Igreja Nosso Senhor do Bonfim: sincretismo e fé religiosa

Senhor do Bonfim

Talvez a Igreja Nosso Senhor do Bonfim não seja a mais tradicional entre os templos religiosos da Bahia. Contudo, certamente é a igreja mais conhecida, pois é bem provável que você já tenha visto na televisão a famosa lavagem das escadarias do Bonfim. Entretanto, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim vai além, carregada de simbologias e sincretismo, é uma das visitas obrigatórias para quem vai a Salvador.

***

Localizada no alto da colina do Bonfim, o templo religioso ficou pronto em 1772 para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim trazida de Lisboa em 1745. Em estilo rococó, a igreja segue a mesma arquitetura das igrejas coloniais portuguesas da época.

Leia também:
O que fazer no Pelourinho (roteiro no centro histórico de Salvador)
Onde ficar em Salvador
Como ir do aeroporto ao centro

Com a inauguração da igreja, começam dois importantes movimentos: primeiramente a devoção ao santo, uma herança portuguesa deixada por Dom João V e a Lavagem do Bonfim.

Senhor do Bonfim
Igreja Nosso Senhor do Bonfim

A lavagem, que hoje é um dos eventos mais celebrados, acontece na segunda quinta-feira de janeiro e começou em 1773 quando os escravos foram obrigados a lavar as escadarias, para preparar a igreja para receber a sociedade portuguesa para as celebrações da festa do Senhor do Bonfim.

Senhor do Bonfim
Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Com o passar dos anos, o sincretismo religioso se fez presente e os praticantes do candomblé passaram a identificar o Senhor do Bonfim com Oxalá. E a tradição da lavagem das escadarias se manteve.

Senhor do Bonfim
Interior da igreja

Todos os anos o cortejo de baianas do candomblé tem início na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia e segue até o Alto do Bonfim. Água de cheiro é despejada nas escadarias e no pequeno pátio interno. As portas da igreja permanecem fechadas. O evento é sempre mostrado na televisão, confesso que achava que as escadarias fossem maiores, contudo esta observação não tira o brilho e tão pouco a energia do lugar.

Senhor do Bonfim
Azulejos portugueses

Fitinhas coloridas


Todo mundo deixa a sua fitinha colorida do Senhor do Bonfim no gradil em frente a igreja. Outra tradição, porém bem mais recente. Criando um belíssimo visual, especialmente ao vento e com a luz do fim de tarde, estas fitinhas antigamente se chamavam “medidas”. Pois originalmente elas mediam 47 cm, a medida exata do braço direito da imagem original do Senhor do Bonfim.

Senhor do Bonfim
Seguindo a tradição

Compre a sua fitinha, não faltam vendedores por toda a cidade. Dez por 5 reais, quinze fitinhas por 5 reais. Amarre a fitinha no gradil fazendo três pedidos, não conte a ninguém, como manda a tradição.


Como visitar a Igreja Nosso Senhor do Bonfim


A Igreja Nosso Senhor do Bonfim fica no Largo do Bonfim, fora do circuito turístico de Salvador, distante cerca de 8 km do Pelourinho. A melhor forma de chegar até lá é de táxi ou Uber. Uma opção é ir perto do fim do dia, quando a igreja está mais vazia e curtir o pôr do sol na Ribeira, ali perto. 

Dentro da igreja existe um pequeno museu das promessas, que pode ser visitado mas nada impressionante. No andar superior dela funciona um museu com peças de arte sacra. Existe também uma visitação à torre da igreja, porém, por conta da pandemia do Covid-19, a visitação a esta parte está suspensa.

A igreja tem um site oficial, onde você pode consultar os horários das missas e informações sobre a visitação.


Vídeo



Passeios em Salvador











Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.