Como é voar com a Avianca Colombiana para Bogotá no A330

como é voar com a Avianca

Olá viajantes! No post de hoje eu vou contar para vocês como é voar com a Avianca Colombiana para Bogotá no Airbus A330-200 em classe econômica

***

Primeiramente eu acho importante frisar que a Avianca Colombiana e a falida Avianca Brasil –  apesar delas compartilharem a mesma marca – são empresas diferentes. A Avianca Colombiana pertence a Avianca Holdings, onde o Synergy Group (o controlador da Avianca Brasil) é sócio. 

A Avianca Colombia foi fundada em 1919,  está completando 100 anos. É a segunda companhia aérea mais antiga do mundo. Para se livrar da imagem negativa com a falência da prima brasileira, ela está sendo rebatizada como Avianca Airlines.

A Avianca voa do seu hub em Bogotá no Aeroporto El Dorado para São Paulo e Rio de Janeiro. Também voa de Lima no Peru para São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Sendo uma opção muito procurada por quem deseja chegar a outros países da América Latina e aos Estados Unidos.

Eu voei de São Paulo a Bogotá e de lá para Quito no Equador, voo operado pela Avianca Ecuador e que renderá outro post em breve. 

A minha viagem de ida foi dentro da normalidade, mas a volta foi um caos causado pela companhia. Vou falar melhor disso ao longo do post, ok?

Leia outras avaliações aqui

Como é voar com a Avianca Colombiana


Como é voar com a Avianca Colombiana


Compra da passagem

Eu comprei a passagem direto no site da Avianca, o procedimento foi simples e a empresa ainda permite o parcelamento. Todas as tarifas da Avianca permitem o despacho de bagagem, inclusive na tarifa Super Promo. Sabemos que isso sempre pode mudar, mas por enquanto é o que está valendo.

Já a tarifa Super Promo não permite a marcação da poltrona, o que pode ser feito no momento do check-in.


Check-in e embarque

Eu fiz o check-in pelo site da Avianca, no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos eu consegui imprimir meu cartão de embarque facilmente em uma das máquinas de autoatendimento do aeroporto.

Como a maioria dos voos internacionais em Guarulhos partem do Terminal 3, a parte internacional do Terminal 2 nunca está tão cheia, de modo que os procedimentos de raio-x e imigração são muito rápidos.

O voo AV248 estava programado para partir a 0h35, mas o embarque começou com mais de meia hora de atraso. O embarque foi organizado por grupos, onde as prioridades por lei entraram primeiro, seguido dos passageiros voando na executiva, membros dos programas de fidelidade e por fim, a turma da econômica.

Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos


A aeronave

O voo foi operado por um Airbus A330-200 configurado com 252 lugares, sendo 30 poltronas na cabine executiva no layout 2-2-2 e 222 poltronas na classe econômica distribuídos no layout 2-4-2. O avião não estava limpo e já apresentava muitos sinais de desgaste e má conservação.

Como é voar com a Avianca: Poltronas da classe econômica da Avianca

Poltronas da classe econômica da Avianca

Apoio para os pés

Em todas as poltronas tinha um cobertor, travesseiro e os fones de ouvido. Os assentos são equipados com telas individuais de 9 polegadas com o sistema de entretenimento da Avianca. Além disso, as poltronas têm portas USB, controle remoto acoplado e porta copos. Notei que várias telas não estavam funcionando e a tripulação não fez nada para resolver. Falando nisso, achei a tripulação extremamente rude com alguns passageiros, algo totalmente desnecessário.

Sistema de entretenimento

Sistema de entretenimento

Portas USB

Controle remoto

As poltronas tem um apoio de cabeça, que poderia ajudar na hora de dormir mas acaba atrapalhando. Pois ele é dividido em três partes e se dobra de uma forma que machuca a cabeça. Quem voou nos A330 da Avianca Brasileira vai saber do que eu estou falando. Também achei a poltrona bem dura, no fim da viagem parecia que eu tinha tomado uma surra.

