Câmbio na Argentina

Quanto custa viajar para a Argentina? Vale a pena visitar a Argentina em 2022? Estas são apenas algumas perguntas que a maioria das pessoas fazem quando estão planejando uma viagem para a Argentina. Entretanto, para responder estas e outras perguntas, a gente primeiramente precisa entender como funciona o câmbio na Argentina.

***

Desde a reabertura da Argentina, muita gente tem procurado o país vizinho. Um reflexo disso é a grande quantidade de voos ligando o Brasil à Argentina, especialmente Buenos Aires que é a principal porta de entrada do país.

E por conta da enorme desvalorização da moeda oficial do país, o Peso Argentino, temos a impressão de que está barato viajar para a Argentina. Ao longo deste post você vai entender se realmente está mais barato ou não e como fazer o seu dinheiro render mais na Argentina.

Leia mais:
O que fazer em Buenos Aires em 3 dias
Onde se hospedar em Buenos Aires

Câmbio na Argentina
Peso Argentino

Como funciona o câmbio na Argentina


Antes de mais nada, a inflação na Argentina chegou aos 60,7% em 12 meses, é a maior inflação em 30 anos. E o que isso significa? Que o Peso Argentino está sofrendo uma desvalorização recorde, mas que por outro lado os preços na Argentina estão subindo cada vez mais.

Só para ilustrar melhor, hoje uma nota de mil pesos vale pouco mais de 8 dólares. Há 10 anos, a nota de mil pesos valia 200 dólares.

A situação é tão complicada e por sua vez complexa, que o câmbio paralelo – que por décadas foi algo super escondido – está de certa forma, “oficializado” na Argentina.

Até agora, existiam dois câmbios na Argentina (oficial e o paralelo, chamado de câmbio blue), mas o governo argentino decidiu criar um terceiro câmbio, apenas para os turistas. Vou explicar melhor abaixo.


Câmbio Oficial da Argentina

Como o nome diz, é a cotação oficial do país. É o câmbio que você paga ao usar o cartão de crédito, débito ou pré-pago. Quando você troca o seu dinheiro nas casas de câmbio dos aeroportos ou nos bancos argentinos. É o câmbio que aparece no Google, nos sites de reserva de hotéis, nas compras de passagens ou em todos os aplicativos que fazem conversão de moedas.

E o câmbio, tanto oficial, quanto o paralelo oscilam todos os dias. Eu estive em Buenos Aires no comecinho deste mês (julho de 2022) e na ocasião, 1 Real estava valendo 24 pesos no câmbio oficial.


Novo câmbio Turista (atualização)

Para frear o crescente uso do câmbio paralelo, o governo da Argentina decidiu criar um câmbio exclusivo para turistas e que se aproxima muito da cotação do câmbio paralelo, o câmbio blue.

Hoje, 1 dólar está valendo 336 pesos no câmbio oficial e no novo câmbio está cotado a 327 pesos. O novo câmbio será cotado de acordo com o mercado financeiro (MEP), na chamada “Bolsa do Dólar”.

O valor máximo que cada turista poderá trocar será de 5 mil dólares e poderá ser trocado nas casas de câmbio oficiais e bancos argentinos.

O novo câmbio para o turista é uma ótima notícia para o visitante já que assim não existe mais o risco de golpes.


Câmbio paralelo na Argentina

O câmbio paralelo na Argentina é conhecido como câmbio “blue”. E ele vale praticamente o dobro do câmbio oficial. Quando eu estive em Buenos Aires, 1 Real valia 48 pesos no câmbio blue. 


Como trocar dinheiro no câmbio blue na Argentina?

Existem duas maneiras, uma delas é trocar o seu dinheiro nas Cuevas, as casas de câmbio que antes eram clandestinas e que agora estão meio que oficializadas em Buenos Aires. A maioria das Cuevas fica na Calle Florida no centro da cidade.

