Quem passa hoje por Puerto Madero com seus ótimos restaurantes, prédios de luxo e hotéis cinco estrelas, não imagina que até 1990...

Quem passa hoje por Puerto Madero com seus ótimos restaurantes, prédios de luxo e hotéis cinco estrelas, não imagina que até 1990 aquela era uma região abandonada e perigosa de Buenos Aires e justo ali, atrás da Casa Rosada.

A história de Puerto Madero começa no século 19 quando os argentinos precisaram ampliar seu porto para aumentar a capacidade de importação e exportação.

O projeto foi vencido por um comerciante local chamado Eduardo Madero, que criou um sistema de diques e docas para acomodar os grandes barcos que levavam e traziam mercadorias para Buenos Aires.

Leia mais:
O que fazer em Buenos Aires em 3 dias
Onde se hospedar em Buenos Aires
Como ir do Aeroporto de Ezeiza até o centro da cidade
Perigos e golpes em Buenos Aires

Depois de construído, os argentinos perceberam que o projeto não conseguiria atender a necessidade deles e todo o complexo, com seus 16 armazéns, guindastes e docas foram abandonados por anos.

Puerto Madero e a Fragata Sarmiento

No final dos anos 80, o Governo Menem tinha um plano de revitalização de algumas áreas da cidade, semelhante ao que foi feio recentemente no Rio de Janeiro na região do cais e Praça Quinze de Novembro para a Olimpíada. Foi aí que Puerto Madero começou a renascer.

Os armazéns de tijolos aparente foram transformados em restaurantes, escritórios, lojas e moradia, até a sede argentina do Google se mudou para lá. Os guindastes e parte do aparato original, tudo importado da Escócia foram mantidos, se integrando perfeitamente ao projeto.

Puente de la Mujer

Em Puerto Madero ficam excelentes restaurantes, para todos os gostos e bolsos. É lá que fica também um dos principais cartões postais da cidade: a Ponte de La Mujer.

A ponte foi inaugurada em 2001, o projeto é do espanhol Sergio Calatrava e ela se chama assim pois as ruas de Puerto Madero levam os nomes de mulheres argentinas famosas. A ponte é móvel, ela gira para permitir que barcos maiores atravessem o canal. A ponte é uma homenagem as mulheres e ao tango, a sua forma remete a um casal dançando.

Guindastes que hoje fazem parte da paisagem

Outra atração de Puerto Madero é a Fragata Sarmiento, um museu flutuante que funciona num antigo navio-escola. A embarcação tem 85 metros de comprimento e toda original, com seus 12 canhões, 35 velas e todas as peças, objetos e mobílias originais.

A entrada é bem baratinha, custa só 100 pesos argentinos e o barco fica aberto para visitação diariamente, das 10:00h às 19:00h.

Prédios modernos e estruturas antigas

Entre Puerto Madero e o Rio da Prata fica a Reserva Ecológica Costanera Sur, uma área de pântanos que renasceu junto com o vizinho famoso. Um ótimo espaço para caminhadas, espirar ar puro e fazer piqueniques.

A famosa ponte e um bar flutuante

Como chegar a Puerto Madero


A área é enorme, mas a melhor forma de começar um passeio por Puerto Madero é pelas esquinas das Avenidas Córdoba com Alicia Moreau de Justo.


Seguro viagem para a Argentina


O seguro viagem com cobertura Covid para internação, isolamento ou traslado sanitário é obrigatório para entrar na Argentina. 
 Faça o seu seguro viagem aqui com desconto.


Onde se hospedar em Buenos Aires


Na minha última viagem a Buenos Aires (Junho 2022) eu me hospedei no Hotel NH Collection no centro da cidade. Coladinho na Plaza de Mayo. O hotel é um 5 estrelas sensacional com preço de hotel 3 estrelas. Definitivamente um dos melhores hotéis que eu já fiquei. Recomendo de olhos fechados.

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.