Os 10 países mais perigosos do mundo para o turista

Países mais perigosos do mundo

Dias atrás chegou até a minha caixa postal um imenso relatório de competitividade do Fórum Econômico Mundial, que entre muitas coisas – seleciona os países mais perigosos do mundo para o turista.

O documento com mais de 600 páginas faz uma análise ampla dentro de uma lista de 136 países. Para determinar o porquê desse lugares serem os países mais perigosos do mundo para o turista, eles levaram em consideração diversos fatores. Como índices de violência, criminalidade, e riscos para estrangeiros nesses países.

Vários desses países estão na América Latina, inclusive, alguns me surpreenderam bastante. Mas vamos dar uma olhada na lista dos 10 países mais perigosos do mundo para o turista.


10 países mais perigosos do mundo para o turista


Colômbia

Talvez este primeiro lugar te surpreenda bastante, não é mesmo? A Colômbia já teve um passado recente muito conturbado. A guerra dos narcotraficantes, atentados promovidos pelos cartéis de Cali e Medellin. Os sequestros executados pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) ajudaram a sujar a imagem da Colômbia.

Entretanto, de acordo com o relatório, a Colômbia ainda apresenta números alarmantes de casos de sequestros de estrangeiros, roubos a mão armada e homicídios. Para piorar esse quadro, depois de 3 anos do acordo de paz das FARC com o Governo Colombiano, os guerrilheiros vem ameaçando romper o tratado. Esta semana o ex-líder das FARC anunciou “uma nova etapa na luta armada”. É um caso para ser acompanhado de perto com atenção.

Países mais perigosos do mundo

Bogotá, Colômbia


Iêmen

Talvez este seja o último lugar na terra por onde você queira turistar, por mais que você seja aquele tipo de viajante que gosta de lugares incomuns. Mas o Iêmen está nesta lista por conta dos grupos rebeldes que sequestram principalmente norte americanos e europeus. O Iêmen também abriga um braço do grupo extremista Al-Qaeda. Criada em 1988 por Osama bin Laden, e responsável por diversos ataques terroristas mundo afora, como o ataque às torres gêmeas do World Trade Center em Nova York nos Estados Unidos.

Países mais perigosos do mundo

Sanaã, Iêmen


El Salvador

Este pequeno país da América Central é um dos lugares mais interessantes do continente. Banhado pelo Oceano Pacífico, o país é muito procurado por suas ondas e pelos seus vulcões. Por trás dessas belezas naturais, El Salvador tem um histórico de conflitos armados, golpes militares e ditaduras até o começo dos anos 90. Apesar do país estar em paz, o que coloca El Salvador na lista dos países mais perigosos do mundo para o turista, são as gangues de San Salvador, a capital.

A cidade é dividida entre diversas gangues que estão em constante guerra. Algo que pode lembrar os conflitos entre traficantes e milicianos no Rio de Janeiro. Mas em San Salvador os estrangeiros são alvos constantes de sequestros, extorsão, roubos e homicídios, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial.

Países mais perigosos do mundo

Costa do Pacífico em El Salvador


Paquistão

Existem alguns lugares que a gente nem precisaria de um estudo para saber que são perigosos, não é mesmo? Certamente você já sabe, mesmo que minimamente, que o Paquistão não é um lugar seguro. Inclusive o próprio governo paquistanês limita o acesso de estrangeiros ao país justamente por questões de segurança. Mesmo o país tendo lugares lindos, como a foto de capa desse post.

No país os atentados terroristas são frequentes, muitos movidos por disputas e conflitos religiosos. Lar dos Talibãs, foi casa de Osama Bin Laden e ainda existem células terroristas – como no vizinho Afeganistão –  e recentemente o eterno conflito com a Índia por conta da disputa pela Caxemira tem se intensificado.

Países mais perigosos do mundo

Paquistão


Nigéria

Talvez você não saiba, mas a Nigéria está em cima de uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Mas na superfície, estamos falando de um dos países mais miseráveis da África. Toda a riqueza não chega aos nigerianos por conta de anos de guerra civil e muita, mas muita corrupção. Se a corrupção aqui no Brasil é assustadora, na Nigéria é algo fora desse mundo.

Para piorar o cenário e colocar a Nigéria como um dos países mais perigosos do mundo para o turista, são os sequestros em grupo. Não entendeu, na Nigéria, os extremista do grupo Boko Haram e do Estado Islâmico sequestram as pessoas em grupos. Em 2014 mais de 200 alunas de uma escola foram sequestradas, uma notícia que correu o mundo na época. E a poucos dias mais de 50 pessoas foram sequestradas pelo Boko Haram.

Países mais perigosos do mundo

Lagos, Nigéria


Venezuela

Não é segredo para ninguém que a Venezuela está afundada em uma séria crise e que piorou substancialmente nos últimos anos. O país enfrenta uma escassez de alimentos, remédios e até mesmo itens muito básicos como papel higiênico. E toda essa miséria vem alimentando a criminalidade crescente, que se manifesta em roubos e de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, homicídios e sequestros são relatados.

Diversas companhias aéreas suspenderam recentemente as suas operações para a Venezuela, por conta dos riscos e dificuldade de operar em Caracas. Como a repatriação dos lucros das vendas de passagens e a segurança dos tripulantes e passageiros.