As Cuevas são casas de câmbio e remessa de valores para o exterior. Nas fachadas você verá várias cotações oficiais, mas ao trocar o dinheiro, é só pedir pelo câmbio blue.

O lado negativo de trocar o seu dinheiro nas Cuevas é que sempre existe a chance de golpes. No montante podem vir notas falsas e você nem irá perceber. Outro golpe bem conhecido que é aplicado com regularidade é o da nota de dólar falso. Você entrega uma nota de 100 dólares, eles trocam por uma falsa sem você perceber e dizem que não podem fazer a troca pois a sua nota é falsa.

Dica de ouro:

A outra maneira, e a mais segura, é usando os serviços da Western Union. Primeiramente, este post não é patrocinado pela empresa, mas é uma dica muito útil que eu preciso passar. A Western Union é uma empresa de envio de valores para o exterior e na Argentina eles fazem a cotação usando o câmbio blue.

Você precisa baixar o app da Western Union, fazer um cadastro e enviar dinheiro para você mesmo através do seu banco. Pode enviar em Reais mesmo, não precisa ser em Dólar.

Depois é só ir até uma das agências da Western Union ou em lojas conveniadas em Buenos Aires e fazer o saque.

Câmbio na Argentina
Olha quanto a WU está pagando hoje no Peso Argentino

O lado problemático de usar os serviços da Western Union é que por conta da desvalorização da moeda argentina e da inflação, se você precisar trocar um valor que seja acima de mil reais, talvez a loja não tenha aquele montante. A minha dica é ir direto nas lojas oficiais da Western Union, sobretudo se você for sacar mais de 1.000 reais.

Leve uma mochila para carregar o dinheiro, pois eles vão te entregar alguns quilos de papel e eu não estou exagerando.


Qual moeda levar para a Argentina?


Nunca faça câmbio de Pesos Argentinos no Brasil pois a cotação paga aqui é pior que o câmbio oficial lá na Argentina. Leve dólares que é a moeda que tem melhor valor de troca na Argentina.

Muitos estabelecimentos aceitam dólares e até mesmo Reais, mas é preciso ver se vale a pena, pois neste caso, cada estabelecimento faz a sua própria cotação. 


E quanto custa viajar para a Argentina


Os preços na Argentina não estão baratos, pois com a inflação nas alturas, os preços lá sobem diariamente. Se você fizer uma viagem trocando o seu dinheiro pelo câmbio oficial, será uma viagem cara. Por outro lado, trocando o seu dinheiro pelo câmbio blue, a sua viagem vai custar a metade do preço.

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

31 thoughts on “Como funciona o câmbio na Argentina: novo câmbio turista

      1. Tem dicas sobre o uso do app? Para achar a fila virtual de uma loja da WU é na opção de bancos e finanças? Posso visualizar essas filas aqui do Brasil, ou só consigo visualizar a fila e fazer minha reserva qdo estiver na Argentina?

          1. Por enquanto ainda não. Só nas cuevas ou pela Western Union. Quando o câmbio turista começar a funcionar, aí será possível.

  1. Bom dia. Fabricio!
    Estou com duvida em relação ao pagamento do hotel…gostaria de economizar pagando com os pesos obtidos no cambio blue, para economizar…Mas me preocupo se dará tempo, pois:
    1. Chegaremos a buenos aires e iremos diretamente ao hotel, provavelmente já tendo de pagar no check in o valor das diárias, então teria que primeiro para em uma loja da west union para a troca por pesos…

    2. Li que nem todas as lojas da west union fazem troca em valor superior a 40.000 pesos…como saber qual loja faz? visto que precisarei com rapidez adquirir os pesos para pagamento do hotel?

    se puder me dar dicas, agradeço muitissimo…

  2. Oi! Eu tô indo pra Argentina e estou com muitas dúvidas sobre o Western Union.

    Eu posso tirar pequenos valores ou preciso tirar tudo de uma vez?
    Vou viajar só no fim de agosto, melhor esperar pra fazer a tranferência ou já garantir?
    O que eu preciso pra fazer o saque? Tenho medo de deixar pra fazer o saque lá e eles não autorizarem e eu não conseguir sacar o dinheiro.
    Não tem como fazer o câmbio aqui no Brasil? Pagar aqui e ir até uma das agencias deles daqui pra receber?

    1. Olá!

      1) Pode retirar o valor que você quiser. 2) A transferência você pode fazer a qualquer momento, não faz diferença transferir hoje ou semana que vem. 3) Passaporte ou RG 4) Não, a WU é uma empresa de envio de remessas em moeda local, não é uma casa de câmbio. Aqui no Brasil vc só consegue sacar em Real.

  3. Tenho ainda uma outra pergunta: cotei em casas de cotação e na Western Union. Deu uma diferença de qse 20 mil pesos. A Western Union vai descontar esse valor quando eu for receber e aí, na prática, eu vou tirar quase o mesmo que eu tiraria na casa de câmbio? Eu tô com muita dificuldade de entender como essa variação é tão alta.

  4. Estou indo a BA, quando coto hotel por real está super caro, quando coto por peso é quase a metade do valor, porém nesse caso terei que pagar em peso, pergunto será incluído o IVA de 21%? É vantagem?

    1. O IVA só é debitado em pagamentos com cartão e não vale a pena. O que vale demais é fazer o câmbio blue e pagar em dinheiro. Só para você ter uma ideia, o meu hotel custava R$1400 e no câmbio blue saiu por R$780.

  5. Oi Fabrício. Uma dúvida:
    Ouvi dizer que o IVA 21% não está sendo cobrado apenas com pagamento em moeda estrangeira e/ou cartão de crédito/débito não emitido na Argentina.
    Quando você pagou em Pesos argentinos em espécie, o hotel cobrou o IVA?
    E a outra pergunta: vamos supor que o câmbio oficial é 1 dólar 100 pesos e o blue 1 dólar 200 pessoas. Os hotéis usam a conversão do dólar pra peso pelo oficial ou pelo blue na hora do pagamento em espécie de pesos argentinos. Tipo: 500 dólares o hotel, pra eu pagar em peso será 50.000 ou 100.000 pesos?

  6. Bom dia! Alguém tem indicação de uma “cueva” para fazer câmbio blue mais confiável em Buenos Aires? Ou corremos o mesmo risco de golpe em todas? Alguém tem dica de como trocar dinehiro sábado a noite e domingo? Agradeço a atenção

  7. Para sair do aeroporto e já pagar o táxi e pegar algum dinheiro para as primeiras horas da viagem você indica pegar em alguma casa de câmbio do aeroporto ?

  8. Boa noite!
    Pretendo fazer uma visita de alguns dias em Bariloche, a partir de BA. É mais interessante comprar as passagens em data próxima ao vôo, qd já estiver em BA, mas pagando em pesos pelo Blue? Ou mesmo pagando em Reais é melhor antecipar a compra das passagens?

  9. Oi, primeiramente obrigado pelas informações.
    Sabe dizer se já está funcionando o câmbio “turista”? O processo é fácil?
    Um amigo retornou ontem da Argentina e disse que trocou dólar por peso no aeroporto com cotação muito próxima ao dólar Blue.
    Obrigado desde já!

  10. Boa noite ! Sigo seu site para dicas de viagem para Argentina , achei muito legal .
    Umas das dívidas que ando pesquisando é sobre hotel que aceite recebimento no local para eu pagar em pesos argentinos . Vi sua postagem sobre o wester union e descobri uma opção que seria o cartão pré pago da Wise que permite transferência com conversão com IOF de 1.1 %, saques com valor limitado nos caixas eletrônicos, pagamentos em débito, etc . Gostaria de um meio que eu tenha facilidade de uso , pois irei com crianças , para não ficar andando com valor alto em mãos e para economizar no hotel principalmente, pagar sem taxa em hotel que aceite pagamento no checkin .
    Desde já agradeço a atenção !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.