O que fazer em Munique

Localizada no estado da Baviera, Munique é uma das mais belas cidades da Alemanha e um destino muito visitado por brasileiros na Europa. Um destino que reúne, história, gastronomia, modernidade e paisagens cênicas. Neste artigo que mostro o que fazer em Munique em um roteiro de 2 ou 3 dias.

***

Eu já estive em Munique três vezes, para mim, é uma das cidades mais interessantes da Alemanha. A cidade foi fundada em 1158 e foi se tornando gradativamente um dos mais importantes centros comerciais, culturais e políticos da Alemanha. Munique ficou marcada também por ser o berço do nazismo de Adolf Hitler, foi duramente atingida durante a Segunda Guerra Mundial e se reergueu. Por tanto, saiba que você estará pisando em um lugar carregado de história!

Neste artigo você vai encontrar:
Como chegar em Munique
Qual é a melhor época para visitar Munique?
Onde se hospedar
Como se locomover em Munique
O que fazer em Munique?

Eu estive recentemente em Munique e publiquei um vídeo no canal do Vou na Janela no Youtube com o que fazer em Munique com o meu roteiro de 2 dias. Recomendo assistir!

Leia mais:
Dicas de Munique para planejar a sua viagem
Chegando em Munique: imigração, conexão e transporte
Onde ficar em Munique: dicas de hospedagem econômica

Como chegar em Munique

A melhor maneira de chegar em Munique é via Frankfurt que recebe voos diários da Latam saindo de São Paulo e também da Lufthansa saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. A Lufthansa pretende operar voos sazonais direto de São Paulo para Munique a partir de outubro de 2025. Saindo de Frankfurt o voo até Munique leva menos de 1 hora.

Outra maneira muito comum para ir de Frankfurt para Munique é de trem, uma viagem de 3 horas. Aliás, é possível chegar de trem em Munique saindo de várias cidades da Europa, como Viena e Zurique, por exemplo. As passagens podem ser compradas no site da Deutsche Bahn e recomendo comprar com antecedência, por ser mais barato. Recomendo ler o meu post onde eu explico como comprar passagens de trem no site da DB.

Trem da https://int.bahn.de/en?dbkanal_007=sprachauswahl-en

Qual é a melhor época para visitar Munique?

Quer uma boa notícia? É possível visitar Munique em qualquer época do ano, mas tenha em mente que existem grandes variações climáticas ao longo do ano. Os meses mais procurados são os mais quentes, de maio ao fim de agosto (primavera e verão). Contudo, tenha em mente que é a época mais cara, justamente por ser alta temporada. Mas saiba que no auge do verão, a temperatura em Munique pode chegar facilmente aos 35 graus e no pico do verão aos 40 graus.

No outono, principalmente entre a segunda quinzena de outubro e dezembro podem ocorrer chuvas. Entretanto, tudo fica mais bonito quando as árvores ganham tons de laranja ao dourado. Essa é a minha época favorita ara visitar Munique.

Já de dezembro até fevereiro é bem gelado e pode nevar. Mas não se assuste, eu já passei uma virada de ano em Munique e a temperatura era de 10 graus, perfeitamente tolerável e sem sinal de neve.

Se você quer visitar Munique durante a famosa Octoberfest, saiba que a festa não acontece em outubro, mas em setembro. Consulte o calendário para saber quando a festa acontecerá já que as datas são variáveis.

O que fazer em Munique
Munique no outono

Onde se hospedar em Munique?

O melhor lugar para se hospedar em Munique é em Altstadt, o centro histórico da cidade, onde fica a Marienplatz, a Neues Rathaus, o Palácio Residenz e pertinho do Englischer Garten.

Nessa região, o hotel com o melhor custo-benefício é o Hotel du Train, bom, bonito e nem tão barato assim. Contudo, se você pode investir um pouco mais em hospedagem, eu recomendo o Mercure Hotel München Altstadt, um ótimo hotel, com localização excelente. Por ser um hotel de rede, o padrão Mercure prevalece, assim a gente não tem surpresas negativas. Eu já fiquei nele e recomendo.

Outro ótimo hotel na Altstadt é o Hotel Concorde, é um quatro estrelas que tem o custo bem abaixo de outros hotéis de mesma categoria em Munique. Vale a pena olhar com carinho pra ele.

Hotéis em promoção em Munique:

Booking.com

Confira o artigo completo com dias de hospedagem em Munique.

Como se locomover em Munique

Se você ficar hospedado no centro histórico ou no redor dele, poderá fazer a maioria dos passeios a pé. Entretanto, o metrô de Munique é excelente e possui uma rede enorme que atende a boa parte da cidade.

Assim sendo uma excelente opção para se locomover pela cidade. O táxi o Uber funcionam muito bem, entretanto são meios de transporte bem mais caros que o metrô e dependendo da distância a ser percorrida, não vale a pena.

