El Ateneo: a segunda livraria mais bonita do mundo

Por qual razão você deveria incluir uma livraria em seu roteiro em Buenos Aires? Primeiro, não estamos falando de qualquer livraria, mas a que foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo, a El Ateneo Gran Splendid, que só ficou atrás da Selexyz Dominicanen Boekhandel, na cidade holandesa de Maastricht.

A Livraria El Ateneo Gran Splendid, mas que todo mundo conhece intimamente como El Ateneo, foi aberta onde um dia funcionou o Teatro Gran Splendid, construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann, que foi dono da gravadora Odeón e quem descobriu outro ícone argentino, Carlos Gardel.

Leia mais
Regras atualizadas para entrar na Argentina
Como funciona o câmbio na Argentina e qual moeda levar
O que fazer em Buenos Aires em 3 dias
Onde se hospedar em Buenos Aires

Mesmo ocupando o espaço do antigo teatro faz pouco tempo, El Ateneo já é parte da cultura portenha e acabou se transformando em um dos pontos turísticos obrigatórios para quem vai a Buenos Aires.

El Ateneo
El Ateneo

Imagine um teatro, com seus camarotes, corredores e escadarias tomadas por livros? E não são poucos, mais de 120 mil publicações espalhados por três pisos, além de um dedicado apenas a mídias digitais, como CDs, DVDs, etc.

A segunda livraria mais bonita do mundo

Mas eu acho que o ponto alto da Ateneo é o charmoso café com piano atrás de longas cortinas de veludo vermelho no palco do teatro. Especial, não é mesmo? E se você souber que Gardel já se apresentou ali, naquele mesmo espaço? É uma experiência pra lá de especial.

El Ateneo

Como chegar a Ateneo


A Ateneo fica na Avenida Santa Fé, 1860. A estação Callao do metrô não muito longe dali, onde passa a linha D (verde) e que fica na Av. Córdoba, umas três quadras de distância.
Ela funciona de segunda a quinta, das 9h às 22h. Nas sextas e sábados ela fica aberta até a meia-noite e nos domingos funciona do meio-dia às 22h.


Seguro viagem para a Argentina


O seguro viagem com cobertura Covid para internação, isolamento ou traslado sanitário é obrigatório para entrar na Argentina. 
 Faça o seu seguro viagem aqui com desconto.


Onde se hospedar em Buenos Aires


Na minha última viagem a Buenos Aires (Junho 2022) eu me hospedei no Hotel NH Collection no centro da cidade. Coladinho na Plaza de Mayo. O hotel é um 5 estrelas sensacional com preço de hotel 3 estrelas. Definitivamente um dos melhores hotéis que eu já fiquei. Recomendo de olhos fechados.

Mas se quiser, dê uma olhadinha no post que eu escrevi com os melhores lugares e onde evitar (clique aqui).

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

3 Comentários

  • Responder julho 29, 2020

    Hebe

    Fabricio, que coisa linda essa livraria! Já estive em Buenos Aires 2 x e nunca entrei. Já quero muito.(rs) Já anotei na minha lista para uma nova visita.

  • […] lado dela, fica o Cemitério da Recoleta. Lotaaaaadooo, mas não entramos. Resolvemos seguir até a Livraria El Ateneo Grand Splendid, na avenida Santa Fé, que funciona onde antigamente era um teatro. […]

  • Responder julho 29, 2020

    Diego Arena

    Adorei conhecer a Livraria El Ateneo quando visitei Buenos Aires. Apenas visitei na segunda vez que visitei a cidade. Um lugar lindo que merece ser visitado!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.