O que é o Nightswapping e como funciona?

O que é o Nightswapping

O Nightswapping é mais uma maneira de você viajar pelo mundo se hospedando de graça ou pagando muito pouco por isso. O legal do Nightswapping é que as acomodações podem variar do quarto de hóspedes até a residência inteira para você.

A primeira vista pode parecer bom de mais para ser verdade, mas o sistema funciona basicamente como uma moeda de troca. Você se cadastra no site, faz um perfil caprichado e oferece a sua casa para receber turistas de todos os cantos do mundo. A cada diária oferecida, você acumula diárias para usar nas suas viagens, se hospedando na casa de outro membro da comunidade.

A interface é em português, facinho de usar.

A interface é em português, facinho de usar.

Essa “troca de gentilezas” já acontece desde 2011 quando o Nightswapping foi criado. O serviço ainda é pouco conhecido no Brasil, mas eles já tem mais de 70 mil membros em 150 cidades do mundo. E para facilitar a sua vida, o site tem uma versão em português.

Para nós brasileiros, a ideia de ceder a casa inteira para algum desconhecido e de graça, pode parecer estranho, mas a prática é bem comum em muitos lugares do mundo. Mas esse tipo de serviço colaborativo tem crescido mais e mais, possibilitando que as pessoas viagem mais e melhor.

Mesmo se você não tem um espaço para oferecer na sua casa, pode usufluir das hospedagens do Nightswapping pagando bem pouco por isso. Fazendo uma pesquisa rápida, eu encontrei ótimas hospedagens em Paris por 14 dólares a noite.

Mas é seguro? Olha, eu nunca usei o serviço e também não conheço quem o tenha usado. Mas pesquisando em alguns forums na web, percebi que as reclamações são mínimas e muitas mais por desentendimento do que por problemas de hospedagem. Claro, assim como Airbnb e Couchsurfing, existem algumas maneiras de se precaver. É importante conversar bastante com a pessoa que você pretende receber ou de quem irá te hospedar. Sabe como é, o seguro morreu de velho.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar