Munique é uma das cidades mais bonitas e mais visitadas da Alemanha e um dos destinos mais procurados aqui no blog. E conforme vocês pediram, eu fiz um post com um resumão com dicas de Munique para você organizar a sua viagem.
***
Além de ser um destino perfeito por si só, é provável que você queira visitar outros destinos na Alemanha. E de fato, Munique é também um ótimo ponto de partida para fazer roteiros como a Rota Romântica ou conhecer os castelos de Fussen.
Dicas de Munique
Como chegar a Munique
Atualmente não existem voos diretos do Brasil para Munique, no entanto, a Lufthansa irá reassumir a rota entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo e o Aeroporto de Munique-Franz Josef Strauss a partir de dezembro de 2019.
A opção mais comum para chegar em Munique é voando para Frankfurt, distante aproximadamente 400 quilômetros de Munique. Apesar de Frankfurt não ser relativamente perto de Munique, a viagem pode ser feita em cerca de 3 horas de trem.
Existem voos diretos para Frankfurt saindo de São Paulo (Lufthansa e Latam), Rio de Janeiro (Lufthansa), Recife (Condor) e Fortaleza (Condor).
Outra opção para chegar em Munique é voando para as principais capitais europeias que oferecem conexões diárias para Munique. Como Londres, Paris, Lisboa, Amsterdã, Roma, Madri ou Zurique.
Dica: se você optar por chegar via Frankfurt, pode ficar uma noite na cidade. Frankfurt não tem muita coisa para fazer, mas é um destino bacana para um dia.
Posts que podem te ajudar:
Como é viajar de trem pela Alemanha
O que fazer em Frankfurt em 1 dia
Onde ficar em Frankfurt
Onde ficar perto do aeroporto de Frankfurt
Como ir do aeroporto de Frankfurt até o centro da cidade
Visto e imigração
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa e podem permanecer no continente por até 90 dias a cada 6 meses. Basta ter um passaporte válido e cumprir todos os requisitos que podem ser solicitados na imigração. Aqui no blog existem vários posts com dicas para te ajudar na imigração na Europa, recomendo a leitura.
Posts que podem te ajudar:
Chegando em Munique: imigração, conexão e transporte
Dicas para passar pela imigração na Europa
Quando ir
Dá para visitar Munique tranquilamente em qualquer época do ano, mas existem grandes variações climáticas ao longo do ano. Os melhores meses são os mais quentes, de maio ao fim de agosto (primavera e verão). No outono, principalmente entre a segunda quinzena de outubro e dezembro podem ocorrer chuvas. De dezembro a fevereiro é bem gelado, além disso, pode nevar constantemente.
Se você busca dias de temperatura amena e céu azul, maio, junho e julho são os melhores meses. Se você quer visitar Munique durante a famosa Octoberfest, saiba que a festa não acontece em outubro, mas em setembro. Este ano a Octoberfest vai de 21 de setembro até 6 de outubro.
No auge do verão, a temperatura em Munique pode chegar facilmente aos 35 graus e no pico do verão aos 40 graus. Enquanto no meio do inverno a temperatura pode ficar sempre abaixo de zero.
Que moeda levar para a Alemanha
A moeda oficial da Alemanha é o Euro, portanto, não tem mistério. Aqui no Brasil a gente já consegue uma cotação aceitável. Se seu cartão de crédito permitir saques internacionais sem taxas abusivas, pode ser uma boa ideia para fugir das taxas das casas de câmbio. Porém, em momentos de muita variação cambial não é uma boa ideia.
Se você pretende usar o cartão de crédito, saiba que não são todos os estabelecimentos que aceitam cartões. Principalmente nos pequenos comércios. Algo muito diferente do Brasil, onde até os ambulantes aceitam cartões de crédito.
Seguro viagem
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Não portar a apólice de seguro viagem no momento da imigração pode resultar em recusa e o visitante ser deportado ali mesmo. Para evitar que isso aconteça, recomendo que nunca saia do Brasil sem o seguro viagem, até mesmo para sua proteção em países onde o seguro não for obrigatório.
