Como é voar com a Ryanair de Portugal para Malta

Como é voar com a Ryanair

A Ryanair é uma das companhias aéreas do segmento low cost mais famosas do mundo. Recentemente eu tive a oportunidade de viajar com eles e neste post eu conto como é voar com a Ryanair de Portugal para Malta.

***

A Ryanair é maior low cost da Europa e a segunda maior do mundo. Eles voam com uma frota de Boeing 737-800 para todos os cantos da Europa e norte da África, são mais de 200 destinos em 40 países. E a companhia é famosa por oferecer tarifas de até 5 Euros e também pelo aperto de suas aeronaves.

Eu voei com eles do Porto em Portugal até a ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo. Um voo de cerca de 3 horas de duração.

***

Leia outras avaliações aqui

Como é voar com a Ryanair
Como é voar com a Ryanair

Como é voar com a Ryanair 


Compra da passagem e check-in

Eu comprei a passagem direto no site da Ryanair, que tem uma versão em português para Portugal. O procedimento é simples, mas é preciso ficar atentos a alguns pontos para não cair em uma cilada das grandes.

Primeiramente, saiba que a tarifa mais barata não inclui a bagagem de mão! Isso mesmo que você leu, a tarifa mais baixa só inclui o item pessoal, que pode ser uma mochila pequena ou bolsa.

Neste voo eu paguei 16 euros pela passagem + 20 euros pela bagagem de mão de até 10 quilos e a marcação de poltrona. E mesmo assim, ainda foi bem mais barato do que voando com outras companhias aéreas fazendo conexão. 

Quem compra esse pacote de bagagem de mão e marcação de assento pode fazer o check-in até 60 dias antes do voo. E isso é muito importante pois eles pedem para levar o cartão de embarque impresso ou a versão digital no app da Ryanair. 

Isso porque a Ryanair cobra pelo check-in feito no balcão uma taxa de 55 euros ou 55 libras, para a Inglaterra. Não, você não leu errado! E essa informação está lá no site deles, bem escondida. Por tanto amigos, é bom ficar de olho para o barato não sair caro.

Como é voar com a Ryanair
Aeroporto do Porto

Outra informação muito importante: se você vai voar do espaço schengen para fora ou de fora para o espaço schengen (exemplo: Londres x Madri), é preciso passar no balcão de check-in para fazer a conferência do passaporte.


Embarque

O embarque começou pontualmente, companhias como a Ryanair precisam ser pontuais para manter a produtividade e rentabilidade da aeronave. Se um voo atrasar, outros atrasarão e assim, uma reação em cadeia que irá comprometer a malha deles.

Como é voar com a Ryanair
O embarque é realizado em duas filas

No embarque existem duas filas, uma das prioridades para quem comprou a bagagem de cabine e marcação de assento e depois a fila de quem está apenas com o item pessoal.

Em nenhum momento durante a conferência de documentos ou cartão de embarque a minha mala foi medida ou pesada. 

Como é voar com a Ryanair
O embarque é direto no pátio

A aeronave

Os Boeings 737-800 da Ryanair estão configurados com 189 poltronas distribuídas no layout 3-3. As primeiras poltronas, assim como as saídas de emergência, são vendidas separadamente por terem mais espaço para as pernas. 

Como é voar com a Ryanair
As primeiras poltronas tem um pouco mais de espaço para as pernas
Como é voar com a Ryanair
É um espaço bom, mas essas poltronas são bem mais caras

Sobre o espaço, é realmente apertadinho. Nas poltronas normais, uma pessoa de 1.75cm já encosta os joelhos na poltrona da frente. As poltronas são bem finas e duras, praticamente não tem espuma. Também não tem apoio de cabeça, parece que estamos sentados em uma prancha e elas também não reclinam.

Como é voar com a Ryanair
O espaço na primeira fileira é ótimo, entretanto nenhuma poltrona reclina

Assim como em praticamente todas as low costs, eles não possuem sistema de entretenimento de bordo e no caso da Ryanair, nem revista de bordo. Inclusive o safety card fica colado na poltrona da frente. Quem se sentir mal vai ter que correr para o banheiro, pois nem saco de vômitos eles oferecem. Também não espere por tomadas ou portas USB, ok?

Como é voar com a Ryanair
O espaço nas saídas de emergência também é muito generoso
Como é voar com a Ryanair
O safety card fica colado na poltrona da frente

Voo

Decolamos no horário, como disse acima, pontualidade é fundamental para o modelo de negócio deles. 

Como é voar com a Ryanair
Como é voar com a Ryanair

Logo depois de desligado o sinal de cintos de segurança, uma comissária passou distribuindo o catálogo do serviço de bordo, que é pago, logicamente. E foi aí que praticamente começou a feira!

Como é voar com a Ryanair
Leve o seu entretenimento

Os comissários passam oferecendo a comida, depois produtos de duty-free. Voltam oferecendo café por 3 euros, mais perfumes e relógios do duty-free e para finalizar, a cereja do bolo: raspadinha! Sim, eles vendem até raspadinha de loteria dentro do avião.

Como é voar com a Ryanair
A cabine durante o voo
Como é voar com a Ryanair
Aproximação em Malta

Durante as 3 horas de voo do Porto até Malta, esse vai e vem se repetiu durante todo o voo. Coitado dos tripulantes da Ryanair.

No mais, foi um voo tranquilo e sem contratempos. Chegamos em Malta no horário e desembarcamos na pista. O aeroporto não possui pontes de embarque, todas as operações são remotas.

Como é voar com a Ryanair
Desembarque em Malta

***

Primeiramente, é bom alinhar as expectativas ao voar com Ryanair. Eles vendem passagens baratas, mas é preciso ficar muito atento aos pormenores, pois o barato pode sair muito caro.

Para um voo curto, acho uma ótima opção, mas uma viagem 3 horas ou mais naquela poltrona dura pode ser bem cansativo. Eu cheguei em Malta quebrado, parecia que tinha voado 10 horas.












Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.