Países mais perigosos do mundo

Los Roques, Venezuela


Egito

Eu sempre sonhei conhecer o Egito, acho impossível não se encantar com as pirâmides como Quéops, Quéfren e Miquerinos. E claro, a Esfinge, não é mesmo? Entretanto, ano após ano, o Egito vem sofrendo com a queda constante no fluxo de turistas e a razão é a segurança, ou, a falta dela.

Os atentados terroristas tem se tornado frequente e o alvo principal são os turistas. Um dos casos mais conhecidos foi do atentado contra o Airbus A321 da Metrojet, companhia Russa que operava um voo do Egito para a São Petersburgo na Rússia, matando mais de 200 pessoas. E desde então, pequenos e grandes atentados tem acontecido frequentemente, esta semana mesmo tivemos um caso.

A maioria dos ataques e sequestros de estrangeiros são reivindicados pelos extremistas do grupo Estado Islâmico e outros grupos menores. Portanto, por mais que eu queira muito conhecer o Egito, é um caso a se pensar duas vezes.

Países mais perigosos do mundo

Egito


Quênia

Algumas nações africanas nunca souberam como é viver em paz, mas o Quênia era uma país relativamente tranquilo até que uma onda de atentados terroristas começou em 2013 em Nairobi, a capital. Desde então, o medo vem afastando os turistas e o país luta desesperadamente para reverter essa situação.

E amigos, o Quênia é um dos países mais espetaculares da África. São incontáveis as belezas naturais, como o mundialmente famoso O Parque Nacional Masai Mara com seus quilômetros de savanas repletas dos mais emblemáticos animais. Como o “Big Five”, ou os 5 grandes animais africanos: o leão, elefante, o búfalo, leopardo e o rinoceronte.

O Monte Quênia, que é a segunda mais alta montanha da África, com 5199 metros, um pouco abaixo do Kilimanjaro, com 5.898 metros. E para completar, o país tem belas praias.

Fica a torcida por um futuro melhor e claro, que o Quênia saia da lista dos países mais perigosos do mundo para o turista.

Países mais perigosos do mundo

Parque Nacional Masai Mara, Quênia


Honduras

A situação de Honduras é um pouco semelhante a de El Salvador, como eu disse anteriormente. O país tem um histórico de conflitos armados nos anos 80 e mais uma ditadura latino americana. 

Honduras tem uma das maiores taxas de homicídio do mundo e cidades grandes como Tegucigalpa vivem com o medo constante de gangues e traficantes de drogas e de tráfico humano.

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, Honduras tem um alto índice de sequestros de cidadãos estrangeiros, especialmente norte americanos.

Países mais perigosos do mundo

Tegucigalpa, Honduras


Ucrânia

Talvez você se recorde do voo MH17 da Malaysia Airlines que voava de Amsterdam para Kuala Lumpur quando foi derrubado enquanto sobrevoava o espaço aéreo da Ucrânia.

Pois bem, tentando explicar brevemente, a região da Crimeia na Ucrânia vive um conflito separatista que tem o apoio da Rússia. Acreditam que os russos da Crimeia que abateram o voo da Malaysia por terem confundido com um avião militar. E esses conflitos entre os separatistas e russos de um lado e forças armadas ucranianas do outro, transformaram este país europeu em um barril de pólvoras, especialmente nas regiões leste e sudoeste do país.

Não é de se estranhar que a Ucrânia apareça na lista dos países mais perigosos do mundo para o turista.

Países mais perigosos do mundo

Kiev, Ucrânia


***

Lembrando que essa lista com os  países mais perigosos para o turista não é minha, e claro, pode gerar controvérsia ou desacordos. Entretanto, alguns países sã conhecidos por serem realmente perigosos, outros parecem injustiçados. Mas o que você acha dessa lista?


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

6 Comentários

  • Responder setembro 3, 2019

    evany

    nossa que triste como eu gostaria de conhecer o Egito mas infelizmente vou fica só na vontade.

    • mm
      Responder setembro 3, 2019

      Fabricio Moura

      Pois é, eu também queria muito conhecer o Egito. Mas pelo menos por enquanto não é muito seguro.

  • Responder setembro 4, 2019

    Adriane Noronha

    Também desisti de conhecer o Egito
    Pessoalmente….melhor ir pra onde tenha paz…Andréia a

    • mm
      Responder setembro 4, 2019

      Fabricio Moura

      Quem sabe no futuro né? Mas sabe algo que também é bem alarmante? Tem uma favela enorme que já é vizinha das pirâmides, acho que a tendência é que seja cada vez mais complicado visitar as pirâmides e a Esfinge.

  • Responder setembro 5, 2019

    Adriana

    Sempre quis conhecer o Egito e em abril de 2018 realizei meu sonho ! Foi maravilhoso mas fui por agência e desde o momento em que pisei lá até a hora de ir embora estive acompanhada de um guia que falava portunhol mas conseguimos entender tudo ! Foi tudo muito tranquilo ! Se você for somente nos pontos turisticos e acompanhada acho que não terá problemas.

    • mm
      Responder setembro 5, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Adriana, obrigado pelas dicas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.