Porto, no norte de Portugal, é uma das cidades mais bonitas e também mais visitadas do país. A região é famosa pelo Vinho do Porto, suas caves e vinícolas que se estendem ao longo do Rio D’Ouro. Diferente de Lisboa, que foi destruída em um terremoto séculos atrás, o Porto é uma cidade medieval, com construções muito antigas e preservadas. Que imprimem um charme a mais na cidade.
Todo esse cenário encantador atrai muita gente, inclusive a TAP Portugal oferece voos diretos do Rio e São Paulo para o Porto, mas você também pode chegar fazendo conexão em várias cidades europeias, como Lisboa.
Apesar da cidade ter uma aparência de cidadezinha, o Porto é enorme, é a segunda maior cidade portuguesa. Saber onde ficar no Porto é fundamental para ter uma boa experiência na cidade, é esse o assunto desse post.
Leia mais: Veja aqui o que fazer no Porto (roteiro de 2 dias)
Onde ficar no Porto
Apesar do Porto ser uma cidade grande – com alma de cidade pequena – tudo o que interessa para ver está bem próximo. De modo que não é necessário grandes deslocamentos. Mas mesmo assim, a cidade tem uma boa rede de metrô, que se assemelha bastante a um VLT, além de bondes e ônibus que são fáceis de usar.
Leia mais: veja como usar o metrô do Porto
Na minha primeira viagem ao Porto, eu me hospedei em uma região que me permitia cobrir maioria dos pontos turísticos a pé, em a necessidade de usar o metrô ou outro meio de transporte.
A melhor região para se hospedar no Porto é no centro da cidade, mas aqui merece um pouco e atenção pois a gente consegue dividir o centro em parte alta e baixa. A parte baixa é a região do Cais da Ribeira, e tem uma bela ladeira para chegar até lá. Para facilitar o acesso eu prefiro me hospedar da parte alta, conforme eu marquei no mapa abaixo.
Na minha primeira viagem eu me hospedei no Hotel Internacional Porto, um três estrelas coladinho na Praça da Liberdade e muito perto de tudo. De lá até a Estação São Bento, de onde chegam e saem os trens para outras cidades era uns 5 minutos de caminhada, ou 5 minutos da Torre dos Clérigos, ou em em 10 minutos eu já estava no Cais da Ribeira.
A localização era perfeita e o hotel muito bom também, com quarto confortável, equipe prestativa e atenciosa. Recomendo muito o Hotel Internacional Porto.
Veja aqui mais hotéis nessa região
Já na minha segunda viagem eu procurei me hospedar na parte baixa, justamente para ter um outro ponto de vista da cidade. Eu escolhi o Eurostars Porto Douro, com uma vista linda para o Rio Douro e a famosa Ponte D. Luís I ao fundo.
E apesar de ser na parte baixa da cidade, o Eurostars Porto Douro fica a uma curta caminhada do Cais da Ribeira, de Vila Nova de Gaia e para subir para a parte alta da cidade, tem um funicular a poucos metros do hotel.
Os quartos do Eurostars Porto Douro são lindos, super confortáveis e bem decorados. Além de ser um 4 estrelas com excelente custo benefício.
Existe um outro hotel Eurostars na parte alta da cidade, o Eurostars Porto Centro fica na Praça da Liberdade. Não tem a vista do Douro, mas tem o mesmo padrão de conforto, além da localização perfeita e ao lado do metrô.
Eu gostei tanto de ficar nessa parte alta da cidade que na minha última viagem eu fiquei no InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. Que segundo a moça da imigração no aeroporto, é o segundo melhor hotel da cidade.
E honestamente, o InterContinental Porto – Palácio das Cardosas é um verdadeiro palácio do Século XVIII, no coração do Porto. Era tudo perfeito, o quarto, banheiro, amenities de banho e o café da manhã de cinema. Valeu muito o investimento.
Se você estiver em dúvidas, uma boa região é na Avenida Liberdade, bem no centro, nessa área que eu marquei acima. Veja aqui as opções de hospedagem.
Caso não tenha encontrado um bom hotel, confira a nossa lista completa aqui, ou consulte na caixa abaixo:
Leia mais:
O que fazer no Porto (roteiro de 2 dias)
Roteiro do Porto a Lisboa de carro ou de trem
Onde ficar no Porto
Como é passar pela imigração no Porto
Como usar o metrô do PortoDicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal
Compre aqui seus passeios no Porto
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Olá Fabricio, nós cá em Portugal chamamos Baixa a tudo o que é o centro da cidade, a zona mais antiga. Fez bem em desenhar o que é a zona alta, para as pessoas não confundirem. Porque a Avenida dos Aliados e a Avenida da Liberdade, para os portuenses, é o coração da Baixa da cidade, mas ela fica na zona alta. 🙂
Boas viagens
Obrigado, Luisa =)