O que fazer em Lisboa, Portugal: roteiro de 4 ou 5 dias

O que fazer em Lisboa o que fazer em Lisboa em uma conexão Dicas de Portugal

Nos últimos dois anos eu estive em Lisboa 4 vezes. Sim, eu sou apaixonado pela capital portuguesa e todas as vezes em que chego lá me sinto totalmente em casa. Seja pela familiaridade herdada dos meus pais ou adquirida pelos laços que nós temos com Portugal. E eu sempre fico procurando o que fazer em Lisboa, mesmo já conhecendo praticamente tudo.

De certa forma adotei Lisboa e fui adotado por ela. Me apaixonei e acabei conhecendo muitos lugares incríveis. Lisboa se revelou uma das capitais mais fascinantes da Europa e certamente você vai gostar.

Nesse post vou te dar dicas com o que fazer em Lisboa, aqui vou do básico ao avançado se você quer ter uma experiência bacana na cidade. Esse roteiro é ideal para pelo menos 5 dias na cidade, considerando um dia para fazer o famoso bate-volta até Sintra, que é imperdível.

Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.

Leia mais:
Regras atualizadas para entrar em Portugal
Onde ficar em Lisboa
Como usar o transporte público em Lisboa
O que fazer em Sintra (bate-volta)


O que fazer em Lisboa


Dia 1

A melhor forma de começar um roteiro em Lisboa é pelo coração da cidade, a região da Baixa, ou seja, o bairro baixo da cidade. Onde fica a belíssima estação do Rossio, a Praça da Figueira e suas oito ruas que partem em paralelo em direção a Praça do Comércio e de onde a gente tem uma vista lindíssima do Rio Tejo, programa excelente para um fim de tarde.

Aproveite os ótimos restaurantes da Rua Augusta e suas travessas para comer um belo bacalhau e tomar um excelente vinho.

compras em Lisboa

O que fazer em Lisboa: Rua Augusta

Seguindo em direção a Alfama o bacana é se perder sem compromisso pelas vielas, becos e cantinhos do bairro, no topo, fica o belíssimo Castelo de São Jorge que não pode ficar de fora da sua visita.

Também não deixe de conhecer as Portas do Sol, de onde a gente tem uma visão completamente diferente da cidade, mais voltada para o lado sul de Lisboa, Alfama, Igreja da Graça e lá longe, a famosa Ponte Vasco da Gama. O lugar também está cheio de bares e cafés gostosos.

Quer deixar o passeio mais legal? Pegue um eléctrico, os tradicionais bondes de Lisboa para explorar as vielas de Alfama, Mouraria, Graça e aproveite para descer na belíssima Igreja da Sé.

l1Arco do Triunfo Rua Augusta

Lá em cima tem mais um mirante com uma linda vista da cidade, toda Praça do Comércio e do Rio Tejo. Inclusive ele está na minha lista dos lugares mais legais para ver Lisboa de cima. Leia mais

l2Castelo de São Jorge

Entre uma ladeira e outra em Alfama, a gente chega ao Castelo de São Jorge. O lugar é grande, dá para passar todo dia explorando cada canto. É repleto de mirantes, muralhas, passarelas e pátios cheios de história. Leia mais

l3Fado em Alfama

Na minha última passagem por Portugal, eu estava com duas amigas brasileiras que queriam muito apreciar o autêntico Fado em Lisboa, algo que eu recomendo muito para quem for a Portugal, mas leve uma caixinha de lenços. Leia mais


Dia 2

No segundo dia a dica é explorar o lado oposto ao bairro de Alfama, o Bairro Alto e o Chiado. Comece o dia indo da baixa até o Bairro Alto pelos Elevadores da Glória ou da Santa Justa.

Lá fica a Praça Luís de Camões cheia de cafés e livrarias. Para quem gosta de museus fica o Museu do Chiado com uma belíssima coleção de arte. Pertinho dali fica o Teatro Nacional de São Carlos.

Cansou de andar? Faça uma parada no Mirante São Pedro de Alcântara, um outro mirante ótimo e de graça, é uma alternativa ao Mirante do Elevador da Santa Justa, pois dele a gente tem uma visão parecida da cidade e fica ao lado do Elevador da Glória.

