Como acumular milhas de forma inteligente e viajar de graça

Como acumular milhas

Como acumular milhas para viajar de graça? Saiba que é possível e mais fácil do que você imagina. É algo que eu faço há anos e sempre consigo viajar pagando somente a tarifa de embarque. Para isso, você nem precisa voar com frequência, na verdade, você nem precisa ter colocado os pés no aeroporto para conseguir viajar de graça.

Nesse post, vou falar do básico sobre como acumular milhas para quem está começando e algumas dicas avançadas. Também vou explicar o que eu faço para conseguir acumular milhas e viajar de graça para qualquer lugar do mundo.


Como acumular milhas


Explicando o básico

Milhas na verdade são pontos que a gente acumula toda vez que faz uma viagem aérea e estes pontos são creditados no programa de fidelidade da companhia aérea, a outra maneira de acumular esses pontos é fazendo compras usando um cartão de crédito que possui um programa de acúmulo de pontos.

As milhas acumuladas no programa de fidelidade da empresa aérea só podem ser usadas para comprar passagens pela mesma empresa ou em outra empresa parceira ou de alguma aliança de companhias aéreas, como a OneWorld, Star Alliance ou Sky Team.

Por exemplo: Você tem milhas no Smiles da Gol e pelo site do programa de fidelidade consegue reservar trechos na Air France, que é uma companhia parceira da Gol. Ou você tem pontos no LATAM Fidelidade (Antigo TAM Fidelidade) e reserva trechos para voar com a British Airways, que é uma empresa que faz parte da OneWorld, mesma aliança da qual a LATAM Airlines pertence.

Se os pontos acumulados nos programas de fidelidade das empresas não podem ser transferidos para um programa concorrente, as milhas acumuladas no cartão de crédito podem ser transferidas para o programa de fidelidade que você quiser, desde que ele tenha parceria com o seu cartão.

É uma excelente maneira de remanejar um grande volume de milhas para o programa que for mais atraente naquele momento.

 

Por onde começar

Para acumular milhas no cartão de crédito, o primeiro passo é verificar se o seu cartão possui este benefício e com quais companhias aéreas ele possui parceria. As vezes, você já está acumulando milhas sem saber e pior, deixando essas milhas expirarem sem tomar conhecimento. Talvez, você já poderia até estar voando de graça.

No site do Melhores Destinos tem um ranking com os melhores cartões para acumular milhas, dá uma olhada e veja se o seu está relacionado ou estude a possibilidade de trocar por um desses (clique aqui).

Use sempre o seu cartão de crédito para pagar as suas despesas, são elas que irão se transformar em pontos e consequentemente virar milhas. Mas também é preciso ter cuidado para não se afogar em dívidas, use o cartão com inteligência.

As quatro principais companhias aéreas brasileiras tem seus programa de fidelidade, inscreva-se no que melhor atender aos seus planos de viagens. São eles:

LATAM Fidelidade (Latam Airlines)
Acumulando nele, você consegue emitir passagens tanto na LATAM (Fusão da TAM com a chilena LAN) e também em companhias aéreas parceiras da aliança OneWorld que inclui a American Airlines, Iberia, British Airways, Qatar e Japan Airlines entre outras. O problema é que existem várias limitações de assentos para resgatar trechos pelas empresas parceiras. Uma vantagem do LATAM Fidelidade é que você pode acumular pontos usando o Multiplus, que possui parcerias com lojas online como o Ponto Frio, por exemplo. (Latam Fidelidade)

Smiles (Gol Linhas Aéreas)
A Gol herdou o excelente Smiles da antiga Varig, que na época era uma companhia Star Alliance. Hoje a Gol não pertence a nenhuma aliança internacional, mas tem empresas parceiras e é bem simples emitir passagens pelo Smiles para a Delta, Air France, KLM, Qatar, Aerolineas Argentinas, Etihad, TAP Portugal, Alitalia, Copa Airlines, Korean Air, Air Canada e Aeroméxico. Vale lembrar que voando por uma dessas empresas, a gente também consegue acumular pontos no Smiles. (smiles.com.br)

A Gol também tem o Clube Smiles, tem um post aqui no blog que explica bem como ele funciona. Dá uma olhada: Vale a pena entrar para o Clube Smiles?

Tudo Azul (Azul)
O Tudo Azul é o programa da Azul, ela também não pertence a nenhuma aliança e tem parcerias só com a TAP Portugal e a United Airlines. Por outro lado, o Tudo Azul tem parcerias com uma série de empresas de permitem acúmulo de pontos no programa da Azul. (Tudo Azul)

Programa Amigo (Avianca)
A Avianca pertence a aliança Star Alliance e acumulando pontos na Avianca ou nas empresas parceiras você consegue emitir trechos tanto pela Avianca quanto pelas empresas da Star Alliance, entre elas a Air Canada, Air New Zealand, Lufthansa, South African, Swiss, TAP Portugal e United entre outras. (Avianca Amigo)

Ao comprar uma passagem aérea, no momento da compra você consegue colocar os dados do seu programa de fidelidade. Vale também pedir no check-in para que as milhas referentes ao seu voo sejam creditados no seu programa de fidelidade.

 

Acumulei milhas no cartão, o que eu faço agora?

Após acumular milhas no cartão, você pode transferir essas milhas para o programa de fidelidade que você se filiou. As regras de transferência variam de cartão para cartão, alguns permitem a transferência de no mínimo 10 mil pontos, outros a partir de 15 mil pontos.