Fones de ouvido


Voo e serviço de bordo

Decolamos com mais de uma hora de atraso e logo após a decolagem as luzes já foram apagadas. Quem esperava comer alguma coisa após a decolagem ficou com fome. Esse voo tem apenas o serviço de café da manhã, o que eu acho pouco para uma viagem de mais de 6 horas.

Cabine pronta para a decolagem

Se você for voar com a Avianca, leve um lanche na bolsa ou coma antes, pois como vocês poderão constatar a seguir, a comida é pouca para uma viagem com esta duração.

Resolvi explorar o sistema de entretenimento e ver um filme enquanto o sono não vinha. O sistema deles é bem enxuto, tem poucos filmes, dois episódios de algumas séries batidas, músicas e o mapa de navegação. Quebra o galho para um voo de 6 horas, mas para uma viagem mais longa ele se torna monótono.

Moodlight

Eu consegui dormir por algumas horas e faltando 1h30 para o pouso em Bogotá as luzes foram acesas para o café da manhã.

Só tinha uma opção: omelete sem sabor algum com batatas e salsicha, uma saladinha de frutas, um pão duro feito pedra e um muffin de chocolate. Para beber tinha café, chá, sucos e refrigerantes. Os copos e talheres são de plástico, daqueles que se quebram antes de terminar de comer.

Como é voar com a Avianca: O café da manhã

Bom pessoal, aparência da comida é péssima e o sabor idem. Ou seria a falta de sabor?

Pousamos em Bogotá com um pouco de atraso, mas nada que comprometesse a minha conexão para Quito no Equador.


O caos da volta


Saímos de Quito já com atraso e pousamos em Bogotá na hora que o embarque para Guarulhos estaria começando. Na porta do avião uma funcionária da Avianca aos berros dizendo pra gente que tinha conexão para São Paulo correr pois já estavam embarcando.

Nossa, que desespero! Corremos por todo terminal e ainda tinha que passar pelo raio-x. Sério, eu já estava considerando aquele voo perdido.

Voo atrasado

Quando finalmente chegamos no portão, descobrimos que o voo estava atrasado e sem previsão de embarque. Ah, sério gente?! Aquele desespero todo por nada? Depois de muitas informações desencontradas e desorganização, o embarque começou com 3 horas de atraso.

O embarque foi na remota, os passageiros embarcaram nos ônibus e chegando no pátio a aeronave estava trancada! Não tinham nem escada. Sério, a Avianca autorizou o embarque sem ter o avião pronto.

Ficamos por mais de 40 minutos dentro dos ônibus enquanto o pessoal de terra chegou para abrir o avião, depois a equipe de limpeza entrou e por fim, a tripulação. Em todo esse tempo os passageiros ficaram em pé dentro dos ônibus, nunca vi um descaso como esse. Imagina o cara que pagou caro para voar na executiva deles?

O almoço no voo de volta

A aeronave era o mesmo A330, modelo da viagem de São Paulo para Bogotá. O voo saiu com mais de 4 horas de atraso e depois da decolagem foi servido o almoço. Tinham duas opções: massa ou carne. Escolhi a carne e veio acompanhada de arroz. Tinha também uma saladinha, pão e um biscoitinho de sobremesa.

Dessa vez a comida estava boa, mas é como eu disse lá em cima, é pouca comida para um voo tão longo.

Como é voar com Avianca Colombiana


Conclusão

Eu achei que a Avianca Colombiana entrega um serviço muito abaixo do esperado. A comida é pouca para um voo dessa duração, além de estar longe de ser uma comida saborosa. O sistema de entretenimento é fraco, apenas quebra um galho. Achei a tripulação extremamente rude e impaciente, não sabemos dos bastidores, mas é a imagem que fica da empresa, não é mesmo?

Eu não gostei de voar com a Avianca Colombia, como disse um amigo que viajou comigo: “A Avianca consegue fazer um voo de 6 horas parecer que durou 12”. E foi isso mesmo.


Vídeo


No canal do Vou na Janela no Youtube eu já publiquei um vídeo completo desse voo. Confira abaixo:


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.