Como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade

como ir do aeroporto de Malta

Se você está agora planejando uma viagem para Malta deve estar se perguntando, como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade, não é mesmo? Pois bem, neste post eu explico tudo e ainda explico alguns detalhes muito importantes para você organizar a sua viagem.

***

Malta é um país bem pequeno, o arquipélago tem 316 km2 de extensão. O país tem apenas um aeroporto que fica em Luqa, no interior da ilha de Malta. Apesar de estar no interior da ilha, a distância do aeroporto de Malta para a capital Valletta é de apenas 8 kms. 

Explicando um pouco sobre Valletta, a cidade é cercada por outras cidades que ajudam a formar a região metropolitana da capital. Valletta é bem pequena, tem pouco mais de 6 mil habitantes. Ao lado dela ficam Sliema e Gzira de um lado. E do lado oposto fica Senglea, Vittoriosa (que lá eles chamam de Birgu) e Cospicua, que são conhecidas como as Três Cidades de Malta.

como ir do aeroporto de Malta
Como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade

Como ir do aeroporto de Malta ao centro


As únicas formas de ir do aeroporto de Malta até as cidades da região metropolitana é de transfer, táxi ou ônibus. Não existe metrô ou trens em Malta.


Táxi

O preço do táxi, claro, vai variar de acordo com o seu destino, mas para servir de base, um táxi do aeroporto de Malta até Valletta vai custar cerca de 20 euros. Já o trajeto até St.Julians ou Sliema vai custar de 25 a 30 euros. 

A gente sabe que transporte para aeroporto é sempre caro, mas honestamente eu acho extremamente caro pagar 20 euros para um trajeto de 8 quilômetros. Sobretudo para quem viaja sozinho, mas se você estiver em grupo, a conta já fica mais mais aceitável.


Transfer

O transporte por vans é mais barato que o táxi e o preço também varia de acordo com o destino final e do horário. O transporte na madrugada é mais caro que o transporte diurno. 

O transfer do aeroporto de Malta até Valletta vai custar cerca de 10 euros. Já o trajeto até St.Julians ou Sliema vai custar em torno de 15 euros. Mas como disse acima, o preço final vai ser de acordo com seu destino final.

Apesar de ser mais barato que o táxi, a desvantagem do transfer é ter que esperar a van completar a lotação, além de ir deixando os passageiros em seus respectivos hotéis.


Ônibus

Existem várias linhas de ônibus que ligam o aeroporto de Malta às cidades da região metropolitana e outras partes da ilha. São as linhas X1, X2, X3 e X4. Recomendo consultar o itinerário de cada uma para ver qual delas melhor atende.

como ir do aeroporto de Malta
Como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade: ponto de ônibus do aeroporto

Eu me hospedei em Sliema e optei pelo ônibus para chegar no hotel. Para isso eu peguei a linha X2 que me deixou em frente ao hotel. Os ônibus que fazem o trajeto são simples, mas tem ar condicionado e lugares para colocar as malas.

O preço da passagem é dinâmico e varia de acordo com o horário, mas vai de 1,50 euro a 3 euros. A passagem pode ser comprada diretamente com o motorista, mas tenha moedas para o pagamento.

como ir do aeroporto de Malta
Como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade: Cartão Explore

Contudo, caso você fique mais de 3 dias, vale investir no Explore Card 21, um cartão que permite viagens ilimitadas em todo o país por 7 dias e que custa 21 euros. O cartão pode ser comprado no aeroporto na loja da Malta Public Transport ou nos totens que ficam na porta da loja. 

Minha dica aqui é comprar o cartão nas máquinas, que raramente tem filas, enquanto a fila na loja era quilométrica. Acho que as pessoas têm medo dessas máquinas, pois nada explica.

como ir do aeroporto de Malta
Como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade: ônibus que fazem a viagem

Apesar do ônibus ser muito barato, a desvantagem é o tempo da viagem. Do aeroporto até o meu hotel em Sliema eu levei 1h20 para percorrer 17 kms. O ônibus faz diversas paradas ao longo do caminho. Para ir do hotel até o aeroporto foi um pouco mais rápido, o ônibus fez a viagem em 1 hora.

***

Bom pessoal, espero ter ajudado vocês a decidirem qual a melhor opção para ir do aeroporto de Malta até as cidades. Eu usei o ônibus e não me arrependi, mas eu estava viajando sozinho e com a mala de bordo, apenas.


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Malta, onde eu explico onde ficar em Valletta e quais cidades ficar nos arredores da capital. Recomendo a leitura.

Quando eu estive em Malta, optei por ficar em Sliema. Eu me hospedei no Sliema Hotel by ST Hotels. O hotel tem um bom custo benefício, uma vista sensacional do quarto, o que para mim foi o ponto alto do hotel, assim como a cordialidade dos funcionários. 

Nesta mesma região, com as mesmas facilidades de acesso e ótima vista, fica o The Waterfront Hotel. É uma acomodação padrão 4 estrelas com ótimo custo benefício. Ao lado dele e com preço mais em conta fica o Hotel Kennedy Nova em Gzira.

Se você quer ficar no coração de Valletta e com estilo e conforto, recomendo o Palazzo Prince d’Orange. Um verdadeiro palácio do século 17. Outro “pallazo” e com preço excelente é o Palazzo Paolina Boutique Hotel, bem no coração de Valletta.

Ainda em Valletta, outras opções que você pode confiar são a belíssima Casa Ellul, o Ursulino Valletta que tem uma belíssima vista para as Três Cidades e o Grand Hotel Excelsior, outro hotel que não tem como errar.


Dicas para organizar a sua viagem
Como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade
Como andar em Malta usando o transporte público


Dicas e Roteiro em Malta
Valletta, a menor capital europeia
As três cidades de Malta
Mdina, a cidade silenciosa de Malta
Marsaxlokk e St.Peter’s Poll










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

 


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.