O pedido de transferência pode ser feito pelo site do cartão ou pela central de atendimento e o prazo para que essas milhas fiquem disponíveis no seu programa de fidelidade varia de 7 até 15 dias. Por tanto, não deixe para pedir a transferência e cima da hora.

 

Meu método

O meu cartão é Santander e eu gosto bastante do Santander Esfera, eles sempre lançam algumas boas promoções de bônus em dobro ou até mesmo em triplo. E o Santander permite a transferência para os programas Amigo, Smiles, Multiplus (LATAM Fidelidade), Tudo Azul e também nos programas da Iberia e Aeromexico. Eles tinham parceria com a TAP, que me atendia muito bem, infelizmente acabou.

Na minha próxima viagem para a Europa eu vou viajar pagando só a tarifa de embarque, de graça mesmo e não consegui cortesia nenhuma. Como eu consegui? Acumulando pontos! No ano passado eu fiz duas viagens para a Europa com a TAP, antes de fazer a primeira viagem eu já me inscrevi no TAP Victoria, o programa de fidelidade deles. Cada viagem rendeu 15 mil pontos, acumulei 15 mil pontos no cartão e transferi para o Victoria. As viagens que eu fiz para a Tailândia pela Emirates foram creditados no Victoria, por ser uma empresa parceira. Com isso, consegui acumular 65 mil pontos no programa da TAP e uma ida e volta para a Europa custa 60 mil pontos.

Em dezembro do ano passado eu viajei pela Iberia para passar o reveillon em Madri, eu tinha 48 mil pontos no meu cartão e tinha uma oferta incrível de última hora pela Iberia por 45 mil pontos, transferi em tempo recorde e consegui ir para Madri de graça também.

Dessa mesma forma eu já passei o natal em Londres em 2012 e também já usei milhas para abater em passagens dentro do Brasil pelo Smiles.

 

Erros que você não pode cometer

Antes de aprender a usar as minhas milhas de forma inteligente, eu cometi um erro imperdoável. Eu tinha um cartão de crédito da antiga Varig, que eu usava regularmente e pontuava no Smiles. Eu nunca dei muita atenção e tão pouco entrava no site para acompanhar a minha pontuação e quando a gente não usa as milhas, elas expiram e foi isso que aconteceu. Tempos depois, quando o Smiles já pertencia a Gol, eu fui acessar o site e vi que tinha 18 mil milhas expiradas. Na época, era fácil encontrar passagens do Brasil para América do Sul por 10 mil milhas e com 18 mil milhas dava pra ir até os Estados Unidos, claro, isso na primeira metade dos anos 2000. Hoje é possível pagar uma taxa para reativar milhas expiradas, na época isso não existia.

Foi um erro que eu cometi e que talvez, você esteja cometendo também. Que tal verificar se o seu cartão acumula pontos e quantos pontos acumulados você tem? A Mara Luquet, colunista de finanças pessoais na Rádio CBN e Jornal da Globo, sempre diz que “milha é uma poderosa moeda de troca”, por tanto, vale toda atenção.

Dê preferência também para acumular todas as suas milhas em um único programa de fidelidade, não adianta ter um pouco em cada um deles, não dá para juntar tudo depois. A gente costuma comprar passagens aéreas na empresa em que estiver mais barato, talvez, vale a pena pagar um pouco mais na empresa que você tem o programa de milhagens para acumular mais pontos.

 

Quer mais dicas?

Inscreva-se na newsletter do site que periodicamente eu vou enviar dica exclusivas de como acumular milhas no seu email: 


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

7 Comentários

  • Responder agosto 8, 2016

    Tiago

    o seu cartão dá quantos pontos dor dollar?

    • mm
      Responder agosto 8, 2016

      Fabricio Moura

      1.5 ponto por dólar

  • Responder dezembro 15, 2016

    Andressa

    Super útil o seu artigo, obrigada!

  • Responder março 22, 2017

    Patrícia Alves

    Ótimas Informações

  • Responder setembro 8, 2017

    Rodolfo

    Muito bom Fabrício,ótimo post. Fico feliz por você ter viajado para tantos lugares bacanas e ainda por milhas. Juntar milhas é difícil, mas não impossível. Eu andei pesquisando pelo assunto, e achei um blog que falava sobre formas de acumular milhas. O site também aproveitava para negocia-las. Muita gente não tem disponibilidade para viajar mas tem muitos pontos do cartão de crédito, então eles meio que traz uma solução financeira para você. Vendi minhas milhas lá. Caso você, ou alguém mais tenha interesse, pode acessar o site da EloMilhas, que é http://www.elomilhas.com.br
    eles geralmente pagam um valor justo e conforme o combinado.
    abraços.

  • Responder novembro 18, 2017

    Ana Castro

    Fabrício, o prazo de expiração das milhas é mais curto em relação ao prazo de expiração dos pontos no cartão de crédito? Quero fazer uma viagem daqui a 18 meses, mas não sei qual é o melhor momento para pedir a transferência para o programa de milhas…

    • mm
      Responder novembro 21, 2017

      Fabricio Moura

      Varia de programa para programa. As vezes os bônus promocionais tem validade de 6 meses ou de até 10 anos. Tem que ver as regras do seu programa de fidelidade.

Deixe uma resposta