lisboa) depois de alguns dias vou pegar um voo (luftansa)ida e volta Barcelona – Coreia do sul, ambas conexoes em Munique), depois pego outro voo TAP barcelona-Lisboa e por fim Lisboa SP, mesmo tendo a cidadania Portuguesa temho que passar no raio x em Barcelona, Munique e Coreia? a Imigração com o passaporte europeu com chip vai me ajudar nas filas e na fila do raio X pois a conexão de volta Coreia Barcelona tenho que imigrar em Munique certo? e o tempo de conexão é somente 1h30min. Grato pela ajuda

  • Responder janeiro 11, 2022

    DAIANY DE MEIRA

    Boa tarde tudo bem, uma dúvida de principiante, meu destino é a Inglaterra, tenho conexão de 10 horas em Lisboa, como a Inglaterra não faz parte do tratado de Schengen, eu posso sair do aeroporto pra passear pela cidade?

    • mm
      Responder janeiro 12, 2022

      Fabricio Moura

      Pode sim, tem que fazer a imigração pra sair do aeroporto, mas é tranquilo. só fica ligada nas regras pra entrar em Portugal que estão sempre mudando.

  • Responder fevereiro 7, 2022

    Lygia

    Tenho uma passagem destino Marrocos onde o seguro viagem não é obrigatório.
    Tenho uma conexão de 15 hrs em Lisboa.
    Se eu não fizer o seguro viagem é certeza que la em Lisboa não irão pedir? Pois será apenas uma conexão destino África.
    Porém vou fazer o PB4

    • mm
      Responder fevereiro 12, 2022

      Fabricio Moura

      Certeza a gente nunca pode ter, mas normalmente eles não pedem para conexões para fora da Europa, já que você não vai fazer a imigração em Portugal.

  • Responder março 6, 2022

    Nelson Marques

    Parabens Fabricio pelo seu eficiente trabalho de informações. Gostaria de tirar uma dúvida, se eu comprar um passagem aérea no Brasil com destino a cidade de Porto em Potugal, e tiver conexão em Lisboa, e em Madri para ir para a cidade de Porto, eu posso descer em Lisboa e não continuar a viagem até Madri que terá conexão para ir até a cidade de Porto?

    • mm
      Responder abril 22, 2022

      Fabricio Moura

      Poder, pode (desde que não tenha mala despachada), mas não faça isso, pois os outros trechos da sua passagem (retorno para o Brasil, por exemplo) são automaticamente cancelados por no-show.

  • Responder março 18, 2022

    Larissa

    Oi! Vou fazer uma conexão em Lisboa de 2:25 para depois ir à Barcelona. Dá tempo de passar por todo controle imigratório, raio X e embarque ou é muito arriscado perder a conexão?

    • mm
      Responder abril 22, 2022

      Fabricio Moura

      E tese, sim! Dá tempo, a não ser que o seu voo de chegada em Lisboa atrase muito.

  • Responder maio 13, 2022

    Clóvis

    Olá Fabricio.
    Muito bom seu blog.
    Tenho uma dúvida com relação à bagagem e a fazer a imigração.
    Minha mãe vai sair de Guarulho com destino final em Milão e vai fazer a conexão em Lisboa – operado todo pela TAP.
    Ao chegar em Lisboa ao sair para ir à imigração, é necessário retirar a bagagem? É preciso fazer um novo checkin?

    • mm
      Responder maio 13, 2022

      Fabricio Moura

      Oi Clóvis, tudo bem? Ela só vai fazer a imigração, a retirada da bagagem acontece no destino final (Milão), também não precisa fazer novamente o checkin.

  • Responder maio 26, 2022

    Thalytta Pinheiro

    Olá boa noite, tenho uma dúvida de principiante em voos internacionais.

    Tenho passagem pra Londres mas com conexão em Lisboa por 5 horas.
    Eu posso sair do aeroporto e passear por Portugal?
    Se sim, caso eles autorizem a minha saída para conhecer a cidade enquanto aguardo o meu voo pra Londres, eles carimbam meu passaportes de entrada em Portugal?

    • mm
      Responder maio 29, 2022

      Fabricio Moura

      Sim, pode sair sim! E sim, eles carimbam o seu passaporte na entrada e na saída também. Mas 5 horas é um tempo muito curto para você fazer todos os trâmites de imigração, sair do aeroporto, passear e voltar para o aeroporto. Lembrando que na volta você terá que fazer novamente o raio-x e o controle de passaporte.