Transportes em Lisboa

O que fazer em Lisboa: Elevador da Bica

Bateu uma fome? Que tal explorar o Cais do Sodré e comer no Mercado da Ribeira? O Mercado foi remodelado recentemente e ocupa um prédio de 1800, ganhou uma uma praça de alimentação enorme, linda e com tudo de bom para comer e beber ou simplesmente dar um rolê.

Termine o dia na “Rua Rosa”, a Rua Nova do Carvalho que passou de reduto de prostitutas e marinheiros para um dos lugares mais divertidos e animados de Lisboa.

Praça Luís de Camões

O que fazer em Lisboa: Praça Luís de Camões

 

l4Elevador da Justa

Ele também é conhecido como Elevador do Carmo,  liga a rua de Santa Justa na baixa ao Largo do Carmo, no bairro alto, foi inaugurado em 1902 e lá de cima a gente uma das melhores vistas da cidade e o mais belo pôr do sol de Lisboa. Leia mais

l5Cais do Sodré

A região do Cais do Sodré passou por uma enorme transformação e não para por aí. O lugar ganhou o novo Mercado da Ribeira, a Rua Rosa e um monte de bares e restaurantes. Hoje o bairro é o mais novo reduto “cool” da cidade. Leia mais

l6Bairro Alto de bonde

O meu jeito preferido de andar por essa região de Lisboa é nos eléctricos, os tradicionais bondes amarelos que vencem com coragem as ladeiras íngremes dos bairros mais altos da cidade e conectando-os a baixa. Leia mais


Dia 3

Para o terceiro dia em Lisboa a minha sugestão é pegar o bonde e ir para o tradicional bairro de Belém (veja como chegar aqui).

O bairro famoso é um dos mais tradicionais da cidade, vale descer no ponto que fica na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerônimos.

O Mosteiro começou a ser construído em 1496 para comemorar as descobertas de Vasco da Gama e o que mais chama a nossa atenção é que ele foi todo esculpido a mão e cada uma das colunas, arcos, torres são diferentes. Todos os adornos são únicos, chega a ser surreal. É um lugar onde podemos passar horas observando cada um dos mínimos detalhes. A entrada custa 10 euros.

Mosteiro dos Jerónimos

O que fazer em Lisboa: Mosteiro dos Jerónimos

Atravessando o Jardim da Praça do Império fica o Padrão dos Descobrimentos, que é o lugar de onde saíam as caravelas dos descobridores para conquistar o novo mundo e claro, de onde Cabral saiu para descobrir o Brasil.

Lá em cima do monumento tem um mirante com uma vista incrível de Belém, vale enfrentar os ventos fortes e apreciar a vista.

Belém

Padrão dos Descobrimentos

Um pouco mais adiante fica a famosa Torre de Belém. Ela foi construída entre 1514 e 1519 para proteger a entrada do Rio Tejo de forças inimigas. Para visitar a torre você pode comprar o bilhete compartilhado com o Mosteiro dos Jerónimos por 12 euros, ou pagar 4 euros pela entrada só da Torre. Aos domingos a entrada é gratuita até as 14 horas.

A Torre de Belém

O que fazer em Lisboa: A Torre de Belém

Caso você tenha mais tempo, vale a pena visitar o Centro Cultural Belém, o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Nacional dos Coches, que tem um dos maiores acervos de carruagens do mundo.

Na pausa para o almoço, eu recomendo o Restaurante da Dina, o preço é bom, lugar super agradável e comida excelente.

Depois do almoço, adivinha? Que tal comer um dos famosos Pastéis de Belém, sim, pois pastel de Belém, só em Belém. O resto é pastel de nata.

A Pastelaria de Belém existe no mesmo lugar desde 1837, é a dona absoluta desse segredo. Reza a lenda que somente 3 pessoas no mundo sabem a receita, e todas elas trabalham na pastelaria e assinam um termo de confidencialidade para garantir que a receita original nunca saia de dentro daquelas paredes adornadas de azulejos azuis.

Lindo de qualquer lado

O que fazer em Lisboa: Maat

Para fechar o dia, a minha sugestão é visitar o novíssimo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia que foi inaugurado no ano passado.

l7Mosteiro dos Jerônimos e Torre de Belém

Certamente as edificações mais bonitas e também das mais históricas de Lisboa. Em um lugar que está diretamente conectado com a história do Brasil.
Leia mais

l8MAAT

O MAAT nasceu de um projeto ambicioso de colocar Lisboa na rota dos grandes museus de arte moderna do mundo, ao lado do Metropolitan e do MoMA, ambos em Nova York e a Tate de Londres, só para falar de alguns. Leia mais

l8Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos é o monumento que celebra as conquistas portuguesas pelo mundo. No topo dele funciona um mirante de onde a gente tem a melhor vista de Belém.  Leia mais


Dia 4

Não dá para ir a Lisboa e não visitar a Vila de Sintra. O lugar é cheio de palácios, castelos e um centro histórico lindo.

Sintra fica distante 25 quilômetros de Lisboa, chegar lá é muito fácil. Para quem estiver em Lisboa, a melhor maneira é de trem, a viagem dura aproximadamente 40 minutos desde a estação do Rossio no centro de Lisboa, veja como chegar aqui.

Vale muito a pena visitar o Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira, mas Sintra tem muito mais a oferecer e aqui tem um roteiro super completo na cidade.

O que fazer em Sintra

O que fazer em Lisboa: Sintra

l9Roteiro completo em Sintra

Sintra é incrível e em um dia não dá para visitar tudo, tanto que eu voltei duas vezes para poder visitar os palácios e castelos com calma. Nesse roteiro você poderá escolher o que mais te agrada, mas a minha sugestão é visitar o Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira. Leia mais

l10Castelo dos Mouros

O lendário Castelo dos Mouros fica em um dos pontos mais altos da Serra de Sintra, acho que vale começar o seu passeio por ele e depois seguir para o Palácio Nacional da Pena que fica mais acima dele. Leia mais

l11Palácio Nacional da Pena

Logo acima do Castelo dos Mouros fica o Palácio Nacional da Pena, é certamente palácio mais bonito e até mais exótico de Portugal, por conta das muitas referências artísticas e arquitetônicas aplicadas na sua construção. Leia mais

l12Quinta da Regaleira

Depois de visitar as partes mais altas de Sintra, é o melhor momento para se dedicar as partes mais baixas, onde fica a Quinta da Regaleira, um palácio com enorme com um jardim maior ainda e cheio de mistérios. Leia mais


Dia 5

Se você tiver um dia a mais em Lisboa, vale incluir no seu roteiro a região do Parque das Nações. O Parque fica do lado leste da cidade, pertinho do aeroporto e era praticamente uma zona abandonada até a metade dos anos noventa.

O Parque das Nações surgiu para abrigar a A EXPO’98 (Exposição Mundial de 1998), que teve como tema “Os oceanos: um património para o futuro” e aconteceu de 22 de maio a 30 de setembro de 1998.

Lar do Oceanário de Lisboa – o segundo maior do mundo – os pavilhões português e do conhecimento, teleférico, a Torre Vasco da Gama e ao lado a imponente ponte que cruza o Tejo e que também leva o nome do navegador português. O parque também tem uma gigantesca área.

Parque das Nações

O que fazer em Lisboa: Parque das Nações

l13Parque das Nações

Um post super completo com o que fazer no Parque das Nações em Lisboa e dicas de como chegar até lá.

Leia mais


Leia mais


Meus 10 lugares favoritos para ver Lisboa de cima
Uma viagem nos tradicionais bondes de Lisboa
Como usar os transportes em Lisboa
Como é passar pela Imigração em Lisboa
Todos os posts sobre Lisboa


Planejando a sua viagem


calendario

Quando ir

Em qualquer época do ano. Os verões são quentes e o inverno a temperatura fica na casa dos 10 graus, podendo girar em torno de 5 graus nos dias mais frios. As chuvas acontecem geralmente no outono.

 

carro

Como chegar

Lisboa recebe voos diretos de diversas capitais brasileiras pela TAP Air Portugal: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Natal, Recife e Salvador. Além de Campinas pela Azul (Veja como é voar com a TAP).

 

icon1

Chegando

Tudo o que você precisa saber para chegar em Lisboa. Visto, imigração, e transporte do aeroporto para o hotel (clique aqui)

 

icon2

Que moeda levar

A moeda oficial de Portugal é o Euro. Não tem mistério, aqui no Brasil a gente já consegue uma boa cotação. Se seu cartão de crédito permitir saques internacionais sem taxas abusivas, pode ser uma boa ideia para fugir das taxas das casas de câmbio.

 

icon3

Como se locomover

Lisboa tem uma excelente rede de metrô, trem, bonde, ônibus e até barcos.  Aqui no blog tem um super post com tudo que você precisa saber para usar os transportes na cidade. (clique aqui)

 

icon4

Onde se hospedar

Eu já me hospedei em vários hotéis lisboetas e escolher uma boa hospedagem em Lisboa é fundamental. Aqui tem um post com os melhores lugares para e hospedar.  (clique aqui)

 

Leia antes de viajar

Ainda não está convencido de visitar a capital portuguesa, aqui tem 10 razões para conhecer a cidade. (clique aqui)



Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.

Eu acho que a melhor região para ficar em Lisboa é nas proximidades da Avenida Liberdade. Nessa região eu me hospedei no Hotel Dom Carlos Park e no Ever City Center. Ambos são ótimos e com bom café da manhã. Ficam pertinho do centro e com fácil acesso ao metrô e trem.

Não distante dali eu já fiquei também no Ibis Saldanha, pois Ibis não tem muito o que errar né? Falando nessa rede, eu também me hospedei duas vezes no Ibis Jose Malhoa. Tem metrô na porta e fácil acesso ao aeroporto.

E para finalizar, também já me hospedei no Hotel Miraparque, em frente ao Parque Eduardo VII, recomendo muito.

Veja também a minha lista com 10 hostels em Lisboa.


Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal


O que fazer em Lisboa
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Belém: como chegar e o que fazer
Bate volta de 1 dia até Sintra
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa

 










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

29 Comentários

  • Responder dezembro 15, 2017

    Elson l. Ciccoli

    Oi Fabricio. Muito bom seu blog, gostei de mais, muitas coisas serão referencia para minha viajem em Maio Próximo ( primavera em Portugal) iniciando por Lisboa que ja conheço. Mas suas dicas são ótimas. Obrigado Sucesso. abraço.

    • mm
      Responder dezembro 15, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Elson, tudo bem? Super obrigado pela mensagem, fico muito feliz em ter ajudado.

  • Responder janeiro 7, 2018

    Natalia Paz

    Olá Fabrício!
    Parabéns pelos posts! Todos super úteis! Estão me ajudando bastante a organizar a minha viagem para Portugal (irei em maio).
    Sucesso!
    Abraços, Natália
    http://www.todososrumos.com

    • mm
      Responder janeiro 7, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Natalia, que bom! Fico mega feliz, obrigado pelo carinho =)

  • Responder março 26, 2018

    denise

    oi Fabricio, muito útil as informações. Fiquei um pouco em dúvida em relação ao período de duração dos passeios visto que é ruim conhecer muita coisa, mas na correria. Achei o roteiro bacana, mas acha que dá para fazer tudo dentro de cada dia? Tem dica de alguma empresa séria para um city tour?
    Abraço

    • mm
      Responder março 27, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Denise, tudo bem? Eu gosto de fazer tudo por conta própria e no meu tempo, sem pressa, mas no fim da página tem alguns passeios que eu recomendo.

  • Responder junho 11, 2018

    Gabriela Sanches

    Oi, Fabricio!

    Sempre acompanhei o Vou na janela, admirando as fotos e vendo suas experiências. Agora que estou montando meu roteiro e vendo com mais profundidade o seu trabalho, posso dizer que estou maravilhada. Que delícia as suas dicas, você escreve com tanto carinho que parece um bate-papo.

    As informações que você passa são bem completas, não senti necessidade de abrir vários sites. Estou amando! Beijos

    • mm
      Responder junho 12, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Gabi, tudo bem? Que fofa sua mensagem, obrigado pelo carinho e que bom que tenho ajudado =)

  • Responder julho 8, 2018

    Geraldo Coelho

    Olá Fabrício, que bom que vc gosta de viajar e pelo visto conhece mesmo a capital Lusitana.
    Veja se consegue me ajudar: já conheço Lisboa (fui 3 vezes) agora quer ir pra Porto e além de fazer um passeio pelo (Dòuro) quero conhecer Vigo, Santiago de Compostela e arredores (sem o caminho).
    Mas veja: gostaria de fazer este trajeto com excursão partindo de porto.
    A duração total pode chegar até 15 dias, o que vc sugere?

    Geraldo
    São Paulo SP

    • mm
      Responder julho 9, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Geraldo, tudo bem? Recomendo ir de trem de Lisboa ao Porto (é uma viagem bonita) e se quiser tem cidades lindas pelo caminho, como Óbidos, Aveiro, Coimbra. No Porto, no seu caso, o ideal é alugar um carro para fazer esse roteiro. Abraços!