O que fazer em Munique

Marienplatz, o principal cartão postal de Munique
Palácio Residenz
Englischer Garten, o maior parque da cidade
Deutsches Museum
Schloss Nymphenburg, um dos palácios mais bonitos da Alemanha
Alte Pinakothek
Campo de concentração de Dachau
Octoberfest
Fazer e Rota Romântica
Visitar Füssen e o Castelo de Neuschwanstein

Marienplatz

Comece o seu roteiro em Munique pela Marienplatz, o principal cartão postal da cidade. Na torre da prefeitura, a Neues Rathaus, tem um carrossel de figuras que dançam ao badalar dos sinos 3 vezes por dia, às 11hs, 12hs e às 17hs e vira uma grande atração turística. 

Não deixe de explorar as igrejas ao redor da Marienplatz, principalmente a Igreja de S.Pedro, ou St. Peterskirche, ela é a mais antiga igreja paroquial de Munique e o ponto de origem de toda a cidade. Se tiver fôlego, suba até a torre e tenha uma vista incrível de Munique.

O que fazer em Munique
Marienplatz

Uma boa dica também é subir de elevador na torre da Neues Rathaus, a sede mais nova da prefeitura de Munique e o prédio mais imponente da Marienplatz e curtir a bela vista da cidade, especialmente em um dia de sol. Não deixe de visitar o prédio da Altes Rathaus, a antiga Prefeitura, que fica do lado direito. O local foi destruído pelo fogo em 1460, reconstruído no estilo gótico entre 1470 e 1480, e completamente destruído novamente durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje lá dentro funciona o Museu dos Brinquedos. 

O que fazer em Munique
Vista da torre da Igreja de S.Pedro
O que fazer em Munique
Os personagens que dançam na torre da Neues Rathaus

No entorno da praça não faltam bons restaurantes e cervejarias, as mais tradicionais de Munique estão ali. Não faltam opções para beber uma bela Paulaner, a cerveja oficial da cidade e comer aquelas linguiças maravilhosas na Hofbrauhaus, a cervejaria mais tradicional e antiga da cidade, aberta em 1589.

O que fazer em Munique
Os personagens que dançam na torre da Neues Rathaus

Palácio Residenz

O Palácio Residez de Munique, é um dos maiores palácios da Europa. A entrada custa 7 euros. A foto abaixo é de um dos primeiros salões que a gente passa no começo do tour, é o Antiquarium. 

O que fazer em Munique
Palácio Residenz

São 67 metros de comprimento com coleção de bustos e esculturas clássicas e renascentistas. Do lado de fora do Palácio fica um jardim lindo, no meio dele fica o Templo de Diana, lá dentro alguns músicos sempre ficam tocando música clássica e não pagamos nada para entrar. 

O passeio pelo Residenz demora de 2h a 3h, depende do ritmo de cada um, mas vá com calma, é realmente um lugar impressionante.

O que fazer em Munique
Palácio Residenz

Englischer Garten

Um roteiro em Munique não está completo sem uma visita ao Englisher Garten, o maior parque de Munique. São quilômetros de área verde no coração da cidade e é lá que a gente encontra os famosos Surfistas de Munique, um grupo que surfam nas ondas de um canal de água que cruza o parque. 

O que fazer em Munique
Englischer Garten

O parque foi criado em 1789 e ocupa uma área enorme no centro da cidade, algo com mais de 4 mil metros quadrados e cheio de riachos, caminhos que parecem ter saído de um conto de fadas, quilômetros e mais quilômetros de grama um lago enorme cheio de patos, gansos e outras aves.

Leia mais:
O parque Englisher Garten em Munique
Já ouviu falar dos surfistas de Munique?

O que fazer em Munique
Englischer Garten
O que fazer em Munique
Os surfistas de Munique no Englischer Garten

Deutsches Museum

O Deutsches Museum é um dos mais famosos museus de Munique. Com mais de 100 anos de idade, o museu apresenta um dos mais importantes acervos de história natural e de tecnologia do mundo. 

Para os fãs de carros e aviões antigos o museu tem um ótimo acervo desses itens. Visite o museu a tarde, é quando ele está mais tranquilo e certamente você vai passar o resto do dia no museu, que tem cafés e restaurantes para um lanche no meio da tarde.

O que fazer em Munique
Deutsches Museum

Schloss Nymphenburg

O Schloss Nymphenburg é um dos palácios mais bonitos de toda a Alemanha. Ele fica um pouco afastado das principais atrações da cidade, mas dá para chegar até perto dele de metrô e depois uma caminhadinha. 

O palácio foi construído em estilo barroco no século 17, como um presente do príncipe da Bavária para sua amada. Desde então, o lugar passou a ser a residência de verão oficial da monarquia da Bavária. 