    • Responder agosto 7, 2022

      Rodrigo

      Estou voltando de Zagreb para Fortaleza, em voo TAP, com conexao em Lisboa. Farei imigracao em Lisboa ou irei diretamente para o portao de embarque do voo Lisboa/Fortaleza?

  • Responder junho 13, 2022

    Hellen

    Oi, comprei um voo para Madrid com conexão em Lisboa, a ideia é ficar em lisboa mas este voo era o mais barato. posso falar isso sem medo na imigração? terei o comprovante de hospedagem em lisboa, seguro saude e passagem de saída para Londres.

    • mm
      Responder junho 16, 2022

      Fabricio Moura

      Se você vai voltar para o Brasil, não faça isso! Se você descer em Lisboa, o seu voo de volta ao Brasil será cancelado automaticamente por no-show.

  • Responder junho 14, 2022

    Sara

    Oi, boa noite, eu vou fazer uma conexão em Lisboa com destino final para Suécia, meu namorado fez uma carta convite para mim, minha dúvida é : a carta convite tem que ser em português ou pode ser em inglês mesmo? outra dúvida, minha escala tem duração de 2 horas e 25 minutos caso a fila da imigração esteja muito grande e eu perca o voo eles remarca ou eu tenho que pagar por um novo voo? Obrigada desde de já

    • mm
      Responder junho 16, 2022

      Fabricio Moura

      Sobre o idioma da carta, como a imigração é em Portugal, tanto faz. Se vc perder o seu voo eles te colocam em outro. Mas em 2h25 dá tempo.

  • Responder julho 18, 2022

    eduardo

    Olá, tudo bem. A minha duvida é a seguinte. O meu objetivo de viagem é Lisboa, Portugal e então comprei uma passagem do Brasil para Frankfurt com conexão em Lisboa porque era a mais barata do que voô direto para lisboa. Sera que na conexão em lisboa eu posso ficar ja no pais sem ter que pegar o voo para Frankfurt?

    • mm
      Responder julho 18, 2022

      Fabricio Moura

      Olá, tudo e com você? Não! Se você fizer isso, todos os voos que você tiver depois e que estiverem no mesmo código localizador, serão automaticamente cancelados. Em resumo, eles cancelam a sua passagem de volta para o Brasil.

  • Responder agosto 17, 2022

    Sonia Regina

    Boa noite! Tenho uma passagem para Porto com conexão Lisboa, posso fazer a imigração em Lisboa e seguir de trem para porto evitando o tempo de espera no aeroporto?

    • mm
      Responder agosto 19, 2022

      Fabricio Moura

      Você obrigatoriamente vai ter que fazer a imigração em Lisboa.

  • Responder setembro 10, 2022

    Rodrigo

    Bom dia
    Otimo post, parabens
    Mas fiquei com uma duvida e agradeceria muito se pudesse ajudar

    Tenho conexao chegando em lisboa para londres. Vindo do brasil.

    Pelo que entendi, desembarcando em lisboa, apenas me dirijo ao portão para esperar o voo de londres. Sem precisar imigracao.

    Mas caso eu queira acessar as salas VIP eu preciso sair do embarque e realizar nova imigracao ? Ouvi dizer que as salas vip ficam fora da area de embarque ou algo do tipo

    Grato desde já

    • mm
      Responder setembro 11, 2022

      Fabricio Moura

      Oi Rodrigo, tudo bem? É exatamente isso! Você já vai desembarcar no setor internacional (não Schengen) do aeroporto e as salas vips ficam no setor Schengen (ou doméstico). Para acessar, é preciso fazer a imigração de entrada em Portugal e depois, a imigração de saída para você embarcar para o Brasil.

  • Responder setembro 14, 2022

    Haimara Primo

    Olá! Obrigada pelas dicas!
    Iremos para Paris em março/23, viagem de férias com a família, sendo que minha sogra é autônoma aqui no BR, nesse caso qual documento extra alem do passaporte ela deve apresentar na imigração? Em relação a comprovação financeira, temos uma bebê de 1 ano,
    também terá de ser a média de 75 Euros/dia? Nossa conexão durará 1:30h em Lisboa, é suficiente para passar pela imigração? Voaremos com a TAP, caso não dê tempo de pegar o próximo voo para o destino final, qual procedimento? Nós teremos que comprar outras passagens?

    • mm
      Responder setembro 15, 2022

      Fabricio Moura

      Olá! Vamos por partes? Sua sogra pode levar uma cópia do IR e está tudo certo. Para crianças não precisa comprovar a situação financeira. Sua conexão é extremamente curta, pode ser que vocês percam o voo. Se isso acontecer, a empresa vai encaixar vocês no próximo voo disponível.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.