Seguro viagem internacional: como escolher o melhor

seguro viagem internacional

Um dos maiores pesadelos de todos os viajantes é ficar doente ou sofrer um acidente durante uma viagem internacional. Preciso confessar que eu passei mal no Camboja e precisei de atendimento médico e se não fosse o seguro viagem internacional, eu estaria no mínimo perdido.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o seguro viagem, como ele funciona e se é obrigatório para todos os países e se vale a pena fazer um seguro viagem. Eu vou tentar responder a maioria das perguntas que eu recebo frequentemente aqui e explicar como contratar o seguro viagem.


Tudo sobre seguro viagem internacional


Explicando rapidamente, o seguro viagem é como um convênio médico que você paga por um determinado período enquanto estiver viajando. Mas ele vai além da cobertura médica e tem planos que cobrem do extravio de malas até o repatriamento do contratante em caso de morte. Todas essas informações ficam bem claras na hora de contratar o seguro viagem e vocês podem escolher o que melhor atender às suas necessidades.

Qual é a diferença entre seguro viagem e assistência viagem

Aqui é onde surge a primeira dúvida do viajante, é que existe uma grande diferença entre assistência viagem e seguro viagem internacional.

O Seguro Viagem prevê que o usuário pague todas as despesas médicas e hospitalares e depois peça o reembolso junto à seguradora. Pode parecer um mal negócio, mas a vantagem é que você pode procurar qualquer lugar para ser atendido, independente da rede de estabelecimentos conveniados.

Já a Assistência Viagem é o contrário, neste caso o usuário não paga absolutamente nada. Mas ele precisa entrar em contato com a seguradora antes e ela vai indicar qual o hospital conveniado e às vezes pode ser bem longe de onde o contratante estiver. Só em casos de urgências que eles acionam o hospital mais próximo.

A maioria das seguradoras oferecem os dois serviços no mesmo pacote, mas vale sempre confirmar essa informação antes de contratar o serviço.

Quanto custa o seguro viagem?

Bem mais barato do que a maioria imagina! Fazendo uma pesquisa rápida e simulando uma viagem de 1 semana na Europa, a gente encontra planos a partir de R$ 77,52. É uma parcela super pequena do seu orçamento de viagem e vai representar uma dor de cabeça a menos durante uma viagem.

Quanto custa o seguro viagem internacional

Olhado esse plano mais de perto, a gente vê que eles tem uma boa cobertura de até 40.000 dólares para despesa médica hospitalar, além de assistência odontológica e farmacêutica.

Detalhamento da cobertura

Mas este é só um exemplo, tem planos mais completos e vale muito pesquisar para saber qual é o plano vai te atender melhor, ok?

Seguro viagem internacional é obrigatório?

Sim! Para a maioria dos países o seguro viagem internacional é obrigatório. Na Europa, por exemplo, o viajante deve ter um seguro com cobertura de até 30.000 euros para despesas médicas e hospitalares.

E se no momento da imigração o oficial constatar que o viajante não possui a apólice de seguro viagem, ele pode ser proibido de entrar no país, e a sua viagem acaba ali mesmo.

Seguro viagem do cartão de crédito

Talvez você não saiba, mas o seu cartão de crédito pode ter seguro viagem incluído. Confesso que eu demorei pra descobrir que o meu cartão me oferecia esse benefício.

Em geral, cartões com status platinum ou superior incluem seguro viagem internacional. Alguns cartões exigem que a passagem aérea tenha sido comprada com o cartão, para outros, apenas a tarifa de embarque é exigida, bom para quem for viajar com milhas.

Recomendo entrar em contato com a operadora do seu cartão para saber se ele possui o seguro e como fazer para usar. No meu caso, a Mastercard tem um portal onde a gente insere os dados pessoais e ele emite a apólice de seguro. Tudo online e muito fácil, em menos de 10 minutos eu já resolvo tudo.

Como escolher a melhor seguradora

Escolha sempre uma operadora grande e com presença internacional, elas têm uma estrutura de atendimento melhor e uma rede conveniada mais ampla. E com as grandes seguradoras o processo de autorização de uso do serviço é mais rápido também.

No Camboja eu usei o seguro a AIG, conveniada a Mastercard. Na ocasião eu entrei em contato e o médico foi até o hotel me atender e medicar. Entre a ligação para a operadora e a chegada do médico, foram menos de 2 horas. Lembrando que não era uma situação emergencial. Eu também não gastei nada com medicamentos, tudo estava coberto.

Como fazer o seu seguro viagem internacional

Eu recomendo usar o site da SegurosPromo, ele é um grande agregador que faz a contação com diversas seguradoras, é tipo um Skyscanner do seguro viagem. Lá tem a Sulamérica, Assist Card, Travel Ace, Affinity e muitas outras.

O Vou na Janela tem uma parceria com a SegurosPromo com um cupom de desconto de 5% para os nossos leitores: VOUNAJANELA5.

Site da SegurosPromo

Para fazer o seguro é muito fácil. Entre no site da SegurosPromo e coloque os dados da sua viagem. O site vai exibir todos os planos, escolha o que melhor te atenda.

No fim, insira o código de desconto do VOUNAJANELA5 e finalize a compra. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros e você receberá no seu email toda a documentação a instruções para viajar tranquilo.

Insira o cupom de desconto no campo indicado

Conselho de amigo

Nunca viaje sem o seguro viagens internacional, além de ser item obrigatória para entrar em diversos países, ter uma emergência médica no exterior e ter que pagar para ser atendido em dólar ou euro, vai custar uma fortuna! Atendimento médico na Europa ou nos Estados Unidos custa muito caro mesmo. Com o seguro viagem você não terá essa dor de cabeça e esse buraco na sua conta bancária no fim da viagem.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

3 Comentários

  • Responder fevereiro 27, 2018

    Luis Cordeiro

    Obrigado pela ajuda, conhece algum seguro europeu o internacional?

  • Responder março 4, 2018

    Iara Marli da C. Ladislau

    Adorei a dica muito boa mesmo amei.

    • mm
      Responder março 5, 2018

      Fabricio Moura

      Obrigado, Iara =)

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.