Conheça 8 aeroportos abandonados pelo mundo

aeroportos abandonados

Você é aquele tipo de pessoa que adora fotos de lugares abandonados? Eu adoro e sempre fico curioso para tentar entender como aquele lugar chegou a ponto de ser abandonado. São casas, shoppings, prédios, castelos e até cidades inteiras. E claro, essa lista também tem alguns aeroportos abandonados espalhados pelo mundo.

Tem aeroportos abandonados por guerra, limitação de capacidade e até aeroporto novinho que nunca recebeu sequer um passageiro.


8 aeroportos abandonados


Nicósia, Chipre

A lista começa com o aeroporto de Nicósia, na ilha de Chipre. O aeroporto recebia voos comerciais normalmente até 1977, quando um golpe de estado de nacionalistas gregos, seguido da invasão das forças turcas, colocou o Aeroporto de Nicósia no meio de um conflito armado.

O aeroporto virou uma praça de guerra, depois que um cessar fogo foi assinado, a ONU criou uma zona neutra para separar os Cipriotas Gregos dos Turcos e o Aeroporto de Nicósia ficou bem no centro dessa zona.

Hoje o aeroporto continua lá, fechado, como se o tempo tivesse parado em 1977, inclusive com antigos aviões parados.

Hoje, a pista do aeroporto é usada eventualmente pela ONU, nada mais. O Terminal segue fechado com muitas partes correndo risco de desabamento.

air1

Terminal principal (imagem: Getty)

air2

Aeronave de fabricação britânica abandonada na pista (imagem: Getty)


Atenas, Grécia

O antigo aeroporto internacional de Atenas serviu a cidade por mais de 60 anos, foi tomado pelos Nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e usado como base aérea, fechou as portas em 2001 com a inauguração do novo aeroporto como parte dos planos de desenvolvimento da cidade para a Olimpíada de 2004.

Depois de fechado, o aeroporto teve parte de sua área usada para sediar algumas competições olímpicas e hoje está abandonado. Apesar de estar fechado há 15 anos, o estado dele é pior do que o Aeroporto de Nicósia.

O interessante desse aeroporto abandonado, é que a sua área externa acabou virando um depósito de aeronaves sucateadas, um cemitério de aviões.

air6

Corredores abandonados

air5

Pátio com aeronaves sucateadas (imagem: Jakob Kolar)

air3

Terminal principal (imagem: Jakob Kolar)


Rafah, Gaza

O Aeroporto Internacional Yasser Arafat de Rafah, na Faixa de Gaza foi construído em 1998 com investimento dos Estados Unidos durante o governo Bill Clinton para conectar a faixa de Gaza ao mundo.

O prédio belíssimo foi desenhado por arquitetos marroquinos e foi um dos orgulhos dos palestinos, até que o exército de Israel o bombardeou 3 anos depois da inauguração. Os mísseis israelenses destruíram a torre de controle, estação de radar, pistas e o terminal, que ainda se mantém de pé em ruínas.

air7

O que resta do aeroporto (imagem: Alamy Stock Photo)

air8

Em nada lembra um aeroporto (imagem: Alamy Stock Photo)


Nova York, Estados Unidos

Floyd Bennett Field foi o primeiro aeroporto da cidade de Nova York, ele ficava no Brookling e tem grande importância, foi dali que saíram os voos históricos de Amelia Earhart e Howard Hughes.

Em 1941 ele foi fechado ao público e transformado em base naval, hoje a área externa serve como base de helicópteros da NYPD. Apesar de ainda ser usado, o prédio principal segue fechado desde 1941.

air9

Uma das salas do antigo aeroporto (imagem: Alamy Stock Photo)

air10

Banheiro (imagem: Alamy Stock Photo)


Berlim, Alemanha

O Aeroporto Tempelhof de Berlim era o aeroporto de Hitler, ele foi encomendado para ser uma espécie de “mãe de todos os aeroportos”, o melhor e mais bonitos de todos da sua época. Embaixo da pista funcionavam oficinas e fábricas de componentes aeronáuticos para os aviões de Hitler e armas para a Segunda Guerra.

Quando o conflito acabou e a Alemanha foi dividida, Tempelhof passou a servir ao lado ocidental de Berlim, sendo admininistrado pelos Estados Unidos.

Hoje Tempelhof é um parque, o maior de Berlim. Eu estive lá em outubro de 2015 e nesse post eu conto mais detalhes da visita (clique aqui).

Tempelhof

Avião abandonado

Herança militar americana

Herança militar americana


Jaisalmer, Índia

Há séculos os indianos viajam pela Índia de trem, além de ser um meio de transporte que chega a todos os cantos do país, é quase uma questão cultural da Índia, isso pra não dizer que é infinitamente mais barato que o avião.

Mas o governo indiano queria incentivar as viagens aéreas pelo país e por isso, construíram um novo aeroporto na cidade de Jaisalmer, no estado do Rajastão. O problema é que o aeroporto ficou pronto mas nenhuma companhia aérea se interessou em voar para lá, porque não tinham passageiros.

Desde o término da obra o aeroporto segue fechado e não existe nenhum sinal de que um dia será usado, enquanto isso ele vai estragando.

air12

Cadeiras que nunca foram usadas (imagem: Reuters)

air11

Esteira de bagagens (imagem: Reuters)


Ciudad Real, Espanha

O aeroporto de Ciudad Real fica entre Madri e Sevilha, ele foi construído para ser uma base de empresas low-cost como a Ryanair, Easyjet e a espanhola Vueling. Além disso, os investidores queriam que ele fosse uma base de cargas com voos entre a Espanha e a China e para receber grandes aviões, construíram uma das maiores pistas da Europa.

O problema é que depois de quatro anos de operação as empresas cancelaram suas rotas pela baixa demanda. Ciudad Real tem uma linha de trem rápido que liga a cidade a Madrid e Sevillha, como o trem era mais prático e mais barato, o projeto do aeroporto naufragou.

Para piorar, a Espanha começou a sofrer com uma crise financeira anos atrás e o comércio de cargas entre o país e a China não cresceu e ficou concentrado no Aeroporto de Barajas, em Madri.

Hoje, o aeroporto de Ciudad Real é mais um aeroporto fantasma dessa lista.

air16

Aeroporto abandonado

air15

Terminal de Ciudad Real (imagem: Getty)


Hong Kong, China

O aeroporto Kai-Tak foi o principal aeroporto de Hong Kong na China, na época, um território governado pelos britânicos. Mas ele era considerado um dos mais perigosos aeroportos do mundo. Ficava em uma região da cidade em que na aproximação os aviões tinham que passar muito próximos das montanhas e sobrevoar muito baixo os prédios que ficavam no entorno do aeroporto.

Na internet existem fotos e vídeos de pousos assustadores em Kai-Tai e ele foi fechado antes que uma grande tragédia acontecesse.

Depois do fechamento, a ideia era que ele virasse um parque, mas foi ficando abandonado e hoje nem lembra o belíssimo aeroporto que já foi.

air14

Kai-tak, ou o que restou dele

ais13

Não é montagem, a aproximação era muito perigosa

 


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder agosto 27, 2016

    Mike

    No aeroporto do Chipre a aeronave abandonada não é de fabricação russa e sim britânica, trata-se de um Hawker Siddeley HS121 Trident da cia local Cyprus Airways.
    Mas a matéria é muito interassante, apaixonados por aviões adorariam conhecer esses lugares esquecidos.

    • mm
      Responder agosto 27, 2016

      Fabricio Moura

      Obrigado Mike =) corrigido

Deixe uma resposta