Mosteiro dos Jerónimos
Visitar o emblemático Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa é um passeio obrigatório para quem visita a capital portuguesa.

Visitar o emblemático Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa é um passeio obrigatório para quem visita a capital portuguesa. Localizado em Belém, o monumento está entre os mais importantes do país e um dos mais imponentes representantes da era dos grandes navegadores portugueses. Neste post eu mostro como visitar o Mosteiros dos Jerónimos, como comprar a entrada e quanto custa. 

***

Belém é um universo à parte dentro de Lisboa, um único bairro que concentra mais atrações turísticas de peso que muitas grandes cidades do mundo. Museus, galerias, monumentos e, logicamente, a bela gastronomia lisboeta. Entretanto, a maioria dos visitantes se deslocam até Belém para visitar o Mosteiro dos Jerónimos, em primeiro lugar. Depois a sua irmã menor, a Torre de Belém seguido do Padrão dos Descobrimentos e tantas outras atrações.

Leia mais:
O que fazer em Lisboa em 3, 4 ou 5 dias
Onde se hospedar em Lisboa

Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
A impressionante fachada do mosteiro

Como chegar no Mosteiro dos Jerónimos


Belém fica distante cerca de 7 quilômetros do centro de Lisboa e para chegar até lá, as melhores maneiras são: os bondes (eléctricos) ou os ônibus (autocarros), já que o metrô não chega até aquela parte da cidade.

Você pode pegar o Eléctrico 15E, que sai da Praça da Figueira e passa também em frente à estação de metro Cais do Sodré. É justamente neste ponto que eu costumo pegar o bonde quando vou a Belém. Um dos pontos de parada em Belém é exatamente em frente ao Mosteiro.

Sobre os bondes, existem veículos mais novos e biarticulados, assim como os clássicos e antigos eléctricos amarelinhos. O preço da passagem custa 3 Euros e precisa ser pago com os cartões Viva Lisboa/Viva Viagem ou gratuito com o Lisboa Card, que inclui o uso ilimitado dos transportes públicos de Lisboa (bondes, ônibus, metrô ou trem).

Já os ônibus, vocês podem pegar no mesmo ponto o 704, 714, 727, 728, 729, 751, 113, 144 ou o 149 que também seguem até Belém e a forma de pagamento é a mesma citada acima.

Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
Belém e ao centro mosteiro. Observem o tamanho da construção

Como comprar as entradas para o Mosteiro dos Jerónimos

Compre as entradas pela internet, nunca deixe para comprar na hora pois existe uma fila enorme para comprar e outra igualmente grande para entrar. E a bilheteria não fica exatamente perto da entrada, sendo bem comum as pessoas entrarem na fila da entrada achando que a bilheteria funciona no mesmo lugar.

As entradas são com hora marcada e custam 10 Euros para adultos ou 5 Euros para crianças e podem ser compradas no site oficial. Também é possível comprar o ingresso combinado com a Torre de Belém.

Já com o Lisboa Card, a entrada é gratuita e não precisa marcar hora para visitar, é só chegar a qualquer momento e apresentar o cartão. Veja aqui como funciona o Lisboa Card e compre o seu pela internet, ele vai ajudar demais na sua viagem a Lisboa.

Porém, para visitar a Igreja de Santa Maria de Belém, que fica dentro do mosteiro, a entrada é gratuita. É nela que estão sepultados Vasco da Gama e Luís de Camões.


A história do Mosteiro dos Jerónimos

Para entender mais sobre o Mosteiro, vamos voltar ao século XV, época da grande epopéia portuguesa pelos mares e quando o país era um dos mais prósperos do mundo. Na época, o então rei D.Manuel I, foi o principal incentivador das grandes navegações, as rotas para as Índias e claro, a chegada dos portugueses ao Brasil.

Belém possui forte ligação com a era das navegações

D.Manuel I queria que todo esse apogeu português fosse materializado em algo monumental, que durasse para sempre e mostrasse para as gerações seguintes, a importância do país.

Sendo assim, D.Manuel I, através da Casa Real Portuguesa, encomendou a construção de uma igreja e de um mosteiro que ajudassem a representar este momento que o país vivia. A construção começou em 1501 e foi finalizada em 1601, exatamente 100 anos depois. Obviamente que D.Manuel I não viu a sua grande obra finalizada, mas ficou marcado, tanto por ser o rei que encomendou a construção, como pelo estilo arquitetônico que recebeu o seu nome, o estilo “manuelino”.

E o local da construção? Era de onde saíam as caravelas dos navegadores e também de onde Pedro Álvares Cabral saiu em 1500 e depois de se perder pelo Oceano Atlântico, veio parar no Brasil. Aquela história que todos nós aprendemos na escola.


Como é a visita ao Mosteiro dos Jerónimos

A imponente fachada de mais de 300 metros de comprimento guarda um tesouro arquitetônico. Se do lado de fora, os detalhes já impressionam e do lado de dentro que toda a grandiosidade do Mosteiro dos Jerónimos é consolidada.

Os detalhes impressionam

O interior do Mosteiro foi todo esculpido a mão, é a grande obra e melhor exemplar do estilo manuelino. Cada detalhe é único, não existe uma coluna, um adorno que seja exatamente igual a outro. O claustro central é a parte mais impressionante e só de estar lá, já vale a visita inteira.

Mas também passamos por salões, câmaras, confessionários e até no antigo refeitório do mosteiro, com sua riqueza de detalhes e paredes revestidas com os mais tradicionais azulejos portugueses, que contam as histórias do cotidiano de Lisboa há mais de 500 anos.

Claustro

É curioso imaginar os personagens que já transitaram por estes pátios, como Vasco da Gama, Luís de Camões, Pero Vaz de Caminha e Pedro Álvares Cabral, só para citar alguns.

Finalize a sua visita passando pela suntuosa Igreja de Santa Maria de Belém, observe o teto abobadado branco, as longas colunas e todos os detalhes que cada cantinho da igreja guarda desde a sua inauguração, há um punhado de séculos atrás.

Todos os detalhes foram esculpidos a mão
Detalhes do teto
Refeitório do Mosteiro
Parte térrea do Claustro

Horário de funcionamento

  • De outubro a abril: das 10h00 às 17h30 (última entrada às 17h); 
  • De maio a setembro: das 10h00 às 18h30 (última entrada às 18h).
  • Fechado às segundas, no dia 1 de Janeiro, nos feriados de Domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 junho e 25 de dezembro.

Reserve aqui os seus passeios



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.