O que fazer em Munique
Schloss Nymphenburg

A visita ao prédio do palácio é paga, custa 11,50 euros (entre 1 de abril e 15 de outubro) ou 8,50 euros (entre 16 de outubro e 31 de março). Lá dentro encontramos um rico acervo da então monarquia alemã, com nada menos que muito ouro, jóias e objetos históricos. 

Mas o que eu mais gostei foi do imenso parque que envolve o palácio. Uma área verde gigantesca e que para visitar, não pagamos nada. 

Recomendo a leitura do post onde eu falo da visita.

Schloss Nymphenburg
O que fazer em Munique
Schloss Nymphenburg

Alte Pinakothek

Sugiro colocar no seu roteiro em Munique uma visita a Alte Pinakothek, uma das galerias de arte mais famosas do mundo, inaugurada em 1836. A galeria tem setores dedicados a arte italiana, espanhola, holandesa, francesa e claro, arte alemã. 

A Alte Pinakothek também recebe frequentemente exposições temporárias. A entrada custa 12 euros.

Dachau

Visitar um antigo campo de concentração não é o tipo de passeio que todo mundo aceitaria fazer. No meu roteiro em Munique eu fui conhecer o de Dachau, que foi o primeiro campo construído pelos nazistas em 1933.

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, que “campo de concentração tem cheiro de morte”, não é nada disso, obviamente. É um lugar triste, que serve pra gente refletir até que ponto pode chegar a crueldade do homem. E como diz uma inscrição atrás do crematório “never forget”. 

Recomendo ler o post onde eu conto como é a visita ao campo de concentração e onde eu explico como chegar.

Campo de concentração de Dachau

Octoberfest

Se você quer visitar Munique durante a famosa Octoberfest, saiba que a festa não acontece em outubro, mas em setembro. É uma das festas mais famosas do mundo e que atrai milhares de pessoas todos os anos para Munique. Se você vai estar na cidade neste período e gosta de festas, certamente a Octoberfest precisa entrar no seu roteiro em Munique.

Rota Romântica

Munique também é um ótimo ponto de partida para a Rota Romântica, que percorre uma das regiões mais bonitas da Alemanha.

São cidades, vilas e recantos com cara de contos de fadas, rios calmos e de água transparente rodeado de picos nevados ou densas florestas. Não, não é um sonho, mas apenas algumas palavras para ilustrar a Rota Romântica, que percorre as mais belas cidades medievais da Alemanha.

Eu já escrevi um post contando tudo sobre a Rota Romântica e como fazer a rota de carro ou de trem.

Rota Romântica

Visitar Füssen e o Castelo de Neuschwanstein

Füssen tem um centro histórico pequeno e charmoso, como a maioria das cidades da Bavária. Ruas de pedras com casinhas e lojas que parecem ter saído de algum conto de fadas. Muitas delas abriram restaurantes charmosos, cafés e lojas de souvenir. E no fim do dia tudo fica ainda mais bonito com a iluminação das ruas.

A maioria das pessoas que visitam Füssen, vão em busca do famoso Castelo de Neuschwanstein. Ele é um dos mais famosos cartões postais da Alemanha e um dos castelos mais visitados da Europa.

O Castelo Neuschwanstein surgiu dos sonhos megalomaníacos do Rei Ludwig II, que morreu antes e ver a sua obra máxima concluída. O nome é uma referência ao “Cavaleiro do Cisne”, da ópera Lohengrin, de Richard Wagner. Mas o que ajudou a tornar o castelo ainda mais famoso é que ele serviu de inspiração para Walt Disney fazer o castelo da Cinderela. Notou a semelhança?

Leia o post completo sobre o castelo e como fazer a sua visita aqui

Castelo de Neuschwanstein

Mais imagens de Munique

O que fazer em Munique
Bayerische Staatskanzlei
Bayerische Staatskanzlei
O que fazer em Munique
Templo de Diana no Palácio Residenz
O que fazer em Munique
Englischer Garten
O que fazer em Munique
Surfistas de Munique
Surfistas de Munique
O que fazer em Munique
Haus der Kunst, o Museu de Arte Moderna de Munique
O que fazer em Munique
Haus der Kunst, o Museu de Arte Moderna de Munique
O que fazer em Munique
Leão da Odeonsplatz, onde Hitler fazia seus discursos inflamados

Reserve um passeio em Munique

Powered by GetYourGuide

4 thoughts on “O que fazer em Munique na Alemanha: roteiro de 2 ou 3 dias

  1. Ótimo post Fabricio! Concordo com você que Munique é uma das cidades mais belas da Alemanha.

    Achei muito interessante os surfistas de Munique, quase não acreditei quando vi hahaha.

    Pra mim acho que a melhor parte foi visitar o Englisher Garten e tomar umas cervejas com pretzel por lá.

    Obrigado por citar o Tire a Bunda do Sofá!

  2. Excelente a materia; simples, direta, objetiva e bem escrita. As suas dicas s/Munique sao realmente preciosas. Parabens pelo belo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.