Faça seu seguro viagem aqui com desconto
Quantos dias ficar em Munique
Primeiramente vai depender de quanto tempo você tem disponível, entretanto, eu recomendo ficar entre 3 e 4 dias em Munique. Este é o tempo necessário para conhecer o essencial de Munique. Se você vai para Munique com o propósito de conhecer a cidade e ainda curtir a Octoberfest, é interessante ficar pelo menos 5 dias na cidade.
Dicas de Munique:o que fazer
Munique tem muita coisa para fazer e lugares para conhecer, como o belíssimo Palácio Residenz e a Marienplatz. Admirar o carrossel de figuras que dançam ao badalar dos sinos da Torre da Prefeitura é uma grande atração turística. Conhecer o Englisher Garten, o maior parque de Munique. São quilômetros de área verde no coração da cidade e é lá que a gente encontra os famosos Surfistas de Munique. Só para citar alguns destaques de Munique.
Posts que podem te ajudar:
O que fazer em Munique em 4 dias
O parque Englisher Garten em Munique
Já ouviu falar dos surfistas de Munique?
Campo de concentração de Dachau na Alemanha
Palácio de Nymphenburg em Munique
Füssen e a Rota Romântica
Se você vai a Munique, recomendo muito o bate-volta até Füssen. A cidade fica pertinho de Munique, ela é uma das portas de entrada da Rota Romântica e também é onde fica o Castelo Neuschwanstein. Um dos cartões postais mais famosos da Alemanha.
Entretanto, eu recomendo incluir Fussen no seu roteiro e ficar pelo menos uma noite na cidade, para conhecer com calma o Castelo Neuschwanstein, o Castelo de Hohenschwangau, Hohes Schloss e o centro histórico da cidade.
Posts que podem te ajudar:
Veja aqui como chegar em Füssen, o que fazer e onde ficar na cidade
Como visitar o Castelo Neuschwanstein
Munique também é muito procurada por quem deseja fazer a famosa Rota Romântica, sendo um ótimo ponto de partida. Você pode ver tudo sobre a rota neste roteiro que eu já escrevi.
Dicas de Munique: onde ficar
Munique tem uma boa oferta de hospedagem, de hostels simpáticos até hotéis de luxo. Ficar no centro histórico de Munique pode ser bem caro, o ideal para quem economizar um pouco é ficar próximo do centro histórico. De preferência perto de alguma estação de metrô, que funciona muito bem em Munique.
Confira aqui o nosso post com todas as dicas de onde se hospedar em Munique gastando pouco
Reservando um hotel pelo Booking.com, você ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso. =)
Sugestões de hotéis em Munique:
Hotel Müller
Euro Youth Hotel Munich
Hotel Wallis
Centro Hotel Mondial
Confira aqui a nossa lista com sugestões de hospedagem em Munique
Como se locomover
Se você ficar hospedado no centro histórico ou no redor dele, vai poder fazer a maioria dos passeios a pé. Entretanto, o metrô de Munique é excelente e possui uma rede enorme que atende a boa parte da cidade. Assim sendo uma excelente opção para se locomover pela cidade.
O táxi o Uber funcionam muito bem, entretanto são meios de transporte bem mais caros que o metrô e dependendo da distância a ser percorrida, não vale a pena.
Segurança
Conforme eu sempre digo, a gente precisa ter o mesmo cuidado andando seja pelo centro de São Paulo ou pelo centro de Seul. Pois sem dúvidas existe gente mal intencionada tem em todos os lugares do mundo. Mas Munique é uma cidade segura, mais segura que Frankfurt ou Berlim.
Entretanto, é preciso ficar atendo aos batedores de carteira que eventualmente podem circular pela Marienplatz, mesmo com todo o aparato de segurança da polícia alemã.
***
Bom, pessoal, espero ter ajudado vocês com esse post de dicas de Munique. Qualquer dúvida vocês podem consultar a página com todos os posts sobre Munique aqui. Ou vocês podem postar as suas perguntas nos comentários que eu responderei assim que possível.
Compre aqui seus passeios em Munique
Resolva aqui a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram