A Argentina é um dos destinos mais procurados por brasileiros para viagens no exterior, tanto para quem pensa em fazer uma primeira viagem ou para quem já viaja com regularidade e busca destinos mais próximos do Brasil. Uma das perguntas que eu sempre recebo aqui no blog é a respeito da imigração em Buenos Aires para quem vai fazer a primeira viagem a Argentina.
Buenos Aires é a cidade que mais recebe voos do Brasil, só de São Paulo são seis companhias aéreas que voam diariamente entre as duas cidades: Latam, Gol, Aerolineas Argentinas, Austral, Turkish Airlines e Qatar Airways. Além disso, o Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Natal, Recife, Salvador e Fortaleza tem voos diretos para Buenos Aires. Além disso, brasileiros podem entrar na Argentina só com o RG, assim como nos demais países do Mercosul.
A cidade tem dois aeroportos, o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Ezeiza e que recebe a maioria dos voos vindos do Brasil e o Aeroparque Jorge Newbery, que também é mais conhecido apenas como Aeroparque. Independente de qual aeroporto, os procedimentos de imigração são exatamente os mesmos.
Como é a imigração em Buenos Aires
Apesar de ser um lugar muito visitado por brasileiros, as regras de entrada e permanência no país são as mesmas que em outros lugares, mesmo assim, a imigração em Buenos Aires é bem tranquila.
A área de controle de passaportes de Ezeiza é bem moderna e o procedimento é rápido, no Aeroparque é um pouco mais lento, em razão do tamanho do aeroporto e da área destinada para o procedimento.
Na minha primeira viagem, o oficial de imigração fez as perguntas de praxe: qual o motivo da viagem, quantos dias eu ficaria na Argentina e onde eu me hospedaria. Na segunda viagem eles me fizeram exatamente as mesmas perguntas, mas pediram para ver o meu comprovante de hospedagem. Em todas as viagens o procedimento foi praticamente o mesmo.
Os oficiais de imigração falam espanhol, mas entendem o português perfeitamente. Se você não fala espanhol, vale fazer um esforço ou você pode falar em inglês, os caras são bilingues. O visto de permanência para turistas brasileiros na Argentina é de 90 dias.
Seguro viagem para a Argentina
O seguro viagem não é obrigatório para visitar a Argentina, mas é altamente recomendável caso você tenha algum incidente e precise se auxílio médico ou apoio. Faça o seu seguro viagem aqui com desconto.
Onde se hospedar em Buenos Aires
Aqui tem um post com os melhores lugares e onde evitar (clique aqui), ou você pode conferir a nossa lista de sugestões no Booking.com:
Reserve um passeio em Buenos Aires
Guia de Buenos Aires para download
Baixe aqui o nosso guia exclusivo de Buenos Aires em PDF para ler no celular, tablet ou computador.
Planejando a sua viagem
O que evitar em Buenos Aires para não ter problemas
Como é passar pela imigração em Buenos Aires
Como usar o transporte público em Buenos Aires
10 programas gratuitos em Buenos Aires
Mais sobre Buenos Aires
O que fazer em Buenos Aires pela primeira vez
Livraria El Ateneo: a livraria mais linda da cidade
El Caminito: o cantinho mais colorido de Buenos Aires
Malba: museu de arte latinoamericano
Um passeio por Puerto Madero
O Teatro Colón de Buenos Aires
Cemitério da Recoleta
Avenida de Mayo: um pedacinho da França em Buenos Aires
Um passeio pela Feira de San Telmo
Jardim Japonês de Buenos Aires
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Aldrey Villaça
Fabricio estou adorando o blog, praticamente devorando todos os posts e resolvi deixar minha opinião da imigração em Buenos Aires.
Fui com meu marido em 2014, minha primeira viagem internacional e “guaipeca” que sou nem tive a curiosidade de me informar como era a imigração por lá.
Fui de Tam, saindo de Guarulhos para o Aeroparque. Voo tranquilo, direto e na janelinha….rsrsrs
Chegando lá, pegamos uma pequena fila (nem sabia que era da imigração). Me chamaram numa cabine, pediram pra tirar os óculos, bateram uma foto, pediram o documento (entreguei o RG pois nem tinha passaporte), me deram uma fita impressa, iguais eram as que tinham em banco antigamente, e só. Super tranquilo.
Ficamos 1 semana lá, troquei o dinheiro direto no hotel em que fiquei hospedada e acho que acertamos na época pois, a cotação era de 5 pra 1.
Obrigada por compartilhar conosco as suas experiências.
Esse ano se Deus quiser e se a passagem baixar irei pra Portugal e aí sim, já to preocupada com a imigração em Porto…
Fabricio Moura
Oi Aldrey, tudo bem? Muito tranquilo na Argentina né? Mas Portugal, o Porto é complicado mesmo pq dizem que é rota de tráfico internacional, por isso são mais severos. Em Lisboa é bemmmm mais tranquilo, se puder, entre por Lisboa.