  • Responder setembro 27, 2018

    Gilvone

    Olá! Muito obrigada por compartilhar essas dicas sobre Lisboa. Estou indo pela primeira vez e vc tem me ajudado bastante rsrs

    • mm
      Responder setembro 29, 2018

      Fabricio Moura

      Que bom, Gilvone =)

  • Responder janeiro 16, 2019

    Gabriela Torrezani

    Muito bom o roteiro de Lisboa de vocês! Fiquei 3 dias e achei que foi pouco, quero voltar! Eta cidade linda com muita comida boa, né?!

    • mm
      Responder julho 4, 2019

      Fabricio Moura

      Vale super a pena, eu sou suspeito né pq meu pai é português, mas é um dos lugares que eu mais amo.

  • Responder janeiro 16, 2019

    Rozembergue

    Esse post me ajudou muito durante minha visita a Lisboa. Parabéns! Seu blog é ótimo e sempre encontro dicas úteis. Suas fotos são lindas também.

    • mm
      Responder julho 4, 2019

      Fabricio Moura

      Opa! Obrigado amigo.

  • Responder janeiro 16, 2019

    Diego Cabraitz Arena

    Adorei o Roteiro, mas confesso que o dia 03 acho que seria o meu preferido. Todas essas construções e o MAAT, deve ser incrível
    Obrigado por compartilhar. Em breve quero conhecer Portugal

    • mm
      Responder janeiro 16, 2019

      Fabricio Moura

      Obrigado, Diego! O MAAT é sensacional, na verdade Belém é muito lindo.

  • Responder janeiro 17, 2019

    Danielle

    Também fui adotada por Lisboa, impressionante como tenho atração pela cidade. Amei as suas dicas, pois elas ficaram distribuídas por região: uma ótima opção para otimizar tempo. Gosto de visitar museus e há alguns imperdíveis em Lisboa.
    Você já foi no inverno? saberia dizer se a cidade tem a mesma dinâmica comparando com as outras estações do ano?

    • mm
      Responder janeiro 18, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Daniele, tudo bem? Lisboa é uma cidade fantástica mesmo, tem um magnetismo único. Eu já fui em todas as épocas do ano, a cidade é boa em qualquer época, mas com algumas particularidades. No inverno tende a ser mais chuvoso, mas o lado bom é que não é tão frio. Já no verão são dias lindos, mas no pico em agosto é MUITO quente e seco, no ano passado eu estava lá na semana mais quente do verão e os termômetros registravam 48 graus em algumas partes da cidade.

  • Responder janeiro 24, 2019

    Douglas

    Olá Fabrício,

    Vale a pena ir no feriado de 20 de junho? Indo na quinta e voltando na segunda dia 24?

    • mm
      Responder janeiro 25, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Douglas, tudo bem? Valer a pena, vale sim. Mas o bacana é ficar pelo menos por uns 4 dias.

  • Responder julho 3, 2019

    Angela C S Anna

    bah guri esse roteiro em lisboa ta completaço hein! adorei a forma como organizou e os icones diferentes, fica bem visual e facil de entender

    • mm
      Responder julho 4, 2019

      Fabricio Moura

      Bah guria, das vantagens de ser blogueiro e designer né? Vc entende hahaha

  • Responder julho 3, 2019

    Juliana Saueia

    Adorei seu roteiro, eu ainda não conheço nada mas estou programando para visitar um amigo e irei utilizar esse artigo como meu guia. E não posso deixar de comer na Pastelaria de Belém, fiquei com vontade de experimentar o pastel deles com tantos segredos rs

    • mm
      Responder julho 3, 2019

      Fabricio Moura

      Eu sou muito suspeito, até pq meu pai é português, mas eu amo demais essa cidade. Sempre volto de lá alguns quilos mais gordo hahaha. Obrigado pela mensagem.

  • Responder julho 6, 2019

    Marcela

    Adorei seu roteiro por Lisboa! É mesmo uma cidade incrível, amo de paixão

    • mm
      Responder julho 6, 2019

      Fabricio Moura

      Obrigado, Marcela.

  • Massa Fabricio, essa cidade é maravilhosa! 😮 Nós precisamos muito voltar pare rever alguns pontos de Lisboa e outras coisas novas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.