Como chegar em Morro de São Paulo saindo de Salvador

Como chegar em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um dos mais belos cantinhos do litoral baiano. Contudo, chegar naquele pedacinho paradisíaco de mar pode ser um pouco complicado. Mas quem disse que seria fácil chegar no paraíso? Importante dizer que complicado não é sinônimo de impossível. Veja aqui todas as dicas de como chegar em Morro de São Paulo saindo de Salvador.

***

Localizada ao sul de Salvador, Morro de São Paulo fica distante cerca de 250 km em linha reta pelo mar desde a capital baiana. E por se tratar de uma ilha, a maneira mais comum é obviamente, chegar de barco. Entretanto, é possível chegar de avião lá, algo que muita gente nem imagina ser possível e confesso que o preço é bem acessível.


Leia mais:
O que fazer no Pelourinho (roteiro no centro histórico de Salvador
Onde ficar em Salvador
Como ir do aeroporto ao centro

Como chegar em Morro de São Paulo
Como chegar em Morro de São Paulo

Como chegar em Morro de São Paulo


De barco

Os barcos que fazem a viagem de Salvador até Morro de São Paulo partem do Terminal Turístico Náutico da Bahia, que fica em frente ao Mercado Modelo. Não tem como errar e tome cuidado pois existem outros terminais marítimos em Salvador, mas para Morro de São Paulo é só neste mesmo.

A melhor forma de chegar até lá é Uber ou Táxi. Se você estiver vindo direto do Aeroporto de Salvador e quiser economizar um pouco, pode pegar o ônibus executivo que conecta o Aeroporto de Salvador até a cidade. O ponto final da viagem é  na Praça da Sé, no Pelourinho. Dali você pode descer para a parte baixa pelo Elevador Lacerda, atravessar a Praça do Mercado e chegar no Terminal Turístico Náutico da Bahia facilmente.

A linha S043 circula todos os dias das 5h20 até às 20h de segunda a sábado e aos domingos o último veículo parte às 18h45. Os ônibus saem a cada 40 minutos do pequeno terminal atrás do estacionamento do aeroporto. A passagem custa R $4,20 e a viagem leva em torno de 1h30 a 2h dependendo do trânsito.

A viagem de catamaran é feita pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia que engloba três empresas: Biotur, Ilha Bela e Farol do Morro.

Você pode comprar o transfer direto no terminal, ou por um dos links abaixo. Observe que um deles inclui um pacote de 4 dias em Morro de São Paulo

Horários:

  • Salvador para Morro de São Paulo: 08:30, 09:00, 10:30, 13:00 e 14:30
  • Morro de São Paulo para Salvador: 09:00, 11:30, 13:00 e 15:00

Lembrando que os horários podem sofrer alterações.

A travessia de barco é a maneira mais comum para ir de Salvador a Morro de São Paulo. Entretanto, a viagem de cerca de 3h pode ser um pouco turbulenta por conta das condições do mar. Muitas pessoas não se sentem bem e têm enjoos. Leve esta informação em consideração antes de escolher como chegar em Morro de São Paulo.


De carro + barco

Uma maneira de fazer a viagem é combinando o carro com o barco, mas já adianto que é um rolê cansativo e cheio de etapas. Primeiramente, pegue o ferry no Terminal São Joaquim ou do  Terminal Turístico Náutico da Bahia em Salvador para a Ilha de Itaparica. Chegando lá, você pode alugar um carro ou contratar um transfer até a cidade de Valença. São cerca de 100 km de estrada (Itaparica tem uma ponte que a conecta com o continente). Chegando em Valença você pode pegar um barco até Morro de São Paulo, que faz um trajeto bem calmo que dura menos de 30 minutos.


De avião

Certamente a maneira mais rápida e confortável de fazer esta viagem é de avião. Do aeroporto de Salvador a empresa AeroStar de táxi aéreo faz a viagem diariamente na alta temporada em frequências menores nos períodos de baixa temporada. 

A viagem de avião de Salvador até Morro de São Paulo leva 22 minutos e custa em torno de R$300, mas o preço varia de acordo com a demanda.


Passeios em Salvador











Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

1 Comentário

  • Responder fevereiro 25, 2021

    Paulo Sousa

    Oi Fabrício! Eu adoro MSP, sempre que posso volto lá. Ótimas dicas de como chegar lá, mas eu sugeriria que, ao invés de ir para Valença, uma maneira mais prática é ir para Guaibim, uma praia muito bonita com uma vila simpática, deixar o carro no atracadouro que fica ao lado e atravessar para MSP daí mesmo, onde há lanchas e barcos saindo em diversos horários. É muito mais rápido e perto que saindo de Valença, que é até um pouco mais distante. Para ter uma ideia, de lancha rápida a travessia dura 10min, de barco lento, 1h30. De Valença, se for de barco lento a travessia é mais demorada de 1h40 a 2h e de lancha rápida, acho que 40min. Fica a dica! 😉

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.