Países onde brasileiros não precisam de passaporte para entrar

Países onde brasileiros não precisam de passaporte

Não ter um passaporte não é motivo para você deixar de fazer uma viagem para o exterior. É que talvez você não saiba, mas existem muitos países onde brasileiros não precisam de passaporte para entrar.

Eu sempre recomendo investir em um passaporte, pois ele é o documento fundamental para entrar em qualquer país do mundo. Mas se você não tem o documento ou não está disposto a pagar a taxa de emissão de mais de 200 reais e ainda assim quer viajar, não se desespere.


Viajando com o RG


Graças ao acordos firmados entre os países que formam o Mercosul, cidadãos brasileiros podem entrar e sair dos países membros sem passaporte. Neste caso, o documento exigido é a Cédula de Identidade Civil, o nosso RG.

Mas existem algumas regras: o documento precisa estar em bom estado de conservação, não pode estar rasurado e de preferência, que tenha sido emitido nos últimos 10 anos.

Essa última regra não é aplicada em todos os países, mas a razão dela é que o passageiro precisa ser identificável pela foto, por isso, a foto em um RG emitido há 30 anos vai ser bem diferente da fisionomia atual do passageiro.

Viajando só com o RG, na imigração não vai ter como o oficial carimbar seu documento, como é feito com o passaporte. Neste caso, é preenchido um formulário e uma via fica com o passageiro que precisa devolvê-la quando deixar o país. Por tanto, muito cuidado com esse documento, pois em caso de perda, é cobrada uma multa.

Mas atenção: o único documento válido é o RG. Não adianta tentar viajar só com a CNH, Carteira de trabalho, Carteiras Profissionais, etc. Tem que ser com o RG mesmo.

Países onde brasileiros não precisam de passaporte


Países onde brasileiros não precisam de passaporte


Como dito acima, nos países do Mercosul e associados, e são eles:

– Argentina
– Bolívia
– Chile
– Colômbia
– Equador
– Paraguai
– Peru
– Uruguai
– Venezuela

Eu nunca viajei para fora do Brasil só com o RG, mas é muito comum ver pessoas no aeroporto embarcando para esses países portando somente o documento. É semelhante ao que acontece com os europeus na União Européia, onde eles conseguem ir de um país ao outro sem passaporte.


Resolva aqui a sua viagem



Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

3 Comentários

  • Responder março 8, 2018

    Mulenja

    Okobrigado! !

  • Responder março 9, 2018

    Luciano Moreira

    Fabrício,
    Países do Mercosul são apenas quatro – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em relação aos outros países que mencionou, o Brasil tem acordos específicos com eles para isenção de passaporte.
    Abraços,
    Luciano.

    • mm
      Responder março 9, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Luciano, obrigado pela correção. Na verdade é Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai E Venezuela. E os demais são países associados. Informação do Portal Mercosul.

      Abraços!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.